Início do conteúdo

Professores e alunos do PPGBiotec realizam missão técnico- científica à University of Illinois at Chicago e University of Wisconsin- Madison

Os pesquisadores do PPGBiotecnologia da UFPel, Tiago Collares, Fabiana Seixas e as alunas de doutorado Julia Paschoal e Isadora Lopes participaram de missão científica aos Estados Unidos entre os dias 07 a 15 de junho. A missão faz parte do projeto intitulado Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação através de colaborações PPGBiotecnologia UFPel- Brasil e University of Illinois – USA em Biotecnologia do Câncer, coordenado pelo professor Tiago Collares e financiado pela FAPERGS.  O projeto aprovado em 2019 esteve suspenso em função da pandemia COVID-19 e foi retomado para avanço das ações previstas.

O presente projeto tem uma interface com os esforços iniciados em 2013 no desenvolvimento do modelo biológico Oncopig que teve sua origem nos Estados Unidos na University of Illinois com participação do pesquisadores Brasileiros da UFPel. O desenvolvimento dos minipigs humanizado geneticamente para p53R172H e KRASG12D, possibilita o estudo do câncer humano e foi denominado de Oncopig.

A interação internacional do Laboratório de Biotecnologia do Câncer do PPGB da UFPel tem proporcionado o intercambio de alunos para doutorado sanduiche e pós-doutorado na University of Illinois e University of Missiuri. Atualmente egressos de nosso grupo de pesquisa já compõem o quadro de pesquisadores Universidades americanas, o que demostra a qualificação dos conhecimentos adquiridos na UFPel e o resultado das missões cientificas realizadas ao longo dos últimos 10 anos. Nosso papel é criar oportunidades no campo da ciência para que jovens talentos possam seguir na pesquisa, afirma o professor Tiago.

Nestes últimos 10 anos foram produzidas publicações em colaboração, resultado da formação de doutores em biotecnologia na UFPel. O modelo Oncopig tem sido ampliado ao redor do mundo com utilização por outras universidades, centros de pesquisas e startups com o objetivo de aprimoramento do modelo.

Estamos propondo a pesquisa e o desenvolvimento do sistema denominado de Oncopig Cell Biotech Screening, que possa determinar um screening seguro, eficaz e confiável para tornar o fármaco/droga elegível a estudos in vivo no modelo Oncopig. Espera-se que o sistema proposto possa permitir ensaios de superação de resistência, ensaios de combinação de drogas e quimioterapicos, ensaios de Drug Delivery por nanoestruturas, seletividade, dentre outros avanços. No Brasil ficamos com a missão de avançar no modelos relacionado aos estudos do câncer de bexiga, afirma o pesquisador.

Os resultados de projetos desenvolvidos no Brasil foram discutidos com a equipe de pesquisadores americanos da University of Illinois at Chicago, Dr. Lawrence Schook e Dr. Kyle Schachtschneider. Estes resultados fazem parte da tese de doutorado de Natalia Segatto em Biotecnoloiga da  UFPel, que defenderá no mês de julho de 2022.

As doutorandas Julia Paschoal e Isadora Lopes discutiram resultados e projetos, onde foram definidas ações para 2022 e 2023 relacionadas ao modelo Oncopig para câncer de bexiga utilizando tecnologia CRISPR-Cas9a, tendo a ampliação da colaboração a partir da participação de grupos de pesquisadores europeus.

A missão cientifica foi complementada com a participação dos pesquisadores junto a University os Wisconsin-Madison, onde ocorreu a conferencia cientifica “Swine in Biomedical Research Conference 2022 (SBR 2022)”.  Os pesquisadores americanos Dr. Lawrence B. Schook, Ph.D., Dr. Kyle Schachtschneider, Ph.D., ambos da University of Illinois at Chicago e Dr. Dhanansayan Shanmuganayagam, Ph.D., da University of Wisconsin-Madison foram os organizadores da conferencia científica.

A conferencia reuniu pesquisadores de universidades americanas, europeias e com participação de pesquisadores e estudantes brasileiros. A professora Fabiana Seixas do PPGBiotecnologia da UFPel fez parte do comitê cientifico e session co-chair do encontro (https://sbr2022.org/conference-committees). A professora Fabiana, destaca a importância da UFPel estar presente neste ecossistema  internacional de pesquisa e desenvolvimento tecnológico participando de discussões importantes para o futuro dos ensaios pré-clinicos, em minipigs. Isso trará avanços em outras áreas das ciências da vida, afirma.

As sessões plenárias trataram de temas na fronteira do conhecimento no desenvolvimento de minipigs para estudos biomédicos e aplicados à saúde humana. Os avanços e desafios foram discutidos, tendo participação da academia, setor produtivo (startups de biotecnologia, empresas ligadas a medicina de precisão, biosciências e biofarma),  órgãos de fomento (NIH – National Institutes of Health) e USDA.

PROGRAMA COMPLETO DO ENCONTRO

Abaixo os grandes temas abordados:

  • OINKOLOGY™: TECHNIQUES FOR BIOMEDICAL SWINE RESEARCH
  • CELL THERAPIES AND REGENERATIVE MEDICINE
  • ORTHOPEDICS
  • NEUROLOGY AND NEUROSCIENCES
  • OBESITY AND METABOLIC DISORDERS
  • ONCOLOGY
  • INFECTIOUS DISEASES
  • IDENTIFYING UNMET CLINICAL NEEDS AND GAPS IN RESEARCH
  • MODEL VALIDATION: DEFINING PHENOTYPING AND PATHOLOGY STANDARDS
  • XENOTRANSPLANTATION
  • DRUGS AND DEVICES
  • PIG MODELS OF PEDIATRIC DEVELOPMENT
  • SURGICAL INNOVATION
  • MEDICAL IMAGING
  • DEVELOPING NEW PORCINE TOOLS
  • BIOMEDICAL MINIPIGS
  • IMMUNOLOGY / IMMUNOTHERAPY
  • PAIN
  • RARE DISEASES
  • CARDIOVASCULAR DISEASES
  • GENETIC ENGINEERING AND EMBRYOLOGY
  • REGULATORY REQUIREMENTS FOR BUILDING COLLABORATIONS: DOMESTIC AND GLOBAL
  • WHITE PAPER SESSION: STATE OF THE FIELD AND FUTURE DIRECTION
  • CONSORTIUM OF RESEARCH CENTERS

Como resultados objetivos da missão realizada pode se destacar:

Fortalecimento da colaboração científica e tecnológica no desenvolvimento do modelo Oncopig;

Discussão de resultados dos resultados em Câncer de Bexiga para submissão a publicação de artigo cientifico internacional em colaboração;

Ampliação da rede de colaboração para consortium científico com grupos de universidades americanas e grupos de universidades europeias (Dinamarca e Alemanha);

Definição de agenda de intercambio acadêmico para alunos do PPGBiotecnologia para Universidade de Illinois at Chicago, bem como de visita técnica dos pesquisadores americanos ao PPGBiotec da UFPel em 2022;

Aproximação de Startups brasileiras, americanas e europeias para o desenvolvimento de insumos necessários a consolidação do modelo minipig para pesquisa biomédica;

Ampliação das ações para estudos envolvendo edição gênica por CRISPR-Cas9 para desenvolvimento do modelo para Câncer de Bexiga (Oncopig Bladder Model) e para modelos minipigs para transplante de órgãos (xenotransplantes).

Segundo pesquisador Tiago Collares,  estamos com os colaboradores mais qualificados do mundo dispostos a colaborar com avanços importantes no desenvolvimento de modelos biológicos robustos no Brasil. Produzir este modelo no país abre caminho para que grupos de pesquisa, universidades, centros de investigação, hospitais possam avançar em pesquisas translacionais. Um grande consortium Brasileiro se torna necessário para termos avanços mais acelerados para uma agenda de pesquisa translacional, afirma o professor Tiago.

Publicado em 29/06/2022, na categoria Notícias.