Profa. Dra. Lucielli Savegnago realiza missão de trabalho na Itália, dentro da proposta institucional CAPES-PrInt/UFPel 2019

No final de maio e início de junho de 2019, os docentes da UFPel Lucielli Savegnago (PPGs em Biotecnologia e em Bioquímica e Bioprospecção), Raquel G. Jacob, Márcio S. da Silva e Eder J. Lenardão (PPG em Química) realizaram missões de trabalho na Itália, como parte das atividades do projeto “Moléculas bioativas contendo selênio – Síntese, caracterização e aplicações”, dentro da proposta institucional CAPES-PrInt/UFPel 2019.

Em Perugia, na Università degli Studi di Perugia (UniPG), os docentes visitaram o Dipartimento di Science Farmaceutiche, onde participaram de reuniões e encontros visando o fortalecimento e a ampliação das colaborações internacionais na pesquisa envolvendo moléculas de selênio e suas aplicações. Os docentes foram recebidos e ciceroneados pelo coordenador internacional do projeto, Prof. Claudio Santi.

Os docentes realizaram encontro de trabalho com membros da equipe estrangeira do projeto e discutiram as atividades de pesquisa em colaboração, bem como a organização do livro “Organochalcogen compounds: synthesis, catalysis and new protocols with greener perspective”, a ser publicado pela Elsevier em 2020, que tratará da síntese e aplicação de compostos organosselênio e organoenxofre sob a perspectiva da química verde e sustentável.

No dia 28 de maio, o Prof. Eder J. Lenardão apresentou o seminário “New strategies to prepare chalcogen functionalized heterocycles”, no Dipartimento di Science Farmaceutiche da UNiPG, onde se encontrou com estudantes e professores para divulgar as atividades desenvolvidas na UFPel e promover as possibilidades de intercâmbio entre as instituições.

Em reunião com o Prof. Antonio Macchiarulo, coordenador do Doutorado em Ciências Farmacêuticas, foi discutida a celebração de acordo visando o doutorado em cotutela e dupla titulação entre a UniPG e o PPGQ-UFPel. As tratativas já foram iniciadas e espera-se que no próximo ano já tenhamos ao menos um estudante envolvido no doutorado em cotutela.

Em encontro com o Prof. Alexander Maurizio, chefe do gabinete do reitor da UniPG, foram apresentados os resultados alcançados até o presente na interação entre a UniPG e a UFPel e as possiblidades futuras de intercâmbio com o CAPES-PrInt e o Erasmus+.

Os docentes realizaram reunião de trabalho com a Dra. Paola de Rosa, responsável pela área de relações internacionais da UniPG, no Escritório de Relações Internacionais daquela universidade. Além da demonstração do interesse em renovação do atual acordo geral de colaboração entre a UniPG e a UFPel, que vence em setembro de 2019, foi acordado que a UniPG encaminhará um projeto incluindo a UFPel como universidade parceira no programa Erasmus+. Esta é uma excelente notícia, pois caso o projeto seja aprovado, abre a possibilidade de estudantes de doutorado e docentes da UFPel receberem recursos europeus para estudarem e se qualificarem na UNiPG.

A UFPel, através do PPGQ e do curso de Química Industrial já recebeu 7 estudantes italianos (6 de graduação e 1 de doutorado) e 1 professor visitante, que vieram ao Brasil com recursos da UniPG. Atualmente, um estudante de doutorado do PPGQ está realizando uma visita de curta duração àquela universidade italiana.

Ainda em Perugia, os docentes da UFPel participaram ativamente do 8th Workshop of the SeS Redox & Catalysis Network (WSeS-VIII), realizado no Dipartimento di Chimica, Biologia e Biotecnologie da UniPG nos dias 30/05 a 1º/06. A Profª Raquel Jacob e o Prof. Márcio S. da Silva apresentaram palestras convidadas, enquanto que a Profª Lucielli Savegnago e o Prof. Eder J. Lenardão fizeram parte da mesa redonda “Future perspectives in the Selenium and Sulfur chemistry”, no referido evento.

Além de estudantes e professores italianos, o evento contou com a participação de pesquisadores de doze países e foi uma oportunidade valiosa para a realização de contatos com importantes pesquisadores na área da química e bioquímica envolvendo compostos de selênio, objeto do projeto de pesquisa aprovado no CAPES-PrInt. Foram iniciadas as tratativas para firmar um acordo de cooperação com a Università degli Studi di Firenze (Itália) e com a Universität des Saarlandes (Alemanha).

Entre os dias 3 e 7/06, o grupo participou da 14th International Conference on the Chemistry of Selnium and Tellurium (ICCST-14), realizada em Cagliari. Trata-se do principal evento na área da química e bioquímica de compostos Organocalcogênios, que este ano reuniu mais de uma centena de pesquisadores de todo o mundo para apresentar seus recentes resultados e interagir com colegas atuantes na área. Todos os docentes apresentaram trabalho no referido congresso, além de uma palestra convidada proferida pelo Prof. Eder J. Lenardão.

Entre os resultados da participação dos docentes da UFPel na ICCST-14 estão a negociação da elaboração de um projeto DAAD envolvendo os participantes do projeto “Moléculas bioativas contendo selênio – Síntese, caracterização e aplicações” da UFPel e o grupo do Prof, Ludger A. Wessjohann, do Leibniz Institute for Plant Biochemistry (Halle, Alemanha). Além disso, a Profª Lucielli Savegnago iniciou as tratativas para a assinatura de um acordo de cooperação com a Universidade de Copenhagen, através do Prof. Michael J. Davies, do Department of Biomedical Sciences, daquela universidade.

O encerramento da ICCST-14, foi anunciada a realização da próxima conferência (ICCST-15) no Brasil, que ocorrerá em 2022 em Florianópolis. O evento terá como chairman o Prof. Antônio L. Braga (UFSC) e contará com a participação da UFPel como copromotora.

Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/print/

Publicado em 06/08/2019, na categoria Notícias.