Chamada para publicação em Dossiê Temático 2024/2 – Revista Discente Ofícios de Clio
Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/index , com ISSN 2527-0524. Na última classificação de periódicos QUALIS/CAPES divulgada, a Revista Discente Ofícios de Clio recebeu classificação B3.
Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O (a) autor (a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira.
Para nosso décimo sétimo número, a ser publicado no segundo semestre de 2024, estamos efetuando a chamada para o Dossiê Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do ensino de História, sob a proposição das Doutorandas Natiele Gonçalves Mesquita (PPGH/UFPel) e Tayane Ferreira de Almeida (UFPE).
A proposta deste dossiê é consistir em um espaço para trabalhos que abordem o ensino da história, sua didática e a função social do conhecimento histórico a partir de diferentes mídias, narrativas e suas relações com a cultura histórica. Nesta pretensão, se busca explorar pesquisas sobre o ensino da história, cultura histórica, circulação, recepção da história, teoria e didática da história, isto é, discussões inclusivas, plurais e orientadoras da práxis docente e discente. Com o crescimento do campo investigativo do ensino de história, passa-se então a aprofundar a análise das origens e objetivos das produções de narrativas históricas em diversos segmentos, como acadêmicos, escolares, midiáticos, bem como as representações na cultura, religiões, publicidade, entre outros meios, assim como as recepções e interpretações geradas por esses e usos políticos do passado. Reflete-se sobre os aspectos de construção de sentido e orientação que circundam a construção de consciência histórica e sua função para a vida prática. O aprofundamento teórico que visamos alcançar com este dossiê tem os seguintes objetivos: valorizar a ciência, o conhecimento histórico e seus desdobramentos; refletir a potencialidade das mídias e tecnologias para a construção de sentido nas práticas de ensino de história; analisar narrativas negacionistas e discursos anticientíficos no espaço das mídias digitais e demais espaços da cultura; debater pesquisas e ações de educadores e educadoras que contribuem no desenvolvimento da consciência histórica; visibilizar práticas éticas, democráticas, críticas e afetuosas na aprendizagem histórica.
As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site (https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/index ). Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do (a) autor (a). Informações adicionais podem ser solicitadas por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com . A submissão de artigos se dará por intermédio do site da Revista: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/about/submissions e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com . Lembramos que o não envio do trabalho ao email acima acarreta na não recepção e, consequentemente, não avaliação do manuscrito. Em caso de instabilidade no site da revista que possa dificultar a submissão nessa plataforma, solicitamos aos autores/as que comuniquem a situação quando do envio do e mail.
O período de recebimento dos artigos, para essa edição, será até o dia 01/10/2024.
Solicitamos ampla divulgação entre seus contatos.
A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio