I Mostra Internacional FIVRS de Dança no CinemaAbertura – Sessão Comentada de Um filme de dança (2013, 90′, Brasil), de Carmen Luz

FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS – YouTube/

Em sua 4ª edição, o Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS expande suas atividades, realizando em parceria com a Sala Redenção, do Centro Cultural da UFRGS, e com o Cine UFPel a I Mostra Internacional FIVRS de Dança no Cinema. Uma iniciativa inédita que, a partir do campo da videodança, direciona a atenção de seu público para a antiga e, cada vez mais, poderosa história de amor entre o cinema e a dança. O objetivo da mostra é visibilizar produções fílmicas contemporâneas que explorem -na forma e no conteúdo- a poesia da dança e das corporalidades em movimento, produções que dificilmente chegariam às telas de cinema do Brasil. Em sua primeira edição, realizada com curadoria das professoras Rosângela Fachel e Carmen Hoffmann – codiretoras do FIVRS, a mostra busca apresentar um pouco da ampla diversidade -geográfica, cultural, corporal, temática, rítmica e estética – de produções fílmicas com e sobre dança que vêm sendo realizadas atualmente, apresentando uma seleção convidada de longas e curtas-metragens.

O lançamento da mostra acontecerá no dia 14 de agosto, às 19h, na Sala Redenção, Centro Cultural da UFRGS, Porto Alegre, com a sessão comentada do documentário Um filme de dança, que contará com a presença de Carmen Luz – roteirista, diretora e produtora do filme, e terá mediação de Carmen Hoffmann.

Carmen Luz nasceu e mora na cidade do Rio de Janeiro. É coreógrafa, cineasta, artista visual e cênica. Atua nos campos da criação, direção, performance, dramaturgia, reflexão, pesquisa, consultoria, gestão, curadoria, mentoria e ensino. Sua pesquisa artística e teórica especula sobre a centralidade do racismo na cultura ocidental, as táticas e as estratégias para a manutenção da vida de povos racializados. Seu trabalho se desdobra na criação e realização de obras inter e multidisciplinares em diversos meios e suportes, que abordam, especialmente, as existências africanas, as biografias e os imaginários afrodescendentes.

Algumas de suas obras foram exibidas em festivais, eventos e mostras de dança, performance, artes visuais e cinema no Brasil, EUA, Alemanha, Cabo Verde, Benin, Mali e Burkina Faso.

Foi diretora artística do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (2009–2011) e do Centro Cultural José Bonifácio – Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira na Cidade do Rio de Janeiro (2001 – 2006), em ambos os espaços também exerceu as funções de programadora e curadora.

Integra, com frequência, comissões de seleção e júris de artes cênicas e cinema. Dentre eles os júris da 51ª e 52ª edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o Comitê artístico do Festival Dança em Trânsito. Foi curadora da 12ª edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e outras diásporas e da 11ª Mostra de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás. Foi curadora convidada do Cineclube da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e co-curadora da 4 a edição da Mostra Sesc O Corpo Negro. Integra o júri do Prêmio APTR/Associação de Produtores Teatrais. Colabora com diversos artistas e instituições na criação e desenvolvimento de projetos de arte, cultura, educação e ativismo comunitário.

É fundadora, coreógrafa e diretora artística da Cia. Étnica de Dança. Atua como professora nos cursos de graduação e mestrado profissional da Faculdade Angel Vianna.

As demais sessões da I Mostra Internacional FIVRS de Dança no Cinema na Sala Redenção acontecerão de 25 a 30 de setembro. A Mostra integra as atividades do FIVRS 2023, que estará em cartaz na Galeria ECARTA, em Porto Alegre, e no MALG, em Pelotas, entre 29 de agosto e 01 de outubro.

DIRETORAS DO FIVRS
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel

COMISSÃO ORGANIZADORA DA MOSTRA FIVRS
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga
Carlise Scalamato – UFSM
Rebeca Recuero – UFPel
Luana Echevengua Arrieche – IFSul
Hamilton Bittencourt – UFPel
Taiany Glória – Curso de Dança, UFPel
Vitor Cunha – Sala Redenção, UFRGS

Publicado em 09/08/2023, na categoria Notícias.