XVI SEUR ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO

Informamos a temporária suspensão das atividades do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais devido a Pandemia do COVID-19 que acomete o Brasil e, também Pelotas/RS.
É em nome da equipe organizadora do evento que comunicamos aos discentes, docentes e profissionais interessados em participar do XVI SEUR, que aconteceria na Universidade Federal de Pelotas, de 26 a 29 de maio de 2020, que todas as atividades referentes a essa edição estão temporariamente suspensas.
Tendo como base o comprometimento de priorizarmos a segurança de nossa equipe e, daquelas e daqueles que participarão do evento, em meio a Pandemia de Coronavírus não há a possibilidade de darmos continuidade ao andamento deste SEUR.
Reconhecemos as importantes recomendações dadas pelos órgãos de saúde, pela Universidade Federal de Pelotas com a suspensão das aulas e de grande parte de suas atividades e, também a importância do papel científico exercido por aqueles que enxergam o SEUR enquanto momento de compartilhamento de ideias, pesquisas e de crescimento entre os pares.
Não há data prevista para a retomada do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (do envio de trabalhos aos painéis de discussão), entretanto, informamos que assim que retomadas normalmente as atividades na UFPel e, assegurado o controle da Pandemia do COVID-19, nossa equipe organizadora juntamente de nossos parceiros irá se reunir e trazer a público as novas e melhores definições sobre a XVI edição do evento.
Acompanhe todas as informações pela página oficial do SEUR em https://wp.ufpel.edu.br/seur/ e pelas páginas em nossas redes sociais, no Instagram @seur.leur.ufpel e no Facebook com o evento “XVI SEUR: Crises, conflitos e alternativas”.

II Circular do XVI SEUR

A Comissão organizadora do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais vem por meio desde segundo comunicado trazer informações complementares à Primeira Circular do evento, disponibilizada ainda em novembro de 2019 . As definições trazidas a público dizem respeito à palestra de abertura do evento e a nova modalidade de envio de trabalhos, a partir da criação de um dossiê comemorativo à XVI edição do SEUR no periódico parceiro do evento: Geographia Meridionalis – ISSN 2446-9165.

Para mais informações e acesso à Segunda Circular do XVI SEUR, clique aqui.

I Circular do XVI SEUR

É com grande satisfação que disponibilizamos a Primeira Circular do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais que ocorrerá nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio de 2020 aqui na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O tradicional SEUR, organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) do Departamento de Geografia (DeGeo) da UFPel chega à sua 16ª edição para pensar as “Crises, os conflitos e as alternativas” no espaço urbano, com palestras, painéis, apresentações de trabalhos e oficinas que contemplam e complementam as discussões geográficas. Para essa edição, a abertura às diversas áreas da Geografia e das Ciências Humanas é o diferencial que propõem a reflexão ainda mais aprofundada por meio das coletividades, neste sentido, agradecemos a parceria dos nossos colegas de “fazer SEUR”, O Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR), o Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental (LEGA) e os apoiadores que também constroem as bases do XVI SEUR, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Instituto de Ciências Humanas (ICH), o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo/UFPel), o Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGAnt/UFPel) e o Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPG MSPC/UFPel), não esquecendo, obviamente, dos alunos e alunas, colegas e funcionários/as da UFPel que planejam, constroem e auxiliam o evento em mais uma grande edição.

Para mais informações, confira a I Circular do XVI SEUR.

Modelo de Apresentação para o XV Seur

Estimadas e Estimados,

Neste link está o formato de apresentação para o XV Seur.

Lembrando que as apresentações serão orais;
O modelo de apresentação por slides;
Os apresentadores terão 10 minutos de apresentação

Dia/Horário: 28/06 às 14h

Local: Campus II, auditório do 3°piso

Programação das Apresentações

Horário

Título

Autores
14h

Turismo e consumo do espaço: o caso de São Francisco do Sul-SC

Daniela Feyh Wagner,

Eduardo Schiavone Cardoso

14:10h

O PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO DA LÓGICA DE CONSUMO NA SUBJETIVIDADE HUMANA

Yves Pereira de Sousa Tavares, Leonardo Kegles
14:20h

Fronteiras Discursivas na obra de Harry Potter e a Pedra Filosofal: uma análise
do discurso totalitário como limítrofe entre os de “dentro” e os de “fora”

 

Leonardo Kegles,
Yves Pereira de Sousa Tavares,
Tiaraju Salini Duarte,
14:30h

As reinvenções de códigos culturais – O olhar dos descendentes pomeranos de Canguçu e São Lourenço do Sul – RS

 

Karen Laiz Krause Romig,

Sandro de Castro Pitano

14:40h

O Comércio de rua no calçadão de Pelotas, RS – Uma rotina informal, buscando compreender a movimentação e a ocupação dos espaços públicos e urbanos da rua Andrades Neves.

cristiano avila bento
14:50h

O Pop Center de Pelotas – RS e os Comerciantes Populares: Um Estudo Etnográfico do Espaço de Comércio Popular

 

Leonardo Farias Farias Porto
15:00h

 Emancipação Municipal: Um estudo sobre
Arroio do Padre e Triunfo do Sul

Nathalia Bonow
Robinson Pinheiro
15:10h

Histórico das principais inundações ocorridas no município de Pelotas,RS no período de 1898 à 2015.

Érica Insaurriaga Megiato
Nina Simone Vilaverde Moura
Moisés Ortemar Rehbein
15:20h

A industrialização do município de Pelotas/RS: Um estudo sobre a territorialização do início do século XX no bairro Porto

Eduardo Schumann, William Martins Lourenço
15:30h

Rodada de Comentários

 

16h

ANTAGONISMO ENTRE CAPÃO DO LEÃO E JARDIM AMERICA: TERRITÓRIO E EMANCIPAÇÃO

Matheus Rossales, Shakira Salasar, Tiaraju Duarte
16:10h

Campo e cidade: contribuições para a compreensão das suas relações a partir da feira agroecológica

 

Henrique Müller Priebbernow, Giancarla Salamon
16:20h

A origem e decadência do polo produtivo de cerveja no município de Pelotas: um recorte espaço-temporal do século XIX e XX.

 

William Lourenço
16:30h

Mulheres rurais: participação na geração de renda do Assentamento Herdeiros da Luta, localizado no município de Canguçu, RS.

Gabrielly Campos;Camila Tatiane;

Maria Regina Caetano Costa

16:40h

Os atores da nova economia: estudo do Parque Tecnológico de Pelotas enquanto tecnopolo e espaço de inovação.

Antonio Lourence Kila de Queiroz, Amós Juvêncio Pereira de Moura, Giovana Mendes de Oliveira

16:50h

Geografia e Patrimônio na HQ “Carne Viva” de André Macedo

Carolina Rehling Gonçalo, Mario Marcello Neto
17h

Consciência Ecológica frente a Racionalidade Capitalista: Moradores de Ocupações Anarquistas no município de Pelotas/RS

Kelvin Vasconcellos da Vara
17:10h

Consumo de cerveja por universitários nas redondezas da Universidade Católica de Pelotas

Jailton Gonçalves Fernandes,
Luís Henrique N. S. Mendes,
Elisia Rodrigues Corrêa
17:20h

Rodada de Comentários

LOCAL: Campus II, Auditório do 3°Piso

Mara Lúcia receberá o Prêmio Professor Mário Rosa do Mérito Acadêmico em Geografia 2019

A servidora técnica-administrativa aposentada Mara Lúcia Vasconcelos da Costa foi a escolhida para receber a Homenagem Especial no Prêmio Professor Mário Rosa do Mérito Acadêmico em Geografia, conferido pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) da Geografia/ICH, na edição de 2019.

A cerimônia de entrega ocorrerá no dia 26 de junho de 2018 durante a programação do XV SEUR.

A escolha, unânime por parte dos coordenadores do laboratório, é um reconhecimento à carreira da servidora que, desde 2009 atua junto ao LEUR e provocou enorme alegria entre todos os membros do laboratório, que reconhecem na servidora méritos para a premiação. Em suas atividades, para além das funções técnicas e administrativas, Mara Lúcia sempre atuou de forma envolvida nos projetos de pesquisa, ensino e extensão. Com formação em Geografia, coordenava as atividades dos bolsistas do laboratório, envolvendo-se, dessa forma, em todos os projetos dos professores que atuam no LEUR.

Reunião na qual foi anunciada a homenagem.

 

De participação ativa, participava das reuniões de estudo, de planejamento e das atividades dos projetos. Manteve a unidade do laboratório em torno de si ao longo do tempo em que atuou na secretaria. Por suas características de generosidade, alegria e dedicação, sempre foi muito querida pelos membros do laboratório que encontravam nela uma maneira agradável de convívio e participação nas atividades de trabalho.

Reunião também foi motivo para o primeiro “pão com mortadela” na nova sede.

Além disso, Mara Lúcia era responsável pelo controle dos projetos do laboratório, sempre atenta aos prazos e detalhes operacionais de cada ação planejada. Sua atuação foi determinante para o desenvolvimento das atividades do LEUR, garantindo eficiência e tornando possível os encaminhamentos propostos.

Face a sua atuação envolvida com a Geografia, especialmente junto ao Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, foi a escolhida para receber a Homenagem  Especial do Prêmio Professor Mário Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia.

Mesa de Abertura do XV SEUR

O Direito à Cidade e Questões de Gênero é o tema da mesa de abertura do XV Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) do ICH/UFPEL. O evento terá início no dia 26 de junho (quarta-feira) e a palestra de abertura será proferida pelas professoras Mariana Barbosa de Souza e Tuize Rovere Hoff. As atividades terão início às 19h, no Auditório Térreo do Campus II do ICH, na Rua Almirante Barroso, 1202.O credenciamento poderá ser feito a partir das 17h30min .

Veja maiores informações no link do evento: XV SEUR.

 

Reunião de organização do XV SEUR

Nesta sexta-feira, (31/05), acontecerá nova reunião de organização do XV SEUR (Seminário de Estudos Urbanos e Regionais), na Sala de Reuniões do LEUR, às 14h30min.

A pauta prevê a definição das oficinas s serem realizadas durante o evento, a aprovação da marca oficial para o SEUR e os encaminhamentos pendentes para o Prêmio Professor Mário Rosa do Mérito Acadêmico em Geografia.

Estão todos convidados a participar da reunião.