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  • 5° FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIDEOARTE SPMAV – ENCRUZILHADAS POÉTICAS

    FIVA SPMAV 2023

    @fivaspmav

    07 a 11 de novembro de 2023 – Projeção no MALG 

    07 a 11 de novembro de 2023 – Mostra Virtual FIVA SPMAV                 

    Inscrições até 09 de outubro de 2023

    Esta convocatória tem por objetivo selecionar as videoartes que irão integrar a mostra do 5° Festival Internacional de Videoarte SPMAV (FIVA SPMAV): Encruzilhadas Poéticas, evento artístico cultural, sem fins lucrativos, que integra as atividades do XII Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes – SPMAV, realizado pelo Programa de  Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal de  Pelotas (UFPel), RS, Brasil.

    A inscrição das videoartes é gratuita e implica no consentimento às normas deste edital e na cessão dos direitos para reprodução e exibição, total ou parcial, em mostras e demais atividades artísticas, acadêmicas e culturais, nacionais e internacionais, sem fins lucrativos, realizadas pelo festival, tanto de forma presencial quanto virtual. A seleção dos vídeos será realizada por uma comissão avaliadora internacional convidada.

    A mostra será exibida de forma pública e gratuita no canal do FIVA SPMAV no Youtube e por meio de projeções no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, em Pelotas. 

    PARTICIPAÇÃO 

    ● Proponentes maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade; 

    ● Cada proponente poderá inscrever APENAS UMA videoarte; 

    Vídeos realizados por grupos ou coletivos deverão ser inscritas por uma única pessoa, que será reconhecida como proponente responsável pela inscrição; 

    ● Cada proponente é responsável pelos direitos referentes à trilha sonora e às imagens da videoarte que inscreveu; 

    ● O ato da inscrição autoriza que a videoarte passe a integrar a videoteca do FIVA SPMAV, podendo ser utilizada para fins de divulgação do festival, bem como ser exibida em mostras do festival, no Brasil e no exterior, com  fins culturais, artísticos e educativos, e sem fins lucrativos. 

    CARACTERÍSTICAS DO VÍDEO

    Temática livre

    ● Produzidas a partir de 2021

    ● Curta duração – máximo de 05 (cinco) minutos, incluídos os créditos;

    Recursos assistivos – audiodescrição, legendas, libras – não são exigidos, mas serão apreciados;

    ● Apresentação em quaisquer uma das extensões padrão utilizadas atualmente (AVI, MOV, WMV, MP4, etc), com resolução mínima de 720p (HD) – ideal sugerido 1920x1980p ou, no mínimo, 1280x720p; 

    ● O arquivo da produção videoartística não deve exceder 1GB. 

    SELEÇÃO 

    ● A seleção dos vídeos será realizada por uma comissão avaliadora internacional convidada, que será divulgada nas redes sociais do FIVA SPMAV; 

    ● Não serão aceitas produções que sejam consideradas lesivas aos Direitos Humanos;

    ● O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de outubro de 2023 nas redes sociais do FIVA SPMAV e na página do PPGArtes (UFPel). 

    INSCRIÇÕES 

    ● Devem ser realizadas até o dia 09 de outubro pelo formulário: https://forms.gle/hJz3k6p7sxhdKxzRA

    ● As videoartes devem ser submetidas no formulário por meio de link habilitado para download (acompanhado da senha quando necessário). 

    Em caso de dúvidas escrever ao email: fiva.spmav.2023@gmail.com

    CRONOGRAMA 

    Lançamento do edital – 04 de setembro de  2023

    Submissão dos trabalhos – 04 de setembro de 2023 a 09 de outubro de 2023

    Resultado da seleção – 31 de outubro de 2023

    Mostra Virtual Canal FIVA SPMAV YouTube –  07 a 11 de novembro de 2023

    Projeção no MALG – 07 a 11 de novembro de 2023

    ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2023

    Coordenação 

    Rosângela Fachel – UFPel 

    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Chico Machado – UFPel/UFRGS

    Comissão organizadora 

    Alejandro Angel – Narrar el Futuro, Colômbia

    Ana Maio – FRESTA, UFPel/FURG

    Chico Machado – UFPel/UFRGS

    Balbina Francisca Moraes de Sá – UFPel 

    Felipe Merker – UFPel

    Maia Navas – PLAY, UNNE, Argentina

    Mayra Huerta – UABC, México

    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Ricardo Pereira Teixeira – UFPel 

    Rosângela Fachel – UFPel 

    Realização 

    Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes, Universidade Federal de  Pelotas – UFPel 

    Apoio

    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel 

    Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel 

    FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS @frestamostraaudiovisual

    OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS

    TimeLine BH, Minas Gerais, Brasil @timelinebh_

    Narrar el Futuro – Festival de Cine & Nuevos Medios, Bogotá, Colômbia @narraelfuturo

    PLAY Festival Internacional de Videoarte y Cine Experimental, Corrientes, Argentina @playvideoarte

    Faculdad de Artes, Universidad Autonoma de Baja California, Baja California, México

    RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav 

  • FIVRS 2023 anuncia videodanças selecionadas 

    Chegando a sua quarta, o Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS anuncia a seleção de 49 videodanças, oriundos de 19 países: África do Sul, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Itália, México, Nigéria, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Venezuela; e de 8 estados do Brasil: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul.

    A comissão avaliadora do FIVRS 2023 foi composta por: Ana Sedeño Valdellós (Espanha), Constanza Cordovez (Chile), Gustav Courbet (Brasil), Leo Roat (Brasil), Mabel Cristina Filimón (Argentina) e  Manoel Timbaí (Brasil).

    Videodanças selecionadas

    Acción Artística Butoh (2023, 06’16”), de Osvaldo Cibils + IA. Uruguai/Barcelona, Espanha.

    Areinwe (2023, 03’20”), de Selene Baptista e Sebastián García. Venezuela.

    Asas (2022, 02’19”), de Diego Mac. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Being Elsewhere (2021, 02’31”), de Holger Mohaupt. North Berwick, East Lothian, Escócia.

    Bëwák (2023, 03:53″), de Hellen Hernández Sánchez e Fabio Cecilio Pérez Solís. Costa Rica.

    Blessings (2021, 05’02”), de Tanniqua-Kay Buchanan. Chicago, Illinois,  Estados Unidos.

    Bolha (2021, 09’58”), de Movidos Dança. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

    Childhood/Adulthood (2022, 06’29”), de Jagoda Turlik e Julia Domagalska, Szymon Pacholec, Piotr Werewka. Varsóvia, Polônia.

    CINESIA (2022, 02′), de Eduarda Barcelos. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Compulsório (2022, 04’25”), de Aline Salmin e Bruna Brunu. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

    Corpoesia (2023, 02’09”), de Samara Rocha Santos e Ademir Junior. Espírito Santo, Brasil.

    Corpos/Cidade (2021, 10′), de Kanauã Nharu. Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    C R I S O L (2021, 07’04”), de Camila Magalí Pereyra. Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina.

    Dança do quase silêncio ou Uma afro-gaúcha em dançovivências (2022, 09’43”), de Liana da Silva Cunha e Jaqueline Santana. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Descent into Death (2021, 10″), de Smangaliso Ngwenya e Phumlani Mndebele. Joanesburgo, África do Sul.

    Despertar (2023, 04’23”), de Aldo Venegas. Acapulco, México.

    El tiempo cambia – Disciplina (2022, 04’02”), de Yanoski Suarez Rodriguez e Paseal Perron. Santiago de Cuba, Cuba.

    El túnel (2022, 06’06”), de Rafaela Molina. Montevidéu, Uruguai.

    Entre orixás (2022, 08 30″), de Dinah Schonhaut. Buenos Aires, Argentina.

    Espaldas Dobladas (2021, 05’15”) de Hernán David López. Buenos Aires, Argentina.

    Hacer Memoria Cuerpo, Capítulo 1 (2021, 10″), de Micaela Rivetti, Nicolás Martinez Cremonese e Maximiliano Bottoli. Buenos Aires, Argentina.

    I and I: conversations with 3rd self (2023, 02’29”), de Boitumelo Motau e Wesley Hlongwane. Joanesburgo, África do Sul.

    imorredouro (2022, 03’35”), de Davidson José Martins Xavier e Bernardo Morais. Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil.

    La Nada se Traga Una cosa Tras Otra (2022, 06’03”), de Daro Ceballos e Gabriela Bondone. Villa Maria, Córdoba, Argentina.

    Las paredes hablan (2021, 06’37”), de Edgar Laiseca Rodríguez. Bogotá, Colômbia.

    Latitude-zero (2022-2023, 06’40”) de Ygor Gohan de Paiva Faria. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

    Los siete umbrales (2023, 01’30”), de Blas Payri. Valência, Espanha.

    Marie. Eduardo. Sophie (2022, 03′), de Thomas Corriveau. Bromont, Quebec, Canadá.

    Muros (2022, 10″), de Dani Cobarrubias e Carmen Porras. Granada, Espanha.

    My non-relative fullness (2023, 04’38”) Uladzimir Slizhyk. Varsóvia, Polônia.

    Novos velhos corpos 50 + (2023, 07’53”), de Suzane Weber da Silva e Alex Sernambi. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Nuestra Sombra (2022, 06’18”), de María Fernanda Contreras. Toluca, Estado de México, México.

    O (re)nascer do meu existir (2022, 06′), de Patricia Chavarelli Vilela da Silva. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

    Pé 45 sem Par – manipulação I e II (2021, 04′), Cia. Excessos Studio – Tales Frey e Hilda de Paulo. Brasil/Porto, Portugal.

    Piano-Soleil (2023, 07’30”), de Caio Amon e Camila Vergara. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    POIS QUE IA: sob a memória (2022, 07′), de Gabriela Mercadante Ferrari. Salvador, Bahia, Brasil.

    Red (2023, 05″), coletivo DEHORS/AUDELA – Salvatore Insana e Elisa Turco Liveri. Roma, Itália.

    Remanencia (2022, 06′), de Esteban Richmond Umaña, com participação de Verônica Monestel. Costa Rica.

    Revoada (2022, 03’14”), de Claudia Tayanne Gomes Marreiros. São Luís, Maranhão, Brasil.

    Silêncios (2023,10″), de César Ulloa Cuéllar. Lima, Perú.

    Similitude (2021, 06’33”), de Rafael Tursi e Danilo Borges. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

    Tempore Neon (2022, 07′), de Arthur Antunes e Thairini Moreno. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

    Three Anomi (2021, 04’31”), de Shohifur Ridho’i. Yogyakarta, Indonésia.

    Uholdeak (2022, 05’10”). de Olatz Larunbe e Bárbara Fernández. Pamplona, Navarra, Espanha.

    Vamos fazer de conta… (2022, 09’08”), de Bernardo Gasparini, Elton de Souza e Sara Marchezini. Minas Gerais, Brasil.

    Vênus (2021, 08’05”), de Patricia Nardelli Pinto Santana e Emily da Silva. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    What’s Bred in the Blood and Bone (2021, 05’09”), de Robin M Gee. Greensboro, Carolina do Norte,  Estados Unidos.

    Yin Yang (2022, 07’50”), de Femi Adebajo e Companhia o Futuro da Dança. Lagos, Nigéria.

    飛天 – Fei Tian  (2023, 04′), de Selena Regad. Paris, França.

    ORGANIZAÇÃO
    Diretoras
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel

    Comissão organizadora 
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel
    Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
    Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga, Espanha
    Carlise Scalamato – UFSM
    Rebeca Recuero – UFPel
    Hamilton Bittencourt – UFPel
    Taiany Glória – Curso de Dança, UFPel
    Luana Echevengua Arrieche – IFSul
    Larissa Schip – UFPel
    Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
    André Venzon – Fundação ECARTA
    Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
    Stela Pastore – Fundação ECARTA
    Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

    Realização:

    Apoio:

  • I Mostra Internacional FIVRS de Dança no CinemaAbertura – Sessão Comentada de Um filme de dança (2013, 90′, Brasil), de Carmen Luz

    https://www.instagram.com/fivrs.videodanca/
    https://www.facebook.com/1o.FIVRS/
    https://wp.ufpel.edu.br/fivrs/
    FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS – YouTube/

    Em sua 4ª edição, o Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS expande suas atividades, realizando em parceria com a Sala Redenção, do Centro Cultural da UFRGS, e com o Cine UFPel a I Mostra Internacional FIVRS de Dança no Cinema. Uma iniciativa inédita que, a partir do campo da videodança, direciona a atenção de seu público para a antiga e, cada vez mais, poderosa história de amor entre o cinema e a dança. O objetivo da mostra é visibilizar produções fílmicas contemporâneas que explorem -na forma e no conteúdo- a poesia da dança e das corporalidades em movimento, produções que dificilmente chegariam às telas de cinema do Brasil. Em sua primeira edição, realizada com curadoria das professoras Rosângela Fachel e Carmen Hoffmann – codiretoras do FIVRS, a mostra busca apresentar um pouco da ampla diversidade -geográfica, cultural, corporal, temática, rítmica e estética – de produções fílmicas com e sobre dança que vêm sendo realizadas atualmente, apresentando uma seleção convidada de longas e curtas-metragens.

    O lançamento da mostra acontecerá no dia 14 de agosto, às 19h, na Sala Redenção, Centro Cultural da UFRGS, Porto Alegre, com a sessão comentada do documentário Um filme de dança, que contará com a presença de Carmen Luz – roteirista, diretora e produtora do filme, e terá mediação de Carmen Hoffmann.

    Carmen Luz nasceu e mora na cidade do Rio de Janeiro. É coreógrafa, cineasta, artista visual e cênica. Atua nos campos da criação, direção, performance, dramaturgia, reflexão, pesquisa, consultoria, gestão, curadoria, mentoria e ensino. Sua pesquisa artística e teórica especula sobre a centralidade do racismo na cultura ocidental, as táticas e as estratégias para a manutenção da vida de povos racializados. Seu trabalho se desdobra na criação e realização de obras inter e multidisciplinares em diversos meios e suportes, que abordam, especialmente, as existências africanas, as biografias e os imaginários afrodescendentes.

    Algumas de suas obras foram exibidas em festivais, eventos e mostras de dança, performance, artes visuais e cinema no Brasil, EUA, Alemanha, Cabo Verde, Benin, Mali e Burkina Faso.

    Foi diretora artística do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (2009–2011) e do Centro Cultural José Bonifácio – Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira na Cidade do Rio de Janeiro (2001 – 2006), em ambos os espaços também exerceu as funções de programadora e curadora.

    Integra, com frequência, comissões de seleção e júris de artes cênicas e cinema. Dentre eles os júris da 51ª e 52ª edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o Comitê artístico do Festival Dança em Trânsito. Foi curadora da 12ª edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e outras diásporas e da 11ª Mostra de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás. Foi curadora convidada do Cineclube da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e co-curadora da 4 a edição da Mostra Sesc O Corpo Negro. Integra o júri do Prêmio APTR/Associação de Produtores Teatrais. Colabora com diversos artistas e instituições na criação e desenvolvimento de projetos de arte, cultura, educação e ativismo comunitário.

    É fundadora, coreógrafa e diretora artística da Cia. Étnica de Dança. Atua como professora nos cursos de graduação e mestrado profissional da Faculdade Angel Vianna.

    As demais sessões da I Mostra Internacional FIVRS de Dança no Cinema na Sala Redenção acontecerão de 25 a 30 de setembro. A Mostra integra as atividades do FIVRS 2023, que estará em cartaz na Galeria ECARTA, em Porto Alegre, e no MALG, em Pelotas, entre 29 de agosto e 01 de outubro.

    DIRETORAS DO FIVRS
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel 
    Rosângela Fachel – UFPel 

    COMISSÃO ORGANIZADORA DA MOSTRA FIVRS
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel 
    Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
    Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga
    Carlise Scalamato – UFSM 
    Rebeca Recuero – UFPel 
    Luana Echevengua Arrieche – IFSul 
    Hamilton Bittencourt – UFPel 
    Taiany Glória – Curso de Dança, UFPel
    Vitor Cunha – Sala Redenção, UFRGS