Início do conteúdo
    Notícias
  • LEUR divulga Anais do Seminário sobre Hortas Urbanas

     

    O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, divulgou os Anais do XVIII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais: Diálogos sobre Hortas Urbanas e Sustentabilidade na Cidade, realizado de 25 a 29 de abril de 2022.

    A publicação apresenta os textos selecionados e apresentados durante o evento e está disponível para acesso na página do LEUR no seguinte link: ANAIS DO XVIII SEUR 2022: HORTAS URBANAS

    © Está autorizada a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de ensino, pesquisa e extensão, sem fins comerciais, desde que citada a fonte.

    Referência aos Anais do XVIII SEUR como um todo:

    SEMINÁRIO DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS, 18., 2022, Pelotas. Anais […]. Pelotas: Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, 2022. 234p. Tema: Diálogos sobre Hortas Urbanas e Sustentabilidade na Cidade. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/seur/files/2022/11/Anais_XVIII_SEUR-FINAL.pdf. Acessado em:

    Boa leitura.

  • XVIII SEUR já está no ar

    O site do XVIII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (XVIII SEUR) já está no ar. Lá você poderá encontrar todas as informações já disponíveis sobre o evento.

    SEUR é o Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, organizado anualmente pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR), do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

    Atualmente, em sua 18ª edição, o SEUR se constituiu em um dos mais longevos eventos de Geografia no Rio Grande do Sul. Com isso, se conseguiu atingir o propósito inicial de manter um evento de sistematização dos trabalhos sobre o espaço urbano, regional e temas correlatos, na metade sul do Rio Grande do Sul.

    O Seminário de Estudos Urbanos e Regionais realizado pelo LEUR, conta em sua base com os trabalhos coletivos de alunos da graduação, pós-graduação, professores do LEUR, e também com o trabalho de colaboradores e parceiros que ano após ano estão envoltos em cada detalhe das edições do SEUR. Por esse motivo (e por muitos outros) reafirmamos o compromisso acadêmico e social da realização de cada novo SEUR, repleto de interações e integrações e, principalmente, discussões que auxiliam nos trabalhos e no pensar geográficos.

    Nesta edição, a realização do SEUR conta com o apoio do grupo de pesquisa e extensão acadêmica Hortas Urbanas, uma equipe interdisciplinar que atua desde 2017, sendo composta por acadêmicos e professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nas áreas de Geografia, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Engenharia Sanitária e Ambiental, Biologia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Gastronomia e Sociologia, além da Universidade Federal de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

    Para saber mais sobre o projeto, visite a página web Horta Urbanas. Visite também nossas redes sociais, no Instagram e no Facebook, acompanhando um pouco mais da atuação deste importante grupo de pesquisa e extensão à comunidade pelotense.

    DIÁLOGOS SOBRE HORTAS URBANAS E SUSTENTABILIDADE

    Desde que os seres humanos iniciaram sua jornada pelo Planeta Terra eles foram se adaptando às condições deste ecossistema e passaram a produzir o espaço. No início eram nômades, mas depois passaram a ser sedentários e esta produção do espaço se acentuou, surgiram os campos de produção agrícola, as pastagens, as cidades, o estado, as grandes cidades.

    E chegamos ao século XXI com uma imensa população vivendo nas cidades. E desenvolvemos um meio técnico científico-informacional jamais visto, no qual temos tecnologia para sair da órbita terrestre, possibilidade de comunicação síncrona e assíncrona por meio virtual, possibilidade de produzir alimentos ultra processados, de combater insetos invasores com uso de químicas sofisticadas, de fazer transplantes de rins, fígado, coração e outros órgãos para salvar vidas.

    Mas, também  iniciamos, no século XXI, com o aumento da temperatura da atmosfera, do oceano e da superfície terrestre. E com isto todos temos sentido mudanças climáticas. E igualmente, iniciamos este século mantendo velhas desigualdades, com fome e miséria.

    A humanidade avançou em certos aspectos, mas em outros temos graves problemas, e precisamos fazer alguma coisa. É necessário construir diálogos multidisciplinares para que a grande capacidade humana de se adaptar se transforme em uma capacidade de viver com qualidade de vida para nós e junto com a natureza, em especial nas cidades onde vivem milhões de pessoas.

    XVIII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais – Diálogos Internacionais sobre Hortas Urbanas e Sustentabilidade nas cidades é uma oportunidade importante para mobilizar discentes e docentes acadêmicos, que têm como tema de trabalho a questão da sustentabilidade ambiental urbana, discutindo suas investigações, contribuindo para que a década da ação, não fique no papel.

    O objetivo deste seminário é reunir as áreas das humanidades, saúde, engenharias, ciências da natureza, nutrição, agrárias, entre outras, para debater a sustentabilidade ambiental urbana, nas suas diferentes facetas, pensando em um início de século que seja marcado por uma revolução da relação do homem com a natureza.

  • XVII SEUR 2021: veja tudo o que precisa saber para participar

    XVII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais

    (XVII SEUR)

    Sejam bem-vindos e bem-vindas ao XVII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (XVII SEUR), evento promovido anualmente no âmbito do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, sob a coordenação do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR).

    Acesse AQUI  a página do evento.

    O tema escolhido para a décima sétima edição deste já tradicional evento acadêmico da Geografia brasileira discutirá “Os Estudos Urbanos e Regionais: Desafios Contemporâneos”. A temática tem por finalidade analisar as perspectivas atuais diante do panorama de incertezas no qual nos encontramos. Por certo que a tendência geral da sociedade aponta para muitas permanências, em termos sociais, políticos e culturais. Entretanto, a grave crise sanitária imposta pelo COVID-19 inaugurou um quadro de rupturas, capazes de promover alterações profundas nos pensamentos e nas ações da sociedade que, via de consequência, introduziram mudanças também na organização do espaço.

    As discussões propostas para o evento pretendem debater as permanências e as rupturas existentes na contemporaneidade, como forma de melhor compreender o papel da Geografia na organização socioespacial do mundo contemporâneo, entendendo as novas lógicas, formas, funções, estruturas e processos que compõem nossa realidade.

    O Seminário de Estudos Urbanos e Regionais advém do propósito inicial de manter um evento de sistematização dos trabalhos sobre o espaço urbano, regional e temas correlatos, na metade sul do Rio Grande do Sul, congregando, neste processo, uma base coletiva de trabalho com alunos da graduação, pós-graduação e professores, além de colaboradores e parceiros que ao longo destes dezessetes anos de história ajudam a constituir o debate e a reflexão acerca dos estudos urbanos, regionais e geográficos.

    O evento é direcionado a pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de áreas vinculadas às temáticas do evento. Também são bem-vindos professores/as do ensino básico. A expectativa é que esta oportunidade, embora à distância, permita uma maior aproximação entre alunos, professores e grupos de pesquisa nessa área do conhecimento para que o debate sobre essa temática seja fortalecido e possa oferecer reflexões cada vez mais consistentes sobre essa matéria que envolve diretamente a vida cotidiana da população brasileira.

    Para saber mais sobre o Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, visite a página do XVII SEUR e saiba mais sobre as edições anteriores do evento.

  • Coordenação prepara o XVII SEUR em 2021

    A Coordenação do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais está se preparando para organizar a XVII edição do Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, a ser realizado no segundo semestre de 2021.

    Haverá reunião com todos/as integrantes do Laboratório com a finalidade de avançar na proposta da coordenação, no sentido de que sejam oferecidas lives em dias alternados de várias semanas durante os meses de outubro e novembro, configurando uma edição on line.

    Diversos contatos já foram feitos e, em seguida, serão divulgados maiores detalhes da organização do evento.

  • Acesso às lives do XVI SEUR no Youtube

    Para acessar as lives desse XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais no Youtube, basta que você acompanhe os links abaixo.

    1. Palestra de abertura do XVI SEUR ocorrida no dia 01 de dezembro de 2020, com a temática Crises, conflitos e alternativas no espaço urbano brasileiro pela Profa. Dra. Maria Adélia Aparecida de Souza (Geografia/USP), clique aqui.
    2. Palestra II, realizada no dia 02 de dezembro de 2020, com a temática MARGENS: Múltiplas Formas de Ocupar, Habitar e Resistir no Espaço Urbano, pela Profª Dra. Louise Prado Alfonso (Antropologia/ UFPel), clique aqui.
    3. Palestra III que acontecerá hoje (03), com a temática Prostituição, Espaço Urbano e Práticas Cotidianas de Resistência Travesti pelo Prof. Dr. Marcio Jose Ornat (Geografia/UEPG), clique aqui.

    Para ficar por dentro de todas as atividades realizadas no XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (Pré-SEUR, Prêmio Professor Mario Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia e as atividades do SEUR), clique aqui e esteja convidado/a/e a se inscrever no canal do LEUR no Youtube.

  • Está no ar a exposição Conflitos: cidades que constroem a cidade

    Dezembro chegou e com ele a oportunidade de conhecer novas perspectivas sobre a cidade!

    É com imenso prazer que apresentamos a exposição “Conflitos: cidades que constroem a cidade”, uma parceria entre o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) e o Projeto de Pesquisa Margens: Grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas, vinculado ao Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR), para a 16ª edição do Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (SEUR).

    Você sabe o que é conflito? Você sabe como os conflitos estão presentes nos nossos cotidianos?

    Os conflitos estão presentes todos os dias em nossas vidas, nas relações entre humanos e não-humanos, na água que escoa pelo esgoto, na Parada LGBTQ+, na cerveja no Mercado Público num fim de tarde, ao pedir comida, ao chamar Uber, nos caminhos que traçamos na cidade, no novo pixo do prédio da faculdade e assim por diante. Os conflitos estão por toda parte.

    A exposição “Conflitos: cidades que constroem a cidade” tem como objetivo apresentar algumas destas territorialidades que permeiam as relações nos processos de fazer cidade.
    Essa exposição, completamente em formato virtual, é lançada hoje (01) e você consegue acessá-la clicando na imagem a baixo. Desde já, a Equipe Organizadora do XVI SEUR agradece imensamente a parceria e o excepcional trabalho criado, lapidado, elaborado e agora trazido a público por colegas e grandes parceiros/as do Margens. Com certeza a ciência e nossos conhecimentos se fortalecem a partir das trocas realizadas. Ganhamos nós e ganham também nossas comunidades.

    Agora confere a exposição lá no site do Margens e depois nos conta o que achou, basta fazer uma publicação e marcar o @Geeurbano e o @Seur.leur.ufpel via Instagram.

  • Disponível a listagem de trabalhos aceitos ao XVI SEUR

    Já está disponível na página oficial do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais a listagem dos trabalhos aprovados à apresentação para essa edição do evento.

    Você pode acessar a listagem aqui.

    Para essa edição, completamente em formato virtual, o SEUR contará com 28 trabalhos encaminhados à Comissão Científica do evento e aprovados à apresentação.

    Visando a interação entre diferentes áreas do conhecimento, para essa edição foram disponibilizadas pesquisas oriundas de diversos Estados e instituições do Brasil, chegando às temáticas de pesquisa para além do território nacional.

    Importante destacar que a comunidade (acadêmica e não acadêmica) é de extrema importância enquanto agente de fomento dos diálogos, para tanto, questionamentos e dúvidas podem ser deixados aos autores por meio de comentários nos banner de apresentações, que estarão  disponíveis aqui no site oficial do evento a partir de amanhã (01).

    As palestras ocorrerão durante os dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2020, a partir das 19h no canal do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais no Youtube e na página do LEUR no Facebook. Você pode conferir a programação completa do evento aqui.

    Desde já, a Comissão Organizadora do XVI SEUR agradece imensamente a participação de todas e de todos em mais uma edição desse evento organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais.

  • Está disponível o modelo de banner do XVI SEUR

    Atenção comunidade do SEUR, está disponível na aba “XVI SEUR – Envio de banner” o modelo padrão que devem ser encaminhados os banners de trabalhos aceitos à Comissão Científica do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais.

    As apresentações de trabalhos ocorrerão em novo formato, sendo ele por meio de banner, sem a apresentação oral de autores.

    O arquivo deve ser encaminhado à Comissão Científica do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais em formato PNG.

    O período para envio de banners estará aberto até 29 de novembro de 2020, às 23h59.

    O banner deve ser encaminhado ao e-mail comissaocientificaxvseur@gmail.com respeitando as diretrizes dispostas no corpo do arquivo.

    Os arquivos serão disponibilizados publicamente nas páginas oficiais do evento a partir do dia 01 de dezembro de 2020.

    Você pode acessar o  modelo padrão para envio de banner aqui.

  • Quarta Circular XVI SEUR

    Olá comunidade SEURiana, voltamos!

    É com grande satisfação que trazemos a público a Quarta Circular do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2020 em formato totalmente virtual.

    As pautas apresentadas nesse documento dizem respeito a: 1) Programação Geral do Evento; 2) Abertura do período de Inscrições para ouvintes; 3) Canal oficial das transmissões do evento; 4) Realização do Pré-SEUR (Programa de lives com temáticas relacionadas às discussões desta edição do evento).

    Para acessar a Quarta Circular, clique aqui.

  • Terceira Circular do XVI SEUR

    Olá comunidade acadêmica, é com grande satisfação que retomamos as atividades do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais retorna, agora em formato totalmente virtual, trazendo à público a Terceira Circular dessa edição.

    Comunicamos as novas definições sobre a estrutura geral do evento, tendo como pauta as novas datas do XVI SEUR (01, 02 e 03 de dezembro de 2020), a suspensão do Dossiê a ser publicado no Periódico Geographia Meridionalis, e, a reestruturação da modalidade de envio de trabalhos e novas datas para submissão das comunicações.

    Para acessar a Terceira Circular com todas as definições e novo modelo de trabalhos, clique aqui.

    Atenciosamente, Comissão Organizadora do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais.