INGRESSO

Os Bacharelados em Música ofertam ingresso sempre no início de cada ano acadêmico pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC). Atualmente existem duas formas principais de ingresso no curso, além das formas de ingresso extra vestibular:

(1) Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização de seu resultado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU);

(2) Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE/UFPEL), uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação que se constitui em um processo seriado composto por três etapas, gradual e sistemático, que acontece ao longo do Ensino Médio (E.M.).

(3) Processos Seletivos Complementares para Vagas Remanescentes (clicar em “Sobra de Vagas”), nas seguintes modalidades: (3.1) Reopção, para alunos da UFPEL que pretender mudar de curso; (3.2) Reingresso, destinado a estudantes em trancamento que pretendem retornar ao curso; (3.3) Transferência voluntária, para alunos de outras Instituições de Ensino Superior [IES] que pretendem ingressar no curso; (3.4) Portador de título, para estudantes já graduados que pretendem realizar o curso.

Além dos três sistemas acima, também participamos do PEC-G:

(4) Programa Estudante – Convênio de Graduação (PEC-G): específico para estudantes estrangeiros, os quais são selecionados via convênio bilateral de cooperação cultural do Brasil com outros países. As vagas variam por curso a cada ano.

Todas as formas de ingresso são regulamentadas na UFPEL pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) da Pró-reitoria de Ensino (PRE). Geralmente os editais de ingresso são publicados cerca de dois meses antes do fim dos semestres acadêmicos. Em cada semestre consta no edital o número de vagas para cada curso. São também publicados, em anexo, os critérios de seleção para o curso (onde são definidas as modalidades que serão aceitas) e os critérios eliminatórios e classificatórios de seleção dos candidatos.

 

Não há Teste de Habilidades Específicas (T.H.E.), mas…

Os oito cursos de Bacharelado em Música da UFPel não aplicam o Teste de Habilidades Específicas (T.H.E.) como parte do processo de ingresso nos cursos. O T.H.E. existia e foi descontinuado quando a universidade aderiu ao SiSU. Há um planejamento em curso para que seja novamente implementado.


Entrevista de Proficiência:

Como forma de acomodar a vasta gama de perfis de ingressantes, o colegiado realiza avaliações opcionais (entrevistas) para verificar níveis de proficiência musical. A avaliação é realizada de maneira particular a cada curso (ou professor). A partir dela, conforme a experiência musical relatada e/ou demonstrada, são feitas sugestões de matrícula da seguinte forma:

  1. Caminho convencional: o aluno se matricula (ou é matriculado, dependendo do período do calendário acadêmico em que a matrícula for efetuada) nas disciplinas unicamente previstas na grade curricular de componentes obrigatórios do curso.
  2. Caminho opcional: via sugestão, o aluno se matricula na disciplina Introdução à Teoria Musical, Percepção e Solfejo I (cód. 05001566). Esta disciplina pode ser cursada concomitantemente com Teoria Musical, Percepção e Solfejo I (cód. 05001464) da grade de obrigatórias. Além disso, em se tratando de alunos dos cursos de bacharelado com foco em voz e instrumentos, por vezes sugerimos o ingresso inicial na disciplina “Instrumento Suplementar” ao invés da série de obrigatórias “Instrumento/voz I” (conforme o curso).