Histórico

O I SEUR, realizado em 2005, tratou do espaço eminentemente local, com ênfase para os estudos da cidade de Pelotas, com o tema do comércio e do consumo, foi também o I Colóquio Internacional sobre Comércio e Consumo Urbano (I CISCCUrb). O II SEUR, em 2006, foi mais amplo e manteve o foro internacional com a realização conjunta do I Colóquio Internacional Sobre as Cidades do Prata, com a ampliação das atividades do LEUR e o estabelecimento de variados convênios e parcerias.

Novamente no III SEUR, em 2007, com o II CISCCUrb, a temática retomou o comércio e o consumo, discutindo amplamente as potencialidades urbanas na área de estudo. O IV SEUR e o II Cidades do Prata, em 2008, retomaram a discussão histórica com um amplo relatório dos estudos promovidos no extremo sul do Rio Grande do Sul e uma discussão teórica e metodológica internacional sobre a Geografia Histórica.

O V SEUR e o III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE COMÉRCIO E CONSUMO URBANO, em 2009, foram organizados com a realização de conferências, apresentação de painéis, sessão de apresentação de comunicações livres e de pôsteres e oficinas práticas. O objetivo dessa dinâmica foi o de proporcionar a ampliação do debate sobre os temas abordados e o estabelecimento de um fórum privilegiado de discussão entre pesquisadores e demais interessados.

Já VI SEUR, em 2010, abordou os seguintes temas: a) a dinâmica da produção do espaço interurbano com discussões acerca de indicadores socioeconômicos, localização residencial e de atividades na cidade, processos de urbanização e formação de aglomerações e áreas metropolitanas e temas correlatos; b) relações interurbanas e regionais, analisando os processos de regionalização, identidades regionais, estabelecimento de relações entre cidades, estudos monográficos de municípios e cidades e sua inserção no contexto regional e outros estudos e o III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE AS CIDADES DO PRATA – “Relações de Fronteiras”, abordou a fundamentação histórica, teórica e metodológica, com estudos relacionados ao contexto histórico dos séculos XVII a XIX; análise das relações entre Portugal e Espanha, o Antigo Regime e o processo de exploração colonial; análises dos estudos da Geografia Urbana e Geografia Histórica, com ênfase para os aspectos teóricos e metodológicos.

No VII SEUR e I Colóquio Internacional de Educação do Campo e Ensino de Geografia, a Educação do Campo, em 2011, foi o tema central permitindo ampliar a discussão na área do ensino de Geografia, um dos focos da existência do laboratório. Excepcionalmente em 2012 foi organizado o IV Colóquio Internacional Sobre As Cidades do Prata, como evento independente do SEUR, em colaboração com a Licenciatura em Gestión Ambinetal y Urbana da Universidad Nacional de Lanús, Argentina, cuja temática foi: “Bacias Hidrográficas: Natureza e Sociedade.

O VIII SEUR, em 2012, retoma a temática platina com a organização do V Colóquio Sobre As Cidades do Prata, se propôs discutir o tema da “Integração Regional”. Foi organizado com a realização de conferências, apresentação de painéis, sessão de apresentação de comunicações livres e de pôsteres e oficinas práticas. O V Colóquio Internacional Sobre as Cidades do Prata: “Integração Regional” foi organizado conjuntamente com o Centro de Documentação Histórica do Rio da Prata e do Brasil, de Rivera, no Uruguai, como um evento dedicado à discutir as relações existentes no processo de integração regional nas faixas de fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. Trata-se de uma dedicação regional com a “metade” sul do Rio Grande do Sul na qual se inserem as instituições envolvidas. A parceria entre as instituições foi uma afirmação da atuação destas instituições brasileiras com o apoio dos parceiros uruguaios e argentinos.

Na sua última edição, em 2013, O IX SEUR trouxe, após três anos, a temática do Comércio e do Consumo com a realização do IV Colóquio Internacional sobre o Comércio e o Consumo Urbano. O evento realizado na cidade Pelotas, contou com o apoio de diversas instituições acadêmicas, de âmbito nacional e internacional, sendo um grande sucesso. O evento foi marcado pela constituição de um fórum de debate acadêmico, englobando diversas áreas de estudos, dentro da Geografia, da Arquitetura e das Ciências Sociais, num espaço multidisciplinar de debate e conhecimento com a realização de palestras, exposições de trabalhos e estudos de campo. Entre os palestrantes, enaltece-se a participação da arquiteta e professora Clarice Maraschin, representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da professora Silvia Ortigoza da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, de São Paulo, e de Carlos Henrique Costa da Silva, representante da Universidade Federal de São Carlos. Já no âmbito internacional, o evento contou com ilustre presença de dois convidados, representantes das Universidades de Barcelona, Espanha, e da Universidade do Porto, Portugal, Sérgio Moreno e Pedro Chamusca, respectivamente, contribuindo com suas experiências profissionais, acerca da paisagem comercial, a globalização econômica e a diferenciação cultural, na cidade de Barelona, na Espanha e o comércio no tempo e espaço na cidade de Porto em Portugal.

O X SEUR trouxe a temática platina com a realização do IV Colóquio Internacional sobre as Cidades do Prata, discutindo o tema da Geografia Histórica e Cultural dentro do contexto platino e regional. A relevância do tema estava em caracterizar o período que se dá o embate especifico entre Portugal e Espanha, na região platina, o qual foi capaz de produzir uma sociedade e um espaço específicos, especialmente no âmbito histórico e cultural. Neste sentido, as ” Cidades do Prata” podem ser entendidas como fruto da disputa fronteiriça, características do espaço do pampa gaúcho. Nesta perspectiva, o debate parte da análise geográfica na formação regional, à qual se desenvolve produção do espaço em tela a partir de uma sociedade com lógicas próprias, tanto de produção como de representação do espaço. Neste sentido, a gênese da formação territorial regional se mostra como a única capaz de explicar inequivocamente as interpretações do presente. Com este intuito, o evento foi organizado com uma programação que prevê a realização de conferências, apresentações de painéis, sessão de apresentação de comunicações livres e pôsteres. O VI Colóquio Internacional sobre as Cidades do Prata contou o apoio do Centro de Documentação Histórica do Rio da Prata e do Brasil, de Rivera, no Uruguai, da Universidad de Buenos Aires, Universidad de La República Uruguay. A parceria entre as instituições simbolizou a afirmação da atuação do LeurEnGeo com o apoio dos parceiros uruguaios e argentinos, de forma a promover o intercâmbio de conhecimento e experiências a todos os participantes do X SEUR. O evento aconteceu no auditório do Casarão 8, entre os dias 12 e 14 de novembro de 2014. Entre os convidados, estavam os professores Eduardo Palermo, Lucas Panitz e Gilmar Mascarenhas.

XI Seur teve como tema os Mercados Públicos, foi realizado o V  CISCCURB e o I Cidade e Cidadania, sendo uma atividade integrante do Programa de Extensão(ProExt) Cidade e Cidadania. A programação do evento conteve a realização de painéis sobre mercado público e Cidade e Cidadania. Além disso, foram realizadas sessões de Grupos de Trabalhos.O evento teve presença das professoras Arlete Moyses Rodrigues, Silvana Pintaudi e Sílvia Aparecida Ortigoza. Por fim, teve a solenidade IV Prêmio  Mário Rosa do Mérito Acadêmico em Geografia, com a entrega da premiação aos vencedores da edição nas categorias concorrentes.

XII Seur Excepcionalmente, em 2016 foi realizado o II Colóquio Cidade e Cidadania . O tema escolhido para o Colóquio foi sobre a Questão Urbana e os Movimentos Sociais Urbanos.O evento, fez parte,como uma atividade integrante do Programa de Extensão (ProExt) Cidade e Cidadania.

A programação do evento teve a realização de Painéis sobre a questão urbana, e sobre os movimentos sociais urbanos. O evento teve a participação dos professores Silke Kapp, Daniel Sanfelici, Luciano Fedozzi e representantes dos movimentos sociais.
Por fim, a programação teve a entrega do V Prêmio Professor Mário Rosa do Mérito Acadêmico em Geografia, com a entrega da premiação aos vencedores da edição nas categorias concorrentes.

XIII Seur teve como  tema escolhido para o seminário, as movimentações urbanas e sociais. Com o enfoque ao planejamento urbano e movimentos sociais urbanos.

A programação do evento, teve a realização de Painéis sobre a questão urbana, de fronteiras e sobre os movimentos sociais urbanos. Por fim, a programação conta ainda com a solenidade do VI Prêmio Professor Mário Rosa do Mérito Acadêmico em Geografia.