Seminário discute a atualização do Plano de Turismo em Pelotas

Na manhã desta quarta-feira (11), no Salão Nobre da prefeitura, aconteceu o Seminário de atualização do Plano Municipal de Turismo de Pelotas. A proposta do seminário, coordenado pelo arquiteto Augusto Portugal, era a reavaliação e atualização do plano de desenvolvimento turístico de 2004, além de também compor o Conselho Municipal de Turismo.

Em seu pronunciamento de abertura, o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, ressaltou o valor turístico da cidade em função do patrimônio histórico. O prefeito também comentou sobre a importância da união do poder público e da iniciativa privada no desenvolvimento do turismo. “O turismo pode significar muito para a nossa cidade, mas isso só acontecerá na medida em que estivermos unidos e articulados”, disse.

O projeto foi apresentado pelo palestrante convidado, o professor e pesquisador do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná, José Gândara, e mostrava um diagnóstico da situação turística feito no município de Foz do Iguaçu em 2006. “Os resultados desse diagnóstico foram muito positivos para Foz”, ele comenta, “ao longo dos cinco anos seguintes eles evoluíram muito, considerando o que tinha sido levantado naquela época. Como Pelotas queria fazer a revisão do plano de 2004, nós fizemos algumas adaptações para poder, em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo, pensar melhor a questão de como Pelotas quer ser enquanto ao turismo e identificar os elementos potenciais para que ela atinja essa meta”.

No seminário também estavam presentes, entre outros, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, que salientou a importância de transformar o potencial histórico da cidade em produto turístico, o coordenador da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC-UFPel), professor Adalberto dos Santos, a gerente de gestão e projetos da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), Alessandra Ferreira, e o representante do Sindicato de hotéis, bares, restaurantes e similares, Marcelo Curi.

Publicado em 12/06/2014, na categoria Notícias.