Festival nativista leonense

Reportagem de Igor Vianna e Luciano Coelho –

Levante da Canção Gaúcha cultiva a tradição e valoriza talentos locais –

Escultura homenageia o graniteiro, símbolo do Levante

A música nativista gaúcha é uma veia que pulsa forte no interior do Rio Grande do Sul. O município de Capão do Leão cultiva essa semente da tradição através de um dos grandes festivais desta categoria no Estado, o Levante da Canção Gaúcha, que tem a nova edição prevista para o mês de maio.

O nome surgiu em homenagem aos graniteiros do município, que trabalham na mineração de pedra, o maior potencial econômico da localidade. O levante é o nome dado ao tiro utilizado para a detonação e posterior extração das pedras.

De acordo com Hugo Alexandre Albuquerque, um dos fundadores do Festival, a ideia surgiu em 2008, quando aconteceu a primeira edição, a fim de elevar e inserir a cultura nativista na comunidade leonense. Com base em outros festivais como o Reponte de São Lourenço do Sul e o Terra e Cor de Pedro Osório, a intenção é colocar novos artistas da região junto aos nomes consagrados do nativismo, no mesmo palco. Busca-se, em especial, a inserção de artistas leonenses no cenário. É feita uma triagem em separado dos talentos, chamada de fase local, existente desde a primeira edição do evento, garantindo a participação de quatro composições da cidade no palco e no CD do Festival.

Em 2017, o município de Capão do Leão conta com um novo diretor de Cultura, Everson Maré, que é músico nativista de renome estadual. Ele falou um pouco sobre a perspectiva do Levante da Canção gaúcha para a nova gestão do município. Para Maré, a expectativa é de dar continuidade ao Festival e aumentar ainda mais a participação do público, que já é grande, segundo ele. Os objetivos são propagar e difundir a cultura do Rio Grande do Sul junto à comunidade leonense e proporcionar espaço para o surgimento de novos talentos. O Festival também evidencia e promove o município de Capão do Leão, suas potencialidades culturais, históricas e socioeconômicas.

O Levante teve as seis edições anteriores concomitantes à Festa da Melancia no município, este ano mudará de data e festividade. De acordo com o Diretor de Cultura, em virtude da Festa da Melancia ter sido extinta, o festival acontecerá junto com as festividades de aniversário do município nos dias 5 e 6 de maio, ainda com local indefinido.

Maré explicou que haverá algumas alterações nos moldes do Festival: “A premiação teve mudanças não somente no que se refere à quantia em dinheiro, como também aos troféus oferecidos aos vencedores, que, agora, passam a ter nomes alusivos à história do Município”. As premiações serão os seguintes: “Troféu Levante”, alusivo ao tiro de levante utilizado pelos graniteiros na extração de pedras; “Troféu Emancipação”, alusivo à emancipação política de Capão do Leão; “Troféu Cultura”, que irá premiar o melhor tema sobre Capão do Leão e sua história, alusivo aos aspectos culturais e históricos locais; “Troféu Leopoldo Rassier”, alusivo a um dos maiores intérpretes do Estado e que, além disso, prestou relevante contribuição para a emancipação de Capão do Leão; e “Troféu Santa Luzia”, em respeito à protetora dos graniteiros.

Uma das intenções do festival, conforme foi comentado por Hugo Albuquerque, é a inserção dos artistas leonenses no circuito cultural. O diretor do Festival Everson Maré afirma: “Estamos avaliando a possibilidade de usarmos dois palcos no evento, um para a realização do Levante e dos shows principais, onde também se apresentarão alguns artistas locais, e outro exclusivamente para atrações da cidade durante a Festa de Aniversário do Município e Levante da Canção Gaúcha de Capão do Leão.”

PRIMEIRA PÁGINA