Está no ar a exposição Conflitos: cidades que constroem a cidade

Dezembro chegou e com ele a oportunidade de conhecer novas perspectivas sobre a cidade!

É com imenso prazer que apresentamos a exposição “Conflitos: cidades que constroem a cidade”, uma parceria entre o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) e o Projeto de Pesquisa Margens: Grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas, vinculado ao Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR), para a 16ª edição do Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (SEUR).

Você sabe o que é conflito? Você sabe como os conflitos estão presentes nos nossos cotidianos?

Os conflitos estão presentes todos os dias em nossas vidas, nas relações entre humanos e não-humanos, na água que escoa pelo esgoto, na Parada LGBTQ+, na cerveja no Mercado Público num fim de tarde, ao pedir comida, ao chamar Uber, nos caminhos que traçamos na cidade, no novo pixo do prédio da faculdade e assim por diante. Os conflitos estão por toda parte.

A exposição “Conflitos: cidades que constroem a cidade” tem como objetivo apresentar algumas destas territorialidades que permeiam as relações nos processos de fazer cidade.
Essa exposição, completamente em formato virtual, é lançada hoje (01) e você consegue acessá-la clicando na imagem a baixo. Desde já, a Equipe Organizadora do XVI SEUR agradece imensamente a parceria e o excepcional trabalho criado, lapidado, elaborado e agora trazido a público por colegas e grandes parceiros/as do Margens. Com certeza a ciência e nossos conhecimentos se fortalecem a partir das trocas realizadas. Ganhamos nós e ganham também nossas comunidades.

Agora confere a exposição lá no site do Margens e depois nos conta o que achou, basta fazer uma publicação e marcar o @Geeurbano e o @Seur.leur.ufpel via Instagram.

Disponível a listagem de trabalhos aceitos ao XVI SEUR

Já está disponível na página oficial do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais a listagem dos trabalhos aprovados à apresentação para essa edição do evento.

Você pode acessar a listagem aqui.

Para essa edição, completamente em formato virtual, o SEUR contará com 28 trabalhos encaminhados à Comissão Científica do evento e aprovados à apresentação.

Visando a interação entre diferentes áreas do conhecimento, para essa edição foram disponibilizadas pesquisas oriundas de diversos Estados e instituições do Brasil, chegando às temáticas de pesquisa para além do território nacional.

Importante destacar que a comunidade (acadêmica e não acadêmica) é de extrema importância enquanto agente de fomento dos diálogos, para tanto, questionamentos e dúvidas podem ser deixados aos autores por meio de comentários nos banner de apresentações, que estarão  disponíveis aqui no site oficial do evento a partir de amanhã (01).

As palestras ocorrerão durante os dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2020, a partir das 19h no canal do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais no Youtube e na página do LEUR no Facebook. Você pode conferir a programação completa do evento aqui.

Desde já, a Comissão Organizadora do XVI SEUR agradece imensamente a participação de todas e de todos em mais uma edição desse evento organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais.

Está disponível o modelo de banner do XVI SEUR

Atenção comunidade do SEUR, está disponível na aba “XVI SEUR – Envio de banner” o modelo padrão que devem ser encaminhados os banners de trabalhos aceitos à Comissão Científica do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais.

As apresentações de trabalhos ocorrerão em novo formato, sendo ele por meio de banner, sem a apresentação oral de autores.

O arquivo deve ser encaminhado à Comissão Científica do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais em formato PNG.

O período para envio de banners estará aberto até 29 de novembro de 2020, às 23h59.

O banner deve ser encaminhado ao e-mail comissaocientificaxvseur@gmail.com respeitando as diretrizes dispostas no corpo do arquivo.

Os arquivos serão disponibilizados publicamente nas páginas oficiais do evento a partir do dia 01 de dezembro de 2020.

Você pode acessar o  modelo padrão para envio de banner aqui.

Quarta Circular XVI SEUR

Olá comunidade SEURiana, voltamos!

É com grande satisfação que trazemos a público a Quarta Circular do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2020 em formato totalmente virtual.

As pautas apresentadas nesse documento dizem respeito a: 1) Programação Geral do Evento; 2) Abertura do período de Inscrições para ouvintes; 3) Canal oficial das transmissões do evento; 4) Realização do Pré-SEUR (Programa de lives com temáticas relacionadas às discussões desta edição do evento).

Para acessar a Quarta Circular, clique aqui.

Terceira Circular do XVI SEUR

Olá comunidade acadêmica, é com grande satisfação que retomamos as atividades do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais retorna, agora em formato totalmente virtual, trazendo à público a Terceira Circular dessa edição.

Comunicamos as novas definições sobre a estrutura geral do evento, tendo como pauta as novas datas do XVI SEUR (01, 02 e 03 de dezembro de 2020), a suspensão do Dossiê a ser publicado no Periódico Geographia Meridionalis, e, a reestruturação da modalidade de envio de trabalhos e novas datas para submissão das comunicações.

Para acessar a Terceira Circular com todas as definições e novo modelo de trabalhos, clique aqui.

Atenciosamente, Comissão Organizadora do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais.

XVI SEUR ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO

Informamos a temporária suspensão das atividades do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais devido a Pandemia do COVID-19 que acomete o Brasil e, também Pelotas/RS.
É em nome da equipe organizadora do evento que comunicamos aos discentes, docentes e profissionais interessados em participar do XVI SEUR, que aconteceria na Universidade Federal de Pelotas, de 26 a 29 de maio de 2020, que todas as atividades referentes a essa edição estão temporariamente suspensas.
Tendo como base o comprometimento de priorizarmos a segurança de nossa equipe e, daquelas e daqueles que participarão do evento, em meio a Pandemia de Coronavírus não há a possibilidade de darmos continuidade ao andamento deste SEUR.
Reconhecemos as importantes recomendações dadas pelos órgãos de saúde, pela Universidade Federal de Pelotas com a suspensão das aulas e de grande parte de suas atividades e, também a importância do papel científico exercido por aqueles que enxergam o SEUR enquanto momento de compartilhamento de ideias, pesquisas e de crescimento entre os pares.
Não há data prevista para a retomada do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (do envio de trabalhos aos painéis de discussão), entretanto, informamos que assim que retomadas normalmente as atividades na UFPel e, assegurado o controle da Pandemia do COVID-19, nossa equipe organizadora juntamente de nossos parceiros irá se reunir e trazer a público as novas e melhores definições sobre a XVI edição do evento.
Acompanhe todas as informações pela página oficial do SEUR em https://wp.ufpel.edu.br/seur/ e pelas páginas em nossas redes sociais, no Instagram @seur.leur.ufpel e no Facebook com o evento “XVI SEUR: Crises, conflitos e alternativas”.

II Circular do XVI SEUR

A Comissão organizadora do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais vem por meio desde segundo comunicado trazer informações complementares à Primeira Circular do evento, disponibilizada ainda em novembro de 2019 . As definições trazidas a público dizem respeito à palestra de abertura do evento e a nova modalidade de envio de trabalhos, a partir da criação de um dossiê comemorativo à XVI edição do SEUR no periódico parceiro do evento: Geographia Meridionalis – ISSN 2446-9165.

Para mais informações e acesso à Segunda Circular do XVI SEUR, clique aqui.

I Circular do XVI SEUR

É com grande satisfação que disponibilizamos a Primeira Circular do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais que ocorrerá nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio de 2020 aqui na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O tradicional SEUR, organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) do Departamento de Geografia (DeGeo) da UFPel chega à sua 16ª edição para pensar as “Crises, os conflitos e as alternativas” no espaço urbano, com palestras, painéis, apresentações de trabalhos e oficinas que contemplam e complementam as discussões geográficas. Para essa edição, a abertura às diversas áreas da Geografia e das Ciências Humanas é o diferencial que propõem a reflexão ainda mais aprofundada por meio das coletividades, neste sentido, agradecemos a parceria dos nossos colegas de “fazer SEUR”, O Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR), o Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental (LEGA) e os apoiadores que também constroem as bases do XVI SEUR, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Instituto de Ciências Humanas (ICH), o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo/UFPel), o Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGAnt/UFPel) e o Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPG MSPC/UFPel), não esquecendo, obviamente, dos alunos e alunas, colegas e funcionários/as da UFPel que planejam, constroem e auxiliam o evento em mais uma grande edição.

Para mais informações, confira a I Circular do XVI SEUR.

Modelo de Apresentação para o XV Seur

Estimadas e Estimados,

Neste link está o formato de apresentação para o XV Seur.

Lembrando que as apresentações serão orais;
O modelo de apresentação por slides;
Os apresentadores terão 10 minutos de apresentação

Dia/Horário: 28/06 às 14h

Local: Campus II, auditório do 3°piso