O PET -Física convida para mais um seminário “Criando Buracos negros em laboratório”

O PET -Física gostaria de convidar a todos para a atividade O Físico quer saber. Que será transmitida ao vivo na página do Facebook do grupo. Essa atividade, que vem sendo realizada desde 2019, consiste em seminários ou colóquios nos quais os professores do Dep. de Física respondem questões ou falam sobre temas propostos pelos estudantes dos cursos de física (lic. e bach.) da UFPel. Nesse evento teremos como convidado o Prof. Dr. Victor Paulo Barros Gonçalves que abordará um tema associado a sua pesquisa.
O seminário: Criando Buracos negros em laboratório ocorrerá no dia 15/07/2020 às 18:00 horas no facebook (facebook.com/ufpelpetfisica).

Resumo: Neste seminário revisaremos os conceitos básicos de Física de Partículas e discutiremos as dificuldades existentes para a inclusão da força gravitacional no Modelo Padrão. Apresentaremos o modelo de Dimensões Extras Grandes, o qual busca unificar a gravidade ao Modelo Padrão através da proposição da existência na Natureza de novas dimensões espaciais, as quais estariam compactadas e somente poderiam ser observadas em escalas de energia muito além daquelas presentes no nosso dia-a-dia. Por fim, discutiremos uma das consequências mais chocantes deste modelo: a possibilidade de criarmos um Buraco Negro na colisão entre prótons no Grande Colisor de Hádrons.

 

Translate »