Início do conteúdo
PROCEL >

RGE instala 614 lâmpadas de LED no Hospital de Caridade de Erechim

RGE instala 614 lâmpadas de LED no Hospital de Caridade de Erechim

 

Fonte: Procel Info – 02.10.2018

Rio Grande do Sul – A iluminação interna do Hospital de Caridade de Erechim está mais eficiente desde a última semana. Isso se deve a uma ação do Programa de Eficiência Energética (PEE) da RGE que substituiu 614 lâmpadas comuns por novas unidades com tecnologia LED. A ação irá propiciar uma economia de cerca de R$ 11 mil ao ano na conta de luz do hospital, devido à redução de 20,19 MWh/ano no consumo.

O objetivo da RGE, ao desenvolver ações como esta, é ajudar hospitais que passam por dificuldades financeiras, pois, além da economia financeira direta na conta de energia, as lâmpadas de LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz) também demandam menos custos de manutenção. O investimento da RGE nas trocas das lâmpadas do Hospital de Caridade foi de R$ 43,3 mil, e o local passa a contar, a partir de agora, com uma iluminação mais adequada.

Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, as lâmpadas de LED, além de serem até 80% mais econômicas que as antigas, duram cerca de três vezes mais horas. “As lâmpadas com tecnologia LED, além de mais eficientes, duram mais e exigem menos manutenção. Num curto prazo, já se percebem os grandes ganhos que essas lâmpadas representam em termos de economia e baixa manutenção e, num médio prazo, mais ainda”, destaca Deters. As novas lâmpadas permitirão uma redução na demanda de ponta de 2,87 kW.

O Consultor de Negócios da RGE, Claudio Rodrigo Manica, destaca que essa economia de energia permitirá ao hospital destinar os valores a outras áreas que necessitem. “Sabemos das dificuldades financeiras enfrentadas por algumas instituições e temos a satisfação de podermos contribuir para a redução de uma despesa básica, que é a conta de luz. Além disso, a eficiência da nova iluminação trará benefícios tanto a pacientes como a funcionários do HCE”, destaca Manica.

As lâmpadas LED, além de economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais, requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa. Também, a vida útil é muito superior à de suas equivalentes incandescentes ou fluorescentes. Para completar, possuem a garantia de um desempenho de iluminação excelente e confiável devido a mais moderna tecnologia empregada.

* Com informações da RGE Energia

_________________________________________________________________________

Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Publicado em 05/10/2018, na categoria PROCEL.