Início do conteúdo
    Notícias
  • V SEMINÁRIO INTERNACIOAL DE ENSINO DA ARTE – 25, 26 E 27 de novembro de 2024

    Prezadas e Prezados Colegas,

    Nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2024 vai acontecer no Centro de Artes da UFPel o V Seminário Internacional de Ensino da arte (SIEA). Nessa edição o evento tem como tema: os territórios, seus deslocamentos e as práticas insurgentes.

    O evento estava previsto para ocorrer em maio deste ano, mas a tragédia socioambiental vivida no Rio Grande do Sul, impediu a realização do evento, pois naquele momento o mais importante era salvar as vidas, acolher as vítimas e manter as pessoas em segurança. A realização do evento vai coincidir com o 10º SIIEPE, momento importante para nossa universidade e sabemos que várias pessoas estarão participando de várias atividades nesses dias. Mas, gostaríamos de reiterar o nosso convite para participação de vocês e também a participação das alunas e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados no Centro de Artes da UFPel.

    Em anexo a programação do evento. Trata-se de um evento gratuito com possibilidade de certificação de carga-horária e com atividades que envolvem conferências, mesa de discussão, palestras e apresentações de trabalhos em GTs.

    Para outras informações ver o site: https://www.even3.com.br/vsiea/  ou o Instagram do evento :https://www.instagram.com/sieaufpel/ .

    Um abraço,

    Ursula Rosa da Silva, Nadia da Cruz Senna e Daniel Momoli
    Pela organização do V SIEA
  • SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE TUTORIA PARA PESSOAS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS

    A Coordenação de Diversidade e Inclusão (CODIn) e o Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEN) tornam pública a abertura do prazo de inscrições para a seleção de Bolsistas Tutores para atender acadêmicos Transexuais e Travestis (TT) da Universidade Federal de Pelotas. A bolsa terá vigência até o final de 2024, prevendo, inicialmente, 1 (um) mês de bolsa, com possível prorrogação.

    1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
    Este edital contempla 5 (cinco) bolsas para atuação junto ao NUGEN, que integra a CODIn, no desenvolvimento de atividades de tutoria selecionando alunos dos cursos mencionados no tópico 4 a fim de auxiliar estudantes transexuais e travestis da UFPel que estejam com dificuldades de aprendizado.

    4. CURSOS DE GRADUAÇÃO ABRANGIDOS NESTE EDITAL
    Número de vagas Cursos de graduação
    01 Letras – Português
    01 Dança – Licenciatura
    01 Artes Visuais – Licenciatura
    01 Química – Licenciatura
    01 Gastronomia

     

    Edital completo: EDITAL_BOLSISTAS_TUTORIA_NUGEN_WORD.2__3_

  • CURSO DE EXTENSÃO – PIGMENTOS NATURAIS E TINTAS ARTESANAIS

    CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE CORES DO NORDESTE – PIGMENTOS E TINTAS ARTESANAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO – Vinculado ao Projeto de Extensão Cores do Nordeste, desenvolvido no Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco.

    OBJETIVO PRINCIPAL: Curso de capacitação docente onde pigmentos e tintas artesanais são apresentados como recursos didáticos para o ensino de disciplinas da Educação Básica, tais como Química, Ciências, Biologia, Geografia, Física, História e Artes.

    PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação em cursos de Licenciatura independente da área, de instituições públicas e privadas.

    NÚMERO DE VAGAS: 90

    FORMATO: Remoto

    CARGA HORÁRIA E DATAS DAS AULAS: 28 horas, distribuídas em 14 encontros remotos com as aulas sendo ministradas pela plataforma Google Meet. As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, de 20:00-22:00, entre os dias 29 de outubro e 12 de dezembro.

    CERTIFICADOS: serão emitidos mediante participação com presença registrada em no mínimo 8 encontros e entrega de um plano de aula.

    CONTEÚDO DO CURSO: 

    • Introdução ao estudo dos pigmentos e Química da cor
    • Física da cor e espectroscopia de refletância
    • História da cor, pigmentos e técnicas artísticas
    • Pintores negros brasileiros – um panorama do século XVIII-XX
    • Arte Rupestre: Brasil, Nordeste e Europa
    • Pigmentos e povos originários brasileiros
    • Pigmentos vegetais – o que são e como obter
    • A Geologia da Formação Barreiras no Nordeste Brasileiro e seus pigmentos
    • Planejamento de atividades de campo para coleta de pigmentos minerais
    • Pigmentos minerais – o que são e como obter
    • Pigmentos, Evolução e Paleontologia
    • Química básica de tintas – como produzir aquarela, guache, têmpera e materiais artísticos escolares, artesanais e de baixo custo
    • Discussões pedagógicas – o uso dos pigmentos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: antes de preencher o formulário você deverá providenciar comprovante de matrícula atualizado emitido pela instituição onde estuda.
    LINK PARA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: https://forms.gle/StKsuvmtQwwdviXH9
    INSCRIÇÕES: Até 25/10 ou enquanto existirem vagas disponíveis.
    Desde já agradeço pela atenção e pela divulgação.
    At.te
    Prof. Ricardo Pereira
    Professor Adjunto – Departamento de Geologia/UFPE
    Coordenador Geral do Projeto Cores do Nordeste”
  • Edital de seleção de alunos para o Pibid!

    EDITAL NUPROP Nº. 31/2024

    SELEÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO DE ALUNOS DAS LICENCIATURAS DA UFPEL PARA O
    PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/UFPel

    1.1.
    O Projeto Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência é uma atividade deformação realizada por um/a discente regularmente matriculado/a em curso de licenciatura e desenvolvida em uma escola pública de educação básica, denominada “escola parceira”. Nesta escola parceira, o/a estudante será acompanhado/a por um/a professor/a da educação básica, denominado/a “supervisor/a”. A orientação do/a estudante será realizada por um/a docente da IES, denominado/a “coordenador/a de área”. Poderão se candidatar às vagas para bolsas de iniciação à docência os/a discentes com matrícula ativa em curso de Licenciatura da UFPel.

     

    4.1.
    As bolsas serão concedidas pelo MEC/CAPES. O valor individual mensal será de R$700,00 (setecentos reais). Durante a execução do Projeto, poderá ser realizado o cancelamento, oressarcimento da bolsa, a substituição ou a suspensão do/a aluno/a de Iniciação à docência, segundo asorientações e exigências previstas na Portaria Nº 90, DE 25 DE MARÇO DE 2024 e do EDITAL Nº10/2024 da CAPES.

     

    Artes Visuais: 48 vagas

     

    Período de inscrições: De 09/10/2024 a 16/10/2024 no formulário online
    Homologação – Resultado preliminar: 18/10/2024
    Prazo de Recursos: De 19/10/2024 a 20/10/2024
    Homologação – Resultado final: 21/10/2024
    Período de entrevistas: De 22/10/2024 a 28/10/2024
    Resultado preliminar: 30/10/2024
    Prazo de recursos: De 31/10/2024 a 01/11/2024
    Resultado final: 04/11/2024

     

    INFORMAÇÕES COMPLETAS NO EDITAL: SEI_UFPel – 2774386 – Edital Alunos

  • NOVA DATA: Seminário de Socialização de Experiências do Estágio Supervisionado em Educação Infantil

    Prezadas e Prezados Estudantes,

    Em virtude das chuvas transferimos o Seminário de Socialização das Experiências no Estágio Supervisionado em Educação Infantil foi transferido para a próxima semana, no dia 02 de outubro (quarta-feira), das 18h às 20h30 na sala 503 do Bloco 2 do Centro de Artes.

    Será um momento de celebração e partilha dos encontros entre universidade e escola, crianças e arte, e…e…e…reafirmando o nosso compromisso com a educação pública de qualidade socialmente referenciada enquanto um direito humano inalienável.

    As atividades do Seminário serão gratuitas e não se requer inscrição para participação. Será disponibilizado para as pessoas interessadas, declaração de participação.

  • Oportunidade de mobilidade acadêmica virtual: Programa PILA VIRTUAL (Programa de Intercâmbio Latinoamericano)

    EDITAL Nº. 09/2024

    PROCESSO Nº 23110.028849/2024-81

    A Coordenação de Relações Internacionais – CRInter da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições legais e de acordo com as resoluções do COCEPE 14/2010 e 40/2015, torna público o presente Edital para a seleção de alunos de graduação para realização de mobilidade acadêmica nas universidades abaixo elencadas no âmbito do Programa PILA VIRTUAL (Programa de Intercâmbio Latinoamericano) no semestre 2025/1.

    OBJETIVO

     O objetivo deste edital é estimular o intercâmbio virtual discente de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) instituições de educação superior estrangeiras, possibilitando um enriquecimento acadêmico e cultural do corpo estudantil de ambas as instituições.

    VAGAS

    As disciplinas ofertadas por meio do PILA Virtual estão disponibilizadas no seguinte link: http://pila.cin.edu.ar/?ai=marca||224000006. Selecionar a “Convocatória 2025-1”.

    Cada estudante da UFPel poderá se inscrever em apenas 1 (uma) disciplina.

    Um tutorial, em espanhol, de como utilizar a ferramenta de busca pode ser acessado no seguinte link: https://www.programapila.lat/wp-content/uploads/2022/07/GUIA-DEL-ESTUDIANTE-PILA-VIRTUAL-1-2023.pdf.

    PROCEDIMENTO de inscrição

    O prazo de inscrição decorrerá no período 25/09 a 11/10/2024 e deve ser feito via Google Forms: https://forms.gle/xrNxyXSP8qtY9CB47

    São requisitos para a inscrição no Programa:

    Estar regularmente matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação na UFPel;

    Ter sido aprovado em no mínimo 20% do curso;

    Cumprir os requisitos específicos da disciplina (se houver);

    Ter integralizado, no mínimo, todas as disciplinas do primeiro ano (para o curso de Direito); 1 (um) semestre para os cursos tecnólogos e 2 (dois) semestres letivos para os demais cursos de graduação – SITUAÇÃO A SER VERIFICADA NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO;

    Após escolher a matéria que deseja cursar (asignatura) e verificar que preenche os requisitos para cursá-la, o estudante deverá preencher o “Plano de Estudos – Mobilidade Virtual PILA” e apresentá-lo ao seu Coordenador de Curso para que seja averiguada a pertinência da disciplina escolhida na sua formação. Caso esteja de acordo com o Plano de Estudos, o Coordenador deverá assinar o documento.

    O estudante deverá preencher o Formulário de Candidatura, via Google Forms, e fazer o upload dos seguintes documentos:

    Atestado de Matrícula

    Histórico Acadêmico;

    “Plano de Estudos – Mobilidade Virtual PILA”  devidamente preenchido e assinado (exceto pelo responsável institucional pelo programa);

    Demais documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos exigidos pela disciplina escolhida na universidade de destino.

    ETAPAS POSTERIORES

     Após a candidatura feita pelo estudante, a CRInter analisa as informações e documentos constantes no Formulário de Candidatura.

    Uma vez que a candidatura esteja em conformidade, a CRInter submeterá a candidatura à instituição estrangeira. Ressalta-se que a candidatura não garante a matrícula do estudante na disciplina. Cada disciplina possui um número limitado de vagas para a mobilidade virtual, sendo as instituições de ensino estrangeiras responsáveis por aplicar os critérios de seleção dos/das estudantes.

    A CRInter comunica o estudante e o Coordenador do Curso, responsável pelo Plano de Estudos, caso a candidatura seja aceita pela universidade estrangeira, e encaminha por e-mail a respectiva Carta de Aceite.

    Em caso de dúvidas, verifique o item “Dúvidas frequentes” no post de lançamento do edital. Se sua dúvida não estiver contemplada no documento, envie um e-mail para: international@ufpel.edu.br.

  • Oficina artístico-pedagógica com a artista Graça Marques e a curadora Sandra Camerini tem nova data!

    “Prezadas e Prezados Colegas,

    Em virtude das chuvas a agenda do MALG foi modificada.

    A oficina artístico-pedagógica com a artista Graça Marques e a curadora Sandra Camerini, será realizada na sexta-feira, dia 27 de setembro às 15h no MALG. A atividade é ligada a exposição “A ponte e seus desdobramentos” da artista Graça Marques. A atividade é gratuita e tem limite de público. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail secretariamalg@gmail.com ou pelo whatsapp  53 3284-4318 .

    Importante: As pessoas interessadas na oficina devem levar: revistas para recorte, papel A4, cola, tesoura e uma imagem (de preferência uma imagem que tenha alguma relação com a cidade).

    As demais atividades previstas para a semana serão realizadas em novas datas, que serão posteriormente divulgadas.

    Um abraço

    ____________________________________
    Daniel Momoli
    Professor Adjunto do Centro de Artes/ Colegiado de Licenciatura em Artes Visuais
    Coordenador do Núcleo Didático-Pedagógico do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
    Universidade Federal de Pelotas – UFPel
    ARTEVERSA – Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência – www.ufrgs.br/arteversa
  • CONIBRA 2024

    “O CONIBRA é um evento organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Infantojuvenil (NEPDI) da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com o Research Center for Child Mental Development (Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Mental Infantil) da Universidade de Chiba, Japão. O congresso tem como objetivo promover a discussão de pesquisas e temas relacionados com o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes.

    A primeira edição do CONIBRA será realizada presencialmente na cidade de Pelotas/RS, nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2024, no Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas. O evento contará com palestras de especialistas nacionais e internacionais.

    Além das palestras, o congresso contará com lançamentos de livros, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer novas publicações e expandir seus conhecimentos. Este formato inovador visa não apenas a troca de informações, mas também a aplicação prática de conceitos discutidos, promovendo uma verdadeira transformação na abordagem do desenvolvimento emocional infantojuvenil.

    🗓️ DATA DO EVENTO
    9 de outubro de 2024, 08h00 até 11 de outubro de 2024, 18h30

    📍LOCAL DO EVENTO
    Universidade Federal de Pelotas Campus Capão do Leão – Campus Universitário S/N – Auditório Eliseu Maciel, Capão do Leão – Rio Grande do Sul

    📌 Inscrições pelo Doity: https://doity.com.br/conibra

    ‼️Valores diferenciados para estudantes e com desconto para grupos de 5 ou mais.

    📲 Acompanhe a página do evento, esclareça dúvidas e confira todas informações: https://www.instagram.com/congressoconibra

    🤩 Você não pode perder! Te esperamos.”

  • INSCRIÇÕES ABERTAS: VI MOLA – Mostra Latino-americana de Arte e Educação Ambiental

    “A VI Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental (MOLA) está com as inscrições abertas para expressões artísticas nas modalidades fotografia, ilustração, poesia, audiovisual, apresentações presenciais e produção escolar.

    Com a temática “Carolina Maria de Jesus: Resistência da mulher negra no Brasil latino-americano”, este ano o evento será realizado de forma híbrida, entre os dias 27 e 30/11 paralelamente ao XVI EDEA na FURG.
    Confira o edital e faça a inscrição gratuitamente através do link: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/2425 
    Atenciosamente,
    Comissão Organizadora da VI MOLA”
  • RETIFICAÇÃO: ALUNOS INSCRITOS NO ENADE 2024

    Olá alunos e alunas,

    Em razão da conferência dos alunos habilitados para o ENADE 2024, foi realizada uma retificação da listagem de alunos concluintes inscritos, que pode ser acessada abaixo:

     

    RETIFICAÇÃO – LISTA DE ALUNOS(AS) INSCRITOS(AS) NO ENADE 2024

     

    • ALUNOS(AS) CONCLUINTES

    ANDREW DA CUNHA MONTEIRO Concluinte

    ANNA GIULIA MORETTI ALVARENGA Concluinte

    AURORA MARTINS MEIRELES Concluinte

    BIANCA PERAZZOLO LUCAS Concluinte

    BIANCA RODRIGUES VARGAS Concluinte

    BRENDA DOS SANTOS Concluinte

    CILENE ESPINDOLA FREIRE Concluinte

    DIEGO HENRIQUE BARBOZA Concluinte

    DIEGO RODRIGO DA MATA RIBEIRO Concluinte

    DIULIA TIMM BUBOLZ Concluinte

    ELENISE ROSANO SERGIO Concluinte

    ERICK PORTO HERMES Concluinte

    EVELYNE FEITOSA CORLETT Concluinte

    FERNANDA FARIAS DA FONSECA Concluinte

    FRANCINE BECKER DA COSTA Concluinte

    GERSON SANDRINI LOPES Concluinte

    JESSICA APARECIDA BEZERRA CAVALCANTI Concluinte

    JESSICA THALIA LOPES DE PAULA Concluinte

    LILIAN BANDEIRA RODRIGUES Concluinte

    LIVEA LUZEIRO DO CARMO Concluinte

    LOUISE DA ROSA DE OLIVEIRA Concluinte

    LUIGI MARCON LANNER MONTEIRO Concluinte

    MAIRA CAMARA NEIVA Concluinte

    MARCELO PERES ROSCHILDT Concluinte

    MARIANNA PEDRA CORREA Concluinte

    MARINA OLIVEIRA RIBAS Concluinte

    MATHEUS BORGES Concluinte

    NATAN ANTONIO BOSIN Concluinte

    ROBERTA MORAES GOIA Concluinte

    ROSANA DE SOUZA LOUZADA Concluinte

    SILVIA ELENA CARRILHO ROSA Concluinte

    TAÍS BELTRAME DOS SANTOS Concluinte

     

    • ALUNOS(AS) INGRESSANTES

    Adriana Vieira Oliveira de Mello Ingressante

    ALINE ERDMANN XAVIER Ingressante

    ALONSO HERREIRA DIOSCAR Ingressante

    Amanda Castro Afonso Ingressante

    ANA CAROLINA TAVARES WOZIAK CONTER Ingressante

    ANDREI CESAR CORREA GONZALES Ingressante

    ANDRIELLY SILVA NUNES Ingressante

    BIANCA MATIAS SENA DA SILVA Ingressante

    CAMILE FERREIRA BARRETO Ingressante

    CASSIO SIAS PEREIRA Ingressante

    CECILIA DA SILVA BASSI Ingressante

    DANIELA SILVEIRA OLIVEIRA Ingressante

    EDUARDA BASTOS SOARES DA SILVA Ingressante

    ENZO PEDROSO SILVA Ingressante

    ERICA BRAGA PEREIRA Ingressante

    ERICO MATHEUS FOLTZ Ingressante

    ERNESTO VALDEZ RODRIGUES TEIXEIRA Ingressante

    FELIPE BERSCH Ingressante

    FERNANDA MADRUGA KEGLIS Ingressante

    GABRIEL GUEDES GULARTE Ingressante

    GESICA VIEIRA FONSECA Ingressante

    GUSTAVO CAETANO FEITOZA Ingressante

    HEITOR BROCCO GANDRA Ingressante

    IAN MAGALHAES Ingressante

    IZAAC VICTOR SOARES ALVES Ingressante

    JADY CUNHA DOS SANTOS Ingressante

    JOAO VITOR VAZ VELLAR Ingressante

    JOSE VITOR REIS DA SILVA Ingressante

    JULIANA FALCKE ARGOU Ingressante

    KAROLAYNE GODINHO MEDEIROS Ingressante

    KEURYN PINTO MIRAPALHETA Ingressante

    LAURA CORREA BARCELOS Ingressante

    LEONARDO FREITAS DE ABREU Ingressante

    LIVIA VERGARA DOS SANTOS Ingressante

    LUANA MACEDO COELHO Ingressante

    LUANA PIASSI OUTEIRO Ingressante

    LUCAS SANTANA DE OLIVEIRA Ingressante

    LUCAS SCHULZ MILECH Ingressante

    LUCIA IARA AMARAL DA SILVA Ingressante

    LUISA RAMOS ALDRIGHI Ingressante

    LUIS EDUARDO POLLNOW RAASCH Ingressante

    LUIZA MIGUELIS CARUSO Ingressante

    MARIA CLARA RADTKE GONCALVES Ingressante

    MARIA DO CARMO DA CONCEICAO VIEIRA Ingressante

    MARIA EDUARDA DE ALMEIDA GONCALVES Ingressante

    MARIA EDUARDA LEITE BIANCHIN Ingressante

    MARIA LAURA MACHADO OKUYAMA Ingressante

    MATHEUS DA COSTA NUNES Ingressante

    MAYLA NAIAN ALVES XAVIER Ingressante

    MIGUEL DE CASTRO CORREA Ingressante

    Nathalia Chivittz Dias Ingressante

    Nauhan dos Santos Dias Ingressante

    NINA RANGEL DA CUNHA Ingressante

    OTAVIO SOLONET GOIA Ingressante

    PAMELA RODRIGUES RESENDE Ingressante

    PHILLYP PEREIRA DE ALMEIDA Ingressante

    RAFAELA PINTO NUNES Ingressante

    ROGGER DA SILVA BANDEIRA Ingressante

    TAMIRES SILVEIRA DOMINGUES Ingressante

    TIAGO FACIO JAVIER DE OLIVEIRA Ingressante

    TIAGO VICENTE Ingressante

    VANESSA RODRIGUES DE RODRIGUES Ingressante

    VERONICA COLVARA BERNARDI PORTO FIGUEIREDO Ingressante

    VITORIA BARBOSA CORREA GALLO PESTANO Ingressante

     

     

    **** Quem deve fazer a prova do ENADE? ****

    Os Concluintes!

    Concluintes de cursos de Licenciatura: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até 31 de Agosto de 2024; ou aqueles com previ- são de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025.

    Todos os alunos concluintes inscritos devem preencher o cadastro e o questionário do estudante, além de realizar a prova que, nesta edição de 2024, acontecerá em 24 de novembro de 2024.

     

    **** Cadastro no site do ENADE****

    No período de 02 de setembro a 23 de novembro de 2024, todos os alunos concluintes devem acessar o site do ENADE e realizar o seu cadastro, efetuando o primeiro acesso e preenchendo o formulário de informações pessoais no sistema Enade.

    Nessa fase, o estudante deverá incluir o seu CPF, email e telefone para contato, conforme os termos do edital nº 124/2024.

    Seu acesso ao sistema Enade será feito na aba “Acessar com gov.br” – “Acessar como Estudante” do Sistema Enade, disponível em enade.inep.gov.br. 0 estudante deverá fazer senha de acesso na plataforma gov.br, e todo o acesso ao sistema Enade será feito com esse login e senha.

    Para mais informações, acesse o tutorial em https://wp.ufpel.edu.br/cpi/files/2021/07/Primeiro-Acesso-ao-Sistema-Enade-Estudante.pdf

     

    Confira as informações completas no cartaz: Cartaz_ENADE-2024_rev01