Proben realiza palestra no IFSul – “A Sustentabilidade Energética das Edificações”.

O professor Antonio César Silveira Baptista da Silva, coordenador do LABCEE/FAURB e o mestrando do PROGRAU, Eng. Eletricista Vinicius Cleff, palestraram durante a “Jornada Acadêmica do Meio Ambiente 2018”, evento realizado no Campus Pelotas – Visconde da Graça, do IFSUL.

A palestra, intitulada “A Sustentabilidade Energética das Edificações”, procurou mostrar a importância das construções sustentáveis, uma das prioridades estabelecidas no Plano de Ação para a Produção e Consumo Sustentáveis, documento lançado pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2010.

Dentre as diretrizes principais para uma construção sustentável estão o planejamento da obra, o uso de materiais e técnicas ambientalmente amigáveis e a gestão dos resíduos, desde a fase de construção. A palestra focou mais especificamente nas questões de eficiência energética e na potencialização das condições naturais locais, com o objetivo de melhorar a qualidade interna dos ambientes, reduzindo a necessidade do emprego de meios artificiais de condicionamento para atender as condições de conforto.

As edificações sejam elas residenciais, comerciais ou públicas, respondem por quase 43% do consumo de energia elétrica no país e a sua geração, mesmo que principalmente por hidrelétricas, causa um grande impacto no ambiente.

Projetos inseridos ao clima local e que atendam às normas e regulamentações estabelecidas são condições importantes para que o consumo de energia do prédio, durante sua utilização, seja significativamente reduzido. Além disso deve-se buscar a eficiência nos equipamentos e sistemas e uma maior conscientização dos usuários na utilização destes sistemas.

Outro foco tratado na palestra foi a importância da geração de energia limpa e renovável no próprio local de consumo, reduzindo os custos e perdas da transmissão e distribuição.

Desde 1980 surgiram, principalmente na Europa, novos conceitos energéticos associados à edificação, buscando menor impacto ambiental e menor consumo de energia. Um destes novos conceitos é o Nearly Zero Energy Building (Nzeb), que busca um balanço energético da edificação próximo de zero. Isto significa que a quantidade total de energia consumida pelo edifício deverá ser igual à quantidade de energias renováveis geradas pelo mesmo edifício (no local ou nas proximidades). Desta forma além de consumidores os edifícios são também geradores de energia.

O papel das fontes renováveis de energia neste contexto, em especial a energia solar fotovoltaica, também foi ressaltado pelo engenheiro Vinicius na palestra. As recentes mudanças da legislação brasileira pertinente ao tema possibilitam que os consumidores possam, através do sistema chamado de net metering, repassar à rede da concessionária a energia que está sendo gerada e não consumida na edificação fazendo, após, a compensação.

Este fator, aliado a redução dos custos dos equipamentos e da mão-de-obra, fazem com que a energia solar fotovoltaica seja responsável por 77% da potência instalada em micro e minigeração distribuídas no país, segundo dados da ANEEL 2018.

Por fim, ao agradecer o convite do Curso de Meio Ambiente, o professor Antonio César convidou os alunos  do curso de Meio Ambiente a participar do II Congresso Internacional – Casa Passiva Brasil 2018, que será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro deste ano, uma realização conjunta das Universidades Católica e Federal de Pelotas (https://pt-br.facebook.com/pages/category/Nonprofit-Organization/Casa-Passiva-Brasil-1714774248782482/).

Publicado em 10/10/2018, na categoria Notícias.