Início do conteúdo
    Notícias
  • Palestra com a Profª Drª Elisa Lucarelli

    É com grande satisfação que a Pró-Reitoria de Ensino convida as(os) interessadas(os) para a palestra “A relação teoria-prática como articuladora da formação acadêmica. Dialogando com experiências da Universidade de Buenos Aires”, que será ministrada pela professora , na data de 01 de dezembro, próxima sexta-feira, às 10 horas da manhã, no Auditório do Campus II do ICH, à Rua Almirante Barroso, 1202, sala 309.

    A iniciativa da vinda da professora Elisa Lucarelli é da Faculdade de Educação, que oportunizou ofertarmos uma apresentação para todas(os) docentes interessadas(os) na importante temática da pedagogia universitária, da qual temos nos dedicado intensivamente, reconhecendo a sua importância para a o ensino superior de qualidade que almejamos sempre oferecer.
    Aguardamos a presença de todas, todos e todes!

     

  • Convite para Painel Temático na 9ª SIIEPE

    O Grupo de Interlocução Pedagógica, com apoio da CPU e da PRE, oferece o Painel Temático: Debatendo avaliação do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior, na 9ª SIIEPE, nesta quarta-feira, 22/11, das 14h às 17h30, no auditório do CEHUS.

    O painel se destina à docentes da UFPEL. Estão sendo oferecidas 50 vagas.

    Venha participar!

    Inscrições no link: https://forms.gle/GmZHPMrkv7CMWLpq6

     

  • Formação Continuada para docentes da Faculdade de Odontologia

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promoverá a formação “Encontro sobre avaliação do ensino-aprendizagem: reflexões sobre concepções e práticas avaliativas”, destinada a atender o corpo docente da Faculdade de Odontologia.

    A Formação será ministrada pela Profa. Dra. Flávia Marchi Nascimento (UFPel) em dois encontros nos dias 27/10/23 e 10/11/23, das 14h às 17h, na sala 707 da Faculdade de Odontologia.

    IMPORTANTE:

    Para se inscrever na formação, acesse o link: https://forms.gle/CeQQN2oentgdvp8q6

    Participantes receberão o certificado com as horas correspondentes à formação

    Para dúvidas, contate-nos no e-mail nufor.ufpel@gmail.com ou telefone (53) 3284 4076

  • II Formação para Núcleos Docentes Estruturantes da UFPel

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Articulação com as Coordenações de Curso (NUAC), promove a “II Formação para Núcleos Docentes Estruturantes da UFPel” a realizar-se nos dias 16 e 18 de agosto de 2023, no Auditório do Campus II do ICH (Rua Almirante Barroso, 1202, sala 309).

    Visando atender ao grande número de docentes que atuam nos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) da instituição, a formação vai ofertar duas turmas. As atividades da primeira turma (T1) acontecerão no dia 16/08 e da segunda turma (T2) no dia 18/08. Desse modo, no ato da inscrição o participante deverá se inscrever em apenas uma das turmas oferecidas, conforme disponibilidade.

    O evento objetiva subsidiar o trabalho dos NDEs na criação e/ou atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação e destacar a importância de sua atuação para a qualificação contínua da universidade pública e gratuita.

    A formação é constituída por apresentações de representantes dos setores da universidade que estão diretamente envolvidos na gestão dos Cursos de Graduação e atuação dos NDEs. Poderão inscrever-se docentes integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos de Graduação da UFPel.

    IMPORTANTE:

    As inscrições estarão abertas até o dia 15/08 e as vagas são limitadas.

    CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CURSO

    Para receber o certificado o participante deverá assinar a lista de presença nos dois turnos (manhã e tarde) da formação.

    Para dúvidas, contate-nos através do e-mail: nuac.ufpel@gmail.com ou telefone (53) 3284-4076

  • XII Formação de Professores Ingressantes da UFPel

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promove a XII Formação de Professores Ingressantes da UFPel a se realizar, conforme o calendário acadêmico, entre os dias 24 e 28 de abril de 2023, no formato presencial. O evento que ocorre semestralmente promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da Docência no Ensino Superior.

    O curso é dividido em dois módulos independentes, de 20 horas cada, sendo o Módulo I realizado no turno da manhã e o Módulo II no turno da tarde. O curso ocorrerá de forma concentrada durante a semana e totalizará as 40 horas. Destaca-se que o cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do COCEPE de maio de 2017.

    O Módulo I apresentará questões estruturais da Universidade, bem como as Pró-Reitorias e Coordenações. Além disso, será oferecido um Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel, na sexta-feira (28/04) das 13h30 até às 17h30. Esta ação é direcionada aos professores recém chegados à casa, para conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a Instituição de Ensino.


    Já o Módulo II abordará temas pedagógicos que envolvam a formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária.

    Ressalta-se que esta formação está prevista no calendário acadêmico, nesse sentido é importante que os professores ingressantes organizem e reservem este período para participar das atividades do programa de formação de ingressantes.

    ATENÇÃO:

    Para receber o certificado, o participante deverá concluir no mínimo 75% das atividades do (s) módulo (s) que se inscreveu. O formulário de inscrição consta no seguinte endereço
    eletrônico: https://forms.gle/zeeA7awXW1yEDPNz7 

    IMPORTANTE:

    As inscrições estarão abertas até o dia 21/04/2022.

    O Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel será realizado com apoio do ônibus da UFPel, que fará o deslocamento da atividade entre os vários prédios/campus da UFPel. O ponto de saída e chegada será a parada de ônibus localizada no Campus Porto/Anglo e os detalhes da atividade serão informados durante a realização do evento por meio do e-mail indicado no formulário de inscrição.

    O restante das atividades ocorrerão presencialmente no Auditório da Reitoria da UFPel localizado no campus Porto/Anglo.

    Para dúvidas, contate-nos através do e-mail: nufor.ufpel@gmail.com ou telefone (53) 3284-4076

  • V Formação para Coordenações de Curso da UFPel

    A Pró Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas tem dedicado parte significativa dos seus esforços na melhoria dos índices de ingresso e diplomação dos estudantes de graduação, promovendo ações de aproximação com as escolas da região, bem como realizando debates nas Unidades Acadêmicas acerca dos dados coletados pela Seção de Dados Acadêmicos.

    “V Formação para Coordenações de Curso da UFPel: Desafios do Ingresso à Diplomação” oferecerá encontros para Coordenadoras e Coordenadores ingressantes no cargo, que buscam informações básicas sobre os setores da universidade que mais se relacionam com a gestão dos cursos de graduação e palestras sobre os temas do ingresso e da diplomação, visando contribuir para o trabalho de Coordenadoras e Coordenadores que buscam subsídios para a construção de propostas de ações de combate à evasão e retenção de estudantes.

    Esta formação acontecerá presencialmente, no Auditório da Reitoria, entre os dias 10 e 13 de abril de 2023, no turno da manhã das 8h30 às 11h30 e no turno da tarde das 14h às 17h. Ressalta-se que apenas a Palestra da Professora Maria Isabel Cunha, será realizada no Auditório do CEHUS.

    Serão aceitas inscrições de Coordenadoras e Coordenadores de Cursos de Graduação e Coordenadoras e Coordenadores Adjuntos. Todas as atividades ocorrerão presencialmente e para receber certificação o(a) participante deverá realizar prévia inscrição e assinar a lista de presença das atividades que participou. A inscrição será por adesão às atividades oferecidas na programação, conforme o formulário a seguir: https://forms.gle/7b3CwXT9T5HU6sLF9

    Para dúvidas, contate-nos através do e-mail: nuac.ufpel@gmail.com ou telefone (53) 3284-4076

  • IV Semana de Diálogos Acadêmicos

    Prezadas e Prezados Docentes da UFPel!

    Conforme o nosso Calendário Acadêmico, o período de Planejamento Acadêmico dos Colegiados estende-se de 23 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023.

    A fim de contribuir com o trabalho de planejamento e proporcionar a integração entre os Colegiados de Cursos e as demais instâncias de planejamento do âmbito didático da universidade, a Vice-Reitoria e a Pró-Reitoria de Ensino tem ofertado, desde 2021, a Semana de Diálogos Acadêmicos da UFPel, debatendo temas que são relevantes para o momento de planejamento e início de semestre, bem como questões de caráter mais estratégico para o desenvolvimento do ensino superior.

    Nesta edição, a proposta da é debater o tema “Educação e Democracia: o lugar das Instituições Federais de Ensino no contexto brasileiro”, considerando o momento político, econômico e social que vivenciam as nossas universidades públicas e conta com a seguinte programação:

    13/02/2023, 10h, Palestra com a Professora Maria do Socorro de Lima Oliveira (UFRPE), Coordenadora Nacional do COGRAD/ANDIFES. A Professora Úrsula Rosa Silva será a debatedora.

    13/02/2023, 14h, Painel com os Pró-Reitoras de Graduação e Ensino. Maria de Fátima Cóssio (UFPEL), Shirley Grazieli da Silva Nascimento (UNIPAMPA) e Sibele da Rocha Martins (FURG).

    O evento acontecerá no Auditório da Reitoria e será transmitido pelas redes sociais da UFPel. A palestra da professora Maria do Socorro será por videoconferência e o painel com as Pró-Reitoras será presencial, venha participar.

  • XI Curso de Formação de Professores Ingressantes da UFPel

    Prezados (as),

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promove a XI Formação de Professores Ingressantes da UFPel a se realizar, conforme o calendário acadêmico, entre os dias 03 e 07 de outubro de 2022, no formato presencial. O evento que ocorre semestralmente promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da Docência no Ensino Superior. 

    O curso é dividido em dois módulos independentes, de 20 horas cada, sendo o Módulo I realizado no turno da manhã e o Módulo II no turno da tarde. O curso ocorrerá de forma concentrada durante a semana e totalizará as 40 horas. Destaca-se que o cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do COCEPE de maio de 2017.

    O Módulo I apresentará questões estruturais da Universidade, bem como as Pró-Reitorias e Coordenações. Além disso, será oferecido um Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel, na sexta-feira (07/10) das 13h30 até às 17h30. Esta ação é direcionada aos professores recém chegados à casa, para conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a Instituição de Ensino.

    Já o Módulo II abordará temas pedagógicos que envolvam a formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária.

    Ressalta-se que esta formação está prevista no calendário acadêmico, nesse sentido é importante que os professores ingressantes organizem e reservem este período para participar das atividades do programa de formação de ingressantes.

    ATENÇÃO:

    Para receber o certificado, o participante deverá concluir no mínimo 75% das atividades do (s) módulo (s) que se inscreveu.

    IMPORTANTE:

    As inscrições estarão abertas até o dia 30/09/2022 e as vagas são limitadas.

    O Roteiro pelo Patrimônio Cultural Edificado da UFPel será realizado com apoio do ônibus da UFPel, que fará o deslocamento da atividade entre os vários prédios/campus da UFPel. O ponto de saída e chegada será a parada de ônibus localizada no Campus Porto/Anglo e os detalhes da atividade serão informados durante a realização do evento por meio do e-mail indicado no formulário de inscrição.

    O restante das atividades ocorrerão presencialmente no Auditório da Reitoria da UFPel localizado no campus Porto/Anglo.

    CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CURSO

    Para dúvidas, contate-nos através do e-mail: nufor.ufpel@gmail.com ou telefone (53) 3284-4076


  • I Formação para Núcleos Docentes Estruturantes da UFPel

    A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Articulação com as Coordenações de Curso (NUAC), promove a “I Formação para Núcleos Docentes Estruturantes da UFPel” a realizar-se nos dias 14 e 16 de setembro de 2022, no Auditório da Reitoria.

    Visando atender ao grande número de docentes que atuam nos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) da instituição, a formação vai ofertar duas turmas. As atividades da primeira turma (T1) acontecerão no dia 14/09 e da segunda turma (T2) no dia 16/09. Desse modo no ato da inscrição o participante deverá se inscrever em apenas uma das turmas oferecidas, conforme disponibilidade.

    O evento objetiva subsidiar o trabalho dos NDEs na criação e/ou atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação e destacar a importância de sua atuação para a qualificação contínua da universidade pública e gratuita.

    A formação será constituída por apresentações de representantes dos setores da universidade que estão diretamente envolvidos na gestão dos Cursos de Graduação e atuação dos NDEs. Poderão inscrever-se docentes integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos de Graduação da UFPel.

    IMPORTANTE:

    Todas as atividades ocorrerão presencialmente no Auditório da Reitoria da UFPel localizado no campus Porto/Anglo e para receber o certificado o participante deverá assinar a lista de presença nos dois turnos (manhã e tarde) da formação.

    Para dúvidas, contate-nos através do e-mail: nuac.ufpel@gmail.com ou telefone (53) 3284-4076

    CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CURSO

           

  • Aula inaugural da UFPel aborda Educação Ambiental na extensão


    A educação ambiental é relação, encontro, diálogo, contato – e não se limita a um projeto: trata-se de um processo. Essa foi a tônica da reflexão trazida pela professora Márcia dos Santos Ramos Berreta, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), na Aula Inaugural do semestre da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No evento, realizado nesta sexta-feira (12) no Centro de Artes, a convidada, ligada à unidade Hortênsias da Uergs, no município de São Francisco de Paula, trouxe a experiência da educação ambiental no local e traçou um panorama do que se entende pela atividade especialmente no âmbito do fazer extensionista.


    De acordo com a professora, o ambiente está no coração de qualquer projeto de educação. Mas o ambiente como tal não é o objeto da educação ambiental. O foco desta será a relação que se tem com o ambiente. Conforme a docente, a educação ambiental não é uma “forma” de educação nem uma ferramenta para resolução de problemas ou gestão do meio ambiente. “É uma dimensão essencial da educação fundamental que diz respeito a uma esfera de interações que está na base do desenvolvimento pessoal e social: a da relação com o meio em que vivemos, com essa ‘casa’ compartilhada”, pontua.


    Para abordar a questão, Márcia traz a voz da autora Lucie Sauvé, para a qual a educação ambiental sustenta-se em três pilares: o engajamento cívico e acadêmico; aprendizado coletivo, pesquisa participativa e ação social; e “compartilhar” como palavra de ordem.

    Na avaliação da docente, o diálogo com os estudantes e comunidade é fundamental para fomentar a reflexão de que a ação de cada pessoa interfere no todo. “Não se pode desperdiçar o momento de reflexão, de conversa, de contato. A gente vive num coletivo e tudo está interligado. A educação ambiental é uma resposta política. Se não tiver o princípio da reflexão, da crítica, da cidadania, não cria capacidades e relações desenvolvidas: é só um mero projeto. E para educação ambiental não há receita de bolo”, salienta.


    A palestrante lembrou ainda que a área exige que se pense além das “caixinhas” para que as perspectivas educacional – para o desenvolvimento integral dos indivíduos e grupos sociais – e pedagógica – para enriquecer as formas de ensino e aprendizagem – se estabeleçam. “Educação ambiental é discutir, escutar, apresentar, conversar, contrapor, apoiar. São impressionantes os resultados que observamos na Uergs com os alunos que fazem extensão universitária. O amadurecimento do estudante na universidade ocorre muito rápido e isso reflete nas aulas e nas relações fraternas entre eles”, avalia. Assim, através da extensão se propiciam a democratização do conhecimento, a participação efetiva da comunidade na atuação da universidade e a produção acadêmica resultante da realidade. “Se isso não está acontecendo, tenho que repensar”, alerta.

    A professora destacou também que é necessário estar preparado para a universidade do século 21, mapear e evidenciar o que já se faz e fortalecer a formação universitária com os processos e movimentos empáticos entre sociedade e universidade. De acordo com ela, a extensão promove a renovação e a ampliação do conceito de “sala de aula”, que deixa de ser o lugar privilegiado para o ato de aprender, adquirindo uma estrutura ágil e dinâmica, caracterizada por uma efetiva aprendizagem recíproca de estudantes, servidores e sociedade, ocorrendo em qualquer espaço e momento, dentro e fora da universidade. “A Educação Ambiental tem em sua particularidade a capacidade de transformar pela aprendizagem o estudante e o cidadão, possibilitando o pensamento crítico, consciente, competente e criativo capaz de participar do debate político e contribuir com a sua realidade social, política, ecológica”, finalizou.

    Projetos

    Durante a explanação, Márcia falou sobre os projetos Curiaçu – que busca restabelecer e firmar os laços culturais e preservacionistas com a Floresta Nacional de Canela, por meio do incentivo à educação ambiental – e Fala Serrano, programa de rádio com entrevistas com especialistas em vários temas socioambientais. A convidada contou também sobre a iniciativa Berço das Águas, que envolve mapeamento e diagnóstico de nascentes da Região das Hortênsias, e Raízes, que tem o objetivo de valorizar as práticas socioeconômicas, turísticas e ambientais da agricultura familiar das localidades rurais de São Francisco de Paula.

    Desafio às universidades

    A Pró-Reitora de Ensino da UFPel, Fátima Cóssio, destacou na ocasião que as instituições de ensino ainda estão buscando formas de se relacionar com suas comunidades. “Muitas coisas se faz, sabemos dessa importância, mas acredito que a grande contribuição que podemos dar é propiciar condições de pensamento autônomo e contribuir na formação de pessoas que possam conviver com o mundo de maneiras diferentes. Precisamos nos recuperar como gente e como sociedade”, destacou.

    A Vice-Reitora, Úrsula Silva, assinalou que o desafio é que cada curso possa pensar no ambiente a partir de sua área. “Foi um momento propício para muitas reflexões sobre o desafio de articular ensino, pesquisa e extensão”.

    Assista

    A Aula Inaugural pode ser assistida na íntegra no canal da UFPel no YouTube.