Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPEL renova Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ, com ascensão para o nível 1D

A Profª Drª Cristine Lima Alberton aplicou em 2021 o Projeto intitulado “Treinamento aeróbio em meio aquático e meio terrestre para mulheres sobreviventes de câncer de mama: umensaio clínico randomizado” para o Edital de  Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPQ. A Profª Cristine era bolsista PQ2 desde 2018, desenvolvendo estudos na mesma área de pesquisa. No presente edital, além de ter sua bolsa renovada, teve indicação do Comitê para ascensão ao nível 1D.

Essa bolsa tem vigência de março de 2022 a fevereiro de 2026, e visa valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, assim como incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, selecionando projetos de pesquisa considerando o rigor e o método científico. Em 2021, por exemplo, a área de Educação Física era composta por um grupo de 96 professores de todo o Brasil.

O objetivo principal do estudo é investigar os efeitos de 12 semanas de treinamento aeróbio realizado nos meios aquático e terrestre sobre a percepção de fadiga, aptidão física, saúde mental e qualidade de vida de mulheres que completaram o tratamento primário para o câncer de mama em estágios de I-III. O projeto será desenvolvido em colaboração com a Profª Drª Stephanie Santana Pinto, também docente do nosso PPGEF/UFPel, e com a colaboração internacional do Prof. Dr. Antonio Inacio Custa- Vargas, do Department of Physiotherapy of the Faculty of Health Science, University of Malaga, Espanha. Os principais discentes envolvidos na concepção do projeto foram os doutorandos Luana Siqueira Andrade e Bruno Ezequiel Botelho Xavier, da linha de Exercício físico e Promoção da Saúde. Além disso, demais discentes e colaboradores do Grupo de Pesquisa LabNeuro, coordenado pela Professoras  Cristine e Stephanie, farão parte do desenvolvimento do estudo.

Sobre o significado de ser contemplada com essa bolsa, Cristine fez o seguinte destaque: Esse projeto visa demonstrar o potencial do exercício físico como uma ferramenta não-farmacológica que pode ser utilizada na prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas com doenças crônicas, como mulheres sobreviventes de câncer de mama. Dessa forma, estudar os efeitos de programas de exercícios e a dose-resposta ideal para alcançar os benefícios necessários à saúde é fundamental. Nesse cenário de severos cortes de financiamento destinados à ciência, essa renovação de bolsa é muito importante tanto individualmente como pesquisadora, como coletivamente para o PPGEF/UFPEL. Estar entre os principais pesquisadores da área de Educação Física do Brasil contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa é um grande orgulho, especialmente por representar as mulheres (e mães), que
correspondem à minoria desse grupo (apenas 19% de mulheres em 2021).

Publicado em 25/02/2022, na categoria Notícias.