Meningioma Psamomatoso

 Resenha: Canino, Huky Siberiano,macho, 6 anos 

Histórico clínico: O cão apresentava sinais clínicos de crises convulsivas sucessivas . Como não havia a remissão dos sinais clínicos apesar  da terapia anti-convulsivante, o cão foi eutanasiado e encaminhado para necropsia.

NecropsiaObservou-se uma massa com cerca de 2cm de diâmetro, esbranquiçada e pedunculada na região frontal do hemisfério cerebral esquerdo. Ao corte era também esbranquiçada e apresentava centro escurecido.

image1681 image1672

Histopatologia: As células do neoplasma estavam dispostas em forma de ninhos cujo centro era composto de material basofílico concêntrico e calcificação. Havia pleomorfismo celular e as células neoplásicas apresentavam citoplasma eosinofílico, com núcleos alongados, basofílicos e nucléolo evidente.

image1671image1709

Comentário: As neoplasias do sistema nervoso são relativamente raras em medicina veterinária Apesar disto foram relatadas em muitas espécies domésticas como no cão. Gasyo e bovinos. Os meningiomas são tumores benignos de células e elementos das meninges. Existe uma grande variedade de padrões histológicos dos meningiomas, sendo classificados em meningoepitelial, fibroblástico, transicional, psamomatoso, papilar, microcístico, mixóide, angiomatoso e atípico. O caso apresentado consiste de um meningioma desisgnado como psamomatoso. Este, caracteriza-se microscopicamente pela disposição concêntrica das células em forma de redemoinho, lembrando um bulbo de cebola.

Embora os meningiomas sejam benignos, eles podem causar efeitos graves pois comprimem o parênquima cerebral ou medular adjacente, fato que ocorreu neste caso.

Autores: Juliana Graciela Souza, Thomas Normanton Guim, Josiane Bonel