PROJETOS VINCULADOS AO OMEGA UFPEL
NÚCLEO DE TEATRO DA UFPEL
O Núcleo de Teatro UFPEL é um projeto estratégico extensionista vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PREC – com início em 1995. Nestes 26 anos, o Núcleo tem promovido diferentes ações socioculturais com a comunidade acadêmica e pelotense. O projeto atua efetivamente na qualificação e formação profissional dos alunos dos cursos do Centro de Artes e artistas das artes cênicas da comunidade de Pelotas, promovendo ações artísticas e pedagógicas em escolas e instituições, inter-relacionando-se com a comunidade da cidade de Pelotas e cidades vizinhas. O projeto tem ênfase na extensão, mas atua de forma complementar com o ensino e a pesquisa, contemplando a área do teatro.
Nome da coordenadora: Profª Drª Giselle Molon Cecchini
Contato: giselle.cecchini@ufpel.edu.br
Perfil do Projeto no Instagram: @nucleoteatro.ufpel
ASPECTOS HISTÓRICOS DA DANÇA NO RIO GRANDE DO SUL
O presente projeto surge da necessidade de dar visibilidade para as questões relacionadas à dança no estado do Rio Grande do Sul. Há na história da dança no Estado, apesar da longa prática dessa arte, lacunas muito grandes no que diz respeito às organizações, principais personagens e o ideário que sustentou sua existência. A proposta é a de escrever essas histórias com vistas ao seu registro e análise das suas características neste, considerando as diferentes contexturas desde os galpões, os palcos até os espaços alternativos, no período contemporâneo.
Nome da coordenadora: Profª Drª Carmen Anita Hoffmann
Contato: carminhalese@yahoo.com.br
TENDÊNCIAS EPISTEMO-METODOLÓGICAS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ARTES CÊNICAS
O interesse pela temática nasce de pesquisa de doutorado (defendida em 2013, no PPGAC/ UFBA, na qual foram estudadas teses em Artes Cênicas). Nesse contexto, desde 2010, desenvolvemos projeto de pesquisa cadastrado na UFPel e, após a conclusão da referida tese, inclusive já publicada em livro, a investigação vem sendo desenvolvida no âmbito do estudo sobre as produções em eventos científicos do campo bem como na produção dos TCCs, monografias de especialização e dissertações de mestrado dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Artes da UFPel. Trata-se de proposta investigativa orientada pelos procedimentos metodológicos característico de Estudos de Caso e investigações de Metanálise e a coleta de dados tem envolvido, além das produções acadêmicos mencionadas, anais de eventos científicos bem como normativas que regem as publicações destas produções. Interessa-nos: 1) explorar e descrever especificidades relativas à produção acadêmica no campo; 2) identificar que quadros teóricos e escolhas metodológicas estão presentes nas produções; 3) apontar panorama de parte da(s) tendência(s) de reflexão epistemo-metodológicas na produção do conhecimento em Artes, e mais especificamente em Artes Cênicas; 4) Refletir sobre como vem sendo metodologicamente denominadas, orientadas e avaliadas produções artísticas em instituições universitárias brasileiras e de outros países que oferecem formação em Artes, da graduação ao Doutorado; 5) Favorecer a identificação de estratégias a serem compartilhadas inter institucionalmente e inspirar reorganizações institucionais para reconhecimento, legitimação e incentivo à produção artística; e 6) Apontar se tais escolhas apresentam modelo epistemológico não-cartesiano para pesquisas em Artes. Além disso, o estudo oportuniza a ação autoreflexiva no que tange à atuação docente no desempenho da função de orientador. Trata-se de proposta investigativa orientada pelos procedimentos metodológicos característico de Estudos de Caso e investigações de Metanálise e a coleta de dados tem envolvido, além das produções acadêmicos mencionadas, anais de eventos científicos bem como normativas que regem as publicações destas produções.
Nome Coordenadora: Profª Drª Eleonora Campos da Motta Santos
Contato: eleonoracamposdamottasantos2@gmail.com
ENSINO CONTEMPORÂNEO DE DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PEDAGOGIAS POSSÍVEIS
O projeto aborda a produção de conhecimento e processos de ensino e aprendizagem da Dança na escola contemporânea brasileira em relação a movimentos artísticos para além do ambiente escolar. Com ênfase no território sul-rio-grandense, numa perspectiva dialógica com professoras e professores de Dança em atuação, as ações do projeto visam tecer vivências baseadas em uma perspectiva colaborativa e a/r/tográfica, investigar processos de ensino e aprendizagem e compartilhar práticas pedagógicas em Dança na Educação Básica. O Projeto foi criado em 2016 e desde lá desenvolve ações e publicações relacionadas à docência em Dança na Educação Básica.
Nome do Coordenador: Prof. Dr. Marco Aurélio da Cruz Souza
Coordenadora Adjunta: Profª Drª Josiane Franken Corrêa
Contato: pedagogiaspossiveis2020@gmail.com
Site institucional do projeto: https://wp.ufpel.edu.br/ensinodedanca/
Perfil do Projeto no Instagram: @pedagogias.possiveis
TATÁ – NÚCLEO DE DANÇA-TEATRO
Nome da Coordenadora: Profª Drª Maria Fonseca Falkembach
Contato: mariafalkembach@gmail.com
http://grupotata.blogspot.com/
https://dramaturgiadocorpo.blogspot.com/
POÉTICAS POPULARES NA CONTEMPORANEIDADE
O projeto de pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade procura investigar noções epistemológicas e processos artísticos e educativos em torno dos campos abarcados pelas artes populares no contexto atual, de modo a problematizar conceitos como Tradição, Memória, Cultura Popular, Folclore e Parafolclore, bem como seus possíveis atravessamentos. Também é interesse do projeto propor e analisar Práticas Experimentais e Metodologias Criativas em Artes Populares, articulando-se através de perspectivas que protagonizem o papel do corpo, da dança, do folclore e das tecnologias no cenário contemporâneo.
Nome do Coordenador: Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus
Contato: thiagofolclore@gmail.com
LABORATÓRIO DE DECOLONIALIDADE EM AÇÕES E INVESTIGAÇÕES ARTÍSTICAS (LADAIA)
Tendo como foco temático a decolonialidade, desobediências epistêmicas e a descolonização dos saberes engendradas na performance, o Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas (LADAIA) visa promover ações e investigações artísticas e pedagógicas no âmbito das Artes Cênicas, estimulando o campo de conhecimento ao exercício da pesquisa/criação e ensino das artes a partir de epistemologias do sul, decoloniais, anticoloniais, contracoloniais, descoloniais, afrodiaspóricas, indígenas, afrocêntricas, latinas e interssecionais. Em especial os saberes/fazeres do corpo em práticas performáticas de motriz cultural afro-ameríndias. Este projeto alinha-se as prerrogativas da Lei 11.645/08 (LDB) através da pesquisa e extensão acerca de temas que orbitam em torno do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todos os níveis da educação.
Nome do Coordenador: Prof. Me. Manoel Gildo Alves Neto
Contato: manoelalvesrso@hotmail.com
ladaiaufpel@gmail.com
Perfil do Projeto no Instagram: @ladaia.ufpel
CURRÍCULO EM MOVIMENTO: INSERÇÃO DA DANÇA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS
O projeto tem como temática a inserção da Dança como componente curricular autônomo na Educação Básica, desde o ingresso da primeira professora Licenciada em Dança no corpo docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituição de ensino Fundamental e Médio cujo currículo é composto pelas quatro linguagens artísticas presentes na legislação educacional vigente (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) como disciplinas independentes (CORRÊA e SANTOS, 2019). O objetivo geral do estudo é estabelecer especificidades da Dança como componente curricular no Ensino Médio do CAp/UFRGS.
Nome da coordenadora: Profa. Ma. Débora Souto Allemand
Contato: deborallemand@hotmail.com
L.U.A. (LABORATÓRIO UBUNTU AFETO/ARTE/AFRODIASPÓRICAS/AMÉRICAS)
Este projeto de pesquisa se refere as danças afrodiaspóricas, latinas e estadunidenses conectadas direta e indiretamente a Cultura Hip-Hop, assim como suas reverberações nas Américas a partir da filosofia africana “Ubuntu”. Propõe investigações sobre os processos artísticos e educacionais na contemporaneidade fomentando a reflexão sobre as epistemologias do sul, decoloniais e afrodiaspóricas. Compreende a aprendizagem como processos não lineares, auto‐organizados, que podem frequentemente mudar em razão dos estímulos recebidos sejam de outros artistas ou pelo ambiente onde o indivíduo se insere. Visa investigar a estética e técnica destas danças, que atualmente habita espaços undergrounds, grupos independentes, ensino formal, ensino informal, universidades, entre outros. Alinha-se as prerrogativas da Lei 11.645/08 (LDB) acerca de temas que orbitam em torno do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e; do Projeto de Lei 376/2021, que declara de relevante interesse cultural estadual a “Cultura Hip- Hop” em todas as suas manifestações no Estado do Rio Grande do Sul.
Nome da coordenadora: Profa. Dra. Ana Cristina Ribeiro Silva
Site Institucional do Projeto: https://wp.ufpel.edu.br/lua/
Perfil do Projeto no Instagram: @lua.ufpel
ANTROPOFAGIAS NO CORPO E NAS ARTES DA CENA
Esta pesquisa desenvolve ações que promovem estudos avançados sobre a antropofagia no corpo e na cena. O trabalho tem como característica fundamental a abordagem practice as research (NELSON, 2013). Portanto, se dedica à produção de conhecimento por meio de estudos teóricos em ressonância com a produção em arte. Isso envolve a criação de espetáculos, performances, oficinas, palestras-performances, entre outras ações.
Nome da coordenadora: Profa. Dra. Alexandra Dias
Perfil do Projeto no Instagram: @antropofagias
DANÇAR A2 PELOTAS
Acreditamos que a universidade pública deve estar em constante diálogo com a sociedade, buscando compreender as suas demandas e necessidades e oferecendo soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Assim, na compreensão da relação da UFPel com a cidade de Pelotas, atuando para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país, criamos este projeto unificado com ênfase na extensão. As danças de salão configuram-se como práticas de danças sociais, que tem como objetivo desde a socialização ao bem estar de quem procura por este tipo de modalidade de dança. Deste modo, percebemos uma busca no Curso de Dança-Licenciatura da UFPel de pessoas da comunidade em geral e também da própria comunidade acadêmica, por projetos que ofertem as aulas de danças de salão. Nesta perspectiva, este projeto ofertará aulas regulares a partir de um coletivo de professores/as que atuam na cidade de Pelotas. Mais do que apenas oferecer a oportunidade de aulas à comunidade, este projeto pretende colocar em evidência os profissionais que já estão atuando na área, muitos deles egressos do próprio Curso de Dança-Licenciatura.
Nome da coordenadora: Profª Drª Flávia Marchi Nascimento
Contato: fmnascimento101@gmail.com
CIBERDANÇA: estrutura, organização e dinâmica na Cibercultura
No cenário social contemporâneo nos deparamos com a produção e a distribuição de uma infinidade de produtos audiovisuais com os mais variados temas veiculadas a plataformas virtuais. Como resultado, sites de redes sociais (SRS) que suportam estes vídeos, bem como a sua distribuição – como o Youtube, Facebook, Vimeo, DailyMotion, Veoh, Twitch, etc. – crescem e conquistam cada vez mais novos adeptos que passam não apenas a incorporar a prática diária de visualização destes conteúdos audiovisuais, como também a sua constante construção e circulação nos SRS. Entre estes vídeos, encontramos produtos audiovisuais que contemplam a Ciberdança. Entendida aqui como sendo toda dança que é reproduzida na e para a Rede, necessitando da mediação da internet para ocorrer, a Ciberdança se caracteriza por ser proveniente das imbricações tecnológicas que “modificaram de forma contundente o cenário da dança tecnologizada e este fenômeno não é atemporal: a complexidade do mundo atual é responsável pelo surgimento destas tecnologias, ao mesmo tempo, que é fruto delas” (WOSNIAK, 2013, p. 192). Assim, a Ciberdança parece não apenas ter uma estrutura particular – desde a coreografia, a relação do corpo e do bailarino, o “palco” onde ocorre, a simbiose com as tecnologias e o seu público virtual), como também depende de uma organização social proveniente das redes sociais online para produzir sentido e valores sociais que a caracterizarão. Com base nisso, a pesquisa visa compreender e discutir a Ciberdança dentro do contexto social da Cibercultura, focando a sua estrutura (enquanto arte), sua organização (enquanto rede de pessoas) e sua dinâmica (proveniente dos sentidos produzidos). Ou seja, parte-se de que (1) há uma transformação do formato tradicional da dança que encontra novos lugares para se reconstruir e significar (estrutura), (2) modificando a relação entre público e artista justamente pela ação das redes sociais e seus suportes que oferecem novas possibilidades (organização). Com isso, (3) novos valores, novas identidades, novas significações são produzidas e potencializadas (dinâmica), capazes de caracterizar uma nova forma de arte peculiar e característica da sociedade atual.
Como objetivos específicos, foca-se em:
(1) Entender como se dá a estrutura da Ciberdança e as modificações que ela obteve para o desenvolvimento do seu formato atual;
(2) Verificar como as redes sociais e os SRS atuam na Ciberdança, agindo tanto sobre a sua organização como na sua estrutura;
(3) Analisar os sentidos (re)produzidos a partir de sua circulação no ciberespaço, compreendendo, assim, sua ação e transformação social.
Buscar a compreensão da dança no contexto da Cibercultura é também compreender o seu imaginário, a desmaterialização, as novas possibilidades textuais, a interatividade e a difusão e circulação de informações (LEVY, 2003). Há um outro sentido de corpo e de tecnologia que precisa ser percebido e compreendido, assim como se dá a relação entre estas duas partes, capaz de “transformar o conhecimento existente em um novo e inusitado” (SANTANA, p. 78). Assim, mais do que perceber o movimento de adaptação da dança no ciberespaço, ou mesmo do suporte e tecnologias envolvidas, é essencial focar as relações sociais que (re)significam e se apropriam dos sentidos, caracterizando a Ciberdança.
Nome da coordenadora: Profª Drª Rebeca Recuero
Site institucional do projeto: https://wp.ufpel.edu.br/praciber/
TURNO 2: pesquisa e criação artística
Este projeto de pesquisa busca promover estudos avançados sobre a dança em corpos maduros, focando em bailarinos com média de idades entre 40 e 60 anos e utilizando como técnica de base o ballet clássico em atravessamentos com outras possibilidades cênicas e coreográficas. O projeto tem uma abordagem metodológica de pesquisa guiada pela prática, a qual será desenvolvida pelo imbricamento no processo criativo em dança. Para isso, serão realizados estudos teóricos junto à pesquisa artística, na busca de construir processos criativos que resultem em composições coreográficas, fomentando a criação em dança nos diferentes corpos disponíveis para a ação proposta. Ao longo da pesquisa, pretende-se desenvolver a criação de um grupo de estudos teórico-prático, a montagem e realização de espetáculos ou obras coreográficas, a produção de escritas inéditas, além de ações diversas de compartilhamento da pesquisa.
Nome da coordenadora: Profª Drª Daniela Llopart Castro