Disciplinas

OBRIGATÓRIAS
MESTRADO
Estágio de Docência Orientada 6 créditos 102 horas-aula
Ementa

Visa a instrumentalização do pós-graduando para o processo de ensino, fornecendo conteúdos de orientação pedagógica, de planejamento, execução e avaliação de ensino, com acompanhamento e orientação sistemática. Propõe-se a estimular o desenvolvimento prático de novas experiências pedagógicas que incorporem o aprender e produzir conhecimento com os seus resultados implementados e divulgados em meios científicos.

Unidades e Assuntos

Unidade I – Apresentação da disciplina e respectiva indicação dos docentes supervisores

Unidade II – Desenvolvimento de atividades nas respectivas unidades de cuidado em Enfermagem

Unidade III – Prática educativa e docência num currículo em transformação, trocas de saberes nos diferentes espaços de exposição: síntese, caso de papel, seminário e prática

Unidade IV – Discutindo avaliação como processo: habilidades, competências, participação

Unidade V – Avaliação final da experiência da docência: aperfeiçoamento profissional e sugestões para um currículo em construção

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Metodologia do Ensino Superior para a Enfermagem 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

Perspectivas do ensino superior em enfermagem e saúde incluindo os fundamentos teóricos e metodológicos, planejamento, avaliação do processo de ensino. Concepções e tendências do saber didático e aspectos metodológicos do trabalho do professor.

Unidades e Assuntos

Unidade I – Elementos Históricos da Educação Superior no Brasil
1.1. O desenvolvimento da educação superior brasileira: graduação e pós-graduação.
1.2. História do ensino superior. Características da área de enfermagem.
1.3. A formação do professor de educação superior.

Unidade II – Políticas Públicas e Princípios da Gestão para a Educação Superior
2.1.Políticas públicas para a educação superior: o papel de Estado no cenário de educação superior.
2.2.Avaliação Institucional.

III – Organização Curricular e Planejamento na Educação Superior
3.1. Currículo, Teorias Curriculares.
3.2. Projeto Pedagógico.
3.3. Elementos constitutivos do planejamento e avaliação da aprendizagem.
3.4. Metodologias no ensino superior e as práticas no ensino de enfermagem/ciências políticas.

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Pesquisa em Enfermagem e Saúde 6 créditos 102 horas-aula
Ementa

Aborda a história da construção do conhecimento científico expondo a lógica da ciência no sentido de destacar as diferentes correntes epistemológicas para a influencia em pesquisas da saúde. Procura uma articulação crítica entre a pesquisa científica contemporânea e a reflexão epistemológica. A disciplina desenvolve conteúdos acerca dos fundamentos do método científico da pesquisa quantitativa incluindo conteúdos de epidemiologia e bioestatística e da pesquisa qualitativa e suas diferentes abordagens no estudo dos problemas da enfermagem e saúde a fim de garantir o rigor na produção do conhecimento.

Unidades e Assuntos

Atividades de recepção dos alunos do Mestrado – Introdução do aluno na Pós-Graduação em Enfermagem

Ciência – conhecimento, natureza da ciência, classificação e peculiaridades das ciências sociais.
Teorias/quadros de referência/referências teóricos.

Métodos em ciências sociais
Método Científico e seus fundamentos.

Bases lógicas da investigação – método dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético, fenomenológico.
Meios técnicos da investigação – método experimental, observacional, comparativo, clínico, estatístico, monográfico.
Estruturas, conceitos marco e referencial

Pesquisa cientifica – finalidades
Níveis (exploratória, descritiva, explicativa)
Etapas da pesquisa
Formulação do problema
Determinação do objeto de estudo e dos objetivos
Formulação de hipótese ou pressupostos

Delineamento da pesquisa/Construção do quadro teórico conceitual
Correntes de pensamento Teorias/quadros de referência/referenciais teóricos
Positivismo, funcionalismo, compreensivo, materialismo histórico, etnometodologia, fenomenologia ;interacionismo simbólico;etnografia

Etapas da pesquisa (cont.)
Trabalho de campo
Instrumento de coleta de dados
Questionários, entrevistas, observação, seleção de documentos, grupo focal.
Analise.

Pesquisa quantitativa – fundamentos epistemológicos
Tipos de estudo epidemiológicos

Princípios da epidemiologia
Etapas da pesquisa epidemiológica
Formulação do problema, construção das hipóteses, delineamento do estudo, variáveis (operacionalização e tipos), amostragem, instrumentos e análise de dados)

Contribuições da bioestatística para a pesquisa epidemiológica

Pesquisa Qualitativa – fundamentos epistemológicos
Tipos de estudo qualitativos

Etapas da pesquisa qualitativa – o tema, a delimitação do problema, os objetivos, os pressupostos, o marco teórico, o trabalho de campo, a análise de dados qualitativos, o relatório de pesquisa.
Contribuições da pesquisa qualitativa para a pesquisa em saúde e na enfermagem.

Processo investigativo – síntese e contribuições para a saúde e enfermagem.

Avaliação

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Práticas Sociais em Enfermagem e Saúde 6 créditos 102 horas-aula
Ementa

Estudo crítico dos conceitos básicos de ciências sociais aplicadas à saúde e enfermagem. Congrega conhecimentos acerca do processo saúde-doença, educação e organização do trabalho em saúde visando proporcionar um entendimento quanto a realidade dos serviços de saúde e das práticas sociais que os diferentes profissionais desenvolvem considerando suas determinações sociais e históricas. Estudar a organização geral do trabalho, bem como as principais correntes do pensamento: positivismo, fenomenologia, materialismo histórico e dialético.

Unidades e Assuntos

Sociedade Contemporânea – Introdução
Correntes do pensamento e a organização geral do trabalho
Correntes do pensamento e a organização geral do trabalho
Seminário I: Sociedade Contemporânea – Capítulo 1 e 2 do Livro: Sociologia e modernidade.
Seminário I: Sociedade Contemporânea – Capítulo 3 e 4 do Livro: Sociologia e modernidade.
História do Processo saúde-doença e as Necessidades de saúde
História do Processo saúde-doença e as Necessidades de saúde
Construção do conhecimento da enfermagem – Disciplina Profissional
Teorias de Enfermagem e Sistematização da Assistência – viabilidade prática
Processo de trabalho em saúde e na enfermagem com enfoque na educação + Análise crítica, aspectos sociológicos e de enfermagem do Filme FALE COM ELA
Processo de trabalho em saúde e na enfermagem com enfoque na educação + Texto sobre um contexto social
Seminário II: Apresentação do Texto Final
Seminário II: Apresentação do Texto Final

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Seminário de Pesquisa I 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Discussão do projeto de pesquisa em andamento reforçando a sustentação do problema de pesquisa, do estado da arte sobre o objeto de estudo, da questão de pesquisa e do método de pesquisa proposto visando à elaboração de dissertação, tendo como produto deste primeiro momento a confecção de uma versão estruturada do projeto de pesquisa do aluno.

Unidades e Assuntos

Unidade – Seminário de Pesquisa – conteúdos explorados durante o estudo, a apresentação e a discussão dos pré-projetos de pesquisa dos mestrandos

Sustentação do problema de pesquisa

Delimitação do objeto de estudo

Estado da arte sobre o objeto de estudo – a produção científica sobre o tema de pesquisa

Referencial teórico e metodológico proposto

Procedimentos metodológicos

Aspectos éticos

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Seminário de Pesquisa II 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Elaboração da logística do trabalho de campo, contatos e aproximações do campo empírico. Discussão sobre técnicas, instrumentos, viabilização da coleta de dados e da definição da estratégia, operacionalização e fundamentação da análise de dados. A disciplina visa complementar a instrumentalização do mestrando para o trabalho de campo e análise de dados, assim como a sistematização desta etapa em um texto nos moldes de artigo científico.

Unidades e Assuntos

Atividades de recepção dos alunos do Mestrado – Introdução do aluno na Pós-Graduação em Enfermagem

Introdução ao desenho qualitativo – diferentes tipos de referencial teórico, métodos e análise de dados

Organização da análise

Técnicas de analise de material qualitativo

Trabalhar os códigos, categorias empíricas e categorias analíticas

Introdução a análise de dados quantitativos

Diferentes tipos de estudos quantitativos – métodos e análise de dados

Métodos e análise de dados quantitativos

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Elaboração de Dissertação e Tese I 8 créditos 136 horas-aula
Ementa

Corresponde à atividade de elaboração da pesquisa referente ao trabalho de dissertação de mestrado ou tese de doutorado sob supervisão do professor orientador. Estabelece um vínculo formal e institucional entre o aluno e seu orientador durante o processo de elaboração de seu trabalho.

Unidades e Assuntos

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Elaboração de Dissertação e Tese II 8 créditos 136 horas-aula
Ementa

Corresponde à atividade de elaboração da pesquisa referente ao trabalho de dissertação de mestrado ou tese de doutorado sob supervisão do professor orientador. Estabelece um vínculo formal e institucional entre o aluno e seu orientador durante o processo de elaboração de seu trabalho.

Unidades e Assuntos

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Elaboração de Dissertação e Tese III 8 créditos 136 horas-aula
Ementa

Corresponde à atividade de elaboração da pesquisa referente ao trabalho de dissertação de mestrado ou tese de doutorado sob supervisão do professor orientador. Estabelece um vínculo formal e institucional entre o aluno e seu orientador durante o processo de elaboração de seu trabalho.

Unidades e Assuntos

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Elaboração de Dissertação e Tese IV 8 créditos 136 horas-aula
Ementa

Corresponde à atividade de elaboração da pesquisa referente ao trabalho de dissertação de mestrado ou tese de doutorado sob supervisão do professor orientador. Estabelece um vínculo formal e institucional entre o aluno e seu orientador durante o processo de elaboração de seu trabalho.

Unidades e Assuntos

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DOUTORADO
Epistemologia da Ciência, das Políticas em Saúde e Enfermagem 6 créditos 102 horas-aula
Ementa

Estuda a história da construção do conhecimento científico destacando as principais correntes epistemológicas do pensamento moderno e pós-moderno. Discute a política de saúde e enfermagem no contexto das políticas econômicas e dos modos de produção enfocando seus reflexos na constituição do micro espaço em que o trabalho acontece. Aborda a organização do trabalho em saúde e a organização dos serviços de saúde.

Unidades e Assuntos

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Estágio de Docência Orientada Aplicada ao Doutorado 6 créditos 102 horas-aula
Ementa

Visa a instrumentalização do pós-graduando para o processo de ensino, fornecendo conteúdos de orientação pedagógica, de planejamento, execução e avaliação de ensino, com acompanhamento e orientação sistemática. Propõe-se a estimular o desenvolvimento prático de novas experiências pedagógicas que incorporem o aprender e produzir conhecimento com os seus resultados implementados e divulgados em meios científicos.

Unidades e Assuntos

Unidade I – Apresentação da disciplina e respectiva indicação dos docentes supervisores

Unidade II – Desenvolvimento de atividades nas respectivas unidades de cuidado em Enfermagem

Unidade III – Prática educativa e docência num currículo em transformação, trocas de saberes nos diferentes espaços de exposição: síntese, caso de papel, seminário e prática

Unidade IV – Discutindo avaliação como processo: habilidades, competências, participação

Unidade V – Avaliação final da experiência da docência: aperfeiçoamento profissional e sugestões para um currículo em construção

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Metodologia do Ensino Superior para a Enfermagem 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

Perspectivas do ensino superior em enfermagem e saúde incluindo os fundamentos teóricos e metodológicos, planejamento, avaliação do processo de ensino. Concepções e tendências do saber didático e aspectos metodológicos do trabalho do professor.

Unidades e Assuntos

Unidade I – Elementos Históricos da Educação Superior no Brasil
1.1. O desenvolvimento da educação superior brasileira: graduação e pós-graduação.
1.2. História do ensino superior. Características da área de enfermagem.
1.3. A formação do professor de educação superior.

Unidade II – Políticas Públicas e Princípios da Gestão para a Educação Superior
2.1.Políticas públicas para a educação superior: o papel de Estado no cenário de educação superior.
2.2.Avaliação Institucional.

III – Organização Curricular e Planejamento na Educação Superior
3.1. Currículo, Teorias Curriculares.
3.2. Projeto Pedagógico.
3.3. Elementos constitutivos do planejamento e avaliação da aprendizagem.
3.4. Metodologias no ensino superior e as práticas no ensino de enfermagem/ciências políticas.

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Seminário de Investigação Científica Avançada 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

Consiste na realização de três seminários, sendo o primeiro proposto pelos docentes da disciplina no sentido de discutir os processos metodológicos de estruturação da tese e mais dois seminários organizados pelos pós-graduandos em que são apresentados o referencial teórico, a sustentação do problema de tese e a definição da análise de dados tendo em vista a qualificação para a execução do projeto de doutorado.

Unidades e Assuntos

Discussão e pactuação do programa da disciplina

Preparação do Seminário I

Discussão inicial do Seminário I

Seminário I

Seminários II e III – O aluno terá 60min. para apresentação de seu pré-projeto de pesquisa. O seminário contará com a presença do orientador e mais um professor da linha de pesquisa (opcional). A apresentação será feita na forma de seminário, oralmente com apoio de recursos audiovisuais. O aluno será o ator principal do seminário, o papel do orientador é de acolher sugestões, o professor convidado da linha de pesquisa (opcional) poderá complementar com sugestões metodológicas ou de conteúdo (tempo máximo de 20 min.) tendo em vista a qualificação e êxito do projeto. Cada aluno será responsável por enviar para o endereço eletrônico da turma e dos professores responsáveis pela disciplina, orientador e prof. da linha (opcional) até a quarta-feira da semana que antecede sua apresentação oral do projeto de pesquisa. Os demais alunos que não estiverem apresentando o seu projeto deverão elaborar um parecer escrito crítico circunstanciado do projeto em questão a ser entre no dia da apresentação deste, e farão sugestões orais ao colega.

Complementação Referencial Teórico

Apresentações

Encerramento

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Elaboração de Dissertação e Tese I 8 créditos 136 horas-aula
Ementa

Corresponde à atividade de elaboração da pesquisa referente ao trabalho de dissertação de mestrado ou tese de doutorado sob supervisão do professor orientador. Estabelece um vínculo formal e institucional entre o aluno e seu orientador durante o processo de elaboração de seu trabalho.

Unidades e Assuntos

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Elaboração de Dissertação e Tese II 8 créditos 136 horas-aula
Ementa

Corresponde à atividade de elaboração da pesquisa referente ao trabalho de dissertação de mestrado ou tese de doutorado sob supervisão do professor orientador. Estabelece um vínculo formal e institucional entre o aluno e seu orientador durante o processo de elaboração de seu trabalho.

Unidades e Assuntos

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Elaboração de Dissertação e Tese III 8 créditos 136 horas-aula
Ementa

Corresponde à atividade de elaboração da pesquisa referente ao trabalho de dissertação de mestrado ou tese de doutorado sob supervisão do professor orientador. Estabelece um vínculo formal e institucional entre o aluno e seu orientador durante o processo de elaboração de seu trabalho.

Unidades e Assuntos

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Elaboração de Dissertação e Tese IV 8 créditos 136 horas-aula
Ementa

Corresponde à atividade de elaboração da pesquisa referente ao trabalho de dissertação de mestrado ou tese de doutorado sob supervisão do professor orientador. Estabelece um vínculo formal e institucional entre o aluno e seu orientador durante o processo de elaboração de seu trabalho.

Unidades e Assuntos

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OPTATIVAS E COMPLEMENTARES (Mestrado e Doutorado)
Ciências Sociais Aplicadas à Saúde 3 créditos 51 horas-aula
Ementa

Apresentar e discutir a aplicação de conteúdos de ciências sociais à pesquisa em saúde, através do estudo da determinação social da saúde, da reflexão sobre modelos teóricos, desigualdade e iniquidade em saúde. Estimular o aluno a desenvolver uma visão crítica sobre o seu tema de pesquisa, utilizando os fundamentos das Ciências Sociais na elaboração de sua dissertação, tese, ou temas de interesse.

Unidades e Assuntos

1. Ciências Sociais Aplicadas à Saúde
2. Teorias das Ciências Sociais
3. Teorias Epidemiológicas
4. Determinação social da saúde: determinantes demográficos, comportamentais, socioeconômicos e dos sistemas, políticas e serviços de saúde
5. Modelos teóricos

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Ecossistema e Saúde 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Promover o debate sobre o Ecossistema e Saúde: conceitos, características e princípios, bem como as possibilidades de aplicação na assistência e na pesquisa em enfermagem e saúde.

Unidades e Assuntos

Unidade I – Apresentação e discussão do plano de ensino da disciplina.

Unidade II – Sistema-Ecossistema-Saúde:
Teoria geral dos sistemas; Conceitos; tipos de sistemas; características; princípios Sistema nas ciências do homem
A visão sistêmica da Vida
Holismo e saúde
Relatório final da VIII Conferência Nacional de Saúde
Saúde coletiva na perspectiva ecossistêmica: uma possibilidade de ações do enfermeiro.
Cuidado humano frente ao modelo biomédica na perspectiva do modelo da Promoção da Saúde
Enfoque Ecossistêmico de Saúde

Unidade III – Aplicabilidade de pesquisas na enfermagem

Unidade IV – Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida a partir leitura dos textos indicados, de forma individual, e de discussões e debates em grupo. Exposição dialogada de temáticas propostas no programa. Serão utilizadas técnicas grupais diversas, com vista à promoção de debates além da elaboração e apresentação de seminários previamente estabelecidos e discutidos com o grupo.
A avaliação da disciplina consiste em um processo contínuo que leva em conta a presencialidade, a leitura dos textos propostos para a discussão e a participação ativa na apresentação e argumentação dos mesmos.
No final da disciplina, cada aluno deverá realizar um texto abordando os possíveis princípios ecossistêmicos aplicáveis na temática de sua dissertação/tese.

Baixar Programa Analítico
Educação e Saúde Ambiental com Ênfase no Contexto Rural 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

Aborda questões relacionadas a educação, a ruralidade e saúde ambiental a partir do uso sustentável dos recursos naturais, considerando a biodiversidade, e o uso destes recursos na atenção em saúde e na enfermagem. Objetiva compreender o processo de saúde do homem e suas interfaces com a natureza em especial com as plantas.

Unidades e Assuntos

Atividade de recepção dos alunos – introdução do aluno na pós-graduação em enfermagem
Teoria ambiental e interface com a saúde
Processo de saúde e interdisciplinaridade
Educação em saúde no contexto contemporâneo
Uso sustentável dos recursos naturais e a saúde humana
As plantas e o homem
Alimentos funcionais, nutracêuticos e qualidade de vida
Sistemática: a ciência da diversidade biológica
Terapias complementares e Sistema Único de Saúde. Há espaço para a Enfermagem?
Apresentação de seminários
Encerramento da disciplina

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Epidemiologia do Envelhecimento 3 créditos 51 horas-aula
Ementa

As transformações demográficas e epidemiológicas observadas nas últimas décadas repercutem diretamente na sociedade. O rápido envelhecimento populacional observado no Brasil demanda mudanças na formação de recursos humanos e na organização de nosso sistema de saúde e proteção social. A disciplina objetiva abordar estas transformações e suas implicações para o cuidado em saúde de modo a propiciar maior qualidade de vida ao longo de todo o ciclo de vida, com ênfase na susceptibilidade relacionada com a idade e suas consequências, tais como a ocorrência de várias doenças crônicas no mesmo indivíduo, o decréscimo na habilidade funcional, problemas sociais e psicológicos. Os resultados de estudos epidemiológicos irão subsidiar as reflexões sobre o tema e propor novos temas prioritários para a comunidade acadêmica de modo a melhorar a vida de milhões de indivíduos.

Unidades e Assuntos

1. Aspectos demográficos do envelhecimento mundial e a situação no Brasil

2. Aspectos socioeconômicos do envelhecimento populacional

3.Perfil de mortalidade da população idosa

4. Envelhecimento e situação de saúde – multimorbidade

5. Suporte social e rede de apoio formal

6. Envelhecimento ativo

8. Desafios do envelhecimento para os sistemas de saúde

7. Prioridades na investigação científica – estudos epidemiológicos

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Epidemiologia e Estatística Aplicada a Enfermagem e Saúde 5 créditos 85 horas-aula
Ementa

A disciplina apresenta os conteúdos da epidemiologia e sua interface com a estatística. Inclui os aspectos históricos da epidemiologia com ênfase no processo da determinação social do processo saúde-doença, os tipos de estudos e sua utilização na pesquisa em enfermagem. Aborda também o tratamento das variáveis qualitativas e quantitativas, técnicas de sumarização de dados, cálculo dos intervalos de confiança, desvio-padrão, testes de hipóteses, conceito de probabilidade, distribuição de frequência e interpretação dos achados. As estratégias de monitoramento e avaliação dos serviços de saúde, a avaliação de artigos científicos e a utilização da epidemiologia no subsídio à tomada de decisão em saúde são itens que perpassam os conteúdos pedagógicos.

Unidades e Assuntos

Apresentação da disciplina

Histórico, definições e usos da epidemiologia
Causalidade em saúde

Medidas de ocorrência
Medidas de Ocorrência (continuação)

Exercícios de medidas de ocorrência aulas 1 e 2
Medidas de Efeito e Impacto (Razão de Prevalência, Razão de Odds, RR, Risco Atribuível na População)

Exercícios
Bioestatística

Tipos de variáveis: Categóricas (nominal, ordinal); Numéricas (discretas, contínuas)

Introdução ao processamento e à análise de dados
Constituição de banco de dados
Medidas de tendência central (IC)
Média, moda e mediana
Medidas de dispersão
Variância, desvio-padrão
Prática com aplicativos estatísticos.
Validade e repetibilidade (sensibilidade, especificidade)
Delineamento de estudos epidemiológicos

Prática: exercício escolha delineamento
Livre – Jogo Brasil – Portaria UFel
Continuação à análise de dados
Apresentação gráfica
Figuras e tabelas
Redação dos achados
Prática com aplicativos estatísticos, planilhas eletrônicas e aplicativos de apresentação de dados
Amostra – tipos e tamanhos

Prática: tamanho de amostra no Epi-info

Encerramento da semana 1 (Comentários, sugestões, críticas)

Transição demográfica e epidemiológica
Problemas de Saúde Prioritários
Carga de doença – DALY
Prova teórica sobre conteúdos da semana 1

Discussão dos conteúdos da semana 1

Apresentação dos conteúdos da semana 2
Avaliação de Serviços de Saúde
Ênfase nos inquéritos populacionais
JOGO SEMI-FINAL COPA – DIVIDIR MANHÃ DE 3ª. C/ INQUÉRITOS, SE BRASIL JOGAR
Sistema de Informações em Saúde – dados secundários
Avaliação de Serviços de Saúde
Ênfase nos estudos de demanda

Vigilância Epidemiológica
Doenças transmissíveis e não transmissíveis
(tuberculose e câncer)
Etapas da pesquisa epidemiológica
Planejamento e operacionalização de inquéritos em saúde
Viés, confusão e modificação de efeito
Avaliação de artigos científicos – estudo dirigido
Introdução, problema e objetivos, delineamento, população e amostra, variáveis e categorias analíticas, resultados (figuras e tabelas), discussão e referências.
Prova – avaliação de artigo científico

Avaliação e discussão dos conteúdos da semana 2

Encerramento da semana 2

Baixar Programa Analítico
Estatística Aplicada I 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

Aborda questões referentes à aplicação da estatística na área da saúde observando os estudos de casos de práticas sociais e teorias que embasam tais ações. Engloba os conceitos gerais de estatística, bioestatística e epidemiologia e suas relações com o atual sistema de saúde utilizado pela população.

Unidades e Assuntos

Bioestatística
• Conceito e aplicações
• Relação da bioestatística com a epidemiologia e com a prevenção da saúde
Transformando dados em informações
• Conjunto de dados
• População e amostra
• Tipos de variáveis
• Estatística descritiva e inferencial
• Escalas de mensuração
• Tipos de distribuição
Entendendo os números índices e suas aplicações
• Tabelas de freqüência simples e cruzadas
• Analise gráfica
• Medidas de tendência central e dispersão
• Separatrizes
• Medidas de variabilidade
Trabalhando com amostras
• Técnicas de amostragem
• Amostragem probabilística e amostragem não probabilística
• Parâmetros e estimadores
• Distribuição amostral da média
• Estimação por ponto e por intervalo de confiança
Elaborando e testando hipóteses
• Teste t student para uma média
• Teste qui quadrado

Baixar Programa Analítico
Estatística Aplicada II 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

Aborda questões referentes à aplicação da estatística na área da saúde observando os estudos de casos de práticas sociais e teorias que embasam tais ações. Engloba os conceitos gerais de estatística, bioestatística e epidemiologia e suas relações com o atual sistema de saúde utilizado pela população.

Unidades e Assuntos

Elaborando e testando hipóteses
• Teste t student para duas amostras independentes
• Teste t student para duas amostras pareadas
• Teste de mais de duas médias – ANOVA um fator fixo
• ANOVA completa
Correlacionando informações e analisando regressões
• Coeficiente de correlação de Pearson
• Regressão linear simples
• Regressão linear múltipla
Probabilidade: conceito e aplicações
• Principais conceitos
Estimativa: conceito e aplicações
• Principais conceitos

Baixar Programa Analítico
Organização, Gestão e Avaliação do Trabalho em Enfermagem e Saúde 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

Aborda as diferentes formas de organização, gestão e avaliação do trabalho em enfermagem e saúde, contemplando diferentes modelos assistenciais e suas bases teóricas.

Unidades e Assuntos

UNIDADE I- Concepções Históricas (8 horas)
Processo de trabalho em enfermagem
Trabalho em saúde e trabalho em enfermagem

UNIDADE II- Organização do Trabalho (8 horas)
Concepções históricas do trabalho
Processo de trabalho em saúde

Unidade III- Gestão do Trabalho em saúde (36 horas)
Teorias de Administração e Administração e gerenciamento / gestão do trabalho nos serviços de saúde e gestão em saúde
Administração e gerenciamento / gestão do trabalho em enfermagem

UNIDADE IV- Avaliação do trabalho em saúde (16 horas)
Elementos históricos da avaliação em saúde/ Avaliação de serviços de saúde e Avaliação de E-P-R
Avaliação de quarta geração
Finalização da disciplina

Baixar Programa Analítico
Perspectivas teóricas e metodológicas no cuidado a pessoas que usam drogas 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Unidades e Assuntos

Baixar Programa Analítico
Pesquisa Qualitativa em Saúde 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

Discutir os fundamentos epistemológicos da pesquisa qualitativa, concepções teóricas, métodos de coleta e análise dos dados, instrumentalizando o mestrando para a elaboração do projeto ou relatório final/artigo cientifico.

Unidades e Assuntos

Apresentação da disciplina, professores, cronograma, metodologia, distribuição dos seminários entre outros – entrega de material para leitura – trabalho em dupla

Discussão do material sobre concepções teóricas conceitos, teorias

Fundamentos epistemológicos da pesquisa qualitativa

Abordagem sobre os métodos qualitativos

A coleta de dados em estudos qualitativos

Tipos de análise qualitativa

Apresentação e discussão da leitura dos tipos de métodos

Apresentação e discussão sobre métodos qualitativos

Apresentação sobre métodos qualitativos

Material sobre coleta de dados

Apresentação e discussão sobre métodos qualitativos

Avaliação da disciplina e construção de resenha

Entrega de trabalho final

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Políticas de Saúde e Enfermagem 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

São discutidos as relações sócio-históricas e os aspectos educacionais, administrativos, técnicos e políticos que influenciam as ações de enfermagem e saúde no Brasil; os elementos básicos do Sistema Único de Saúde, os avanços e limites da reforma sanitária e suas repercussões nas práticas de enfermagem e saúde.

Unidades e Assuntos

1. Conceitos fundamentais que norteiam a constituição de políticas públicas de saúde:

– Saúde e doença como produção da sociedade: conceitos e trajetória sócio-histórica;
– A saúde como objeto de intervenção política – séculos XVIII e XIX;
– Política, cidadania, construção coletiva, participação popular e equidade como desafios das políticas de saúde no século XX;
– O século XXI: os problemas de saúde emergentes e reemergentes e a rediscussão das políticas de saúde implementadas num contexto mutante e em transformação.

2. Aspectos sócio-históricos da conformação dos Sistemas de Saúde no cenário internacional e nacional:

– Características dos Sistemas de Saúde no contexto internacional: constituição sócio-histórica e desafios atuais;
– Os Sistemas de Saúde na América Latina: características e desafios atuais;
– Reforma sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde como política de Estado brasileira: problematização dos avanços e desafios na atualidade.

3. O estudo das políticas de saúde brasileiras:

– Diversidade política, cultural e social do Brasil: um desafio às políticas públicas de saúde;
– Organização de serviços de saúde no contexto da atenção primária em saúde;
– Modelos de atenção e gestão dos serviços de saúde no Brasil;
– Financiamento das ações e dos serviços de saúde;
– Ações programáticas: orientações políticas e direcionamentos no contexto atual;
– Pacto pela Saúde: o SUS em defesa da vida.

4. Análise das políticas de saúde e áreas prioritárias de intervenção:

– Política nacional de humanização, educação permanente em saúde e assistência farmacêutica;
– Política nacional da atenção básica: a Estratégia Saúde da Família;
– Áreas prioritárias de intervenção: saúde mental, doenças crônicas, saúde do idoso, saúde da mulher, saúde da criança e do adolescente, saúde do homem, DST/AIDS, saúde ambiental e violência.

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Práticas de Atenção, Ensino e Pesquisa em Enfermagem e Saúde 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

Fornecer elementos para a análise crítica do ensino, atenção e pesquisa, relacionando-as às práticas sociais em enfermagem e saúde, ao modo como o sujeito se insere socialmente, influencia e é influenciado pelo contexto histórico e social.

Unidades e Assuntos

Apresentação da disciplina, professores, cronograma, metodologia, distribuição dos seminários entre outros

Preparo dos trabalhos
– Contexto histórico e social das práticas sociais em Enfermagem e Saúde em 1900-1980

Preparo dos trabalhos
– Contexto histórico e social das práticas sociais em Enfermagem e Saúde em 1981-2000

Preparo dos trabalhos
– Contexto histórico e social das práticas sociais em Enfermagem e Saúde em 2000 a atualidade

Preparo dos trabalhos
– Enfermagem e as inserções atuais

Preparo dos trabalhos

Entrega dos artigos referentes aos trabalhos
Encerramento e avaliação da disciplina

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Práticas de Atenção, Ensino e Pesquisa em Enfermagem e Saúde com Ênfase na Bioética 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

Abordar as práticas de atenção relacionadas à promoção, prevenção, tratamento, reabilitação da saúde humana com discussão dos aspectos bioéticos. Proporcionar reflexão sobre os aspectos éticos envolvidos nas questões relativas a privacidade e confidencialidade, respeito à pessoa e à pesquisa, caracterizando a bioética como uma ética inserida na prática.

Unidades e Assuntos

Baixar Programa Analítico
Revisão Bibliográfica Sistematizada 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Prepara o mestrando para organizar a busca e catalogação de artigos científicos e avaliar sua qualidade e relevância. Contribui para a produção da revisão bibliográfica acerca da temática da dissertação.

Unidades e Assuntos

– Conceitos gerais de revisão bibliográfica, revisão sistemática com e sem metanálise
– Planejamento da revisão bibliográfica e critérios de qualidade
– Estratégias de busca
– Acesso a base de dados
– software de biblioteca
Apresentação e discussão do ensaio de revisão

Baixar Programa Analítico
Saúde da Família 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

Engloba o estudo das diferentes abordagens de família e as questões da saúde e enfermagem. Enfatiza grupos sociais com maior vulnerabilidade, em situação de risco clínico, social, epidemiológico e a necessidade de utilização de tecnologias de avaliação e intervenção em famílias visando ampliar as ações de saúde e enfermagem. Aborda a estratégia da saúde da família focada na lógica da vigilância em saúde e a necessidade de incorporação de saberes que instrumentalizam as práticas de atenção em saúde e enfermagem voltadas para o núcleo familiar e para a compreensão das diferentes dinâmicas que permeiam a família.

Unidades e Assuntos

Baixar Programa Analítico
Seminário de Construção do Projeto de Pesquisa do Doutorado 4 créditos 68 horas-aula
Ementa

Elaboração do projeto de tese; definição do problema e da metodologia. Discussão coletiva dos projetos; aprofundamento da revisão de literatura que sustente proposta de tese; reflexão crítica acerca do referencial teórico utilizado para a construção do objeto de investigação; contribuição na definição de método articulado aos objetivos e ao referencial metodológico.

Unidades e Assuntos

Planejamento do projeto de tese
Construindo a revisão de literatura
Definição de referencial teórico
Proposta metodológica

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Seminário de Pesquisa Qualitativa e Teoria da Argumentação – fundamentos e o desenho dos estudos qualitativos 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

A disciplina oferece noções preliminares sobre a pesquisa social, aborda as diferenças entre os estudos quanti e qualitativos, as questões relativas ao método, as técnicas utilizadas na pesquisa qualitativa, o desenho de pesquisa e as bases da teoria da argumentação como sustentação aos estudos qualitativos.

Unidades e Assuntos

Noções preliminares de pesquisa social

O paradoxo de observar o inobservável e as diferenças e semelhanças entre a pesquisa qualitativa e quantitativa

Métodos mistos e concepção de método

As características distintivas da pesquisa qualitativa

Mapa de técnicas de pesquisa qualitativa

Pontos fortes e fracos da pesquisa qualitativa

Introdução à teoria da argumentação

O desenho da pesquisa qualitativa

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Seminário de Pesquisa Qualitativa e Trabalho de Campo 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

A disciplina aborda a sustentação teorico-metodológica do trabalho de campo na pesquisa qualitativa, o conjunto de dados empíricos, as técnicas de coleta, dando ênfase a observação participante, a entrevista discursiva e os grupos focais. Discute, ainda, a análise de dados qualitativos e a produção textual do relatório de pesquisa.

Unidades e Assuntos

A observação participante

A entrevista discursiva

O grupo focal

A análise de dados

A textualização

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Seminário em Enfermagem e Saúde I: Escrita do Artigo Científico 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Aborda questões atuais em debate na área de enfermagem e saúde relativas ao estudos das práticas sociais em enfermagem e saúde. Engloba os problemas regionais em enfermagem e saúde relacionados ao modo de vida e a organização social dos indivíduos e grupos sociais.Promove a produção de artigo com rigor cientifico contribuindo para a autonomia e a ciência da enfermagem.

Unidades e Assuntos

Unidade I
Introdução a Elaboração de artigo Científico
A redação do artigo científico
– Estrutura geral do artigo
– Escrita para publicações em revistas
– Critérios de aceite do manuscrito
– Submissão de artigo
– Normas de Vancouver
– Ética
Critérios da CAPES e Qualis da Enfermagem

Unidade II
Estrutura e Organização de artigo quantitativo (Pedro Hallal)
Interpretação de tabelas e Gráficos (Márcia)

Unidade III
Estrutura e Organização de artigo qualitativo (Crossetti)

Unidade IV
Análise de artigos científicos
Exercício de elaboração de um artigo científico

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Seminário em Enfermagem e Saúde II: Simpósio Internacional de Estratégias de Cuidados a Indivíduos Grupos e Famílias e as Doenças Crônicas. 12º LEIFAMS 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Aborda questões atuais em debate na área da enfermagem e saúde relativas ao estudo das práticas sociais em enfermagem e saúde. Engloba os problemas regionais de enfermagem e saúde relacionados ao modo de vida e a organização social dos indivíduos e grupos sociais. A disciplina Seminários em Enfermagem e Saúde II acontece em sintonia com o simpósio internacional de estratégias de cuidados a indivíduos, grupos e famílias e as doenças crônicas. 12º LEIFAMS.

Unidades e Assuntos

Unidade I
Doenças Crônicas não transmissíveis no contexto do Sistema Único de Saúde
Mesa redonda Estratégias de Cuidados à Indivíduos, Grupos e Famílias e as doenças Crônicas
As Interfaces da Doença Renal Crônica
Mesa Redonda Rede Social e Doença Crônica
Sessão pôster – dialogado
Preparo de Texto escrito para divulgação e de avaliação
Unidade II
Mesa coordenada
Família e Sociedade
Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis
Mesa redonda Grupos e as Interfaces na Doença Crônica
Mesa redonda Terminalidade e Cuidados paliativos
Sessão pôster – dialogado
Unidade III
Mesa Redonda Estratégias de cuidado com pacientes crônicos e suas famílias com ênfase em saúde mental
Mesa Coordenada
Mesa Redonda Cuidados a crianças, famílias e doença crônica
Experiência de ensino nos cuidados domiciliares na doença crônica
Estratégias de cuidados alternativos com grupos
Unidade IV
Cuidados de Enfermagem e a perspectiva cultural da doença crônica
Integralidade e Prevenção em Enfermagem
Avaliação e intervenção de famílias
Avaliação da disciplina o mestrando deverá ter 85/% de freqüência no evento , bem como ter um trabalho apresentado no evento , podendo ser em forma de pôster . Contara como avaliação a participação ativa do aluno nas atividades do evento .

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Seminário em Enfermagem e Saúde III: Seminário Nacional de Avaliação em Atenção Psicossocial 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Aborda questões atuais em debate na área da enfermagem e saúde relativas ao estudo das práticas sociais em enfermagem e saúde. Engloba os problemas regionais de enfermagem e saúde relacionados ao modo de vida e a organização social dos indivíduos e grupos sociais.

Unidades e Assuntos

Refletindo sobre os resultados da Avaliação de Serviços de Atenção Psicossocial
Avaliação de serviços substitutivos de saúde mental- a construção de metodologias, parâmetros e indicadores de avaliação
Avaliação Qualitativa de Quarta Geração
Avaliação Quantitativa

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Seminário em Enfermagem e Saúde IV: Simpósio do NEPEn 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Reunir pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação, especialização e mestrado, para oportunizar a discussão sobre práticas de gestão e gerenciamento no processo de trabalho em saúde, com vista à prestação de um cuidado comprometido com os usuários, a família e a comunidade em diferentes níveis de atenção a saúde favorecendo o intercâmbio entre pesquisadores, estudantes, profissionais e gestores.

Unidades e Assuntos

O futuro do trabalho da enfermagem

Formação de equipes interdisciplinares

Gestão dos serviços de saúde

O processo de construção de competências gerenciais

Processo de trabalho no ensino

Processo de trabalho na enfermagem

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Seminário em Enfermagem e Saúde V: Diálogos em Saúde Mental Brasil/Turim 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Unidades e Assuntos

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Seminário em Enfermagem e Saúde VI: Bioética 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Fornece elementos para a discussão e análise crítica dos aspectos éticos na pesquisa, na formação e no exercício da profissão relacionando-os com as práticas sociais em enfermagem e saúde tendo como referencial a bioética compreendida como um estudo sistemático das dimensões morais das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar.
Proporciona reflexão sobre os aspectos éticos envolvidos nas questões relativas a privacidade e confidencialidade, problemas de início e final de vida, respeito à pessoa e a pesquisa, caracterizando a Bioética como uma Ética Inserida na Prática.

Unidades e Assuntos

Objetivos
Proporcionar ao aluno:
Desenvolvimento de assuntos atuais e/ou inovadores no campo da Bioética e enfermagem e saúde;
Produção do conhecimento da tecnologia disponível na área de Bioética, Enfermagem e saúde.
Caracterizar as diferenças entre Ética, Bioética e Moral
Refletir sobre conflitos e dilemas morais envolvidos na área da saúde.
Conteúdos Programáticos

Ética, Bioética e Moral
Princípios Éticos e Bioética
Declaração de Helsinki VI
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Bioética e Família
Bioética e a relação profissional/sujeito
Bioética e a Pesquisa em saúde
Bioética, Privacidade e Confidencialidade

Comitê de Ética em Pesquisa
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Procedimentos Didáticos
Aulas expositivas dialogadas
Leituras e discussões de textos
Apresentação de seminários
Filmes e documentários – análise dos aspectos éticos
Metodologia
Os conteúdos serão trabalhados em dinâmicas interativas com o apoio de recursos de vídeos e textos impressos
Avaliação
Será realizada através da apresentação das leituras dos textos para construção do conhecimento; apresentação de um Seminário; participação nas discussões sobre aspectos éticos dos filmes e textos.

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Seminário em Enfermagem e Saúde VII: Antropologia, Saúde e Enfermagem 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Aborda questões atuais em debate na área da enfermagem e saúde relativas ao estudo das práticas sociais em enfermagem e saúde relativas ao estudo das práticas sociais em enfermagem e saúde. Engloba os problemas regionais de enfermagem e saúde relacionados ao modo de vida e a organização social dos indivíduos e grupos sociais. Enfatiza a perspectiva da Antropologia da Saúde trazendo questionamentos para a Enfermagem.

Unidades e Assuntos

Introdução à Antropologia
Cultura como um sistema simbólico
Etnomedicina, Ednoenfermagem, sistema de cuidado, modelo explicativo, medicina popular
Alimentação/corpo como um sistema simbólico
Cura e Rito

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Seminário em Enfermagem e Saúde VIII: Saberes e Práticas em Saúde Mental 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

A disciplina trata da construção histórico-social do conceito de loucura, doença mental, saúde mental e sofrimento psíquico. Estuda a constituição de saberes e práticas de apreensão da loucura. Problematiza a universidade enquanto espaço de contradição entre a reprodução dos saberes e práticas de exclusão dos “loucos”, “esquisitos”, “diferentes” e sua aderência ou engajamento a processos de mudança em saúde mental. Debate a construção de instrumentos/saberes incorporados pelos serviços e pelo ensino no contexto da reforma psiquiátrica. Apóia-se em autores como Foucault, Goffman, Amarante, Saraceno, entre outros.

Unidades e Assuntos

O conceito de loucura na Antiguidade
O conceito de loucura na Idade Média – a doutrina demonista
O enfoque médico da loucura. O nascimento do asilo. A loucura segundo a psiquiatria do séc. XX
A docilização dos corpos e os recursos de adestramento. A vigilância, a disciplina
As características das instituições totais
Saberes e práticas manicomiais e sua consolidação no contexto brasileiro
A negação do hospital psiquiátrico tradicional enquanto instituição de violência
Diferentes possibilidades de reformulação da assistência psiquiátrica
Instrumentos/saberes incorporados pelos serviços e pelo ensino no contexto da reforma psiquiátrica

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Seminário em Enfermagem e Saúde IX: Identificação de Plantas Medicinais 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Unidades e Assuntos

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Seminário em Enfermagem e Saúde X: Processo de Trabalho para a Enfermagem 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Aborda questões atuais em debate na área da enfermagem e saúde relativas ao estudo das práticas sociais em
enfermagem e saúde. Engloba os problemas regionais de enfermagem e saúde relacionados ao modo de vida e a
organização social dos indivíduos e grupos sociais. Com ênfase na discussão do Processo de Trabalho para a
Enfermagem.

Unidades e Assuntos

1. Trabalho e Força de Trabalho
2. Processo de Trabalho e Capitalismo – processo de trabalho e processo de valorização
– Processo de trabalho propriamente dito
– Processo de valorização
3. Trabalho e Gerência
– as origens da gerência
– a divisão do trabalho
– gerência científica
4. A divisão do trabalho no setor de serviços
– processo de trabalho – categorias de análise
– processo de trabalho docente
– processo de trabalho na enfermagem
5. Processo de trabalho, profissionalismo e identidade
– trabalho imaterial
6. Processo de trabalho, gerencialismo e enfermagem

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Seminário em Enfermagem e Saúde XI: Teoria Fundamentada nos Dados 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Aborda questões atuais em debate na área da enfermagem e saúde relativas ao estudo das práticas sociais em enfermagem e saúde. Engloba os problemas regionais de enfermagem e saúde relacionados ao modo de vida e a organização social dos indivíduos e grupos sociais. A disciplina visa complementar a instrumentalização do doutorando e do mestrando para o trabalho de campo e análise de dados sob a perspectiva da Teoria Fundamentada assim como a sistematização das etapas.

Unidades e Assuntos

Objetivo geral
Compreender a abordagem da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) na condução de pesquisas qualitativas. 2. Discutir os principais elementos da análise de dados da TFD. 3. Praticar a codificação teórica e o desenvolvimento de categorias.
Conteúdo: – estudos qualitativos e a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD): abordagem e origem – Definição, passos e procedimentos – Diferença entre redação teórica e descrição – Manejo de dados experienciais na TFD: indução, dedução e verificação. –

Metodologia
Exposição dialogada – Seminário – Discussão em grupo

Avaliação
O aluno será avaliado pela assiduidade, pontualidade, apresentação e participação nos trabalhos em sala de aula.
E ao final da disciplina o aluno deverá entregar uma avaliação de um artigo sobre teoria fundamentada e a análise dos dados.

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Seminário em Enfermagem e Saúde XII: Entrevista e Análise Qualitativa 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Aborda questões atuais em debate na área da enfermagem e saúde relativas ao estudo das praticas sociais em enfermagem e saúde .Engloba os problemas regionais de enfermagem relacionados ao modo de vida e a organização social dos indivíduos e grupos sociais.
Entrevistas qualitativas. Guia de entrevista. Transcrição da Entrevista. Sistematização das entrevistas. Software Ethnograph. Análise qualitativa. Analise de conteúdo. Análise crítico do discurso.

Unidades e Assuntos

Objetivo geral
Proporcionar aos discentes de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, o conhecimento e ferramentas teórico-metodológicas necessárias para realizar entrevistas qualitativas, sistematização da informação com o apoio do software Ethnograph, e o início da análise qualitativa.

Metodologia
A disciplina é desenvolvida sob uma modalidade presencial adotando principalmente a forma de um workshop, envolvendo a participação ativa dos discentes de pós-graduação por meio da realização de exercícios práticos, previamente determinados, principalmente com base em seu projeto de pesquisa. A parte teórica é realizada a partir de uma leitura prévia, dos materiais bibliográficos disponibilizados para os discentes, que antecede aos encontros. Cada encontro começará com uma breve apresentação por parte dos docentes sobre os aspectos mais relevantes do tema, seguida de uma discussão em grupo. A parte prática terá relação direta com a parte teórica, a qual será realizada inteiramente mediantes oficinas em pequenos grupos, assim como atividades individuais. Em termos específicos, a disciplina irá considerar as seguintes atividades: apresentação do conteúdo por parte dos docentes. Leitura pessoal da literatura em classes externas de tempo por parte dos discentes. Trabalho em grupo e individual. A disciplina será constituída por cinco sessões, sendo que em cada uma delas serão abordados temas específicos para aprofundamento da entrevista, sistematização da informação com o apoio do software Ethnograph, e a análise qualitativa.

Avaliação
Os discentes serão avaliados a partir da realização e da entrega das seguintes atividades: guia de entrevista; uma entrevista transcrita conforme as normas de transcrição; uma entrevista codificada no Ethnograph; análise dos principais achados a partir da codificação (três laudas).

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Seminário em Enfermagem e Saúde XIII: Revisão de literatura e Ferramentas para a busca, recuperação e organização de textos acadêmicos 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Aborda questões atuais em debate na área da enfermagem e saúde relativas ao estudo das praticas sociais em enfermagem e saúde .Engloba os problemas regionais de enfermagem relacionados ao modo de vida e a organização social dos indivíduos e grupos sociais. Ferramentas básicas que envolvem a revisão de literatura. Funções da revisão da literatura. Tipos de revisão de literatura. Ferramentas básicas para busca, recuperação e organização da revisão de literatura.

Unidades e Assuntos

1. O que é revisão de literatura
1.1 Tipos de revisão de literatura
1.2 objetivo da revisão de literatura conforme o tipo de revisão
2. Ferramentas de informática básica
3. Introdução ao administrador de bibliografia: EndNote
4. Estrategias de busca da bibliografía na Web
5. Recuperação e organização dos materiais bibliográficos
6. Manejo da bibliografía: revisão e avaliação da bibliografía
7. Leitura e sistematização da bibliografia
8. Como realizar uma revisão bibliometrica e temática

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Seminário em Enfermagem e Saúde XIV: Reforma Psiquiátrica – processos de desinstitucionalização em saúde mental no mundo 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

A disciplina trata dos processos de desinstitucionalização no Brasil e no mundo, apoiando-se em autores como Michel Foucault, Franco Basaglia, Mario Tommasini, Franca Ongaro Basaglia, Franco Rotelli, Marina Cardoso, entre outros.

Unidades e Assuntos

As dimensões psicológicas da doença
A psiquiatria democrática italiana e o processo desinstitucionalizante
A força da solidariedade e da inventividade coletiva no processo de desinstitucionalização
Manicômios e serviços territoriais
Experiências desinstitucionalizantes no Brasil, Itália, Portugal e Angola
Reforma psiquiátrica e desinstitucionalização no Brasil
Atenção Psiquiátrica e comunidade – perspectiva da antropologia

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Seminário em Enfermagem e Saúde XV: Michel Foucault: ferramentas teóricas e contornos metodológicos 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Estuda o pensamento do filósofo francês Michel Foucault e suas possíveis ferramentas para o campo da pesquisa em Educação e Saúde. Trata de conceitos teóricos e de princípios gerais da Análise do Discurso.

Unidades e Assuntos

1.Michel Foucault e a atualidade

2. Conceitos introdutórios ao pensamento foucaultiano
2.1. Sujeito e subjetivação
2.2. Saber e Ciência
2.3. Tecnologias de Poder
2.3.1. Soberania
2.3.2. Disciplina
2.3.3. Biopoder
2.4. Poder de Normalização: Norma e Normação

3. Artigos, Dissertações ou Teses na perspectiva foucaultiana e o campo da Educação e da Saúde

4. Análise do Discurso
4.1. Conceito de Discurso, Formações Discursivas
4.2. Enunciado
4.3. Originalidade na fabricação das análises

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Seminário em Enfermagem e Saúde XVI: Acompanhamento dos projetos na linha quantitativa 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Proporcionar ao pós-graduando o estudo de temas de seu interesse para o desenvolvimento de seu projeto de dissertação e de tese. Oportunizar o aprofundamento de referenciais teóricos e/ou métodos oferecendo subsídios para construção do projeto de pesquisa e para a redação de artigos científicos.

Unidades e Assuntos

Revisão de Literatura

Construção do marco teórico do projeto

Delineamento de estudos

Revisão dos conceitos de epidemiologia

Logística

Construção e organização de banco de dados

Análise estatística

Redação e escrita de artigos científicos

Construção do projeto de pesquisa

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Seminário em Enfermagem e Saúde XVII: Desafios da Pesquisa Qualitativa em Saúde 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Aborda questões atuais em debate na área da enfermagem e saúde relativas ao estudo das práticas sociais em enfermagem e saúde. Engloba os problemas regionais de enfermagem relacionados ao modo de vida e à organização social dos indivíduos e grupos sociais. Discute os desafios da pesquisa qualitativa em saúde no mundo, aborda aspectos de estudos críticos e participativos em saúde.

Unidades e Assuntos

Métodos qualitativos e sua história

Métodos qualitativos, perspectivas e debates

Investigação e investigadores qualitativos

Componentes de pesquisa qualitativa

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Seminário em Enfermagem e Saúde XVIII: Conhecimento, Cultura e Diversidade: um diálogo ibero-americano 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Construção do conhecimento científico em distintos países ibero-americanos (Brasil, Uruguai, Colômbia, México) destacando as diferentes formas de ensino, pesquisa e extensão. Articulação crítica entre a pesquisa científica contemporânea e a reflexão epistemológica – De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?

Unidades e Assuntos

Apresentação dos Projetos -Uruguai
Apresentação do Projeto – Brasil

Apresentação do Programa “Verano de La Ciencia” – México
Apresentação do Projeto México
Apresentação do Projeto – Brasil

Experiência do doutorado Sandwich

Colômbia

Lançamento do livro
Famílias

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Seminário em Enfermagem e Saúde XIX: Boas práticas em saúde mental no contexto da desinstitucionalização 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

A disciplina aborda as boas práticas em saúde mental no mundo a partir dos movimentos de desinstitucionalização. Parte da discussão dos conceitos da psiquiatria democrática e do legado de Franco Basaglia passa pelas barreiras evidenciadas para implementação das práticas e discute práticas inovadoras como o movimento dos ouvidores de vozes que surge na Holanda, a abordagem do Diálogo Aberto na Finlândia e a desisntitucionalização na Itália, entre outras boas práticas no mundo.

Unidades e Assuntos

Reforma Psiquiátrica
Franco Basaglia e a mudança do pensamento e das práticas em saúde mental
Boas práticas de saúde mental no mundo
Barreiras para implantação de serviços de saúde mental
Estratégias de cuidado:
Redução do uso de drogas psiquiátricas e educação de danos
Ouvidores de Vozes – movimento, enfretameto, abordagem
Diálogo aberto – uma abordagem na crise psicótica

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Seminário em Enfermagem e Saúde XX: Ouvidores de Vozes – movimento, experiências e práticas 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

A disciplina aborda o movimento, as práticas, abordagens constituídas a partir da experiência sobre Ouvidores de Vozes, na Holanda, Inglaterra, Itália e em outros países do mundo, dos saberes e boas práticas em saúde mental. Enfoca a rede Intervoice, os Congressos internacionais de Ouvidores de Vozes e acúmulos teóricos, a expertise por experiência, os processos de formação e técnicas de abordagem das vozes desenvolvidas no mundo por Marius Romme e Sandra Escher, Ron Coleman e Mike Smith, Cristina Contini e Paul Baker, dentre outros. Aprofunda teoricamente e desenvolve exercícios práticos que permitem o conhecimento sobre perspectivas inovadoras em saúde mental que contribuem para o ensino, a pesquisa e a extensão nesta área.

Unidades e Assuntos

Ouvidores de Vozes – o movimento, a expertise por experiência, a rede Intervoice, novas perspectivas de abordagem

A experiência Holandesa

A experiência Britânica

A experiência Italiana

Depoimentos de Ouvidores de Vozes – trabalhando com a fala dos expert por experiência

Abordagens da Experiência de Ouvir Vozes – exercícios de grupo a partir dos manuais

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Seminário em Enfermagem e Saúde XXI: Pesquisa Qualitativa e contribuições para a saúde 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Aprofundar os estudos das bases teórico metodológicas da pesquisa qualitativa e suas contribuições para a pesquisa em saúde e enfermagem. Abordar temas de fundamentação teórico metodológica do objeto de estudo, delimitação do trabalho de campo, coleta e análise de dados. A avaliação ocorrerá durante todo o processo da disciplina, devendo o aluno realizar as leituras prévias, participar das discussões em sala de aula, realizar os exercícios avaliativos, trazendo para o grupo as contribuições oriundas das leituras e seminários vivenciados na disciplina.

Unidades e Assuntos

Apresentação da disciplina
Conceitos básicos sobre metodologia e abordagens qualitativas e contribuições para a pesquisa em saúde. Definição de pesquisa qualitativa

Desenho da pesquisa qualitativa

Observação participante

Entrevista discursiva

Grupo focal

Pesquisa qualitativa – retomada de conceitos e desenho.
Teoria da argumentação
Convidado: Professor Mario Cardano (Universidade de Turim, Itália)

Análise da documentação empírica e
escrita
Convidado: Professor Mario Cardano (Universidade de Turim, Itália)
Encerramento

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Seminário em Enfermagem e Saúde XXII: Leituras Foucaultianas no contexto da Saúde 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

A disciplina propõe abordar o pensamento de Michel Foucault no contexto da saúde e da enfermagem. Pretende-se realizar aprofundamento teórico sobre os conceitos abordados na obra de Foucault, de forma a potencializar seus usos no contexto das pesquisas na área da saúde e da enfermagem.

Unidades e Assuntos

Unidade I
– Introdução ao pensamento foucaultiano
– Apresentação de pesquisas com aproximações foucaultianas
– discussão de como ler Foucault

Unidade II
– O pensamento de-Fora: Fucault de Deleuze
– Um novo arquivista (Arqueologia do Saber)
– Um novo cartógrafo (Vigiar e Punir)
– Os estratos ou formações históricas: o visível e o enunciável (saber)
– As estratégias ou o não-estratificado: o pensamento do lado de fora (poder)
– As dobras ou o lado de dentro do pensamento (subjetivação)
– Sobre a morte do homem e o super-homem

Unidade III
– Aplicações do pensamento de Foucault, das teorizações Foucaultianas no âmbito da saúde

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Seminário em Enfermagem e Saúde XXIII: Famílias da investigação à prática 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Epidemiologia, conceitos, classificação, evolução, método. Investigação e vigilância epidemiológica. Evidência de epidemias e relações com a história. Conceito de saúde e doença e modelos: biológico; ecológico e social. Tipos de estudos em epidemiologia e sua utilização para a pesquisa na enfermagem.

Unidades e Assuntos

Histórico, definições e usos da epidemiologia
Medidas de ocorrência
Delineamento de estudos epidemiológicos
Incidência, prevalência e respectivas medidas de efeito
Problemas de Saúde Prioritários
Transição demográfica e epidemiológica
Tipologia dos estudos observacionais
Estudos transversais
Carga de doença – DALY
Sistema de Informações em Saúde – dados secundários
Vigilância Epidemiológica
Doenças transmissíveis e não transmissíveis
Avaliação de Serviços de Saúde
Ênfase nos estudos de demanda, inquéritos populacionais
Avaliação de Serviços de Saúde
Ênfase nos estudos de demanda, inquéritos populacionais

Baixar Programa Analítico
Seminário em Enfermagem e Saúde XXIV: Epidemiologia Crítica 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

As desigualdades sociais constituem um dos principais objetos da Epidemiologia Crítica. A categorial teórica classe social representa as desigualdades sociais na saúde e materializa a abstração da categoria população, expressando certos modos de produção. Considera-se o caráter dinâmico dos fatos vinculados à saúde-doença em todas as suas dimensões.
Essa disciplina tem como objetivo discutir os aspectos ontológicos, epistemológicos e praxiológicos da epidemiologia social, abordagem necessariamente intercultural e interdisciplinar.

Unidades e Assuntos

Modelos epistemológicos das ciências humanas e sociais

Processo multidimensional da saúde, tomando a reprodução social como categoria central (sujeito histórico, subjetividade, determinação do adoecimento)

Perfil epidemiológico a partir da categoria classe social

Evolução das abordagens metodológicas e do debate qualitativo-quantitativo

Bases da epistemologia contra-hegemônica (conceitos de necessidade, desenvolvimento humano e práxis), com vistas a uma perspectiva social emancipadora

Teoria dos fatores de risco como obstáculo da epidemiologia

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Seminário em Enfermagem e Saúde XXV: Concepções teóricas e filosóficas de cuidado a partir de uma perspectiva existencial 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Aborda as concepções de cuidado a partir de uma perspectiva existencial como um modo de ser-no-mundo. Enfocando a vulnerabilidade de existir como ser humano e sua relação como ser de cuidado. Visa refletir o cuidado como constituição do ser enfocando a área da saúde, com ênfase na saúde da criança, adolescente e família. Serão abordadas diversas concepções teóricas e filosóficas acerca do cuidado, do cuidado do outro e do autocuidado com o objetivo de proporcionar uma compreensão desse objeto no contexto existencial.

Unidades e Assuntos

A radical vulnerabilidade do ser humano
O cuidado sob a perspectiva existencial
O cuidado como constituição do ser-no-mundo
O cuidado autêntico e inautêntico: uma perspectiva sobre o cuidado solicito
Refletir sobre o cuidar de siAutocuidado: cuidando de si para cuidar do outro
O cuidado na área da saúde
O cuidado no processo de adoecimento, hospitalização e morte
Teorias de enfermagem do cuidado: Florence Nightingale, Dorothea Orem, Joyce Travelbee, Imogene King, Madeleine Leininger. Sister Calista Roy, Jean Watson
Ética nas relações de cuidado
Exercício de pensar o cuidado com enfoque na família, na criança e no adolescente
O cuidar da criança/adolescente na finitude
Pesquisando com enfoque nos de cuidado
Apresentação dos textos construídos utilizando o cuidado e a temática da tese ou dissertação

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Seminário em Enfermagem e Saúde XXVI: Narrativas em Pesquisa 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

A disciplina pretende apresentar a narrativa e suas possíveis abordagens metodológicas para a pesquisa qualitativa com fontes escritas. Objetivos: conhecer e debater diferentes métodos e técnicas na construção de narrativas; aprimorar reflexão sobre a própria escrita e posicionamento subjetivo em relação aos seus objetos de pesquisa.

Unidades e Assuntos

Apresentação da disciplina e introdução à Filosofia
A Fenomenologia interpretativa/crítica
A construção do conhecimento de si
A elaboração narrativa e a experiência da escrita: produzindo um autor
Métodos de pesquisa
Técnicas a partir de grupos focais e entrevistas individuais
Avaliação e Encerramento

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Seminário em Enfermagem e Saúde XXVII: Saúde Mental no contexto da pandemia de COVID-19 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

A disciplina aborda o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental da população em geral, e em particular dos trabalhadores de saúde e dos grupos vulneráveis com base nos estudos de revisão e das pesquisas quanti e qualitativas que a partir de dados primários e secundários tratam do tema.

Unidades e Assuntos

Apresentação da disciplina
A quarta onda: Impactos na saúde mental da pandemia de COVID-19
Atividades assíncronas:
Leitura dos textos recomendados
Assistir a videoaula
Estudo dirigido

Impactos da pandemia de COVID-19 na saúde mental dos trabalhadores de saúde
Atividades assíncronas:
Leitura dos textos recomendados
Assistir a videoaula
Estudo dirigido

A saúde mental da Enfermagem na pandemia de COVID-19
Atividades assíncronas:
Leitura dos textos recomendados
Assistir a videoaula
Estudo dirigido

Estudos de Revisão sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental das pessoas
Atividades assíncronas:
Leitura dos textos recomendados
Estudo dirigido

Estudos qualitativos sobre a saúde mental na pandemia de COVID-19
Atividades assíncronas:
Leitura dos textos recomendados
Estudo dirigido

E-Mental health e cuidado em saúde mental durante pandemia de COVID-19
Atividades assíncronas:
Leitura dos textos recomendados
Assistir a videoaula
Estudo dirigido

Baixar Programa Analítico
Seminário em Enfermagem e Saúde XXVIII: Famílias em tempo de pandemia, emergências e desastres 2 créditos 34 horas-aula
Ementa

Aborda questões atuais em debate na área da enfermagem e saúde relativas ao estudo das praticas sociais em enfermagem e saúde, visando a prática autoreflexiva da saúde familiar baseada nas análises das ações dos profissionais da saúde e das respostas das famílias na necessidade de incorporação de saberes que instrumentalizem as práticas de atenção em saúde e enfermagem voltadas para o núcleo familiar em tempos de pandemia, emergência e desastres.
Objetivo geral:
Discutir os fundamentos epistemológicos relacionados à família, as diferentes abordagens de família com utilização de instrumentos e escalas que permitam avaliar e intervir nas questões da saúde e enfermagem em tempos de pandemia, emergência e desastres.
Objetivo específico:
Discutir sobre a importância da família para a saúde individual e bem estar para avaliar e planejar ações focadas na família em tempos de pandemia, emergência e desastres.

Unidades e Assuntos

• Concepções teóricas, conceitos para as competências e habilidades na saúde familiar
• PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SITUACIONAL E ESTIMATIVA RAPIDA
• INDICADORES DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS PARA A GESTAO EM ENFERMAGEM
• A ENFERMAGEM NA GESTÃO DOS RECURSOS PARA UNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE UNACON/CACON
• A ENFERMAGEM NA AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS ONCOLÓGICOS
• A ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA NOS PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE, DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DE CUIDADOS COM O AMBIENTE HOSPITALAR
Gestão do cuidado familiar e clínica ampliada: escalas e instrumentos
Gestão do cuidado familiar e clínica ampliada: planejamento e intervenções

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Seminário em Enfermagem e Saúde XXIX: Introdução à Teoria das Representações Sociais 2 créditos 34 horas-aula
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Proporcionar aos alunos o estudo de temas de seu interesse para o desenvolvimento da dissertação de mestrado e da tese de doutorado, assim como o aprofundamento do referencial teórico e/ou metodológico, oferecendo subsídios para a construção dos projetos de pesquisa e coleta de dados. Esta disciplina se propõe estudar a teoria das representações sociais e a construção do objeto de pesquisa no estudo das representações sociais, os problemas conceituais, teóricos e metodológicos e as variadas formas de coleta de dados.

Unidades e Assuntos

Apresentação – Teoria das Representações Sociais (histórico, processos, funções, dimensões e conceitos)
Construção do objeto de pesquisa em representações sociais
Diferentes modalidades na pesquisa em Representações Sociais
A coleta de dados nos estudos de representações sociais na área de Enfermagem e da Saúde
Analisar e discutir trabalhos desenvolvidos na área da saúde, com base na Teoria das Representações Sociais
Elaboração do trabalho (ead) – elaborar um projeto de pesquisa ligado à Teoria das Representações Sociais
Apresentações dos trabalhos

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Seminário em Enfermagem e Saúde XXX: Práticas Integrativas e Complementares 2 créditos 34 horas-aula
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Desenvolvimento de conteúdos relacionados às práticas integrativas e complementares. Os discentes desenvolverão as atividades em sala de aula, com discussão das leituras prévias, além de assistirem a aulas expositivas-dialogadas, ministradas pelas professoras da disciplina e convidadas(os). Também serão disponibilizadas informações complementares, como os materiais/vídeos produzidos e publicados nas redes sociais do Projeto de Extensão Práticas Integrativas e Complementares na Rede de Atenção em Saúde. A avaliação ocorrerá durante todo o processo da disciplina, levando em consideração: participação nas aulas, leitura do material sugerido e organização de trabalho final com apresentação para os demais colegas, em conformidade com o manual de normas de apresentação de trabalhos científicos da UFPel e/ou revista científica, se diante de elaboração de artigo científico.

Unidades e Assuntos

Apresentação da proposta da disciplina

História e compreensão de saúde e/ou doença e interface com a importância da cultura

Introdução ao tema Práticas Integrativas e Complementares ofertadas no SUS

Medicina Antroposófica – Ritmo da vida e método Biográfico

Acupuntura/Auriculoterapia e outras práticas da medicina tradicional

Plantas Medicinais

R e Outras Práticas de Imposição das Mãos

Meditação

Yoga

Cone Chinês

Dança Circular

Homeopatia / Homeopatia Popular

Constelação Familiar

Tamborterapia

Apresentação de trabalho/artigos

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Seminário em Enfermagem e Saúde XXXI: Pesquisas quantitativas em saúde mental 2 créditos 34 horas-aula
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Métodos quantitativos de pesquisa em saúde mental. Instrumentos de avaliação em saúde mental. Avaliação e monitoramento da saúde mental. Práticas baseadas em evidências para avaliação e intervenção em saúde mental nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Unidades e Assuntos

Métodos quantitativos de pesquisa em saúde mental

Instrumentos de avaliação em saúde mental

Avaliação e monitoramento da saúde mental

Práticas baseadas em evidências para avaliação e intervenção em saúde mental nos diferentes níveis de atenção à saúde

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Seminário em Enfermagem e Saúde XXXII: Plantas Medicinais: compartilhando saberes 3 créditos 51 horas-aula
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A disciplina se propõe a ampliar a visão dos acadêmicos e pós-graduandos da percepção do processo saúde e doença, incluindo no cuidado à saúde às plantas medicinais a partir de discussões fundamentadas na política nacional, resgate do saber popular, experiências de estados e municípios brasileiros, e embasamento em pesquisas científicas acerca dos efeitos das plantas medicinais no cuidado à saúde.

Unidades e Assuntos

Apresentação da proposta da disciplina
História e compreensão de saúde e/ou doença e interface com a importância da cultura e cuidado

Modelo biomédico X plantas medicinais X sistema de cuidado à saúde

Políticas públicas relacionadas às Plantas Medicinais (PM)

Pesquisa relacionadas às plantas medicinais – discussão de artigo

Relato de experiência de PM em Unidade Básica – UBS Areal Leste

Plantas medicinais e as diferentes formas de preparo

Plantas Medicinais e Condimentares – sal temperado

Plantas Medicinais e cicatrização – feridas e preparo de tintura

Plantas Medicinais no preparo de pomada a frio e óleo

Plantas Medicinais e proteção da derme – sabonete medicinal

Discussão de artigo – pesquisas com plantas medicinais

Plantas Medicinais e Sistema Respiratório

Prática de laboratório – Preparo de xarope, soro nasal, spray para garganta

Plantas medicinais – e tratamento paliativo de câncer – Camila T. Bonow

Plantas medicinais – sistema de cuidado folk – Caroline Lopes

Plantas medicinais – experiência pedagógica com escolares – Marjoriê Mendieta

Apresentação de trabalhos / Avaliação da disciplina

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Seminário em Enfermagem e Saúde XXXIII: Análise de Dados em Pesquisa Qualitativa I 2 créditos 34 horas-aula
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Entrevistas em pesquisas qualitativas. Guia para entrevista. Estratégias para desenvolver entrevista em pesquisas qualitativas. Ética na produção e análise de dados em pesquisa qualitativa. Gravação e Transcrição da entrevista em áudio e/ou vídeo. Programas de gerenciamento, organização e apresentação dos dados em pesquisas qualitativas. Análise e interpretação de dados da pesquisa qualitativa. Análise de conteúdo. Rigor na produção e análise de dados em pesquisa qualitativa. Escrita do relatório de análise qualitativa. Objetivos: proporcionar aos discentes de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, o conhecimento e ferramentas teórico-metodológicas necessárias para realizar entrevistas em pesquisas qualitativas, transcrever e sistematizar a informação com o apoio de programas, operacionalizar a análise, assim como a escrita do relatório em pesquisa qualitativa.

Unidades e Assuntos

Revisitando alguns pressupostos da pesquisa qualitativa e análise de dados.

Entrevistas em pesquisas qualitativas
Estratégias para desenvolver entrevista em pesquisa qualitativa.

Ética na produção e análise de dados em pesquisa qualitativa.

Construção da Guia de entrevista.

Gravação e Transcrição da entrevista em áudio e ou vídeo.
Programas para transcrição gerenciamento, organização e apresentação dos dados em pesquisas qualitativas.

Realização de uma entrevista em trabalho de campo.

Modos de análise em pesquisa qualitativa.
Análise e interpretação de dados.
Reflexividade na pesquisa qualitativa.

Gerenciamento e organização da entrevista em programa.

Análise de conteúdo.

Rigor na produção e análise dos dados.

Escrita do relatório de análise qualitativa.

Escrita do relatório de análise qualitativa.

Construção da escrita do relatório.

Apresentação da análise de dados.

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Seminário sobre trabalho de campo na pesquisa etnográfica em saúde 2 créditos 34 horas-aula
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Unidades e Assuntos

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Tópicos Avançados em Enfermagem 2 créditos 34 horas-aula
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Proporciona ao aluno o estudo de temas de seu interesse para o desenvolvimento da tese de doutorado. Compreendem no aprofundamento de referenciais teóricos e/ou métodos oferecendo subsídios para a construção do projeto da tese. A organização desta disciplina fica a cargo do aluno/orientador ou a professores de outras instituições de ensino e pesquisa devidamente autorizados pelo colegiado do curso.

Unidades e Assuntos

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