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  • Consulta Pública visando o diagnóstico do PGD na UFPel

    Em dezembro de 2022, após três meses da implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da UFPEL, o Comitê Gestor, em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo (CDIP), iniciou um processo de avaliação e diagnóstico do PGD na instituição, a partir da escuta ao grupo que aderiu à etapa piloto, conforme noticiado Implantação do PGD será alvo de avaliação

    Servidores(as), chefias e gestores(as) que atuam nas Unidades participantes do grupo piloto foram convidados(as) a preencher o instrumento. Do total de servidores(as) integrantes do PGD na etapa piloto, 55% participaram da consulta pública. Já em relação aos(às) gestores(as) e chefias das Unidades contamos com 61% de participação do Universo consultado.

    De forma complementar e importante para o processo avaliativo, um terceiro instrumento foi encaminhado à comunidade acadêmica, direcionado aos(às) usuários(as) que buscaram atendimento nestas Unidades, totalizando um número expressivo de 1.444 respondentes.

    Sobre os dados coletados junto aos(às) servidores(as), constatou-se um impacto positivo na qualidade de vida e na saúde mental destes(as) com a adesão ao PGD. Nesse sentido, observou-se que 68% dos respondentes auto avaliam que sua qualidade de vida “melhorou muito” e 32% que “melhorou” com a adesão ao Programa. Ainda nessa lógica, quando questionado sobre a avaliação de sua saúde mental com a adesão ao PGD, 56%  dos respondentes auto avaliam que “melhorou muito” e 38% que “melhorou”.

     

     

    Outro aspecto relevante apontado foi quanto aos possíveis desafios que a implementação do PGD possa ter gerado e, nesse sentido, quando questionado aos(às) servidores(as) sobre possíveis dificuldades quanto: à comunicação com a chefia; a integração com a equipe; a comunicação com equipe; a elaboração do plano de trabalho com a chefia e sobre o cumprimento das atividades e estratégias para o atendimento presencial e remoto; foi possível perceber que as respostas se concentraram, prioritariamente, na alternativa “não houve dificuldade”. 

    Considerando que parte significativa dos(as) servidores(as) apontou que sua qualidade de vida e saúde mental melhoraram com o PGD, bem como não identificou dificuldade nas questões mencionadas, a avaliação assinala para um processo coerente de implementação do PGD na UFPEL, atingindo aos objetivos propostos quanto a este público.

    Outra questão que corrobora com a afirmação de que o processo transcorreu de forma adequada, se fundamenta no fato de que, quando questionados(as) se os(as) servidores(as) tiveram dúvidas quanto à elaboração, acompanhamento e/ou avaliação do plano de trabalho, 97% dos respondentes assinalaram que “não” e apenas 3% relatou ter dúvidas.  

    Sobre os dados coletados junto aos (às) gestores(as) e chefias imediatas, no que se refere aos possíveis desafios que a implementação do PGD possa ter gerado, constatou-se percepções semelhantes a dos servidores(as). Nesse sentido,  as respostas dos gestores(as) quanto à integração com a equipe; ao cumprimento das atividades e à avaliação dos planos de trabalho, os maiores percentuais de respostas concentraram-se na alternativa “não houve dificuldades”.   

    Ainda sobre a percepção dos gestores(as) e chefias imediatas, em relação à elaboração do planos de trabalho junto a equipe o maior percentual concentrou-se na alternativa “houve pouca dificuldade” como demonstra o gráfico a seguir:

     Da mesma forma, em relação ao instrumento direcionado aos usuários(as) que buscaram atendimento nas Unidades do grupo piloto, foram constatados percentuais concentrados na avaliação de “muito satisfeito” e “satisfeito” em relação ao atendimento, encaminhamento da demanda e tempo de resposta. Os percentuais de usuários(as) que avaliaram como “insatisfeitos” ou “muito insatisfeitos” variam entre 2% e 8% dentre todas as unidades, como se demonstra abaixo.

    Considerando o panorama apresentado, é possível concluir que o processo de implementação do PGD na UFPEL transcorreu de forma coerente, sem impactos negativos na rotina de trabalho dos(as) servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) que aderiram ao programa em sua etapa piloto, assim como para a população que buscou atendimento nesse período. Neste cenário, a partir dos dados coletados junto aos usuários(as), cabe destacar o alto índice de demanda e de satisfação frente ao atendimento recebido.   

    Clique Aqui para acessar o resultado completo da Consulta Pública, o qual encontra-se disponível na página da PROGEP.

  • Formação para Gestores da UFPel 3ª Edição – Módulo 5: Integridade Somos Todos Nós

    A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), informa que estão abertas até o dia 18 de julho as inscrições para o Curso de Formação para Gestores da UFPel 3ª Edição – Módulo 5: Integridade Somos Todos Nós.

    A capacitação terá duração de 4 horas e será realizada no dia 21 de julho de 2023, a partir das 8h, de forma presencial no Auditório da Reitoria – situado no 4º andar do campus Anglo da UFPel..

    O módulo será conduzido pela equipe do Comitê de Gestão de Integridade (CGINT) da UFPel, composta pelos(as) servidores(as) Aline Ribeiro Paliga, Biolange Oliveira Piegas, Carlos Leonardo Cavalheiro Huck, Júlio César Emboava Spanó e Paulo de Almeida Afonso.

    A Formação para Gestores é direcionada a servidores(as) que atuam como chefes de Núcleo nas Unidades Administrativas da UFPel. A participação no curso é mediante inscrição na página capacitação clicando aqui.

    Mais detalhes sobre o módulo 5 do curso de Formação para Gestores e outras capacitações promovidas pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal, clique AQUI.

  • Novas capacitações para servidores promovidas pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal – CDP/PROGEP

    A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP/PROGEP) está com inscrições abertas para novas capacitações direcionadas para servidores da UFPel:

    » Capacita na Web: Treinamento SIADS para requisitantes de itens em estoque no Almoxarifado
    – Facilitadoras: Eliara Santos da Silva e Jessica Roberta da Silva Gomes (Servidoras Téc. Administrativas da Coordenação de Material e Patrimônio da PRA/UFPel)
    – Data e horário: Turma 1 – 27/06 (Terça-feira, das 09:00 às 10:30)
    – Data e horário: Turma 2 – 29/06 (Quinta-feira, das 14:00 às 15:30)
    – Realização: plataforma Webconf da UFPel (na modalidade online)
    – Inscrições até 25/06

    » Palestra Ciência e Sociedade: Lideranças femininas, onde estão e quais os desafios na atualidade?
    – Palestrante: Márcia Foster Mesko (Docente – Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA/UFPel)
    – Data: 05/07/2023 (Quarta-feira)
    – Horário: das 14h às 16h
    – Realização: Auditório da Reitoria – 4° andar do Campus Anglo da UFPel Online – Webconf
    – Inscrições até 02/07

    » Capacita na Web: Por que não atribuímos a nós mesmas o sucesso que temos?
    – Facilitadora: Simone Portella Teixeira de Mello (Docente – Centro de Ciências Socio-Organizacionais – CCSO/UFPel)
    – Data: 12/07/2023 (Quarta-feira)
    – Horário: das 09h às 11h
    – Realização: plataforma Webconf da UFPel (na modalidade online)
    – Inscrições até 09/07

    » Capacita na Web: Comunicação Científica e Divulgação nas Redes Sociais
    – Facilitador: Rafael Ratto de Moraes (Docente – Faculdade de Odontologia – FO/UFPel)
    – Data: 14/07/2023 (Sexta-feira)
    – Horário: das 10:00 às 12:00
    – Realização: plataforma Webconf da UFPel (na modalidade online)
    – Inscrições até 11/07

    Mais informações sobre todas as capacitações estão disponíveis clicando AQUI!


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