Defesa de Dissertação discente Renan Soares
Link da defesa: https://webconf.ufpel.edu.br/b/hel-wie-cnk-laj
Link da defesa: https://webconf.ufpel.edu.br/b/hel-wie-cnk-laj
O FESTIVAL INTERNACIONAL DE PERFORMANCES MÍNIMAS URBANAS EM VÍDEO reúne um conjunto de trabalhos de diferentes artistas que, mediante a presença nas ruas, propõem uma série de ações mínimas sob uma relação direta e imediata com a realidade. Nesta 3a edição as ações são limítrofes, deslocadas e/ou periféricas, ativando a natureza na cidade e a cidade na natureza, desacreditando a falsa dicotomia “urbano/não urbano”.
O CORREDOR 14 – Espaço de Arte e Ateliê Compartilhado estará exibindo de 5 a 8 de dezembro esta edição da mostra que conta com trabalhos em vídeo de 69 artistas de diferentes lugares do mundo. Esta itinerância está sob organização local de Kelly Wendt e Martha Gofre que também participam da mostra.
O FESTIVAL, em todas as suas edições, é de espírito nômade e é proposto como um dispositivo digital portátil projetado em salas e espaços de arte em diferentes países através de professores universitários colaboradores, bem como de gerentes de salas de arte ou outras iniciativas alternativas (físicas e digitais, individual ou coletivamente). Como memória final deste festival, será feito um catálogo digital de todas as propostas selecionadas.
Este é um projeto idealizado e coordenado pela artista e pesquisadora Elia Torrecilla (Universidade Miguel Hernández) com a colaboração de Miguel Molina Alarcón (Universitat Politècnica de València) y CÍA (Centro de Investigaciones Artísticas – Universidad Miguel Hernández).
Artistas participantes:
Agustina Sario ,Alejandro López Mera, Almudena Millán, Ana Nimú, Anarcos (Ana Rivero Arcos), Anna Maria Staiano, Beltrán & Déniz (Analía Beltrán i Janés y Pedro Déniz), Bibiana de la Soledad, Borja Navarro Sellés, Carla Soto Ampuero, Carles Llonch Molina, Carlos Barberá Pastor & Carlos García Miragall, Cristina Palmese, Mónica Gracia, José Luis Carles, David Nava Salvaj3 (David Rodrigo Nava Juárez), David Vila, Domingo Llor Juan, Domingo Mestre, Ehrior Sanabria, Eléonore Ozanne, Endika Basaguren, Frans van Lent, Graham Bell Tornado, GReSAS, Gudrita Lape, Héctor Ibáñez, Iranyela Anai López Valdez, Isabel León, Ita Raskin, Janice Martins Appel, Jeferson Bastos de Souza, Joaquín Artime, Johannes Christopher Gerard & Chen I-Yin, José Luis Lozano, Judit Chulià Orduña, Julia Zinnbauer, Kelly Wendt, Lada Wilson, Leticia María, Manuel López, María M. Azorín, María Vidagañ, María Roja, Marta Burriel, Martha Gofre, Martin Kámen, Martine Viale, Matt Hulse, Mireia Pérez Rodríguez, Miss Beige, Monica Mura, Moon Chime Eleven, Nacho Zubelzu, NEA, Nico Parlevliet, Olívia Godoy Collares & Leandro Teixeira Castro, Omar Jerez & Julia Martínez, Osvaldo Civils, Osvaldo Puente, Paola Correa, Patricia Escario Jover y Elisa Lozano Chiarlones, Pedro F. Bericat, Proyecto Chilco (Rebeca Moreno V. & Ana María Serpa T.), Rolando Peña, Rosa Palmeida, Tatiana Duarte, Teresa Marín García, Vera Aurioles, Wagner Previtali .
Visitação:
ABERTURA 5/12, das 18:30 às 20h
6/12, das 16:30 às 19:30h
7/12, das 16:30 às 19:30h
8/12, das 16 às 18h
CORREDOR 14 – Rua Xavier Ferreira, 14, Porto. Pelotas/RS.
O 7º Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória (SIGAM), organizado pelo Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será realizado de 21 a 23 de novembro.
A programação conta com Grupos de Trabalho (GT), mesas temáticas, conferências, apresentação musical, lançamento de livros e sessão de autógrafos, mostra de curtas, oficinas e exposição. As atividades são lideradas por mulheres: palestrantes, coordenadoras de GT, mediadoras e oficineiras. A programação completa e outras informações estão no site do evento.
https://www.even3.com.br/vii-simposio-internacional-de-genero-arte-e-memoria-267815/
Inscrições para comunicações podem ser realizadas até 13 de novembro:
https://www.even3.com.br/checkout/1eb4e816-5446-47db-acf6-f420d7002fb0?i=32012371&lang=pt
É com muito entusiasmo que anunciamos a feira Dobra o Ruído e suas inscrições abertas 💥
DOBRA O RUÍDO será uma feira-exposição-festa-oficina de publicações artísticas que vem ecoar no Centro de Artes uma vontade de fazer acontecer.
Iremos ocupar com muita arte os andares do Bloco 1 do Centro de Artes da UFPEL com exposição de publicações, recebendo artistas e editoras independentes para nesse espaço, que será também de feira, fazer circular cartazes, ações, lambes, música… e também pizza e muita gente feliz reunida para celebrar este encontro.
sexta-feira, dia 11.11.22, a partir das 10h.
Outras informações sobre como participar estão no nosso formulário de inscrições: https://forms.gle/2PF8xQLWnrMz1kw26
Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo Instagram @lugareslivro
Em sua quarta edição, o Festival Internacional de Videoarte SPMAV – FIVA SPMAV 2022, apresenta 51 videoartes, oriundas de 25 países e de 7 estados do Brasil:
A arte de ser travesti (2020, 2’47), de Gabi Gonçalves Assunção Andrade – Rio Grande, RS, Brasil
A Clockwork Toy (2020, 4’11), de Joas Nebe – Hamburgo, Alemanha
A000000000001000AA011 (2021, 3′), de Lilia Li-Mi-Yan e Katherina Sadovsky – Moscou, Rússia
AbstrArt 22 (2022, 4′), de Luis Carlos Rodríguez – Valladolid, Espanha
Akyhyjé (2022, 5′), de Cotard Guerrero e Matias Ortega – Asunción, Paraguai
Alien (2022, 4’55), de Gabriella Presnal – Tampere, Finlândia
Another stage (2022, 4’13), de Anastasiia Bilayeva e Kirill Sukhanov – Odessa, Ucrânia
BE HERE NOW – the glitch of being in the society of continuous present (2021, 3’33), de Matteo Campulla – Milão, Itália
Between here and there (2022, 3’28), de David Anthony Sant – Sydney, Australia
Beyond the known (2022, 1’10), de Gabriele Rossi – Paris, França
Caos (2022, 1′), de Maira Moreira Mesquita e Álvaro Lélis – São Paulo, SP, Brasil
Cocytus (2022, 2’08), de Curro Rodriguez – Espanha / Reiquiavique, Islândia
Deep Breath (2022, 4’04), de Pedro Milagres Vieira – Belo Horizonte, MG, Brasil
Em memória de mim (2021, 2’19), de Allison Lourenço Dos Santos e Alexandra Dias – Pelotas, RS, Brasil
Escalões (2022, 4’40). de Roderick Steel – São Paulo, SP, Brasil
Feelings of war (2022, 3’47), de Eija Temisevä – Espoo, Finlândia
How to disappear completely (2022, 1´57), de Joacélio Batista e Jalver Bethônico – Belo Horizonte, MG, Brasil
Humarithms (2022, 3’22), de Pierre Ajavon – Paris, França
hybris (2022, 4’19), de Alfred Schupler – Bucareste, Romênia
Inferno (2021, 4’21), de Fábio Henrique Cunha Rodrigues, Thamires Seus e João Vitor da CunhaBrasil – São Paulo, SP, Brasil
Invasión (2020, 3’23), de Pablo Benjamín Nieto Mercado – Tultitlán, México
Job order (2021, 1’12), de Richard Soriano Legaspi- Valenzuela, Filipinas
KO.VIDI (2021, 2′), de Nina Sumarac – Sérvia / Limassol, Chipre
Labyrinth (2022, 5′), de Mauricio Sanhueza – Lima, Peru
Lavando a bandeira com sal grosso (2022, 05′), de Waldirio Oliveira Castro e Eduardo Bruno Fernandes Freitas – Fortaleza, CE, Brasil
Let’s Jump (2022, 2′), de Jean-Michel Rolland – Marselha, França
Life in the future (2020, 4’26), de Caspar de Gelmini – Berlim, Alemanha
MAGPIE (2022, 3’34), de Ian Gibbins – Belair, Austrália
no water (2022, 4’18), de Pietro Gardoni – Longhena, Itália
No-ser (2022, 4’40), de Jorge Luis Linares – Ciudad de Guatemala, Guatemala
o mais profundo é a pele (2020, 3’01), de Débora Curti Cirilo – Pelotas, RS, Brasil
Paetê(2022, 1’50), de Emmanuel Felipe de Araújo Amaral (Badu) – Goiânia, GO, Brasil
Portales Digitales (2021, 1’16), de Melissa Hernández e Byron Blanco – Guatemala
Put Your Mask Back On (2022, 2’40), de Johann Calderón – Alemanha / Córdoba, Argentina
Rata-touille (2021, 5′), de Flakorojas – Venezuela / Bruxelas, Bélgica
respiro(2021, 1’16), de Ana Hoeper – Brasília, Brasil
Sentire (2020,2’03), de Francisca Herculano – Natal, RN, Brasil
Smoke (2021, 1’33), de Daniela Lucato – Itália / Berlim, Alemanha
steadly flowing… steadly moving (2022, 4’40), de Johannes Christopher Gerard – Alemanha / Haia, Holanda
tentativa de habitar Bagé (2022, 2′), de Wagner Ferreira Previtali – Bagé, RS, Brasil
The Border Song (2020, 5′), de Serge Bulat e Michael Rfdshir – Moldávia / New York, EUA
The Message (2022, 1’03), de Bruno Pavić – Split, Croácia
The World No Longer Makes Sense (2022, 3’55) de Jack Williams – Reino Unido / Wroclaw, Polônia
TIMET(2022, 2’47), de José M. Delgadillo – Guadalajara, México
Traveling 2046 (2022, 3’13), de Laura Hyunjhee Kim e Chris Corrente – Texas, EUA
Tree Story (2021, 3’20), de Rita Casdia – Milão, Itália
Tungsin-bul (2020, 1’43), de Lim Jang Guin – Geumwang-eup, Eumseong-gun, Coréia do Sul
Vaso (2021, 0’17), de Luís Felipe Fernandes – Montenegro, RS, Brasil
véias bravas (2021, 1’18), de Isabella Alves Guimarães – São Leopoldo, RS, Brasil
Voltar para casa. Mata do Zumbi (2022, 2’39), de Carla Lombardo- Argentina / Brasil
שיעור שחייה / درس سباحة / Swimming Lesson (2021, 5’18), de Vardit Goldner – Hod HaSharon, Israel
Coordenação
Rosângela Fachel – UFPel
Larissa Patron Chaves – UFPel
Comissão organizadora
Fábio Ortiz Goulart – UFPel
Gustavo Severo Dalla Costa – UFPel
Larissa Patron Chaves – UFPel
Larissa Schip Ferreira de Deus – UFPel
Roger da Silva Bandeira – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Realização
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI
Centro de Artes da UFPel
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Apoio
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas
Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas
TimeLine BH, Minas Gerais @timelinebh_
FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, FURG, Rio Grande, RS
OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales
Convidamos a todos para prestigiar a reabertura da exposição Tramoia, individual da artista Julia Pema, discente do PPGAVI, com curadoria de Renan Soares (também discente do PPG).
A vernissage será no dia 30/09/2022 a partir das 19h30 no Corredor 14 que fica localizado na rua Xavier Ferreira, 14 – Pelotas/RS.
“A Tramoia sugerida através desta exposição parte do contexto que nos cerca e propõe refletir sobre a prática da costura enquanto arte têxtil, sobre suas diversas maneiras de apresentação, como pela fotografia, objeto ou vídeo, atrelada a um contexto histórico e social. Ademais, buscamos tensionar nosso olhar não apenas às obras expostas ou à produção poética de uma artista, mas também “fazer ver” os gestos, corpos, o afeto e as ideias que transbordam de uma prática mínima do cotidiano, e a forma com que, através dela, se revela uma potência de insurgência, nos permitindo ver como Penélope, e pensa em estratagemas como formas de resistência, mesmo que por gestos mínimos, repetitivos, mas também eficazes.”
https://www.instagram.com/p/Ci_ArEXpLBF/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
A comissão avaliadora da quarta edição do Festival Internacional de Videoarte SPMAV – FIVA SPMAV 2022 – é composta por:
Ana Langone – inventora transmídia que cata, ouve e conta histórias. Mestra em Artes Visuais e estudante de Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas. Como pesquisadora (des)vela as histórias hegemônicas e através da (ar)te busca promover a autoestima entre as comunidades negras. Enquanto bacharel em Design Gráfico (2005) trabalhou na indústria da moda na Serra Gaúcha (2005-2015) e, desde 2016, atua no Mississippi Delta Blues Festival. Há mais de dois anos é articuladora da Usina Feminista, cooperativa de geração de renda para mulheres em Pelotas (@usinafeminista). No artesanato inspira-se nas estamparias do continente africano e por meio de suas criações apresenta os elos produzidos pelas semânticas visuais do atlântico negro (@kuntu.art). Ao transit(ar) entre as artes, busca na música também uma forma de expressão como DJ.
Ana Maio – professora titular dos cursos de Artes Visuais, Licenciatura e Bacharelado, da Universidade Federal do Rio Grande, e Professora Permanente no PPGAVI da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora, curadora e artista visual investiga as convergências entre o cinema experimental e as artes visuais abordando, principalmente, as temáticas corpo, gênero, memória, arquivo e narrativas de si na arte contemporânea. Coordenadora do Projeto de Extensão e Cultura FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental da FURG, desde 2016. Pós-doutorado em Poéticas Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (2013) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Estudos Artísticos Contemporâneos na Universidade de Coimbra (2013).
Cristina Pósleman – graduada em Filosofia (UNSJ-Argentina), mestra em Filosofia com menção em Axiologia e Teoria Política (UCH-Chile) e doutora em Filosofia com menção em Estética e Teoria da Arte (UCH-Chile). Dirige o Instituto de Expressão Visual da Facultad de Filosofía, Humanidades y Artes, da Universidad Nacional de San Juan (Argentina), onde atua como pesquisadora. É integrante da Comissão Acadêmica do Doutorado em Filosofia da UNSJ (Argentina). Faz parte da Red de Estudios Latinoamericanos Deleuze y Guattari (REELD&G) para o desenvolvimento interdisciplinar do conhecimento em filosofia, estética e política (Chile). Seus estudos se concentram na interseção entre a filosofia francesa contemporânea e os estudos filosóficos caribenhos e latino-americanos. Seus últimos trabalhos abordam o problema das assimetrias constitutivas do contrato social, político, estético e sexual como base do projeto de modernidade/colonialidade.
Fabricia Cabral de Lira Jordão – curadora e professora, doutora e mestra em Artes pela ECA, Universidade de São Paulo. Em 2019 recebeu o prêmio de melhor tese da CAPES (Artes) com pesquisa que investigou as contribuições e atuações institucionais de críticos de arte e artistas visuais no processo de redemocratização brasileira. Desde 2019 atua como professora de curadoria e coordenadora do Laboratório de Imaginário Radical na Universidade Federal do Paraná. Onde se dedica a pensar sobre o lugar e possíveis formas que as imagens, a política e o político, da arte assumem no contexto de hegemonia do imaginário capitalista. Dentre outras exposições, foi curadora ou cocuradora das mostras Raquel Nava (Museu Nacional da República-DF, 2022), Alice Ricci (Espaço Cama-SP, 2021); Alex Vallauri (Museu Nacional da República-DF, 2021); 67o Salão Paranaense de Arte Contemporânea (MAC-PR, 2021); Estratégias do feminino (Farol Santander, Porto Alegre, 2019), Pequenos gestos: memórias disruptivas (MAC-PR, 2019), I Bienal Latino-Americana de São Paulo, 40 anos depois (Centro Cultural São Paulo, 2019).
Mayra Huerta Jiménez – artista visual, pesquisadora e professora, doutora em Artes Visuais e Intermídia pela Universidad Politécnica de Valencia. Atualmente é professora pesquisadora na Facultad de Artes da Universidad Autónoma de Baja California (México). Pertence ao corpo acadêmico Imagen y Creación, dedicado à pesquisa e criação contemporânea. Colabora com o Simpósio Internacional de Pesquisa em Arte: Intervindo, Migrando e se (Des)localizando, e com a Universidade Federal de Santa María e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil. Pertenece à Red Iberoamericana de Investigación Narrativas Audiovisuales (Red INAV). É integrante do Sistema Nacional de Investigadores (México).
Coordenação
Rosângela Fachel – UFPel
Larissa Patron Chaves – UFPel
Comissão organizadora
Fábio Ortiz Goulart – UFPel
Gustavo Severo Dalla Costa – UFPel
Larissa Patron Chaves – UFPel
Larissa Schip Ferreira de Deus – UFPel
Roger da Silva Bandeira – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Realização
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Apoio
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel
Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
TimeLine BH, Minas Gerais @timelinebh_
FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS @frestamostraaudiovisual
ILA FURG – Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav