Início do conteúdo

A Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek está com chamada aberta para o dossiê “Além do arco-íris: diversidade sexual e de gênero no universo Nerd/Geek”

“A Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek, vinculada ao Liber Studium – Laboratório de Arqueologia do Capitalismo da Universidade Federal do Rio Grande está com chamada aberta para o dossiê “Além do arco-íris: diversidade sexual e de gênero no universo Nerd/Geek”, organizado por Fábio Ortiz Goulart (discente PPGArtes/UFPEL) e Rosângela Fachel (docente do PPGArtes/UFPEL).

Não é de hoje que questões sobre sexualidade e gênero atravessam as discussões referentes às produções culturais do universo de interesse nerd/geek. Desde as primeiras HQs até as mais recentes produções de fãs – fanfics e fanarts – passando pelos desenhos animados, pelos games e por todo o universo expandido e em expansão que deriva dessas narrativas, são recorrentes as discussões sobre as questões de sexualidade e de gênero presentes nessas narrativas. Discussões que vão desde as famosas especulações, baseadas em “pistas” narrativas e estéticas, às análises de representação, contrarrepresentação e representatividade, que, atualmente, confluem com movimentos sociais, políticos, acadêmicos e identitários em prol da diversidade. Neste sentido, propomos este dossiê como um espaço para a ampla abordagem – teórica, crítica e estética – de questões referentes à diversidade sexual e de gênero em narrativas e produções do universo nerd/geek.

Informações sobre a submissão e normas editorias, consultar o site da revista: https://revistaestudosnerds.furg.br”

Publicado em 20/03/2023, na categoria Notícias.