Início do conteúdo

Lançamento Edital PRG para seleção de Projetos de Ensino para Bolsas de 2017

A PRG/UFPel comunica o lançamento do Edital PRG/CPP Nº 003/2017 para a seleção de Projetos de Ensino para Bolsas de 2017. Enfatiza que as Bolsas de Iniciação ao Ensino do Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA) destinam-se à formação acadêmica de discentes regularmente matriculados em cursos de graduação e devem estar necessariamente vinculadas a Projetos de Ensino, subdividindo-se em três categorias:

  • Bolsas de Monitoria, cujo Projeto de Ensino respectivo objetive:
  1. a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação, à retenção e à evasão no(s) curso(s) de graduação da UFPEL, mediante atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento da(s) disciplina(s);
  2. o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da(s) disciplina(s) atendida(s) pela monitoria;
  3. a inserção do discente monitor nas atividades de ensino da(s) disciplina(s) objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.

Não é permitida a atuação de monitor em componentes curriculares de estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (ou similares).

 

  • Bolsas de Projetos de Ensino que objetivam:
  1. a reflexão sobre o contexto do Projeto Pedagógico de Curso, no intuito de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem, através de atividades de caráter temporário e distintas das atividades de monitoria caracterizadas no item 1.1 deste Edital;
  2. a atuação do bolsista no desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes em atividades não disciplinares, a partir do Projeto Pedagógico do Curso.

 

  • Bolsas de Programas Estratégicos Institucionais, cujo Projeto de Ensino respectivo objetive:
  1. um conjunto articulado de ações com caráter institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.
Publicado em 20/04/2017, nas categorias Manchete, Notícias.