Visita de Campo: Empreendedorismo e Inovação na Propriedade Rural de Pelotas – RS

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas tiveram a oportunidade de realizar uma visita de campo à propriedade rural na zona rural, em Pelotas – RS. A propriedade, de uma família onde os pais são funcionários da Embrapa e sua filha, sócia proprietária da Empresa, é empresária, é um exemplo notável de empreendedorismo rural e inovação no setor agroindustrial, produzindo o Azeite “Dom Feliciano”.

Esta experiência proporcionou uma análise prática dos desafios e estratégias adotadas pelos empreendedores, enriquecendo a compreensão dos alunos sobre o desenvolvimento territorial e os sistemas agroindustriais.

A iniciativa de plantar oliveiras e produzir azeite de oliva de alta pureza na propriedade rural na região de Pelotas é um exemplo de diversificação agrícola e agregação de valor aos produtos locais. Além disso, a empresária instalou uma “tiny house” para aluguel via Airbnb, integrando a produção agrícola com o turismo rural.

Durante a visita, foram destacados diversos desafios enfrentados pela família empreendedora. Esses obstáculos são comuns no setor agroindustrial, especialmente para pequenos produtores que buscam inserir seus produtos em mercados competitivos.

A visita de campo é uma ferramenta pedagógica essencial para os alunos de programas de pós-graduação em áreas como desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais. Ela permite a observação direta das práticas agrícolas, a interação com os produtores e a compreensão dos desafios e oportunidades do setor. No caso específico da propriedade visitada, os alunos puderam observar a integração entre agricultura e turismo, a aplicação de técnicas de produção sustentável e a importância da inovação para a competitividade no mercado.

Publicado em 05/06/2024, na categoria Sem categoria.
Translate »