Início do conteúdo
Laboratórios
  • LABORATÓRIOS DE PESQUISA:

LEAA – Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais
Instituto de Ciências Humanas/UFPel.
O LEAA dedica-se aos estudos sobre a heterogeneidade dos espaços rurais, buscando apreender, por um lado, a diversidade na organização socioespacial da agricultura familiar e, por outro, as dinâmicas e identidades territoriais, entendendo o desenvolvimento local e regional como resultante das inter-relações complexas entre natureza e sociedade, ou seja, o ambiente natural e as tradições culturais encontram-se imbricados na construção dos territórios rurais.

LEAGEF – Laboratório de Estudos Aplicados à Geografia Física
Sala 105 do Instituto de Ciências Humanas/UFPel.
O Laboratório de Estudos Aplicados em Geografia Física, constituído no ano de 2012, abrange o conjunto de atividades de pesquisa, ensino e extensão, que enfoquem a compreensão da dinâmica da sociedade/natureza na análise geográfica. Tem como proposta, reunir os professores, pesquisadores, bolsistas e alunos interessados na área de Geografia Física, possibilitando o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão, de forma a promover a produção de conhecimentos, a formação de novos pesquisadores e a disseminação do conhecimento produzido.

LEGA – Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental
Sala 116 do Instituto de Ciências Humanas – UFPel.
O LEGA foi instituído no ano de 2009, e tem como objetivo articular o diálogo entre universidade e escola consolidando práticas educativas em prol da formação do professor de Geografia. Hoje, com sua consolidação, compreende os três pilares basilares da Universidade, a pesquisa, o ensino e a extensão.

LEUR – Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais
Sala 212 do Campus 2 do Instituto de Ciências Humanas – UFPel
A atuação do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais se dá, prioritariamente, nas  linhas: 1. Geografia Urbana, com ênfase para Geografia do Comércio e do Consumo, Geografia Histórica e Geografia Cultural. 2. Ensino de Geografia.


  • LABORATÓRIOS DIDÁTICOS:

AMI – Ambiente Multidisciplinar Integrado
Sala 317 do Instituto de Ciências Humanas – UFPel
Ambiente multidisciplinar compartilhado Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo), Antropologia (PPGAnt) e História (PPGH).

Laboratório Didático de Cartografia
Sala 205 do Sallis Goulart (ICH – Campus 5)
Laboratório didático que dispõe de mapoteca e de instrumental para o ensino de Cartografia.

Laboratório Didático de Geografia Física
Sala 135-A do Instituto de Ciências Humanas – UFPel
Atua no sentido de contribuir para o aprofundamento e a melhoria na qualidade de ensino, pesquisa e extensão, estimulando a busca por novos conhecimentos referentes ao espaço geográfico, com ênfase nos aspectos físicos. Promove a integração e a socialização de trabalhos e pesquisas voltados aos aspectos físico-geográficos do território, Incentivando os acadêmicos e pós-graduandos dos cursos de Geografia à realização de pesquisas que abrangem os aspectos socioambientais do espaço geográfico local e regional. Está localizado em uma sala de 48m², equipada com 06 microscópios, 04 computadores, 01 impressora, 01 data show, 01 tela de projeção e diversas amostras de rochas e minerais, bem como bancadas sob medida e de acordo com as necessidades da área, com capacidade para atender, simultaneamente, 30 alunos em atividades práticas.

Laboratório de Geotecnologias Aplicadas à Geografia
Sala 202 do Sallis Goulart (ICH – Campus 5)
Destina-se prioritariamente a atender a comunidade discente na realização de atividades acadêmicas que demandem recursos de cartografia digital e geoprocessamento. Busca atender também as atividades de pesquisa e extensão. Sua infraestrutura conta com 32 computadores conectados a internet, softwares de geoprocessamento, receptores GPSs, Bússolas de Geólogo, Câmeras Digitais, 1 Estação Total e 1 GNSS, além de equipamentos vinculados a estudos de Climatologia, como 06 termo-higrômetros, 06 anemômetros digitais portáteis, uma estação meteorológica automática TFA e 01 computador.

Publicado em 04/11/2014.