Artigo de docente do PPGFis em colaboração com pesquisadores da Universidade de Coimbra é escolhido como capa do periódico Journal of Physics: Condensed Matter

Artigo resultante da colaboração com pesquisadores da Universidade de Coimbra/Portugal é capa do Issue 31 do Volume 32 do periódico Journal of Physics: Condensed Matter, um dos mais importantes da área de Física da Matéria Condensada. O artigo é parte da tese de Doutorado do Dr. Maurício Moreira-Soares, ex-aluno de Licenciatura e Mestrado em Física na UFPel, e bolsista de doutorado no exterior CNPq do extinto programa Ciência Sem Fronteiras.
A inspiração do trabalho foi compreender como a adesão com as fibras afeta a migração de uma célula – algo fundamental para diversos processos em formas de vida complexa, da morfogênese à quimiotaxia de leucócitos na resposta imunológica. A compreensão deste mecanismo é também relevante para entender quais estratégias mecânicas são importantes durante a metástase, fenômeno composto por várias etapas distintas o qual descreve a separação de células cancerígenas de uma colônia tumoral primária e a migração para tecidos e órgãos distantes através da corrente sanguínea. Para isso, foi realizada uma análise sistemática usando um modelo de interface difusa, proposto pelo Dr. Maurício Moreira-Soares e pelo Prof. Dr. Rui Travasso de Coimbra, e uma nova abordagem para simular a migração celular utilizando um modelo de Dissipative Particle Dynamics proposto pelo Prof. José Rafael Bordin. A imagem de capa mostra a descrição computacional de uma célula (vermelha) em meio a matriz extracelular (turquesa).
Ambas as abordagens foram capazes de descrever resultados de experimentos in vitro para a migração de células de fibrossarcoma (um tumor de tecidos moles) em matrizes fibrosas. Os resultados indicam que a adesão entre célula e fibra é fundamental para a migração celular, modulando a morfologia celular e aumentando a velocidade. Além disso, a análise sugere que as metaloproteinases da matriz desempenham um papel importante como moduladores de adesividade – algo recente e ainda alvo de pesquisa na comunidade científica.
Link para o artigo: Clique aqui!
Pre-print (acesso aberto): Clique aqui!
Translate »