Chamada para Dossiê “As Contribuições dos Estudos Sobre a Cultura Popular para a Formação e Atuação Profissional em Educação Física e Dança”

Em comemoração aos 80 anos da EEFD, a Revista Arquivos em Movimento se propõe a organizar esse dossiê temático que aborda a presença da cultura popular (abrangendo o folclore como conceito correlato) como componente curricular dos cursos de graduação (em destaque do campo da Educação Física e Dança), assim como sua presença na intervenção profissional dos egressos desses campos em diversas frentes de atuação. Nesta trajetória, a própria EEFD apresenta-se como um exemplo de interação dos campos, onde importantes mulheres, presentes desde seu primeiro corpo docente, ajudaram a solidificar a presença das expressões artísticas da dança, em especial das danças populares, na formação universitária de professores de educação física. Com certeza, essa história se ramificou e se capilarizou nos espaços das escolas e demais espaços de ação dos professores.

Assim, compreendendo a importância deste debate, entendendo que, diante dos avanços das reflexões sobre a interação das pesquisas que com frequência se associam às ações de extensão, que, por sua vez, passam a nutrir os programas de ensino em um moto contínuo, realizamos essa chamada para a publicação de artigos científicos que abordem o tema. Como ponto de partida, temos as contribuições da cultura popular para a formação universitária como tema central que pode abranger discussões em diferentes frentes: educação física e dança no sistema educacional , intervenções pedagógicas no campo do lazer e as propostas pedagógicas críticas; relações das universidades com comunidades tradicionais e mestres da cultura popular; relações inter e transdisciplinares da Educação Física e dança na perspectiva da cultura popular; contribuições das discussões sobre diversidade na perspectiva da educação física e Dança inclusivas; memória, cultura e Educação Física e Dança; práticas corporais da cultura popular Educação Física e Dança; políticas públicas e formação universitária.

Estes temas são caros ao debate e vem ao longo do tempo sendo fruto de rica produção científica, apontando para o campo o potencial da Educação Física e da Dança como espaço de reflexão e produção de conhecimento para além das áreas já tradicionalmente consolidadas. Desse modo, esta iniciativa tem como objetivo principal congregar pesquisadores que discutam questões no campo de estudos da Educação por diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Assim, almejamos contribuir para a solidificação e fortalecimento deste campo, apontando formas de resistência através da ampla divulgação de ações e experiências.

Palavras-chave: Educação Física, Dança, Cultura popular, formação universitária, Atuação profissional.

CALENDÁRIO:

SUBMISSÕES: 10-08-2019

PRAZO PARA 1ª RODADA AVALIAÇÕES: 25-09-2019

PRAZO ENVIO 2ª VERSÃO POR AUTORES: 05-11-2019

AVALIAÇÃO FINAL E EDIÇÃO: até 10-12-2019

PUBLICAÇÃO: 20-12-2019

Para submissões e maiores informações, acesse o  link.

Publicado em 19/06/2019, na categoria Notícias.