TRANSIÇÃO CURRICULAR

Prezados/as alunos/as,
Desejamos boas-vindas a todos e todas no semestre letivo 2024-1!

Neste semestre serão inaugurados os novos currículos dos Bacharelados em Música. Esta é uma grande e desafiadora conquista do colegiado de professores, com seu Núcleo Docente Estruturante, que vêm há mais de 10 anos em um esforço coletivo para aprovar versões modernizadas dos Projetos Pedagógicos. Finalmente conseguimos, o que significa vários ganhos relevantes, com melhoras consideráveis na estrutura de cada curso.

No que diz respeito à transição curricular, todos os alunos estarão automaticamente vinculados aos novos currículos. Para que ninguém se prejudique, será necessário que cada um dê um passo preliminar às matrículas, fazendo a sua parte na tomada de consciência sobre sua integralização curricular:

1. Acesse ao final desta página os documentos relativos ao seu curso;

2. Baixe os seguintes documentos, que estarão nomeados conforme o seu curso (a imagem abaixo é meramente ilustrativa):

– Abra a Ficha Discente.

3. Disciplinas Obrigatórias: Assinale com um x (ou √), na coluna mais à direita das disciplinas obrigatórias, todos os componentes do currículo antigo que foram integralizados (ou seja, nos quais você recebeu aprovação). Assinale também as obrigatórias obtidas via aproveitamento de estudos de outro curso superior (se for o seu caso). São os componentes que constam no histórico como disciplinas dispensadas. Como resultado, restarão não assinalados os componentes que não foram cursados do currículo antigo, e suas respectivas equivalências ao currículo novo. As disciplinas do currículo novo que sobrarem, constituirão o foco de sua matrícula, conforme a seriação em que você se encontrar no curso:

4. Disciplinas Optativas: Preencha também o quadro de disciplinas optativas no final da ficha. Para este fim, consulte o PDF “Regras de Transição”, onde constam todas as equivalências previstas. Tal qual como com as obrigatórias, inclua tanto as optativas cursadas via matrícula regular, quanto as obtidas via aproveitamento de estudos de outro curso.

Acrescente também as disciplinas integralizadas via Matrícula Especial (disciplinas de outros cursos de graduação, realizadas durante o vínculo atual). Se cursou disciplinas fora da área de Música, as chances são de que não haverá equivalências para elas. OK, inclua assim mesmo, pois valerão como créditos optativos.

Atenção aos códigos: algumas disciplinas cursadas podem ser homônimas (ter o mesmo nome) aos componentes curriculares obrigatórios ou optativos do currículo antigo, porém terem código diferente. Se você identificar casos assim no seu histórico, é porque têm origem na Matrícula Especial. Estas disciplinas valem igualmente como equivalentes aos componentes dos currículos novos. O colegiado precisou fazer uso administrativo frequente da Matrícula Especial para que pudesse atender às demandas básicas de integralização dos cursos (burocracia que está sendo resolvida com os novos currículos).

​​​​​​​Realizando o preenchimento completo, a soma de créditos resultará no número total de créditos optativos obtidos. Se este número for subtraído do número mínimo de créditos necessário para a integralização (expresso na própria ficha), você saberá quantos créditos restam para a integralização geral do curso. Atente para o fato de que o número mínimo de créditos para integralização em disciplinas optativas mudou em todos os cursos.

A ficha existe apenas para a sua própria ciência e orientação. Salvo se houver alguma dúvida a ser solucionada junto ao colegiado, não haverá a necessidade de encaminhá-la.

Por que devemos preencher a ficha se o Cobalto nos fornece automaticamente o que foi cursado, com as respectivas equivalências?
Até o momento (Março e Abril de 2024), muitas equivalências não constam no Sistema Cobalto (ou seja, ainda não estão cadastradas). Assim, precisamos realizar esse levantamento de forma manual, consultando o Histórico Escolar. Estamos trabalhando para que o Cobalto expresse todas as equivalências.


DOCUMENTOS DA TRANSIÇÃO CURRICULAR


MÚSICA – CANTO

Regras de transição do currículo antigo (acima) para o currículo novo (adiante):
Música – Canto – Regras de Transição

Ficha Discente (guia individual para orientar a transição curricular e auxiliar na supervisão da integralização do curso):
Música – Canto – Ficha de Integralização do curso (.docx)


MÚSICA – FLAUTA TRANSVERSAL

Regras de transição do currículo antigo (acima) para o currículo novo (adiante):
Música – Flauta Transversal – Regras de Transição

Ficha Discente (guia individual para orientar a transição curricular e auxiliar na supervisão da integralização do curso):
Música – Flauta Transversal – Ficha de Integralização do Curso (.docx)


MÚSICA – PIANO

Regras de transição do currículo antigo (acima) para o currículo novo (adiante):
Música – Piano – Regras de Transição

Ficha Discente (guia individual para orientar a transição curricular e auxiliar na supervisão da integralização do curso):
Música – Piano – Ficha de Integralização do Curso (.docx)


MÚSICA – VIOLÃO

Regras de transição do currículo antigo (acima) para o currículo novo (adiante):
Música – Violão – Regras de Transição

Ficha Discente (guia individual para orientar a transição curricular e auxiliar na supervisão da integralização do curso):
Música – Violão – Ficha de Integralização do Curso (.docx)


MÚSICA – VIOLINO

Regras de transição do currículo antigo (acima) para o currículo novo (adiante):
Música – Violino – Regras de Transição

Ficha Discente (guia individual para orientar a transição curricular e auxiliar na supervisão da integralização do curso):
Música – Violino – Ficha de Integralização do Curso (.docx)


MÚSICA – CIÊNCIAS MUSICAIS

Regras de transição do currículo antigo (acima) para o currículo novo (adiante):
Música – Ciências Musicais – Regras de Transição

Ficha Discente (guia individual para orientar a transição curricular e auxiliar na supervisão da integralização do curso):
Música – Ciências Musicais – Ficha de Integralização de Curso (.docx)


MÚSICA – COMPOSIÇÃO

Regras de transição do currículo antigo (acima) para o currículo novo (adiante):
Música – Composição – Regras de Transição

Ficha Discente (guia individual para orientar a transição curricular e auxiliar na supervisão da integralização do curso):
Música – Composição — Ficha de Integralização de Curso (.doc)


MÚSICA POPULAR

Regras de transição do currículo antigo (acima) para o currículo novo (adiante):
Música Popular – Regras de Transição

Ficha Discente (guia individual para orientar a transição curricular e auxiliar na supervisão da integralização do curso):
Música Popular – Ficha de Integralização do Curso (.docx)