XVII SEUR 2021: veja tudo o que precisa saber para participar

XVII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais

(XVII SEUR)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao XVII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais (XVII SEUR), evento promovido anualmente no âmbito do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, sob a coordenação do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR).

Acesse AQUI  a página do evento.

O tema escolhido para a décima sétima edição deste já tradicional evento acadêmico da Geografia brasileira discutirá “Os Estudos Urbanos e Regionais: Desafios Contemporâneos”. A temática tem por finalidade analisar as perspectivas atuais diante do panorama de incertezas no qual nos encontramos. Por certo que a tendência geral da sociedade aponta para muitas permanências, em termos sociais, políticos e culturais. Entretanto, a grave crise sanitária imposta pelo COVID-19 inaugurou um quadro de rupturas, capazes de promover alterações profundas nos pensamentos e nas ações da sociedade que, via de consequência, introduziram mudanças também na organização do espaço.

As discussões propostas para o evento pretendem debater as permanências e as rupturas existentes na contemporaneidade, como forma de melhor compreender o papel da Geografia na organização socioespacial do mundo contemporâneo, entendendo as novas lógicas, formas, funções, estruturas e processos que compõem nossa realidade.

O Seminário de Estudos Urbanos e Regionais advém do propósito inicial de manter um evento de sistematização dos trabalhos sobre o espaço urbano, regional e temas correlatos, na metade sul do Rio Grande do Sul, congregando, neste processo, uma base coletiva de trabalho com alunos da graduação, pós-graduação e professores, além de colaboradores e parceiros que ao longo destes dezessetes anos de história ajudam a constituir o debate e a reflexão acerca dos estudos urbanos, regionais e geográficos.

O evento é direcionado a pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de áreas vinculadas às temáticas do evento. Também são bem-vindos professores/as do ensino básico. A expectativa é que esta oportunidade, embora à distância, permita uma maior aproximação entre alunos, professores e grupos de pesquisa nessa área do conhecimento para que o debate sobre essa temática seja fortalecido e possa oferecer reflexões cada vez mais consistentes sobre essa matéria que envolve diretamente a vida cotidiana da população brasileira.

Para saber mais sobre o Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, visite a página do XVII SEUR e saiba mais sobre as edições anteriores do evento.

Publicado em 27/09/2021, na categoria Notícias.