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  • André Dizéro e o rap como objeto de estudo

    Artista relembra trajetória acadêmica e fala sobre projetos culturais e os desafios frente à pandemia

    Matéria originalmente publicada em:

    https://www.furg.br/noticias/noticias-entrevista/andre-dizero-e-o-rap-como-objeto-de-estudo

     

    Foto: Lázaro Carvalho

    A relevância cultural do hip-hop é cada vez mais reconhecida pelos meios de comunicação, sendo tema de teses e dissertações também na comunidade acadêmica. Um dos grandes entusiastas do rap como objeto de estudo científico que tiveram passagem pela FURG é o rio-grandino André Dizéro.

    Artista celebrado na cena local, Dizéro, 31 anos, é graduado duplamente em Artes Visuais pela universidade, em Bacharelado (2014) e Licenciatura (2016), e também possui Mestrado no mesmo curso pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Seus estudos incluem reflexões sobre o rap na contemporaneidade e a produção audiovisual.

    Os últimos quatro meses de confinamento social, com teatros, casas de shows e espaços culturais fechados, poderiam ter aniquilado a produção sociocultural do rapper, mas ele conta com criatividade e talento suficientes para driblar os problemas. Dizéro busca trabalhar com o hip-hop sob um viés que extrapola a música, atuando como oficineiro e educador. Idealizador de uma série de ações, sempre com bom retorno da comunidade, teve que readaptar seus projetos com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Um deles foi o festival beneficente Rap Contra o Frio, que em sua quinta edição ocorreu de forma online.

    A veia artística também segue ocupando o seu dia a dia. Nos últimos meses, lançou single e clipe em parcerias, e também colaborou musicalmente em uma campanha de saúde voltada à periferia. Em julho, amenizou a saudade da universidade com sua live no Janela Musical, projeto realizado pela Secretaria de Comunicação (Secom) e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da FURG.

    Essas e outras histórias estão na entrevista concedida abaixo pelo músico.

     

    De que maneira a cultura hip-hop foi inserida em teus estudos acadêmicos na FURG, como aluno de Artes Visuais?

    Foi somente no segundo ano de curso que encontrei um caminho para mediar a produção com hip-hop e a academia. Antes disso, pensei muito em desistir. Não fui aluno exemplar quando adolescente, pelo contrário, dei muito trabalho para os professores. Tive um momento marcante e decisivo no ensino médio, quando percebi que estava atrasado e decidi levar a sério. Mudei de escola e tive a chance de ser aluno do Law Tissot, em 2009/2010. Ele mudou minha perspectiva em relação à arte, principalmente pela forma como abordava as culturas urbanas. No ano seguinte ingressei na universidade. Eu tive uma chance e consegui agarrar, essa mudança no percurso foi decisiva para eu ser quem me tornei.
    Tive muita dificuldade nos anos iniciais, baixa autoestima, principalmente para a realização de trabalhos manuais como desenho e pintura. Não entendia a universidade como um local de pertencimento, me senti por vezes um intruso. Pensei inúmeras vezes em desistir. Nas aulas de Design Gráfico do professor José Flores, passei a realizar colagens para capa de discos, com a temática de rap. Fiz montagens para o grupo Dirth South, do qual faço parte, e ali percebi que poderia relacionar a minha produção com rap.
    Passei a pesquisar a história do hip-hop e realizar trabalhos voltados para a cultura, com experimentações em vídeo e fotografia. Consegui enxergar o elo necessário, e minha produção com hip-hop se tornou a fonte primária pra minha pesquisa artística, conceitual e educacional.

    Como seguiu a relação institucional com a FURG após a graduação?

    Tenho uma ótima relação com a universidade e ela se tornou parceira nos projetos que proponho para a cidade, como o Rap Contra o Frio e o Minicurso de capacitação. A parceria segue na Feira do Livro e no Janela Musical, do qual recebi convite para participar recentemente. Acho importante convites como esse para poder continuar realizando essa mediação, e me coloco à disposição sempre que for possível para seguir construindo essa relação entre as ruas e a comunidade acadêmica.

    A pandemia da Covid-19 certamente afetou os teus projetos culturais programados para 2020. Como está sendo essa readaptação?

    Afetou dramaticamente, como no restante do país. É muito complicado ver os locais fechados e as pessoas que vivem de arte e cultura não podendo produzir.
    A pandemia teve dois reflexos para mim: reação e ação. Quando o vírus chegou aqui, em março, não imaginava que se estenderia até os dias atuais. Quando nos aproximávamos de maio, pensei que precisava reagir. Foi aí que surgiu o Rap Contra o Frio 5, totalmente digital, através de transmissões ao vivo. Reunimos mais de 30 artistas em transmissões ao vivo com o objetivo de buscar arrecadações para a campanha. O evento foi importante para eles, e creio que representou esperança. A galera se empenhou muito para realizar a transmissão de forma criativa e isso foi um bom exercício. Conseguimos 43 cestas básicas com a ação e distribuímos no bairro Maria dos Anjos. Isso foi ótimo e manteve o hip-hop em movimento.

    O projeto “Minicurso de capacitação de educadores/oficineiros de hip-hop: Metodologia, Didática e conteúdos”, de tua autoria, foi um dos contemplados do edital Procultura da Prefeitura de Rio Grande em 2019. O que esperar desse curso?

    O curso precisou sofrer adaptações por conta da pandemia. Inicialmente iríamos realizar um curso de formação presencial; agora, ele vai acontecer através de vídeos.
    Basicamente, ele tem o objetivo de oferecer uma formação para os artistas do hip-hop (MCs, dançarinos, DJs e grafiteiros) e transformá-los também em educadores/oficineiros, para multiplicar os artistas atuantes nesse cenário.
    O curso tem quatro módulos e se desenvolve a partir da minha própria metodologia enquanto educador. Os módulos são teóricos, de planejamento, confecção de portfólio e de elaboração de projetos. O artista participante receberá a oportunidade de formação pedagógica e capacitação para inscrever projetos e captar recurso para nosso município. As inscrições ainda não estão abertas. Espero que em breve possamos iniciar os trabalhos.

    Durante a quarentena, entre outros projetos, colaboraste com uma música para a campanha “BGV sem contaminação” do projeto BGV Rolezinhos. Como se deu essa parceria? De que forma a música chegou até a comunidade?

    Eu trabalho no projeto BGV Rolezinhos desde 2018. A música foi uma proposta da coordenadora Alisson Juliano, e foi viabilizada com a ajuda do produtor 808 Luke. Através do projeto realizamos um conjunto de ações no Bairro Getúlio Vargas, e uma delas foi a música. Pensei em criar em cima de batidas de trap, que são mais agitadas e atuais. A letra tenta conversar com os moradores, com os mais jovens e mais velhos, com o nome das ruas e com o uso das redes sociais.
    Foi uma maneira que pensei de interagir com a população do bairro de forma descontraída e tentar fazer uma conscientização coletiva. Muita gente gostou e compartilhou, ouço relatos que a criançada gosta e canta a música em casa. Fiquei muito feliz com a recepção e com a possibilidade de contribuir de alguma forma. A música está disponível no YouTube, agora, com legenda.

    Logo no começo do teu envolvimento com o rap, a forma de produzir e divulgar música era um tanto diferente da atual. A internet veio facilitar o teu trabalho, ou é o contrário?

    A internet facilitou a difusão do trabalho. Principalmente a troca de conhecimento com outros artistas. A era digital tem várias fases, ao meu ver. No início, por exemplo, nossas músicas eram divulgadas em plataformas como o 4shared, onde o pessoal clicava pra baixar e ouvia no seu computador. Logo vieram o YouTube e os videoclipes, e agora, vivemos a era do streaming com Spotify.
    Cada fase tem uma forma diferente de interação com o público. Sinto que as duas primeiras fases foram mais afetivas, a produção estava em alta, tínhamos espaços de convívio entre os artistas como a Batalha do Cruz, em 2012. O público da cidade consumia muito o hip-hop local, e isso fazia com que o rap tivesse lugar em eventos tradicionais como Fearg e Fecis, Fejunca e até mesmo a Festa do Mar.
    Hoje na era do streaming, os artistas da cena local (e creio que isso reflete em muitas cidades do interior) precisam batalhar por atenção na camada diária de produção musical, que é diversa e ampla, e estamos escassos de espaços de encontros.
    O algoritmo e o alcance das redes nessa nova era jogam contra o artista local, na minha opinião. As pessoas estão olhando cada vez mais para números, e determinando a qualidade musical através disso. Para o artista do extremo sul, que já tem um cenário muito limitado para hip-hop, isso faz com que seja ainda mais difícil receber méritos e valorização pelo seu trabalho, pois seu alcance esbarra em uma dificuldade regional – diferente de grandes cidades, não temos suporte de mídias importantes que fazem com que o trabalho do artista gire, por exemplo, em revistas, jornais, rádio, TV e etc.
    Recentemente esteve no ar o programa Resenha Rap na rádio FURG FM, junto com o DJ Magreen e DJ MD Beats. Realizamos cerca de 4 meses de programa. Foi muito importante, jogou luz sobre muitos artistas.
    Acredito que uma forma de quebrar esse paradigma seria os veículos de comunicação produzirem material com os artistas, enxergarem eles como indivíduos formadores de opinião e representação. E o principal, os produtores musicais precisam entender que o artista da cidade, além de merecer espaço, precisa receber por seu trabalho de maneira profissional. Então, minha resposta pra essa pergunta é sim, facilita a difusão, mas exige um trabalho dobrado para o artista.

    Como tu vês o rap, hoje, como expressão popular da região? As comunidades mais humildes conseguem se fazer ouvir?

    Estamos chegando mais ou menos na terceira geração do rap da cidade e é interessante: artistas da primeira geração, como Mr. Diones, são referência para artistas da terceira geração como o grupo Quality Sul, mesmo com uma diferença de 30 anos de atuação.
    O rap da cidade tem muita força. Muitos artistas estão com produção ativa e com muita representatividade. Duck Beatz está fazendo um baita trampo e lançando álbum, e o Selo Afrogang está produzindo diversos artistas novos, dando oportunidade para a galera se inserir nesse cenário e isso é muito importante. Cristian CRN, além de uma voz marcante no refrão de várias músicas da cidade, produz vários artistas no estúdio Kinkilha.rap. Getsemani é um grupo com proposta cristã. O produtor 808 Luke está trabalhando com artistas do cenário nacional, como Baco Exu do Blues, Lennon e Dalua, entre outros. Temos o Baby, Dudz e Perki lançando álbuns. Badih Hallal e Criss lançaram novas propostas para o cenário. Temos Tuty (que tem músicas com Emicida e Karol Conka) lançando músicas novas. Youngzilla correndo pelo cenário trap e os DJs Micha, Md e Magreen como referências, sem contar a nova geração como Lia Og, 137 Records, Andz e Bhrama e Mística e a evolução audiovisual que A Corte Films trouxe para a região sul.
    O rap local emerge de vários lugares e diversas comunidades conseguem se fazer ouvir, com diferentes estilos de rap e isso é muito importante. Precisamos agora colocar essa gama de talentos em fluxo coletivo.

    E a participação das mulheres negras no rap produzido aqui, como é?

    As mulheres negras ainda são minoria no rap local. Antigamente tínhamos a Sandrinha do grupo Mente sem Limites, e também a MC Pérola Negra, que agora está no Rio de Janeiro. A DJ AfroB está surgindo como referência nesse cenário e isso é muito importante. Temos mulheres talentosas como Mística, Lia Og e na dança Ariel Lexistão, mas ainda é muito pouco. Precisamos que as mulheres se envolvam mais com a cultura hip-hop e que sejam as novas referências para gerações futuras. Dessa maneira podemos ampliar a participação feminina nesse cenário.

    Quais artistas de Rio Grande e região merecem destaque atualmente, na tua opinião?

    Embora tenhamos nomes importantes e consagrados na cidade, no momento atual, o produtor 808 Luke e Duck Beatz (não só pela produção musical, mas também pela atuação como MC e pela sua liderança na Afrogang enquanto coletivo) estão em destaque na minha opinião, juntamente com o grupo Quality Sul, do BGV. Os moleques da Quality estão em um bom momento de produção, com parceria de Mr. Diones. São nomes que estão com certo destaque na minha visão.

     

     

    Galeria

     

    Rapper é graduado em Artes Visuais pela FURG

    Lázaro Carvalho

     

  • 1o. Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS – anuncia trabalhos selecionados

    A comissão avaliadora – Ana Sedeño Valdellós (Espanha); Ladys Gonzales (Argentina); Paulo Caldas (Brasil); e Ximena Monroy Rocha (México) – selecionou 25 trabalhos, oriundos de diferentes regiões do Brasil e de oito países da Europa, América do Sul e do Norte.

     

     Abaixo do Equador, de Adriano André Rosa da Silva – Natal/RN – Brasil

     

    ANOD, de Marta Arjona – Valls / Sarral /Espanha

     

    Bicho, de Felipe Rocha Bittencourt – São Paulo/SP – Brasil

     

    Caminhada, de Luisa Monteiro e Souza – Belém/PA – BRASIL

     

    Cidade Coreográfica, de Paulo Henrique Albuquerque Pontes – Recife/Brasil

     

    Contrapontos, de Guilherme Barbosa Schulze – João Pessoa/PB – Brasil

     

    Corpo-Somático, de Rafaela Pereira – Aparecida de Goiânia/Brasil

     

    Estar a Par – passo a passo, de Tales Frey – Catanduva-SP – Brasil /Porto – Portugal

     

    Fardo, de Leda Siloto – Assis/SP – BRASIL

     

    Fim dos Tempos, de Edson Ferraz – Porto Alegre/RS – Brasil

     

    Hold me, de Rafael Bolacha – São Paulo/SP – Brasil

     

    Impulso, de Michel Schettert – Rio de Janeiro/RJ – Brasil

     

    Inside (Inhabited Landscapes), de Carmen Porras – Granada/ Espanha

     

    La Loba, de Edielson Vidal – Belém/PA – Brasil

     

    Moiado, de Victor Yuri – Ribeirão Preto/SP – Brasil

     

    O Grito, de Larissa Aparecida Kremer – Blumenau/SC – Brasil

     

    Obra, de Maria Luiza Teodoro Guimarães – Uberlândia/Minas Gerais – Brasil

     

    Orlo Hem, de Filomena Rusciano – Sant’Agata de’goti/Itália

     

    Pogo, de Ana Carvajal – Santiago/Chile

     

    Ruído, de Geórgia de Macedo Garcia – Porto Alegre/RS – Brasil

     

    Solilóquio, de Lorena López Aguado – Ciudad de México/México

     

    The last children, de Fu LE – França

     

    Ut(r)opical, de Martin Pablo Groisman – Buenos Aires, Argentina

     

    VDO 1.6, de Kepa Landa – Espanha

     

    Verde que te quiero ladrillo, de Esteban Rodriguez – Bolívia

     

     

    As atividades remotas e virtuais do FIVRS poderão ser acompanhadas no site do evento http://wp.ufpel.edu.br/fivrs, e via Instagram @fivrs.videodanca e canal do Festival no YouTube.

     

    20/07, às 18h – Live Audiovisualidades da dança com Carmen Hoffmann (UFPel) e Carlise Scalamato (USFM) que irão discutir questões referentes ao protagonismos desse imbricamento artístico no Sul do Brasil e às crescentes interfaces tecnologias e virtuais na vida e na dança.

     

    22/07, às 14 – Live Artes del vídeo com Rosângela Fachel (UFPel) e Ana Sedeño Valdellos (Universidad de Malaga/España) –💜irão abordar perspectivas estéticas e tecnológicas referentes às artes do vídeo.

     

    23/07, às 18h – Abertura remota do 1o. Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS via Instagram.

     

     

    23/07, às 19h – Abertura da Mostra Virtual do 1o. Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS e exibição no site do FIVRS e pelos canais do FIVRS e da Fundação Ecarta no YouTube.

     

    Diretoras do FIVRS

    Carmem Anita Hoffman (UFPel)

    Rosângela Fachel (UFPel)

     

    Organização

    Equipe FIVRS

    Carmem Anita Hoffman (UFPel)

    Rosângela Fachel (UFPel)

    Carlise Scalamato Duarte (UFSM)

    Luana Arrieche Echevengua (UFPel)

    Ana Carolina Tavares (UFPel)

    Hamilton Bittencourt (UFPel)

     

    Equipe Ecarta

    Marcos Júlio Fuhr – Presidente da Fundação Ecarta

    Valéria Ochôa – Diretora Geral da Fundação Ecarta

    André Venzon – Coordenador da Galeria ECARTA

     

     

    Realização

    Mestrado em Artes Visuais (PPGAVI) e Curso de Dança da UFPel

    Fundação ECARTA

     

    Apoio

    Curso de Dança Licenciatura / UFSM

    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG

    Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales (Red INAV)

     

     

    FIVRS 2020 – teaser

    https://www.youtube.com/watch?v=8qxFfz8mzHc

     

  • Palestra “Igbá, Òdú, Òrìṣà: os sentidos entrelaçados numa cosmopercepção afro-brasileira da arte sonora”

    O Grupo de Pesquisa Corpo-imagem-som: pesquisa artística e práticas experimentais convida o Prof. Dr. Marco Scarassatti (UFMG) para realização da palestra “Igbá, Òdú, Òrìṣà: os sentidos entrelaçados numa cosmopercepção afro-brasileira da arte sonora”. Na palestra, o Prof. Scarassatti falará dos processos criativos referentes aos seus trabalhos artísticos recentes no campo da arte sonora e da música experimental, em especial da influência da cosmopercepção yorùbá em suas criações.

    A palestra será realizada na sexta-feira, dia 10 de julho de 2020, às 15 hrs por meio do sistema de Webconferências da UFPel, para se inscrever as interessadas e os interessados deverão preencher o seguinte formulário:
    https://tinyurl.com/y8neuhdn

    Os links de acesso serão disponibilizados aproximadamente 1 hora antes do início da palestra.

    A palestra é parte das atividades do projeto de pesquisa “Para sair da grande noite: uma abordagem transversal das relações entre experimentalismo, tecnologias e geopolítica no campo da arte”, coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Merker Castellani e do grupo de extensão Arte e Política (parceria do Departamento de Antropologia e Instituto de Artes da UFRGS e Centro de Artes da UFPel)

  • Seleção Aluno Regular 2020/2 – Edital de Abertura

    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da PróReitoria de
    Pesquisa Pós-Graduação e Inovação, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
    (PPGAVI) tornam público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos na
    Turma 09 do Curso de Mestrado do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.

    As inscrições para o Exame de Seleção ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Artes Visuais da
    UFPel estarão abertas no período de 20 de julho a 05 de agosto de 2020, por e-mail:
    ingresso2020ppgavi@gmail.com

     

    Seleção Aluno Regular 2020-2 – Edital de Abertura

    Seleção Aluno Regular 2020-2 – Formulário de Inscrição

    ANEXO 1 NOVO – FORMULÁRIO PONTUAÇÃO DOCUMENTO LATTES

    Seleção Aluno Regular 2020-2 – Modelo de Anteprojeto de Pesquisa

    Seleção Aluno Regular 2020-2 – Declaração de Etnia

    EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 1820-20

    EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 25-2020

  • Sobras do Cotidiano II: Deslocar, Re(ver) e Transformar (catálogo de exposição)

    Apresento o catálogo da exposição coletiva Sobras do Cotidiano II: Deslocar, Re(ver) e Transformar que foi realizada em novembro e dezembro de 2019 na Garagem Experimental em Pelotas, RS. A exposição é um resultado de pesquisa em poéticas visuais e apresenta propostas de arte contemporânea que versam sobre questões ambientais, subjetivas, políticas e sociais e, em sua constituição, as obras aproveitam de materiais reutilizados e reciclados, ou seja, reaproveitam de “as sobras do cotidiano”. A exposição mostra a produção recente de alunos de graduação, pós-graduação e de professores do Centro de Artes da UFPel da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, do Mestrado em Artes Visuais/UFPel e do Grupo de pesquisa Deslocamentos, observâncias e cartografias contemporâneas (CNPq/UFPel).

  • Conversa com Regina Silveira – processo de criação de sua obra Lumen

    O Paço das Artes e a PUC SP por meio dos cursos “Comunicação e Multimeios” e “Crítica e Curadoria” firmaram uma parceria e promoverão a primeira edição do “PUC no Paço” em uma conversa com Regina Silveira que falará do processo de criação de sua obra Lumen. Neste bate-papo que vai acontecer na próxima sexta-feira, 19/06 às 16h, estarão presentes Felipe Merker (UFPEL), Lucio Agra (UFRB), Marcus Bastos (PUC SP) e Priscila Arantes (PUC SP e Paço das Artes).

    A transmissão será ao vivo nos canais do Youtube da TV PUC (http://youtube.com/user/tvpuc) e do Paço das Artes (http://youtube.com/pacodasartes). As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no endereço: https://forms.gle/b6B1c2PEcq7xkqZe6. E os participantes poderão baixar o vídeo sobre a obra Lumen para assistir com antecedência e se preparar para a conversa.

  • INFORMATIVO – 2020

    Em decorrência das medidas adotadas pela UFPel, para conter o avanço da transmissão do novo coronavírus (Covid-19), informamos os seguintes procedimentos:

     

    1. DEFESA DISSERTAÇÃO – A turma ingressante em 2018 deveria defender a dissertação em agosto de 2020, no prazo de vinte quatro meses (24). No entanto, devido aos ajustes de periodicidade durante a pandemia e conforme normativa da CAPES, poderão ter o acréscimo de sessenta dias (60), ou seja, as defesas poderão ocorrer em outubro, sem prejuízo à avaliação do PPG. Os discentes que solicitarem o prazo de prorrogação de sessenta dias (60) deverão encaminhar justificativa de seus orientadores(as), para controle e registro, estando garantido o seu aceite.
    2. EXAME DE QUALIFICAÇÃO – A turma ingressante em 2019, deveria defender a qualificação em agosto de 2020. No entanto, devido aos ajustes de periodicidade durante a pandemia e conforme normativa da CAPES, poderão ter o acréscimo de sessenta dias (60), ou seja, as defesas poderão ocorrer em outubro, sem prejuízo à avaliação do PPG. Os discentes que solicitarem o prazo de prorrogação de sessenta dias (60) deverão encaminhar justificativa de seus orientadores(as), para controle e registro, estando garantido o seu aceite.
    3. DEFESAS DE DISSERTAÇÃO devem ser defendidas conforme normativas do regimento, tendo cumprido todos os requisitos. EXAMES DE QUALIFICAÇÃO poderão ser realizados mesmo se a contagem de créditos concluídos for insuficiente devido à suspensão das aulas presenciais de 2020/1 em decorrência da pandemia, com a concordância do orientador.
    4. DEFESAS de dissertação deverão ser realizadas no sistema remoto de webconferência da UFPel e divulgadas no site do PPG, com o link de acesso público. DEFESAS de qualificação deverão considerar o indicativo dos(as) orientadores(as).
    5. PÓS-DEFESA E DIPLOMAÇÃO (entrega de documentos) durante a COVID-19, após o tempo previsto para correções (30, 45, 60 dias), enviar e-mail para o PPGAVI contendo os seguintes documentos:
    6. 01 (um) arquivo completo da Dissertação, em formato PDF, com no máximo 90 Mb; 01 (um) arquivo com o Termo de Autorização para inserir Tese e Dissertação na Base de Dados da UFPel e do IBICT digitalizado e assinado.
    7. Observação: solicitar a ficha catalográfica da dissertação na página do Sistema de Bibliotecas –http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=reqFicha.
    8. Obrigatório para bolsistas: a capa deverá possuir o logo da CAPES e nos agradecimentos constar (conforme PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018): “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”
    9. Um volume impresso da dissertação final, após revisão final, será disponibilizada na Biblioteca Setorial do Projeto Arte na Escola (após o final da pandemia);
    10. Entregar na Secretaria do PPGAVI cópias autenticadas (em cartório ou pela própria Secretaria, mediante agendamento e a apresentação simultânea do documento original, para conferencia) de todos os documentos exigidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação para expedição dos diplomas, a saber: cópia autenticada do Diploma de Graduação(frente e verso); cópia autenticada da Carteira de Identidade(frente e verso; legível e atual); cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento(versão atualizada). https://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/documentos-e-procedimentos/procedimentos/procedimentos-para-encaminhamento-de-diploma-apos-a-defesa-final/

     

    1. DISCIPLINAS 2020-1

    Início da aulas: 22 de junho
    Fim das aulas: 11 de setembro
    Exames e avaliação das vivências e ações: 14 a 20 de setembro.

    https://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/2020/06/09/horarios-alternativos-com-atividades-remotas-2020-1-mestrado-ppgav/

    1. ESTÁGIO DE DOCÊNCIA 2020 poderá ocorrer em disciplinas ofertadas no semestre alternativo em atividade remota. Modelo de Relatório de Estágio Docente; Modelo de Solicitação de Estágio Docência; https://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/documentos-e-procedimentos/documentos/

     

    1. A Secretaria do PPGAVI está realizando seus atendimentos via e-mail ufpel.ppgav@gmail.com