Início do conteúdo
Programa

  • HISTÓRICO:

O histórico de criação do PPGeo está diretamente relacionada às transformações vivenciadas pelos cursos de Graduação em Geografia da UFPel.

A partir do segundo semestre de 2007, apoiado pelas políticas públicas de criação de novos cursos e de expansão do ensino superior no Brasil, o Departamento de Geografia, que possuía apenas o curso de Licenciatura em Geografia, criou um novo curso de graduação: o Bacharelado em Geografia. Para atender às demandas deste novo novo curso, houve o ingresso de sete novos professores no Departamento de Geografia, todos portadores de título de Doutorado. Assim, reuniram-se as condições necessárias para o início da discussão de um curso de pós-graduação em Geografia em nível de Mestrado.

As discussões sobre a criação do Mestrado em Geografia se deram ao longo dos anos de 2010 e 2011, quando foi formatada a proposta apresentada à CAPES. A proposta de criação do PPGeo passou por alguns ajustes, tendo sido posteriormente aprovada, e o curso recebeu a sua portaria de funcionamento em 11 de abril de 2012. O primeiro processo seletivo foi realizado no início do segundo semestre de 2012, e desde então, o PPGeo vem realizando seleções anuais para ingresso de novos alunos.


  • OBJETIVOS:

Objetivo Geral
Proporcionar a qualificação e o aprimoramento teórico, metodológico, técnico e epistemológico a professores, pesquisadores e demais profissionais identificados com a proposta do programa, contribuindo assim para o aprofundamento do conhecimento geográfico, em especial no âmbito de cada uma das linhas de pesquisa do programa.

Objetivos Específicos
– Através das atividades de ensino e pesquisa, promover o aprofundamento das discussões sobre a ciência geográfica em seus diferentes enfoques, com especial interesse nas temáticas associadas às linhas de pesquisa do programa;

– Promover um aprofundamento teórico-metodológico e prático que forneça aos alunos do programa uma sólida base para a construção dos trabalhos de pesquisa em Geografia;

– Promover a formação de pesquisadores capazes de identificar e investigar temáticas geográficas pertinentes, sabendo abordá-las de forma metodologicamente adequada e integrada, e sabendo divulgar os resultados obtidos no decorrer do processo de pesquisa.

– Através dos trabalhos de ensino e pesquisa, contribuir para o desenvolvimento local e regional;

– Constituir-se como um curso de referência no Rio Grande do Sul para a formação e o aprimoramento em de profissionais de Geografia e áreas afins.


  • ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

O PPGeo tem como área de concentração Análise do Espaço Geográfico. Esta engloba o estudo dos fenômenos espaciais, em toda a sua amplitude, considerados no contexto histórico em que ocorrem e associados ao processo de construção e reconstrução do conhecimento geográfico na educação formal e não formal.


  • LINHAS DE PESQUISA:

O PPGeo está organizado em três linhas de pesquisa:

Análise Ambiental

Análise Territorial

Educação Geográfica, Ensino de Geografia e Formação de Professores


  • COMISSÕES:

Comissão de Credenciamento / Descredenciamento
Profa. Dra. Érika Collischonn
Profa. Dra. Rosangela Lurdes Spironello
Prof. Dr. Sidney Gonçalves Vieira

Comissão de Finanças
Prof. Dr. Adriano Luís Heck Simon
Profa. Dra. Giancarla Salamoni
Profa. Dra. Giovana Mendes de Oliveira
Nathália Bonow (representante discente)

Comissão de Bolsas
Prof. Dr.Adriano Luís Heck Simon
Profa. Dra. Erika Collischonn
Prof. Dr. Maurício Meurer
Prof. Dr. Moisés Ortemar Rebhein
Josiane Silveira Silveira (representante discente)


  • COORDENAÇÃO:

Coordenador:
Profa. Dra. Liz Cristiane Dias

Coordenador adjunto:
Prof. Dr. Bruno Nunes Batista

Representantes das Linhas de Pesquisa:
Profa. Dra. Giovana Mendes de Oliveira (Linha 1)
Profa. Dra. Rosangela Lurdes Spironello (Linha 2)

Representantes Discentes:
Gabriel Veloso Rocha Lemos
Luís Felipe Wassmandorf

Publicado em 04/11/2014.