Sobre

O Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia (SEMPGEO) chega, no ano de 2021, a sua oitava edição. O evento, que ocorre anualmente, é organizado por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com o objetivo de proporcionar a integração entre os discentes e docentes do Programa e também com as demais instituições de ensino e pesquisa envolvidas, a partir da socialização dos trabalhos científicos em desenvolvimento, ou concluídos, e espaços de discussão de temas atuais no âmbito da Geografia. Sendo assim, desde 2014 o SEMPGEO fomenta a reflexão sobre a ciência geográfica desenvolvida no país nos mais diversos contextos. Mediante isso, em 2021 o evento tem por título “A ciência Geográfica no século XXI: como o território, o meio ambiente e o ensino de Geografia vêm sendo articulados no Brasil?”.

Esta temática surge em virtude do cenário que o país vem enfrentando nas últimas décadas, no qual os problemas sociais, políticos, econômicos e ambientais estão presentes em nosso cotidiano torna-se pertinente a discussão em torno do papel desempenhado pela ciência geográfica frente a este contexto. Sendo assim, o processo de Globalização e consequentemente o avanço tecnológico marca o início do século XXI. Em vista disso, necessitamos refletir quais desafios a Geografia enfrenta desde o início deste século em 1 de janeiro de 2001 até 2021? Como a atuação dos geógrafos vem sendo praticada na sociedade? Qual a importância da Geografia? São estas reflexões norteadoras do evento cujo propósito é ampliar e desenvolver o pensamento geográfico no Brasil.

Em razão da pandemia causada pela Covid-19, o VIII SEMPGEO ocorrerá de modo remoto, nos dias 16, 17 e 18 de novembro por meio do canal no Youtube – Mestrado em Geografia UFPel.