Probabilidade estatística do amor à primeira vista

Por Luma Costa        

Livro aborda o romantismo presente nas situações que ocorrem por acaso

E se? E se pegarmos um outro caminho que não o de costume hoje? Se nos atrasarmos quatro minutos por esquecer a chave de casa, ou por nos distrairmos com a vitrine de uma loja? Um simples acaso pode mudar totalmente o rumo de nossas vidas, é nisso que se baseia o livro “A probabilidade estatística do amor à primeira vista”, da autora Jennifer Smith, publicado em 2011 pela editora Galera Record.

Este romance infanto-juvenil brinca com o poder das coincidências e acasos. O enredo começa quando a protagonista Hadley acaba se atrasando quatro minutos e perde um voo para Londres, fato que a leva a trocar de voo e, consequentemente, viajar em uma poltrona ao lado de Oliver, um britânico que ela conhece no aeroporto.

Como se espera, o livro tem enredo relativamente previsível, e durante a viagem os personagens descobrem afinidades que os levam a uma conversa longa que dura o voo todo. Entretanto, por mais que o eixo central do livro seja um romance clichê, a história também aborda questões como mágoa, abandono e perdão, ao retratar a relação de Hadley com o pai, que está se casando novamente após um divórcio conturbado, motivo pelo qual a personagem está indo para Londres, vale ressaltar, contrariada.

Toda essa ambientação, a falta de vontade de Hadley de viajar, a perda do primeiro voo, as primeiras impressões que ela tem de Oliver ainda no aeroporto, reforçam o sentimento de acaso/destino que são a temática do livro. E, mesmo se tratando de uma história juvenil, nos fazem refletir sobre todos os acasos que nos trouxeram até onde estamos hoje, e todos os que ainda vão nos levar por caminhos inimagináveis.

O livro é leve, agradável e de leitura rápida. Não se aprofunda em nenhuma questão complexa, mas cumpre a função de entreter. Pode ser uma boa indicação para leitores iniciantes, adolescentes, que são nitidamente o público-alvo da história, ou até mesmo para quem busca uma leitura de fim de semana.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments