Gira Decolonial: pesquisa acerca de saberes/fazeres decoloniais afrodiaspóricos
Iniciam no dia de hoje, 13 de novembro, as ações do Projeto Gira Decolonial, coordenado pelo pesquisador do OMEGA, Professor MSc. Manoel Luthiery.
O termo “Giro Decolonial” foi criado por Nelson Maldonado-Torres para referir-se a movimentos de resistência teórico e prático, político e epistemológico, frente à lógica da modernidade/colonialidade (BALLESTRIN, 2013). Em consonância epistêmica com tais princípios o Coletivo LADAIA, Projeto de Extensão Dança no Bairro e o Projeto de Pesquisa Ensino Contemporâneo de Dança da Educação Básica: Pedagogias Possíveis irão promover uma série de “GIRAS DECOLONIAIS” com propósito de fomentar Giros Decoloniais no campo de estudo das Artes.
As Giras serão espaços de estudo, pesquisa e discussão voltados para a produção de saberes/fazeres decoloniais afrodiaspóricos, tendo como foco no primeiro encontro “GÊNERO E RAÇA”, no segundo “DANÇA AFRO E EDUCAÇÃO”, e no terceiro “CRIAÇÃO COREOGRÁFICA E DECOLONIALIDADE” . A programação será gratuita e aberta a toda comunidade.
1º GIRA DECOLONIAL – MULHER NEGRA
Dia 13/11/2019 às 17h na sala 310 (Bloco 1 – Centro de Artes-UFPel)
Leitura comentada do texto “Mulher Negra: o outro do outro” (RIBEIRO, 2017).
Mediação com Gessi Könzgen, Ana Paula Melo e Kathlen Iandra.
Texto disponível em: http://www.uel.br/neab/pages/arquivos/Livros/RIBEIRO%20Djamila.%20O%20que%20e%20lugar%20de%20fala.pdf
2º GIRA DECOLONIAL – DANÇA AFRO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
Dia 14/11/2019 às 17h na sala 310 (Bloco 1 – Centro de Artes-UFPel)
Roda de conversa com Maritza Freitas, Juliana Coelho e Naiane Ribeiro.
3º GIRA COLONIAL – A CRIAÇÃO COREOGRÁFICA COMO POSSIBILIDADE DE DESPACHAR O CARREGO DECOLONIAL
Dia 20/11/2019 às 10h30 na AABB (Sala do globo)
Roda de conversa com Cleyce Colins.
Maiores informações: manoelalvesrso@hotmail.com