“CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE CORES DO NORDESTE – PIGMENTOS E TINTAS ARTESANAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO – Vinculado […]
EDITAL NUPROP Nº. 31/2024 SELEÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO DE ALUNOS DAS LICENCIATURAS DA UFPEL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA […]
Prezadas e Prezados Estudantes, Em virtude das chuvas transferimos o Seminário de Socialização das Experiências no Estágio Supervisionado em Educação Infantil foi transferido para […]
“Prezadas e Prezados Colegas, Em virtude das chuvas a agenda do MALG foi modificada. A oficina artístico-pedagógica com a artista Graça Marques e a […]
“O CONIBRA é um evento organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Infantojuvenil (NEPDI) da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com […]
Nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2024 vai acontecer no Centro de Artes da UFPel o V Seminário Internacional de Ensino da arte (SIEA). Nessa edição o evento tem como tema: os territórios, seus deslocamentos e as práticas insurgentes.
O evento estava previsto para ocorrer em maio deste ano, mas a tragédia socioambiental vivida no Rio Grande do Sul, impediu a realização do evento, pois naquele momento o mais importante era salvar as vidas, acolher as vítimas e manter as pessoas em segurança. A realização do evento vai coincidir com o 10º SIIEPE, momento importante para nossa universidade e sabemos que várias pessoas estarão participando de várias atividades nesses dias. Mas, gostaríamos de reiterar o nosso convite para participação de vocês e também a participação das alunas e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados no Centro de Artes da UFPel.
Em anexo a programação do evento. Trata-se de um evento gratuito com possibilidade de certificação de carga-horária e com atividades que envolvem conferências, mesa de discussão, palestras e apresentações de trabalhos em GTs.
A Coordenação de Diversidade e Inclusão (CODIn) e o Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEN) tornam pública a abertura do prazo de inscrições para a seleção de Bolsistas Tutores para atender acadêmicos Transexuais e Travestis (TT) da Universidade Federal de Pelotas. A bolsa terá vigência até o final de 2024, prevendo, inicialmente, 1 (um) mês de bolsa, com possível prorrogação.
1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Este edital contempla 5 (cinco) bolsas para atuação junto ao NUGEN, que integra a CODIn, no desenvolvimento de atividades de tutoria selecionando alunos dos cursos mencionados no tópico 4 a fim de auxiliar estudantes transexuais e travestis da UFPel que estejam com dificuldades de aprendizado.
4. CURSOS DE GRADUAÇÃO ABRANGIDOS NESTE EDITAL
Número de vagas Cursos de graduação
01 Letras – Português
01 Dança – Licenciatura 01 Artes Visuais – Licenciatura
01 Química – Licenciatura
01 Gastronomia
“CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE CORES DO NORDESTE – PIGMENTOS E TINTAS ARTESANAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO – Vinculado ao Projeto de Extensão Cores do Nordeste, desenvolvido no Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco.
OBJETIVO PRINCIPAL: Curso de capacitação docente onde pigmentos e tintas artesanais são apresentados como recursos didáticos para o ensino de disciplinas da Educação Básica, tais como Química, Ciências, Biologia, Geografia, Física, História e Artes.
PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação em cursos de Licenciatura independente da área, de instituições públicas e privadas.
NÚMERO DE VAGAS: 90
FORMATO: Remoto
CARGA HORÁRIA E DATAS DAS AULAS: 28 horas, distribuídas em 14 encontros remotos com as aulas sendo ministradas pela plataforma Google Meet. As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, de 20:00-22:00, entre os dias 29 de outubro e 12 de dezembro.
CERTIFICADOS: serão emitidos mediante participação com presença registrada em no mínimo 8 encontros e entrega de um plano de aula.
CONTEÚDO DO CURSO:
Introdução ao estudo dos pigmentos e Química da cor
Física da cor e espectroscopia de refletância
História da cor, pigmentos e técnicas artísticas
Pintores negros brasileiros – um panorama do século XVIII-XX
Arte Rupestre: Brasil, Nordeste e Europa
Pigmentos e povos originários brasileiros
Pigmentos vegetais – o que são e como obter
A Geologia da Formação Barreiras no Nordeste Brasileiro e seus pigmentos
Planejamento de atividades de campo para coleta de pigmentos minerais
Pigmentos minerais – o que são e como obter
Pigmentos, Evolução e Paleontologia
Química básica de tintas – como produzir aquarela, guache, têmpera e materiais artísticos escolares, artesanais e de baixo custo
Discussões pedagógicas – o uso dos pigmentos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: antes de preencher o formulário você deverá providenciar comprovante de matrícula atualizado emitido pela instituição onde estuda.
SELEÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO DE ALUNOS DAS LICENCIATURAS DA UFPEL PARA O
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/UFPel
1.1.
O Projeto Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência é uma atividade deformação realizada por um/a discente regularmente matriculado/a em curso de licenciatura e desenvolvida em uma escola pública de educação básica, denominada “escola parceira”. Nesta escola parceira, o/a estudante será acompanhado/a por um/a professor/a da educação básica, denominado/a “supervisor/a”. A orientação do/a estudante será realizada por um/a docente da IES, denominado/a “coordenador/a de área”. Poderão se candidatar às vagas para bolsas de iniciação à docência os/a discentes com matrícula ativa em curso de Licenciatura da UFPel.
4.1.
As bolsas serão concedidas pelo MEC/CAPES. O valor individual mensal será de R$700,00 (setecentos reais). Durante a execução do Projeto, poderá ser realizado o cancelamento, oressarcimento da bolsa, a substituição ou a suspensão do/a aluno/a de Iniciação à docência, segundo asorientações e exigências previstas na Portaria Nº 90, DE 25 DE MARÇO DE 2024 e do EDITAL Nº10/2024 da CAPES.
Artes Visuais: 48 vagas
Período de inscrições:De 09/10/2024 a 16/10/2024 no formulário online
Homologação – Resultado preliminar: 18/10/2024
Prazo de Recursos: De 19/10/2024 a 20/10/2024
Homologação – Resultado final: 21/10/2024
Período de entrevistas: De 22/10/2024 a 28/10/2024
Resultado preliminar: 30/10/2024
Prazo de recursos: De 31/10/2024 a 01/11/2024
Resultado final: 04/11/2024
Em virtude das chuvas transferimos o Seminário de Socialização das Experiências no Estágio Supervisionado em Educação Infantil foi transferido para a próxima semana, no dia 02 de outubro (quarta-feira), das 18h às 20h30 na sala 503 do Bloco 2 do Centro de Artes.
Será um momento de celebração e partilha dos encontros entre universidade e escola, crianças e arte, e…e…e…reafirmando o nosso compromisso com a educação pública de qualidade socialmente referenciada enquanto um direito humano inalienável.
As atividades do Seminário serão gratuitas e não se requer inscrição para participação. Será disponibilizado para as pessoas interessadas, declaração de participação.
A Coordenação de Relações Internacionais – CRInter da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições legais e de acordo com as resoluções do COCEPE 14/2010 e 40/2015, torna público o presente Edital para a seleção de alunos de graduação para realização de mobilidade acadêmica nas universidades abaixo elencadas no âmbito do Programa PILA VIRTUAL (Programa de Intercâmbio Latinoamericano) no semestre 2025/1.
OBJETIVO
O objetivo deste edital é estimular o intercâmbio virtual discente de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) instituições de educação superior estrangeiras, possibilitando um enriquecimento acadêmico e cultural do corpo estudantil de ambas as instituições.
Cada estudante da UFPel poderá se inscrever em apenas 1 (uma) disciplina.
Um tutorial, em espanhol, de como utilizar a ferramenta de busca pode ser acessado no seguinte link: https://www.programapila.lat/wp-content/uploads/2022/07/GUIA-DEL-ESTUDIANTE-PILA-VIRTUAL-1-2023.pdf.
Estar regularmente matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação na UFPel;
Ter sido aprovado em no mínimo 20% do curso;
Cumprir os requisitos específicos da disciplina (se houver);
Ter integralizado, no mínimo, todas as disciplinas do primeiro ano (para o curso de Direito); 1 (um) semestre para os cursos tecnólogos e 2 (dois) semestres letivos para os demais cursos de graduação – SITUAÇÃO A SER VERIFICADA NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO;
Após escolher a matéria que deseja cursar (asignatura) e verificar que preenche os requisitos para cursá-la, o estudante deverá preencher o “Plano de Estudos – Mobilidade Virtual PILA” e apresentá-lo ao seu Coordenador de Curso para que seja averiguada a pertinência da disciplina escolhida na sua formação. Caso esteja de acordo com o Plano de Estudos, o Coordenador deverá assinar o documento.
O estudante deverá preencher o Formulário de Candidatura, via Google Forms, e fazer o upload dos seguintes documentos:
Atestado de Matrícula
Histórico Acadêmico;
“Plano de Estudos – Mobilidade Virtual PILA” devidamente preenchido e assinado (exceto pelo responsável institucional pelo programa);
Demais documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos exigidos pela disciplina escolhida na universidade de destino.
ETAPAS POSTERIORES
Após a candidatura feita pelo estudante, a CRInter analisa as informações e documentos constantes no Formulário de Candidatura.
Uma vez que a candidatura esteja em conformidade, a CRInter submeterá a candidatura à instituição estrangeira. Ressalta-se que a candidatura não garante a matrícula do estudante na disciplina. Cada disciplina possui um número limitado de vagas para a mobilidade virtual, sendo as instituições de ensino estrangeiras responsáveis por aplicar os critérios de seleção dos/das estudantes.
A CRInter comunica o estudante e o Coordenador do Curso, responsável pelo Plano de Estudos, caso a candidatura seja aceita pela universidade estrangeira, e encaminha por e-mail a respectiva Carta de Aceite.
Em caso de dúvidas, verifique o item “Dúvidas frequentes” no post de lançamento do edital. Se sua dúvida não estiver contemplada no documento, envie um e-mail para: international@ufpel.edu.br.
Em virtude das chuvas a agenda do MALG foi modificada.
A oficina artístico-pedagógica com a artista Graça Marques e a curadora Sandra Camerini, será realizada na sexta-feira, dia 27 de setembro às 15h no MALG. A atividade é ligada a exposição “A ponte e seus desdobramentos” da artista Graça Marques. A atividade é gratuita e tem limite de público. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail secretariamalg@gmail.com ou pelo whatsapp 53 3284-4318 .
Importante: As pessoas interessadas na oficina devem levar: revistas para recorte, papel A4, cola, tesoura e uma imagem (de preferência uma imagem que tenha alguma relação com a cidade).
As demais atividades previstas para a semana serão realizadas em novas datas, que serão posteriormente divulgadas.
Um abraço
—
____________________________________
Daniel Momoli
Professor Adjunto do Centro de Artes/ Colegiado de Licenciatura em Artes Visuais
Coordenador do Núcleo Didático-Pedagógico do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
ARTEVERSA – Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência – www.ufrgs.br/arteversa“
“O CONIBRA é um evento organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Infantojuvenil (NEPDI) da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com o Research Center for Child Mental Development (Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Mental Infantil) da Universidade de Chiba, Japão. O congresso tem como objetivo promover a discussão de pesquisas e temas relacionados com o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes.
A primeira edição do CONIBRA será realizada presencialmente na cidade de Pelotas/RS, nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2024, no Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas. O evento contará com palestras de especialistas nacionais e internacionais.
Além das palestras, o congresso contará com lançamentos de livros, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer novas publicações e expandir seus conhecimentos. Este formato inovador visa não apenas a troca de informações, mas também a aplicação prática de conceitos discutidos, promovendo uma verdadeira transformação na abordagem do desenvolvimento emocional infantojuvenil.
DATA DO EVENTO
9 de outubro de 2024, 08h00 até 11 de outubro de 2024, 18h30
LOCAL DO EVENTO
Universidade Federal de Pelotas Campus Capão do Leão – Campus Universitário S/N – Auditório Eliseu Maciel, Capão do Leão – Rio Grande do Sul
“A VI Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental (MOLA) está com as inscrições abertas para expressões artísticas nas modalidades fotografia, ilustração, poesia, audiovisual, apresentações presenciais e produção escolar.
Com a temática “Carolina Maria de Jesus: Resistência da mulher negra no Brasil latino-americano”, este ano o evento será realizado de forma híbrida, entre os dias 27 e 30/11 paralelamente ao XVI EDEA na FURG.
Em razão da conferência dos alunos habilitados para o ENADE 2024, foi realizada uma retificação da listagem de alunos concluintes inscritos, que pode ser acessada abaixo:
RETIFICAÇÃO – LISTA DE ALUNOS(AS) INSCRITOS(AS) NO ENADE 2024
ALUNOS(AS) CONCLUINTES
ANDREW DA CUNHA MONTEIRO Concluinte
ANNA GIULIA MORETTI ALVARENGA Concluinte
AURORA MARTINS MEIRELES Concluinte
BIANCA PERAZZOLO LUCAS Concluinte
BIANCA RODRIGUES VARGAS Concluinte
BRENDA DOS SANTOS Concluinte
CILENE ESPINDOLA FREIRE Concluinte
DIEGO HENRIQUE BARBOZA Concluinte
DIEGO RODRIGO DA MATA RIBEIRO Concluinte
DIULIA TIMM BUBOLZ Concluinte
ELENISE ROSANO SERGIO Concluinte
ERICK PORTO HERMES Concluinte
EVELYNE FEITOSA CORLETT Concluinte
FERNANDA FARIAS DA FONSECA Concluinte
FRANCINE BECKER DA COSTA Concluinte
GERSON SANDRINI LOPES Concluinte
JESSICA APARECIDA BEZERRA CAVALCANTI Concluinte
JESSICA THALIA LOPES DE PAULA Concluinte
LILIAN BANDEIRA RODRIGUES Concluinte
LIVEA LUZEIRO DO CARMO Concluinte
LOUISE DA ROSA DE OLIVEIRA Concluinte
LUIGI MARCON LANNER MONTEIRO Concluinte
MAIRA CAMARA NEIVA Concluinte
MARCELO PERES ROSCHILDT Concluinte
MARIANNA PEDRA CORREA Concluinte
MARINA OLIVEIRA RIBAS Concluinte
MATHEUS BORGES Concluinte
NATAN ANTONIO BOSIN Concluinte
ROBERTA MORAES GOIA Concluinte
ROSANA DE SOUZA LOUZADA Concluinte
SILVIA ELENA CARRILHO ROSA Concluinte
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS Concluinte
ALUNOS(AS) INGRESSANTES
Adriana Vieira Oliveira de Mello Ingressante
ALINE ERDMANN XAVIER Ingressante
ALONSO HERREIRA DIOSCAR Ingressante
Amanda Castro Afonso Ingressante
ANA CAROLINA TAVARES WOZIAK CONTER Ingressante
ANDREI CESAR CORREA GONZALES Ingressante
ANDRIELLY SILVA NUNES Ingressante
BIANCA MATIAS SENA DA SILVA Ingressante
CAMILE FERREIRA BARRETO Ingressante
CASSIO SIAS PEREIRA Ingressante
CECILIA DA SILVA BASSI Ingressante
DANIELA SILVEIRA OLIVEIRA Ingressante
EDUARDA BASTOS SOARES DA SILVA Ingressante
ENZO PEDROSO SILVA Ingressante
ERICA BRAGA PEREIRA Ingressante
ERICO MATHEUS FOLTZ Ingressante
ERNESTO VALDEZ RODRIGUES TEIXEIRA Ingressante
FELIPE BERSCH Ingressante
FERNANDA MADRUGA KEGLIS Ingressante
GABRIEL GUEDES GULARTE Ingressante
GESICA VIEIRA FONSECA Ingressante
GUSTAVO CAETANO FEITOZA Ingressante
HEITOR BROCCO GANDRA Ingressante
IAN MAGALHAES Ingressante
IZAAC VICTOR SOARES ALVES Ingressante
JADY CUNHA DOS SANTOS Ingressante
JOAO VITOR VAZ VELLAR Ingressante
JOSE VITOR REIS DA SILVA Ingressante
JULIANA FALCKE ARGOU Ingressante
KAROLAYNE GODINHO MEDEIROS Ingressante
KEURYN PINTO MIRAPALHETA Ingressante
LAURA CORREA BARCELOS Ingressante
LEONARDO FREITAS DE ABREU Ingressante
LIVIA VERGARA DOS SANTOS Ingressante
LUANA MACEDO COELHO Ingressante
LUANA PIASSI OUTEIRO Ingressante
LUCAS SANTANA DE OLIVEIRA Ingressante
LUCAS SCHULZ MILECH Ingressante
LUCIA IARA AMARAL DA SILVA Ingressante
LUISA RAMOS ALDRIGHI Ingressante
LUIS EDUARDO POLLNOW RAASCH Ingressante
LUIZA MIGUELIS CARUSO Ingressante
MARIA CLARA RADTKE GONCALVES Ingressante
MARIA DO CARMO DA CONCEICAO VIEIRA Ingressante
MARIA EDUARDA DE ALMEIDA GONCALVES Ingressante
MARIA EDUARDA LEITE BIANCHIN Ingressante
MARIA LAURA MACHADO OKUYAMA Ingressante
MATHEUS DA COSTA NUNES Ingressante
MAYLA NAIAN ALVES XAVIER Ingressante
MIGUEL DE CASTRO CORREA Ingressante
Nathalia Chivittz Dias Ingressante
Nauhan dos Santos Dias Ingressante
NINA RANGEL DA CUNHA Ingressante
OTAVIO SOLONET GOIA Ingressante
PAMELA RODRIGUES RESENDE Ingressante
PHILLYP PEREIRA DE ALMEIDA Ingressante
RAFAELA PINTO NUNES Ingressante
ROGGER DA SILVA BANDEIRA Ingressante
TAMIRES SILVEIRA DOMINGUES Ingressante
TIAGO FACIO JAVIER DE OLIVEIRA Ingressante
TIAGO VICENTE Ingressante
VANESSA RODRIGUES DE RODRIGUES Ingressante
VERONICA COLVARA BERNARDI PORTO FIGUEIREDO Ingressante
VITORIA BARBOSA CORREA GALLO PESTANO Ingressante
**** Quem deve fazer a prova do ENADE? ****
Os Concluintes!
Concluintes de cursos de Licenciatura: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até 31 de Agosto de 2024; ou aqueles com previ- são de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025.
Todos os alunos concluintes inscritos devem preencher o cadastro e o questionário do estudante, além de realizar a prova que, nesta edição de 2024, acontecerá em 24 de novembro de 2024.
**** Cadastro no site do ENADE****
No período de 02 de setembro a 23 de novembro de 2024, todos os alunos concluintes devem acessar o site do ENADE e realizar o seu cadastro, efetuando o primeiro acesso e preenchendo o formulário de informações pessoais no sistema Enade.
Nessa fase, o estudante deverá incluir o seu CPF, email e telefone para contato, conforme os termos do edital nº 124/2024.
Seu acesso ao sistema Enade será feito na aba “Acessar com gov.br” – “Acessar como Estudante” do Sistema Enade, disponível em enade.inep.gov.br. 0 estudante deverá fazer senha de acesso na plataforma gov.br, e todo o acesso ao sistema Enade será feito com esse login e senha.