O MACRS (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul) apresenta a exposição “A espessura do tempo”, do artista Clóvis Martins Costa, com curadoria de Neiva Bohns. A interação do artista com o ambiente natural envolve caminhadas, exercícios de observação e de reflexão, coleta de materiais encontrados e produção de imagens fotográficas, que, de várias maneiras, são incorporadas ao trabalho. As lonas utilizadas para a produção das pinturas, antes de receberem camadas de tinta, são enterradas, durante determinados períodos, às margens de rios e de lagoas. A última parte do processo ocorre no ambiente do ateliê, quando as obras são finalizadas e preparadas para serem expostas. De acordo com a curadora, “o artista utiliza os elementos da paisagem natural na produção de obras pictóricas que passam por um lento processo de amadurecimento, numa abordagem poética de apreensão do tempo.” A exposição, que também apresenta fotografias e objetos, estará em cartaz na Sala Xico Stockinger, do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, de 07 de dezembro de 2021 a 09 de janeiro de 2022.
SERVIÇO
O que: exposição de Artes Visuais
Título: A espessura do tempo
Artista: Clóvis Martins Costa
Curadoria: Neiva Bohns
Onde: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Sala Xico Stockinger (sexto andar). Casa de Cultura Mário Quintana. Rua dos Andradas, 736. Centro Histórico, Porto Alegre, RS.
Quando: de 07 de dezembro de 2021 a 09 de janeiro de 2022.
Horários: COMPLETAR – equipe MAC
O link de acesso a sala de Webconferência da UFPel onde acontecerá a defesa deverá ser solicitado via e-mail: beliza.gr@gmail.com até às 16h do dia 07 de dezembro de 2021.
Acontece hoje, dia 11 de novembro, a abertura da mostra híbrida do FIVA SPMAV 2021.
Às 18h, abertura da mostra virtual no Canal do FIVA SPMAV – que ficará disponível para o livre acesso até o dia 22 de novembro
Às 19h30min, projeção na fachada do Museu Leopoldo Gotuzzo – Malg – e sempre nesse mesmo horário até o dia 13 de novembro.
As 66 obras selecionadas estão organizadas em 5 programas, que compõem a mostra deste ano.
Paisagens na interface são janelas para o mundo
Electric Window (2021, 03’30), de Muriel Paraboni, Santa Maria, RS – Brasil
Development (2020, 04’16), de Miguel Antonio Contreras, Caracas – Venezuela
Oruga – Chancha Via Circuito y El Búho (2020, 04’26), de Daniela Pinto Castillo, Antigua – Guatemala
Traces:Lights (2019, 03′), de Jean-Michel Rolland, Marselha – França
Gazing (2021, 04′), de Siavash Kheirkhah, Noruega
I was where I was (2021, 02’01), de Gabriele Rossi, Paris – France
Memory of us (2021, 04’05), de Niko Tiainen, Rauma – Finlândia
Inconsolable (2021, 03’52), de Michel Pavlou, Noruega
Parenthesis (2021, 04′), de Vasilios Papaioannu, Washington – USA
SO-FI (2020, 02’13), de Francine Nunes de Lima, Santa Maria, RS – Brasil
hai quases (2021, 05′), de Lilian schmeil Lilian Schmeil, Florianópolis, SC – Brasil
Dies in Lumine (2021, 04’36), de Nagia Siouli, Atenas – Grécia
Derroche (2019, 01’30), Mayra Huerta Jiménez, Tijuana, Baja California – México
APA (2021, 03′), de Maisha Maene and Leo Nelki, DR Congo
Deixamos rastros por onde passamos
Beyond The Body and Gender II (2021, 04’56), de Debashish Paul, Bengala Occidental – Índia
Entropia 03 (2021, 04’42), de Isabel Pérez del Pulgar, Douarnenez – França
Year of the Sun (2020, 04’50), de Paulius Sliaupa and Elia Claessen, Vilnius – Lituânia
Unreliable Narrator (2021, 02’52), de Ianni Barros Luna, Brasília, DF – Brasil
Risco (2020, 04’15), de Luisa Cunha Machala, Belo Horizonte, MG – Brasil
Ficción Natural (2020, 01’10), de Maria Belen Robeda, La Plata, Buenos Aires – Argentina
Olmè (2020, 05′), de Salvatore Insana, Roma – Itália
Farewell (2021, 04’05), de Amadeus Coletta, São Paulo, SP – Brasil.
On a stormy day (2021, 02’24), de Gil Zablodovsky, Bat Yam – Israel
Haïku d’hiver – 9 (2019, 05′), de Muriel Montini, Paris – França
MECANISMO (2020, 04’14), de Flakorojas (José Rojas), Bruxelas, Bélgica
07911/2007/001/2015 (2021, 04′), de Maria Malpa, Belo Horizonte, MG – Brasil
Demencia climática (2019, 04′), de Laura & Sira Cabrera, Madrid – Espanha
Discriminação e Preconceito (2021, 05′), de Marcel Leandro Szymanski, Curitiba, PR – Brasil
Fabulações audiovisuais
Victoria (2020, 0’56), de Pablo Benjamín Nieto Mercado, Tultitlán, Lomas de Cartagena – México
The First After-Corona Kiss (2020, 04’05), de Maria Korporal, Berlim – Alemanha
Nirvana (2021, 03′), de Fran Orallo, Glasgow – Escócia
43 (2020, 04’55), de Enrica Sirigu, Cagliari – Itália
A Mundane Experience (2020, 04’38), de Calum Stamper, Northallerton, Reino Unido
Fixing a Hole (2019, 03’10), de Pierre Ajavon, Paris, França
QUEIMA I (2021, 01’20), de Rafael Carvalho de Albuquerque, Curitiba, PR – Brasil
Gates (2020, 01’57), de Mattia Sugamiele, Itália
The end of the signifiers (2021, 03’15), de José M. Delgadillo , San Luis Potosí – México
Family origin (2021, 04′), de Roberto Andres Flores Muñoz, Lima – Perú
Videostalgia, four films in reverse (2020, 03’21), de James Johnson-Perkins, Chequião – China
Like a rat in a cage – an infodemic short video (2020, 02’27), de Matteo Campulla, Milão – Itália
Transgressão – Uma visão pós-humana (2021, 02’), de Hernando Urrutia, Funchal – Portugal
The left hand of darkness (2019, 4’10), de Sara Bonaventura, Preganziol – Itália
*restored (2021, 04’31), de blanche the vidiot (Szabina Péter e Kristóf János Bodnár), Debrecen – Hungria
Chicken Dinner (2020, 01′), de Natasha Cantwell, Melbourne – Australia
Corporeografias
Plenitude (2020, 05′), de Guilherme Bergamini, Belo Horizonte, MG – BR
Não é o sol que faz sombra (2020, 02’57), de Victor Augusto Oliveira Mota, Salvador, BA – Brasil
Caos (2020, 03’39), de Fernando Vidal – Araucária, PR, Brasil
O que o vento leva? (2020, 01’51), de Flávia Luana de Souza Lopes, Parnamirim, RN – Brasil
Dark matter, Red lines and Stendhal imprint (2021, 04’36), de Sylvain Souklaye, Brooklyn – EUA
Woodworm Lab (2020, 03’33), de Nacho Recio, Málaga – Espanha
Oficina do Diabo (2020, 03’21), de Caim Pacheco, Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Paralelo Exit (2019, 04’55), de Jonhnata Samuel Oliveira de Lima, Natal, RN – Brasil
Días de sombrilla (2019, 02’43), de Julian Martinez, Pereira – Colômbia
Unisono (2019, 05′). de Vilma Tihilä & Sami Hokkanen, Helsinque – Finlândia
Como Dançar Funk (2021, 02′), de Ilana Paterman Brasil, Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Memórias incorporadas
The End (2021, 02’51), de Kateryna Berlova, Ucrânia
Heart Beats (2021, 04’07), de Anabella Lenzu, Nova Iorque – EUA
Restos Mortais (2021, 05′), Paula Solaris, Porto Alegre, RS – Brasil
I have no words (2021, 04’29), de Eija Marita Temisevä, Finlandia
Flies – less skin (2021, 03’56), de Francesca Bonfatti, Itália
Asphyxia (2020, 02’48), de Alina Tofan, Bucharest
Entelechia Obscura (2021, 04′), de Cristiano Panepuccia, Roma – Itália
return…back…return (2020, 03’04), de Johannes Christopher Gerard, Haia – Países Baixos
Vitória – em Memória (2020, 04’24), de Paulo Cesar Ferreira da Silva, Rio Grande, RS – Brasil
Metal e Sangue (2020, 01’51), de Annalies Barbosa Borges, Fortaleza, CE – Bra
Apostásias (2021, 03’28), de Felipe Esparza Pérez, França
ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2021
Coordenação
Rosângela Fachel – UFPel
Gabriela Motta – UFPel
Comissão organizadora
Carolina Fogaça Tenotti – UFPel
Giulianna Picolo Bertinetti – UFPel
Guilherme Susin Sirtoli – UFPel
Júlia Petiz Porto – UFPel
José Paulo Portela – UFPel
Wagner Ferreira Previtali – UFPel
Comissão avaliadora convidada
Estêvão da Fontoura – artista multimídia, IFRS – Osório
Joacelio Batista – TIMELINE:BH – Festival Internacional de Videoarte em Belo Horizonte
Mariane Rotter – artista visual, UERGS
Raquel Andrade – artista visual, IFRS – Rio Grande
Expografia
Rosângela Fachel – UFPel
Realização
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Apoio
Corredor 14, Pelotas @corredor_14
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel
Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav
Em sua terceira edição, o FIVA SPMAV 2021, que acontece no marco das atividades do Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais – SPMAV, do Programa de Pós-graduação Artes Visuais, homologou 204 inscrições, advindas de 35 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Belarus/Bielo Rússia, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Congo, Croácia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Inglaterra, Israel, Itália, Lituânia, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Suíça, Tailândia, Ucrânia e Venezuela, e de 15 estados do Brasil: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
A seleção dos trabalhos que irão compor os programas da mostra do festival está a cargo da Comissão Avaliadora convidada, composta por:
Estêvão da Fontoura é artista multimídia e professor inquieto, acredita na transformação da sociedade pela educação e pela arte. Sua trajetória conta com participação em projetos reconhecidos no contexto nacional, como o “Projeto Casa Grande”, vencedor do Prêmio FUNARTE de Arte Negra (2012), regional, como a seleção para o 67o Salão Paranaense (2021), estadual, como o projeto “Desobeciência: arte e ciência no tempo presente”, contemplado pelo edital FAC Movimento (2019) da SEDAC-RS, e local, como o projeto “Fora da Gaiola: tensionamentos da paisagem sonora”, realizado com fomento do edital “Jogue Limpo com a Cultura”, da Prefeitura Municipal de Osório/RS em 2020.
Joacelio Batista é artista visual e filmmaker. Cocriador e cocurador da TIMELINE:BH Festival Internacional de Videoarte em Belo Horizonte, Brasil, desde 2015. Vive e trabalha em Belo Horizonte, Brasil. Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, Portugal. Graduado em Cinema de Animação e Desenho na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Mariane Rotter é artista visual e professora. Atualmente realiza doutoramento em Artes Visuais, pelo Programa de Pós-graduação em Artes – PPGAV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É Professora Assistente no Curso de Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs. Coordena o Núcleo de Fotografia da Uergs e integra o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais. Desde 2002, desenvolve o projeto Meu ponto de vista, onde fotografa o seu cotidiano a um metro e trinta do chão, apresentando um olhar não usual, realizando autorretratos incomuns, sob o seu ponto de vista.
Raquel Andrade é artista visual, professora e pesquisadora. Doutora em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes PPGAV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Rio Grande. Líder do grupo de pesquisa Humanizar o humano: arte, corpo, linguagem e meio ambiente (IFRS/CNPq); Criadora e coordenadora do Núcleo de Produção audiovisual OfCine, IFRS. Idealizadora e coordenadora da Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, Rio Grande, Brasil, desde 2016.
Em breve, divulgaremos a lista de videoartes selecionadas!
A mostra FIVA SPMAV 2021 poderá será exibida em seu canal do Youtube e será projetada na fachada do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG.
FIVA SPMAV Festival Internacional Videoarte SPMAV
ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2021
Coordenação
Rosângela Fachel – UFPel
Gabriela Motta – UFPel
Comissão organizadora
Carolina Fogaça Tenotti – UFPel
Giovani Bosica – UFPel
Guilherme Susin Sirtoli – UFPel
Júlia Petiz Porto – UFPel
José Paulo Portela – UFPel
Wagner Ferreira Previtali – UFPel
REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel
APOIADORES
Corredor 14, Pelotas @corredor_14
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel
Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav