Discente do doutorado do PPGBiotec, Renan Piraine, realizou doutorado sanduíche na Indiana University

Renan Piraine realiza doutorado sanduíche na Indiana UniversityRenan Piraine, bolsista de doutorado sanduíche do Programa CAPES/PrInt (UFPel), realizou durante o período de 2019-2020 mobilidade na Indiana University (IU) nos Estados Unidos. Em parceria com o Prof. Matthew Bochman do Departamento de Bioquímica Celular e Molecular, Renan publicou dois artigos científicos em revistas internacionais de alto impacto. O primeiro artigo publicado na revista Fermentation (clique aqui), investigou a presença de microrganismos selvagens que participam da fermentação de cervejas de fermentação mista espontânea e não-espontânea, identificando através de sequenciamento de nova geração mais de 100 espécies diferentes de bactérias e 20 leveduras compondo a comunidade microbiana das bebidas. No segundo artigo publicado na revista Food Microbiology (clique aqui), o grupo de pesquisa isolou a levedura Moniliella megachiliensis a partir de amostras do Olympic National Park (Washington, EUA), caracterizando e sugerindo pela primeira vez sua aplicação na produção de cervejas. Ainda, um terceiro artigo envolvendo a identificação de novas leveduras isoladas na cidade de Pelotas e a caracterização de seu potencial probiótico e de aplicação para produção de cerveja foi submetido esse mês para revista World Journal of Microbiology and Biotechnology, sendo esse mais um fruto da cooperação entre os grupos de pesquisa do Brasil e Estados Unidos. Os links para acessar os trabalhos podem ser encontrados abaixo:

Mixed-Culture Metagenomics of the Microbes Making Sour Beer (aqui)

Isolation of wild yeasts from Olympic National Park and Moniliella megachiliensis ONP131 physiological characterization for beer fermentation (aqui)

Para acessar versão preprint clique aqui.

Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/print/2022/02/22/renan-piraine-realiza-doutorado-sanduiche-na-indiana-university/

Publicado em 10/03/2022, na categoria Notícias.