Serviço Geológico do Brasil realiza reconhecimento no território do Projeto Geoparque Paisagem das Águas
Entre os dias 14 e 17 de outubro de 2024, o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) realizou uma missão de campo para o reconhecimento do território do Projeto Geoparque Paisagem das Águas (PGPA). A equipe foi composta pelos geólogos Raimundo Almir da Conceição, coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial do SGB/CPRM, e Marcos Alexandre de Freitas, Pesquisador em Geociências. Eles foram recebidos pelo coordenador do PGPA, Prof. Adriano Simon, além dos Professores Laura Rudzewicz, Vanda Claudino-Sales, Camile Urban e Roberto Antunes, todos docentes-pesquisadores da UFPEL e a Professora Gracieli Trentin, da FURG.
A missão faz parte das tratativas para a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica entre o SGB/CPRM e o PGPA, que visa o levantamento da geodiversidade e o desenvolvimento do geoturismo em oito municípios situados no entorno do estuário da Lagoa dos Patos, do Canal São Gonçalo e da Lagoa Mirim: Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, São Lourenço do Sul, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, além de Turuçu e Arroio do Padre.
Com previsão de duração de dois anos, as atividades contribuirão significativamente para a sistematização do conhecimento físico-ambiental da região, com o desenvolvimento de documentos cartográficos e uma base em SIG na escala de 1:100.00, abrangendo uma área de 13.844 km².
Essas informações públicas serão fundamentais para subsidiar ações de gestão territorial, planejamento ambiental e desenvolvimento sustentável nos municípios, localizados na confluência das Lagoas Mirim e dos Patos, o maior sistema lagunar do mundo. O acordo também visa contribuir para o inventário do geopatrimônio do PGPA, com foco na futura candidatura à chancela da UNESCO.