MATRÍCULAS 2024/1

As solicitações de matrículas ocorrem entre 01º e 03 de abril através do Sistema Cobalto: Aluno > Cadastros > Solicitação de Matrícula

No semestre atual estão entrando em vigência os novos currículos dos oito cursos do Bacharelado, por isso é indispensável que o/a discente efetue sua solicitação de matrícula conforme as orientações das Regras de Transição.

O semestre que inicia em 15 de abril será o período letivo 2024/1. Por conseguinte, os módulos das disciplinas ofertadas neste período são prioritariamente ímpares (I, III, V, VII). A solicitação de matrícula é apenas um pedido, sem garantia de vaga. Os solicitantes são “ranqueados” pelo índice do Cobalto chamado “Ordem de Matrícula”, conforme Regulamento. No dia 05 de abril, os estudantes devem verificar o resultado das solicitações realizadas em Aluno > Consulta > Matrícula.

A PLANILHA DE OFERTAS 2024/1 apresenta os seguintes dados: código e nome da disciplina, número de turma, horário,* professor e outras informações complementares.

(*ler abaixo sobre a Tabela de Horários)

A consulta preliminar à planilha é fundamental para a seleção correta do número da turma (coluna B), e do professor (coluna G) no ato de solicitação da matrícula no Cobalto. Isso ocorre porque há disciplinas com o mesmo nome, com várias turmas, de diferentes professores.

O Colegiado dos Bacharelados em Música designa dois tipos de turma, que se diferenciam pela cor da linha na tabela:

Turmas abertas e fechadas: linhas amarelas e azuis da tabela

Turmas “abertas”: (cor amarela) disponíveis para a solicitação de matrícula no período regular (01º a 03 de abril), à livre concorrência de todos os alunos dos cursos para os quais a disciplina oferece vagas.
Turmas “fechadas”: (cor azul) são restritas a alunos pré-determinados, conforme informado pelo professor em lista enviada ao Colegiado. Na coluna “I” (Estudante) da tabela, constam o(s) nome(s). Em geral, são turmas de instrumento/voz, seminários e disciplinas afins.
Várias matrículas em turmas fechadas já foram efetuadas antecipadamente. Neste caso, no campo observação (Coluna “J” da planilha) consta “matrícula ok” ao lado do nome do aluno. Estes alunos não precisam solicitar matrícula. Basta conferir que a matrícula está efetuada, na opção Aluno > Consulta > Matrícula

Alunos que não figuram nas listas de turmas fechadas não devem solicitar matrícula nestas turmas em período algum, pois estarão apenas desperdiçando sua solicitação.

Disciplinas indisponíveis no período regular de matrículas: nos casos em que o aluno verificou que atende o pré-requisito de uma disciplina, porém tal disciplina não está elegível no menu da matrícula online, deve aguardar e solicitar a mesma no período de correção de matrículas (05 a 08 de abril), assinalando a quebra de pré-requisito e preenchendo a justificativa dentro da própria solicitação de correção online no Cobalto.

Atenção: na correção, é importante verificar se já não está matriculado na disciplina (Aluno > Consulta > Matrícula), pois como a correção permite INCLUSÃO ou EXCLUSÃO, muitos estudantes marcam a disciplina que já conseguiram e acabam solicitando a sua “exclusão” involuntariamente.

Além das correções de matrículas (inclusões e/ou exclusões), há um terceiro período para Matrícula Especial (inclusão de até duas disciplinas de outros cursos), que ocorre nos dias 13 a 15 de abril. Para solicitar matrícula especial, é necessário já ter oito (8) créditos em matrículas no curso de origem.

Matrículas em disciplinas de 1º semestre para não-calouros

Por padrão, na fase de matrículas online (1º a 03 de abril), as matrículas do semestre inicial dos currículos são restritas apenas aos calouros (2024/1). Os alunos mais antigos conseguem solicitar as vagas nessas turmas durante as fases seguintes.

Importante: se por algum motivo o estudante não puder se matricular, deve efetuar trancamento geral de matrícula (TGM) junto à Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) no prazo estabelecido, que neste semestre ocorreu entre 05 de abril e 03 de maio. O estudante que não se matricular em nenhuma disciplina e não efetuar o TGM será automaticamente desligado por abandono de curso.

Links importantes:
1. Tabela de horários: os horários na listagem de ofertas estão codificados e o documento deste link traduz os códigos. Pode ser impresso pelo aluno/a para montar a grade.
2. E-mails dos professores: Nem todos usam o email institucional (estamos trabalhando neste sentido).
3. Calendário Acadêmico 2024: o calendário do Portal da UFPel, por ora está mais completo do que o deste site.

Orientações gerais:
a) Recomendamos revisar a tabela antes de cada nova solicitação de matrícula, pois informações como locais e horários podem sofrer alterações.
b) É atribuição do aluno monitorar seu e-mail e o Cobalto diariamente, além de acompanhar o site oficial, para receber informações sobre possíveis alterações de datas, horários e procedimentos referentes às matrículas.
c) A comunicação oficial do curso se dá por e-mail. O endereço de e-mail do aluno que usamos é aquele informado quando ocorreu a matrícula no 1º semestre. Se mudar de e-mail, é preciso avisar o Colegiado.
d) Recomendamos sempre consultar a situação de sua matrícula no Cobalto um pouco antes de questionar o Colegiado sobre a mesma. Nesse período as matrículas são alteradas a todo momento, pois é um trabalho quase em tempo integral. Muitas vezes nos perguntam sobre algo já resolvido, por falta de uma consulta no Cobalto.