Início do conteúdo
    Notícias
  • Programação do O 7º Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória (SIGAM)

    O 7º Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória (SIGAM), organizado pelo Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será realizado de 21 a 23 de novembro.

    A programação conta com Grupos de Trabalho (GT), mesas temáticas, conferências, apresentação musical, lançamento de livros e sessão de autógrafos, mostra de curtas, oficinas e exposição. As atividades são lideradas por mulheres: palestrantes, coordenadoras de GT, mediadoras e oficineiras. A programação completa e outras informações estão no site do evento.
    https://www.even3.com.br/vii-simposio-internacional-de-genero-arte-e-memoria-267815/

    Inscrições para comunicações podem ser realizadas até 13 de novembro:
    https://www.even3.com.br/checkout/1eb4e816-5446-47db-acf6-f420d7002fb0?i=32012371&lang=pt

  • Exposição “Dobra do ruído”

    É com muito entusiasmo que anunciamos a feira Dobra o Ruído e suas inscrições abertas 💥
    DOBRA O RUÍDO será uma feira-exposição-festa-oficina de publicações artísticas que vem ecoar no Centro de Artes uma vontade de fazer acontecer.
    Iremos ocupar com muita arte os andares do Bloco 1 do Centro de Artes da UFPEL com exposição de publicações, recebendo artistas e editoras independentes para nesse espaço, que será também de feira, fazer circular cartazes, ações, lambes, música… e também pizza e muita gente feliz reunida para celebrar este encontro.
    sexta-feira, dia 11.11.22, a partir das 10h.
    Outras informações sobre como participar estão no nosso formulário de inscrições: https://forms.gle/2PF8xQLWnrMz1kw26
    Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo Instagram @lugareslivro

  • FIVA SPAMV 2022 – Videoartes selecionadas

    Em sua quarta edição, o Festival Internacional de Videoarte SPMAV – FIVA SPMAV 2022, apresenta 51 videoartes, oriundas de 25 países e de 7 estados do Brasil:

    A arte de ser travesti (2020, 2’47), de Gabi Gonçalves Assunção Andrade – Rio Grande, RS, Brasil

    A Clockwork Toy (2020, 4’11), de Joas Nebe – Hamburgo, Alemanha

    A000000000001000AA011 (2021, 3′), de Lilia Li-Mi-Yan e Katherina Sadovsky – Moscou, Rússia

    AbstrArt 22 (2022, 4′), de Luis Carlos Rodríguez – Valladolid, Espanha

    Akyhyjé (2022, 5′), de Cotard Guerrero e Matias Ortega – Asunción, Paraguai

    Alien (2022, 4’55), de Gabriella Presnal – Tampere, Finlândia

    Another stage (2022, 4’13), de Anastasiia Bilayeva e Kirill Sukhanov – Odessa, Ucrânia

    BE HERE NOW –  the glitch of being in the society of continuous present (2021, 3’33), de Matteo Campulla – Milão, Itália

    Between here and there (2022, 3’28), de David Anthony Sant – Sydney, Australia

    Beyond the known (2022, 1’10), de Gabriele Rossi – Paris, França

    Caos (2022, 1′), de Maira Moreira Mesquita e Álvaro Lélis – São Paulo, SP, Brasil
    Cocytus (2022, 2’08), de Curro Rodriguez – Espanha / Reiquiavique, Islândia

    Deep Breath (2022, 4’04), de Pedro Milagres Vieira – Belo Horizonte, MG, Brasil

    Em memória de mim (2021, 2’19), de Allison Lourenço Dos Santos e Alexandra Dias – Pelotas, RS, Brasil

    Escalões (2022, 4’40). de Roderick Steel – São Paulo, SP, Brasil

    Feelings of war (2022, 3’47), de Eija Temisevä – Espoo, Finlândia

    How to disappear completely (2022, 1´57), de Joacélio Batista e Jalver Bethônico – Belo Horizonte, MG, Brasil

    Humarithms (2022, 3’22), de Pierre Ajavon – Paris, França

    hybris (2022, 4’19), de Alfred Schupler – Bucareste, Romênia

    Inferno (2021, 4’21), de Fábio Henrique Cunha Rodrigues, Thamires Seus e João Vitor da CunhaBrasil – São Paulo, SP, Brasil

    Invasión (2020, 3’23), de Pablo Benjamín Nieto Mercado – Tultitlán, México

    Job order (2021, 1’12), de Richard Soriano Legaspi- Valenzuela, Filipinas
    KO.VIDI (2021, 2′), de Nina Sumarac – Sérvia / Limassol, Chipre

    Labyrinth (2022, 5′), de Mauricio Sanhueza – Lima, Peru

    Lavando a bandeira com sal grosso (2022, 05′), de Waldirio Oliveira Castro e Eduardo Bruno Fernandes Freitas – Fortaleza, CE, Brasil

    Let’s Jump (2022, 2′), de Jean-Michel Rolland – Marselha, França

    Life in the future (2020, 4’26), de Caspar de Gelmini – Berlim, Alemanha

    MAGPIE (2022, 3’34), de Ian Gibbins – Belair, Austrália

    no water (2022, 4’18), de Pietro Gardoni – Longhena, Itália

    No-ser (2022, 4’40), de Jorge Luis Linares – Ciudad de Guatemala, Guatemala

    o mais profundo é a pele (2020, 3’01), de Débora Curti Cirilo – Pelotas, RS, Brasil

    Paetê(2022, 1’50), de Emmanuel Felipe de Araújo Amaral (Badu) – Goiânia, GO, Brasil
    Portales Digitales (2021, 1’16), de Melissa Hernández e Byron Blanco – Guatemala

    Put Your Mask Back On (2022, 2’40), de Johann Calderón – Alemanha / Córdoba, Argentina

    Rata-touille (2021, 5′), de Flakorojas – Venezuela / Bruxelas, Bélgica

    respiro(2021, 1’16), de Ana Hoeper – Brasília, Brasil

    Sentire (2020,2’03), de Francisca Herculano – Natal, RN, Brasil

    Smoke (2021, 1’33), de Daniela Lucato – Itália / Berlim, Alemanha

    steadly flowing… steadly moving (2022, 4’40), de Johannes Christopher Gerard – Alemanha / Haia, Holanda

    tentativa de habitar Bagé (2022, 2′), de Wagner Ferreira Previtali – Bagé, RS, Brasil

    The Border Song (2020, 5′), de Serge Bulat e Michael Rfdshir – Moldávia / New York, EUA

    The Message (2022, 1’03), de Bruno Pavić – Split, Croácia

    The World No Longer Makes Sense (2022, 3’55) de Jack Williams – Reino Unido / Wroclaw, Polônia

    TIMET(2022, 2’47), de José  M. Delgadillo – Guadalajara, México

    Traveling 2046 (2022, 3’13), de Laura Hyunjhee Kim e Chris Corrente – Texas, EUA

    Tree Story (2021, 3’20), de Rita Casdia – Milão, Itália

    Tungsin-bul (2020, 1’43), de Lim Jang Guin – Geumwang-eup, Eumseong-gun, Coréia do Sul

    Vaso (2021, 0’17), de Luís Felipe Fernandes – Montenegro, RS,  Brasil

    véias bravas (2021, 1’18), de Isabella Alves Guimarães – São Leopoldo, RS, Brasil
    Voltar para casa. Mata do Zumbi (2022, 2’39), de Carla Lombardo- Argentina / Brasil
    שיעור שחייה / درس سباحة / Swimming Lesson (2021, 5’18), de Vardit Goldner – Hod HaSharon, Israel

    Coordenação
    Rosângela Fachel – UFPel
    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Comissão organizadora
    Fábio Ortiz Goulart  – UFPel
    Gustavo Severo Dalla Costa – UFPel
    Larissa Patron Chaves – UFPel
    Larissa Schip Ferreira de Deus – UFPel
    Roger da Silva Bandeira – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel

    Realização
    Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI
    Centro de Artes da UFPel
    Universidade Federal de  Pelotas – UFPel

    Apoio
    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas
    Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas
    TimeLine BH, Minas Gerais @timelinebh_
    FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, FURG, Rio Grande, RS
    OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
    RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales

  • Discente do PPGAVI, Julia Pema expõe no Corredor 14

    Convidamos a todos para prestigiar a reabertura da exposição Tramoia, individual da artista Julia Pema, discente do PPGAVI, com curadoria de Renan Soares (também discente do PPG).

    A vernissage será no dia 30/09/2022 a partir das 19h30 no Corredor 14 que fica localizado na rua Xavier Ferreira, 14 – Pelotas/RS.

    “A Tramoia sugerida através desta exposição parte do contexto que nos cerca e propõe refletir sobre a prática da costura enquanto arte têxtil, sobre suas diversas maneiras de apresentação, como pela fotografia, objeto ou vídeo, atrelada a um contexto histórico e social. Ademais, buscamos tensionar nosso olhar não apenas às obras expostas ou à produção poética de uma artista, mas também “fazer ver” os gestos, corpos, o afeto e as ideias que transbordam de uma prática mínima do cotidiano, e a forma com que, através dela, se revela uma potência de insurgência, nos permitindo ver como Penélope, e pensa em estratagemas como formas de resistência, mesmo que por gestos mínimos, repetitivos, mas também eficazes.”

    https://www.instagram.com/p/Ci_ArEXpLBF/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

  • Comissão Avaliadora FIVA SPMAV 2022

    A comissão avaliadora da quarta edição do Festival Internacional de Videoarte SPMAV – FIVA SPMAV 2022 – é composta por:


    Ana Langone – inventora transmídia que cata, ouve e conta histórias. Mestra em Artes Visuais e estudante de Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas. Como pesquisadora (des)vela as histórias hegemônicas e através da (ar)te busca promover a autoestima entre as comunidades negras. Enquanto bacharel em Design Gráfico (2005) trabalhou na indústria da moda na Serra Gaúcha (2005-2015) e, desde 2016, atua no Mississippi Delta Blues Festival. Há mais de dois anos é articuladora da Usina Feminista, cooperativa de geração de renda para mulheres em Pelotas (@usinafeminista). No artesanato inspira-se nas estamparias do continente africano e por meio de suas criações apresenta os elos produzidos pelas semânticas visuais do atlântico negro (@kuntu.art). Ao transit(ar) entre as artes, busca na música também uma forma de expressão como DJ.


    Ana Maio – professora titular dos cursos de Artes Visuais, Licenciatura e Bacharelado, da Universidade Federal do Rio Grande, e Professora Permanente no PPGAVI da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora, curadora e artista visual investiga as convergências entre o cinema experimental e as artes visuais abordando, principalmente, as temáticas corpo, gênero, memória, arquivo e narrativas de si na arte contemporânea. Coordenadora do Projeto de Extensão e Cultura FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental da FURG, desde 2016. Pós-doutorado em Poéticas Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (2013) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Estudos Artísticos Contemporâneos na Universidade de Coimbra (2013).


    Cristina Pósleman – graduada em Filosofia (UNSJ-Argentina), mestra em Filosofia com menção em Axiologia e Teoria Política (UCH-Chile) e doutora em Filosofia com menção em Estética e Teoria da Arte (UCH-Chile). Dirige o Instituto de Expressão Visual da Facultad de Filosofía, Humanidades y Artes, da Universidad Nacional de San Juan (Argentina), onde atua como pesquisadora. É integrante da Comissão Acadêmica do Doutorado em Filosofia da UNSJ (Argentina). Faz parte da Red de Estudios Latinoamericanos Deleuze y Guattari (REELD&G) para o desenvolvimento interdisciplinar do conhecimento em filosofia, estética e política (Chile). Seus estudos se concentram na interseção entre a filosofia francesa contemporânea e os estudos filosóficos caribenhos e latino-americanos. Seus últimos trabalhos abordam o problema das assimetrias constitutivas do contrato social, político, estético e sexual como base do projeto de modernidade/colonialidade.


    Fabricia Cabral de Lira Jordão – curadora e professora, doutora e mestra em Artes pela ECA, Universidade de São Paulo. Em 2019 recebeu o prêmio de melhor tese da CAPES (Artes) com pesquisa que investigou as contribuições e atuações institucionais de críticos de arte e artistas visuais no processo de redemocratização brasileira. Desde 2019 atua como professora de curadoria e coordenadora do Laboratório de Imaginário Radical na Universidade Federal do Paraná. Onde se dedica a pensar sobre o lugar e possíveis formas que as imagens, a política e o político, da arte assumem no contexto de hegemonia do imaginário capitalista. Dentre outras exposições, foi curadora ou cocuradora das mostras Raquel Nava (Museu Nacional da República-DF, 2022), Alice Ricci (Espaço Cama-SP, 2021); Alex Vallauri (Museu Nacional da República-DF, 2021); 67o Salão Paranaense de Arte Contemporânea (MAC-PR, 2021); Estratégias do feminino (Farol Santander, Porto Alegre, 2019), Pequenos gestos: memórias disruptivas (MAC-PR, 2019), I Bienal Latino-Americana de São Paulo, 40 anos depois (Centro Cultural São Paulo, 2019).


    Mayra Huerta Jiménez – artista visual, pesquisadora e professora, doutora em Artes Visuais e Intermídia pela Universidad Politécnica de Valencia. Atualmente é professora pesquisadora na Facultad de Artes da Universidad Autónoma de Baja California (México). Pertence ao corpo acadêmico Imagen y Creación, dedicado à pesquisa e criação contemporânea. Colabora com o Simpósio Internacional de Pesquisa em Arte: Intervindo, Migrando e se (Des)localizando, e com a Universidade Federal de Santa María e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil. Pertenece à Red Iberoamericana de Investigación Narrativas Audiovisuales (Red INAV). É integrante do Sistema Nacional de Investigadores (México).

    Coordenação
    Rosângela Fachel – UFPel
    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Comissão organizadora
    Fábio Ortiz Goulart  – UFPel
    Gustavo Severo Dalla Costa – UFPel
    Larissa Patron Chaves – UFPel
    Larissa Schip Ferreira de Deus – UFPel
    Roger da Silva Bandeira – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel

    Realização
    Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de  Pelotas – UFPel

    Apoio
    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel
    Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
    TimeLine BH, Minas Gerais @timelinebh_
    FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS @frestamostraaudiovisual
    ILA FURG – Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
    OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
    RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav

  • Resultado final do processo seletivo – Professor Visitante, edital nº122/2022

    CANDIDATOS APROVADOS COM A SEGUINTE ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO:

    1º Rosangela Fachel de Medeiros;
    2º Thays Tonin;

    Observação:
    A avaliação da produção foi realizada de acordo com a documentação comprobatória, relativa aos 5 anos, conforme item do edital – 3.1.3.:

    “A segunda fase da seleção pública (de caráter eliminatório e classificatório) consistirá na avaliaçãoda produção dos candidatos com base nos Critérios de Julgamento dos Comitês de Assessoramento doCNPq.
    a. A avaliação da produção dos candidatos será realizada a partir da documentação comprobatória daprodução (Curriculum vitae e Quadro de Pontuação da Produção com os documentos comprobatórios) dosúltimos 5 (cinco) anos completos, enviada pelo candidato no prazo e descritos no item 1 deste Edital.”

    Observada a nota mínima de 7.0 para aprovação

  • XI SPMAV – TERRITÓRIOS DO IMAGINÁRIO: DIMENSÕES E DISTENSÕES UTÓPICAS

    TERRITÓRIOS DO IMAGINÁRIO: DIMENSÕES E DISTENSÕES UTÓPICAS
    O XI Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais (11º SPMAV), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI), do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na edição de 2022, propõe a reflexão e o debate acerca do contexto dos reencontros, territorialidades e utopias na pesquisa em arte. No contexto geopolítico – fronteira e território – em que nos encontramos (ao sul do hemisfério sul), emergem singularidades, sonhos, desejos e afetos que perfazem as dimensões do imaginário. Através de palestras, GTs, exposições e oficinas, o seminário busca ativar os reencontros com os espaços físicos na universidade, bem como fomentar trocas entre saberes de outros lugares. Aproximações e distanciamentos que situam nossos lugares de fala, de escuta, de sonho, de afeto e de afirmação do fazer/pensar a pesquisa em arte.

    ORGANIZAÇÃO SPMAV 2022
    Coordenação
    Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa – UFPel
    Roseli Aparecida da Silva Nery – FURG/UFPel
    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Comissão organizadora
    Discentes da Turma 10 (2021-2023) do PPGAVI – UFPel
    Alan Caetano Cândido, Barbara Larruscahim da Costa, Bruna Vieira Dorneles, Daniel Soares Marenco, Danilson Oliveira de Vasconcelos, Fábio Ortiz Goulart, Felipe Dias Diaz Carvalho, Gabriel da Silva Munaro, Gustavo Severo Dalla Costa, Isis Fófano Gama, Larissa Schip Ferreira de Deus, Letícia Beck Fonseca, Lívia Lempek Trindade Monteiro,
    Luiz Henrique Canibal de Andrade Leão, Mariana Coelho Penha Corrêa, Mateus Brum de Armas, Mauricio Bittencourt, Rogger da Silva Bandeira, Stela Soares Kubiaki e Thiago de Godoy Nepomuceno.

    INSCRIÇÕES OUVINTES: https://forms.gle/icBhMD73e2dEau5j6

    Inscrições OFICINA – Fabilhetaçao: Ateliê de Criação em Escrita e Fabulação com Isadora Ravena: https://forms.gle/XKVavmF3BVjDHJ9o8

    Inscrições OFICINA – Performance urbana como contradispositivo de imaginação política com Eduardo Bruno: https://forms.gle/YMdr7wT3iqmBooFy9

    Canal de transmissão SPMAV: https://www.youtube.com/channel/UCopoxqwO9CAdAKTFgPQ7iJw
    Mais informações: https://wp.ufpel.edu.br/spmav/

  • Festival Internacional de Videoarte SPMAV recebe 149 inscrições

    Chegando a sua quarta edição, o Festival Internacional de Videoarte SPMAV – FIVA SPMAV 2022, recebeu 149 inscrições oriundas de 29 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Chipre, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Espanha, EUA, Filipinas, Finlândia, França, Guatemala, Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, México, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Ucrânia e Venezuela, e de 12 estados do Brasil: Amazônia, Brasília, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

    Coordenação
    Rosângela Fachel – UFPel
    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Comissão organizadora
    Fábio Ortiz Goulart – UFPel
    Gustavo Severo Dalla Costa – UFPel
    Larissa Patron Chaves – UFPel
    Larissa Schip Ferreira de Deus – UFPel
    Roger da Silva Bandeira – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel

    Realização
    Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel

    Apoio
    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel
    Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
    TimeLine BH, Minas Gerais @timelinebh_
    FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, FURG, Rio Grande, RS @frestamostraaudiovisual
    OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS

    RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav