Início do conteúdo

Campanha orienta como identificar lâmpadas irregulares

Campanha orienta como identificar lâmpadas irregulares

Fonte: Abilumi  – 04.2018

O uso das lâmpadas LED tem sido cada vez mais difundido entre os consumidores no Brasil, em virtude de vantagens como economia, eficiência e sustentabilidade. Tanto que hoje é possível encontrar todos os tipos de lâmpadas LED, muitas vezes com os mesmos formatos das lâmpadas que conhecemos de outras tecnologias, com a finalidade de facilitar a vida do consumidor nessa substituição.

Para garantir que os produtos disponibilizados no mercado estejam em conformidade com padrões específicos de segurança, desempenho e qualidade estipulados por um órgão certificador renomado, desde o dia 17 de janeiro de 2018 está proibida a comercialização no País de lâmpadas LED, do tipo com dispositivo de controle integrado à base, sem certificação do Inmetro.

Entretanto, a despeito dos esforços de fiscalização pelos órgãos competentes, ainda é possível encontrar no mercado brasileiro lâmpadas baratas, com baixa qualidade, não só em termos de desempenho, mas também de segurança, oferecidas por importadores e fabricantes oportunistas.

Para que o consumidor tenha mais subsídios na hora de adquirir o produto, a Abilumi (Associação Brasileira dos Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) desenvolveu a campanha “Como Identificar uma Lâmpada Irregular?”. Confira as 10 dicas:

  • É vendida sem nota fiscal.
  • É em geral muito mais barata que o modelo concorrente similar.
  • Não traz informações em português na embalagem.
  • Não possui certificação, a exemplo do selo do Inmetro.
  • Não identifica o nome do importador/fabricante na embalagem.
  • Não traz o CNPJ do importador/fabricante na embalagem.
  • Não informa um canal de atendimento ao consumidor (SAC).
  • Não traz a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence).
  • Não informa dados como potência em Watts e fluxo luminoso em lúmens.
  • Acesse o site http://registro.inmetro.gov.br/consulta/ e preencha qualquer dado sobre o produto. A lâmpada é irregular se o status do registro informado for SUSPENSO ou CANCELADO.

Preço não deve pautar a escolha do LED – Segundo o engenheiro elétrico e Assessor Técnico da Abilumi, Rubens Rosado, consumidores que se preocupam apenas com o preço no momento de aquisição de suas lâmpadas perdem triplamente. “Primeiro, por colocarem em risco sua vida e suas instalações, com produtos que não têm, por exemplo, isolamento adequado e proteção contra curto circuito”, orienta.

“Segundo, por estarem sendo enganados em relação às informações de embalagem, como fluxo luminoso e potência, inferiores ao que o produto proporciona. Terceiro, por que fica difícil para os importadores e fabricantes comprometidos com a qualidade trazerem para o mercado interno produtos com novas tecnologias, mais eficientes, mais seguros, que estão surgindo no mercado internacional a cada dia”, explica o especialista.

“A qualidade tem um preço, que deve ser justo para quem comercializa e para quem adquire um produto”, completa o engenheiro.

Sobre a Abilumi

A Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação), criada em janeiro de 2005, tem por objetivo congregar e defender os interesses das empresas atuantes no segmento de importação e distribuição de produtos de iluminação. Seus principais esforços são dirigidos para o apoio ao desenvolvimento de normas universais e o aprimoramento dos produtos oferecidos no mercado brasileiro.

A entidade apoia os programas de Eficiência Energética nos diversos organismos governamentais e entidades de classe e coopera com os poderes públicos nos estudos e soluções dos problemas que se relacionem com os interesses e questões de caráter comercial das associadas, como o Ministério das Minas e Energia, Procel e Inmetro, entre outros.

_______________________________________________________________

Mais informações: Presstalk Comunicação Corporativa- Assessoria de imprensa da Abilumi

Thais Abrahão – Thais@presstalk.com.br – (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402

 

ABR/18

_________________________________________________________________________

Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

 

Publicado em 05/10/2018, na categoria Notícias.