Início do conteúdo

Doutoranda do PPGBiotec, realizou doutorado sanduíche na University of California San Diego (UCSD)

A doutoranda Mirna Samara Dié Alves, bolsista de doutorado sanduíche do Programa CAPES/PrInt (UFPel), realizou atividades de pesquisa no período outubro de 2021 e março de 2022. A doutoranda trabalhou no laboratório do professor Dr. Lars Eckmann localizado na Centro de Pesquisa Biomédica 2, que é parte da Faculdade de Medicina da UCSD. O grupo de pesquisa do Dr. Eckmann trabalha na descoberta e desenvolvimento de fármacos para o tratamento de duas doenças infecciosas negligenciadas: a tricomoníase, uma infecção sexualmente transmissível que atinge mais de 150 milhões de pessoas no mundo, e a giardíase, uma das principais doenças diarreicas do mundo.

A doutoranda realizou inicialmente atividades relacionadas ao desenvolvimento de fármacos para a tricomoníase, dando continuidade aos estudos realizados para desenvolvimento de sua tese no Brasil, os quais ocorrem no Laboratório de Biotecnologia Infecto-Parasitária sob a orientação da professora do PPGBiotec, Dra. Sibele Borsuk. Mais especificamente, ela avaliou a amplitude do potencial de dois compostos sintéticos para os quais já havia caracterizado atividade antiparasitária contra Trichomonas vaginalis (agente causador da doença) no artigo intitulado “Antiparasitic activity of furanyl N-acylhydrazone derivatives against Trichomonas vaginalis: in vitro and in silico analyses” publicado na revista Parasites & Vectors (clique aqui). Os resultados obtidos no exterior mostraram atividade promissora dos compostos em avaliações in vitro, nas quais os compostos foram efetivos contra isolados sensíveis e resistentes ao fármaco padrão para o tratamento. Além disso, as avaliações in vivo em modelo murino para a doença indicaram boa eficácia dos compostos.

 

Diante dos resultados obtidos, a doutoranda resolveu ampliar a avaliação e testar a atividade dos compostos sob Giardia lamblia, causador da giardíase. Os resultados obtidos in vitro e in vivo também foram promissores. No momento, a doutoranda e o grupo de pesquisa do Dr. Eckmann estão na fase de elaboração do artigo contendo os resultados obtidos durante o período de colaboração no exterior e visam sua publicação em uma revista de alto impacto

Publicado em 02/06/2022, na categoria Divulgação.