O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, divulgou os Anais do XVIII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais: Diálogos sobre Hortas Urbanas e Sustentabilidade na Cidade, realizado de 25 a 29 de abril de 2022.
A publicação apresenta os textos selecionados e apresentados durante o evento e está disponível para acesso na página do LEUR no seguinte link: ANAIS DO XVIII SEUR 2022: HORTAS URBANAS
SEMINÁRIO DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS, 18., 2022, Pelotas. Anais […]. Pelotas: Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, 2022. 234p. Tema: Diálogos sobre Hortas Urbanas e Sustentabilidade na Cidade. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/seur/files/2022/11/Anais_XVIII_SEUR-FINAL.pdf. Acessado em:
O site do XVIII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (XVIII SEUR) já está no ar. Lá você poderá encontrar todas as informações já disponíveis sobre o evento.
O SEUR é o Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, organizado anualmente pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR), do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Atualmente, em sua 18ª edição, o SEUR se constituiu em um dos mais longevos eventos de Geografia no Rio Grande do Sul. Com isso, se conseguiu atingir o propósito inicial de manter um evento de sistematização dos trabalhos sobre o espaço urbano, regional e temas correlatos, na metade sul do Rio Grande do Sul.
O Seminário de Estudos Urbanos e Regionais realizado pelo LEUR, conta em sua base com os trabalhos coletivos de alunos da graduação, pós-graduação, professores do LEUR, e também com o trabalho de colaboradores e parceiros que ano após ano estão envoltos em cada detalhe das edições do SEUR. Por esse motivo (e por muitos outros) reafirmamos o compromisso acadêmico e social da realização de cada novo SEUR, repleto de interações e integrações e, principalmente, discussões que auxiliam nos trabalhos e no pensar geográficos.
Nesta edição, a realização do SEUR conta com o apoio do grupo de pesquisa e extensão acadêmica Hortas Urbanas, uma equipe interdisciplinar que atua desde 2017, sendo composta por acadêmicos e professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nas áreas de Geografia, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Engenharia Sanitária e Ambiental, Biologia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Gastronomia e Sociologia, além da Universidade Federal de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Para saber mais sobre o projeto, visite a página web Horta Urbanas. Visite também nossas redes sociais, no Instagram e no Facebook, acompanhando um pouco mais da atuação deste importante grupo de pesquisa e extensão à comunidade pelotense.
DIÁLOGOS SOBRE HORTAS URBANAS E SUSTENTABILIDADE
Desde que os seres humanos iniciaram sua jornada pelo Planeta Terra eles foram se adaptando às condições deste ecossistema e passaram a produzir o espaço. No início eram nômades, mas depois passaram a ser sedentários e esta produção do espaço se acentuou, surgiram os campos de produção agrícola, as pastagens, as cidades, o estado, as grandes cidades.
E chegamos ao século XXI com uma imensa população vivendo nas cidades. E desenvolvemos um meio técnico científico-informacional jamais visto, no qual temos tecnologia para sair da órbita terrestre, possibilidade de comunicação síncrona e assíncrona por meio virtual, possibilidade de produzir alimentos ultra processados, de combater insetos invasores com uso de químicas sofisticadas, de fazer transplantes de rins, fígado, coração e outros órgãos para salvar vidas.
Mas, também iniciamos, no século XXI, com o aumento da temperatura da atmosfera, do oceano e da superfície terrestre. E com isto todos temos sentido mudanças climáticas. E igualmente, iniciamos este século mantendo velhas desigualdades, com fome e miséria.
A humanidade avançou em certos aspectos, mas em outros temos graves problemas, e precisamos fazer alguma coisa. É necessário construir diálogos multidisciplinares para que a grande capacidade humana de se adaptar se transforme em uma capacidade de viver com qualidade de vida para nós e junto com a natureza, em especial nas cidades onde vivem milhões de pessoas.
O objetivo deste seminário é reunir as áreas das humanidades, saúde, engenharias, ciências da natureza, nutrição, agrárias, entre outras, para debater a sustentabilidade ambiental urbana, nas suas diferentes facetas, pensando em um início de século que seja marcado por uma revolução da relação do homem com a natureza.
Sejam bem-vindos e bem-vindas ao XVII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (XVII SEUR), evento promovido anualmente no âmbito do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, sob a coordenação do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR).
O tema escolhido para a décima sétima edição deste já tradicional evento acadêmico da Geografia brasileira discutirá “Os Estudos Urbanos e Regionais: Desafios Contemporâneos”. A temática tem por finalidade analisar as perspectivas atuais diante do panorama de incertezas no qual nos encontramos. Por certo que a tendência geral da sociedade aponta para muitas permanências, em termos sociais, políticos e culturais. Entretanto, a grave crise sanitária imposta pelo COVID-19 inaugurou um quadro de rupturas, capazes de promover alterações profundas nos pensamentos e nas ações da sociedade que, via de consequência, introduziram mudanças também na organização do espaço.
As discussões propostas para o evento pretendem debater as permanências e as rupturas existentes na contemporaneidade, como forma de melhor compreender o papel da Geografia na organização socioespacial do mundo contemporâneo, entendendo as novas lógicas, formas, funções, estruturas e processos que compõem nossa realidade.
O Seminário de Estudos Urbanos e Regionais advém do propósito inicial de manter um evento de sistematização dos trabalhos sobre o espaço urbano, regional e temas correlatos, na metade sul do Rio Grande do Sul, congregando, neste processo, uma base coletiva de trabalho com alunos da graduação, pós-graduação e professores, além de colaboradores e parceiros que ao longo destes dezessetes anos de história ajudam a constituir o debate e a reflexão acerca dos estudos urbanos, regionais e geográficos.
O evento é direcionado a pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de áreas vinculadas às temáticas do evento. Também são bem-vindos professores/as do ensino básico. A expectativa é que esta oportunidade, embora à distância, permita uma maior aproximação entre alunos, professores e grupos de pesquisa nessa área do conhecimento para que o debate sobre essa temática seja fortalecido e possa oferecer reflexões cada vez mais consistentes sobre essa matéria que envolve diretamente a vida cotidiana da população brasileira.
Para saber mais sobre o Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, visite a página do XVII SEUR e saiba mais sobre as edições anteriores do evento.
A Coordenação do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais está se preparando para organizar a XVII edição do Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, a ser realizado no segundo semestre de 2021.
Haverá reunião com todos/as integrantes do Laboratório com a finalidade de avançar na proposta da coordenação, no sentido de que sejam oferecidas lives em dias alternados de várias semanas durante os meses de outubro e novembro, configurando uma edição on line.
Diversos contatos já foram feitos e, em seguida, serão divulgados maiores detalhes da organização do evento.
Para acessar as lives desse XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais no Youtube, basta que você acompanhe os links abaixo.
Palestra de abertura do XVI SEUR ocorrida no dia 01 de dezembro de 2020, com a temática Crises, conflitos e alternativas no espaço urbano brasileiro pela Profa. Dra. Maria Adélia Aparecida de Souza (Geografia/USP), clique aqui.
Palestra II, realizada no dia 02 de dezembro de 2020, com a temática MARGENS: Múltiplas Formas de Ocupar, Habitar e Resistir no Espaço Urbano, pela Profª Dra. Louise Prado Alfonso (Antropologia/ UFPel), clique aqui.
Palestra III que acontecerá hoje (03), com a temática Prostituição, Espaço Urbano e Práticas Cotidianas de Resistência Travesti pelo Prof. Dr. Marcio Jose Ornat (Geografia/UEPG), clique aqui.
Para ficar por dentro de todas as atividades realizadas no XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (Pré-SEUR, Prêmio Professor Mario Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia e as atividades do SEUR), clique aqui e esteja convidado/a/e a se inscrever no canal do LEUR no Youtube.
Dezembro chegou e com ele a oportunidade de conhecer novas perspectivas sobre a cidade!
É com imenso prazer que apresentamos a exposição “Conflitos: cidades que constroem a cidade”, uma parceria entre o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) e o Projeto de Pesquisa Margens: Grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas, vinculado ao Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR), para a 16ª edição do Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (SEUR).
Você sabe o que é conflito? Você sabe como os conflitos estão presentes nos nossos cotidianos?
Os conflitos estão presentes todos os dias em nossas vidas, nas relações entre humanos e não-humanos, na água que escoa pelo esgoto, na Parada LGBTQ+, na cerveja no Mercado Público num fim de tarde, ao pedir comida, ao chamar Uber, nos caminhos que traçamos na cidade, no novo pixo do prédio da faculdade e assim por diante. Os conflitos estão por toda parte.
A exposição “Conflitos: cidades que constroem a cidade” tem como objetivo apresentar algumas destas territorialidades que permeiam as relações nos processos de fazer cidade.
Essa exposição, completamente em formato virtual, é lançada hoje (01) e você consegue acessá-la clicando na imagem a baixo. Desde já, a Equipe Organizadora do XVI SEUR agradece imensamente a parceria e o excepcional trabalho criado, lapidado, elaborado e agora trazido a público por colegas e grandes parceiros/as do Margens. Com certeza a ciência e nossos conhecimentos se fortalecem a partir das trocas realizadas. Ganhamos nós e ganham também nossas comunidades.
Agora confere a exposição lá no site do Margens e depois nos conta o que achou, basta fazer uma publicação e marcar o @Geeurbano e o @Seur.leur.ufpel via Instagram.
Já está disponível na página oficial do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais a listagem dos trabalhos aprovados à apresentação para essa edição do evento.
Para essa edição, completamente em formato virtual, o SEUR contará com 28 trabalhos encaminhados à Comissão Científica do evento e aprovados à apresentação.
Visando a interação entre diferentes áreas do conhecimento, para essa edição foram disponibilizadas pesquisas oriundas de diversos Estados e instituições do Brasil, chegando às temáticas de pesquisa para além do território nacional.
Importante destacar que a comunidade (acadêmica e não acadêmica) é de extrema importância enquanto agente de fomento dos diálogos, para tanto, questionamentos e dúvidas podem ser deixados aos autores por meio de comentários nos banner de apresentações, que estarão disponíveis aqui no site oficial do evento a partir de amanhã (01).
Desde já, a Comissão Organizadora do XVI SEUR agradece imensamente a participação de todas e de todos em mais uma edição desse evento organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais.
Atenção comunidade do SEUR, está disponível na aba “XVI SEUR – Envio de banner” o modelo padrão que devem ser encaminhados os banners de trabalhos aceitos à Comissão Científica do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais.
As apresentações de trabalhos ocorrerão em novo formato, sendo ele por meio de banner, sem a apresentação oral de autores.
O arquivo deve ser encaminhado à Comissão Científica do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais em formato PNG.
O período para envio de banners estará aberto até 29 de novembro de 2020, às 23h59.
O banner deve ser encaminhado ao e-mail comissaocientificaxvseur@gmail.com respeitando as diretrizes dispostas no corpo do arquivo.
Os arquivos serão disponibilizados publicamente nas páginas oficiais do evento a partir do dia 01 de dezembro de 2020.
É com grande satisfação que trazemos a público a Quarta Circular do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2020 em formato totalmente virtual.
As pautas apresentadas nesse documento dizem respeito a: 1) Programação Geral do Evento; 2) Abertura do período de Inscrições para ouvintes; 3) Canal oficial das transmissões do evento; 4) Realização do Pré-SEUR (Programa de lives com temáticas relacionadas às discussões desta edição do evento).
Olá comunidade acadêmica, é com grande satisfação que retomamos as atividades do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais retorna, agora em formato totalmente virtual, trazendo à público a Terceira Circular dessa edição.
Comunicamos as novas definições sobre a estrutura geral do evento, tendo como pauta as novas datas do XVI SEUR (01, 02 e 03 de dezembro de 2020), a suspensão do Dossiê a ser publicado no Periódico Geographia Meridionalis, e, a reestruturação da modalidade de envio de trabalhos e novas datas para submissão das comunicações.
Para acessar a Terceira Circular com todas as definições e novo modelo de trabalhos, clique aqui.
Atenciosamente, Comissão Organizadora do XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais.