O PROGRAMA

// Programa de Pós-Graduação em Artes UFPel

O Mestrado em Artes do PPGARTES-UFPel oferece formação stricto sensu na área de Artes, dentro de uma das suas três linhas de pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Histórias e Teorias das Artes e Transversalidade e Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. Tem duração típica de dois anos e ingresso no segundo semestre de cada ano, com número de vagas definido no edital correspondente.

O objetivo do curso é dotar os futuros profissionais e pesquisadores de uma bagagem conceitual e experiências práticas que lhes possibilite situar e interpretar social e historicamente as tendências que configuram as diferentes concepções sobre Artes Visuais na contemporaneidade e sobre os processos de formação nesta área.

Ao ingressar no curso de Mestrado em Artes, o aluno, sob supervisão de um professor orientador, acompanhará disciplinas com relevância ao seu tema, executará atividades de docência orientada, executará e publicará pesquisas na área e, ao final do curso, apresentará uma dissertação, fruto de sua pesquisa, para avaliação pelo Programa.

.
Vídeo institucional | PPGAVI UFPel
.

// Área de Concentração

A Área de Concentração do PPGARTES é Artes e Transversalidades:

A área de concentração Arte e transversalidades caracterizará um curso que congrega projetos de pesquisa de docentes com formação em artes visuais, dança, design, teatro e música, em abordagens transversais e integradoras que contemplam fluxos, pluralidades, conexões e manifestações artísticas a partir da cooperação entre múltiplos atores, campos de estudos e temas contemporâneos.

// Perfil do profissional a ser formado

Possibilitar a formação de pesquisadores e a qualificação profissional na área de Artes, com capacidade para planejar e executar atividades relacionadas à pesquisa no âmbito do ensino, da produção artística, da história e da teoria da arte;contemplando as diferentes linguagens artisticas, em abordagens transversais e integradoras entre sujeitos, saberes e temas contemporâneos.Nosso compromisso é com a formação e instauração de processos artísticos, o incremento da economia criativa, a inovação e o desenvolvimento regional, nacional e internacional, considerando aspectos da Região Sul do Brasil e fronteiriça.