OMEGA participa da Festa Mundial do Folclore

No último domingo, 29 de julho, o Festival Internacional de Folclore de Pelotas, apresentou a Festa Mundial do Folclore.
O evento que aconteceu em parceria com o 12º Festa Mundial do Folclore, promovido pelo Grupo de Arte Nativas Chimangos de Caçapava do Sul, trouxe a Pelotas quatro países, trazendo suas delegações e mais diversas danças de seu Folclore.
A programação constou de duas apresentações abertas ao público, sendo a primeira as 16h no interior do Mercado Público, e a segunda intervenção as 19h30min no auditório do IFSul campus Pelotas, ambas em caráter gratuito.
Alunos, pesquisadores e colaboradores do grupo OMEGA se fizeram presentes, contribuindo na organização do evento, e também através do grupo anfitrião de Pelotas, a Abambaé Cia de Danças Brasileiras.

Confirma abaixo os países e grupos participantes:

BALLET MARTÍN GÜMES – CÓRDOBA – ARGENTINA

Coordenado por Daniel Romero e Fanny Gorosito, desde sua fundação no ano de 1983, o Ballet “Martín Güemes” organiza diferentes atividades que buscam preservar as mais autênticas manifestações do folclore nacional e internacional. Na Argentina realizaram centenas de espetáculos nas diversas províncias com destaque para os famosos festivais de Cosquín e Jesus Maria, na província de Córdoba. Também participaram de diversos programas na televisão dedicados à cultura e a arte nativa. Além do Brasil, o Ballet Martin Güemes também levou o seu espetáculo a Festivais na Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Espanha e México.

Apresentação auditório IFSul – Campus Pelotas(Foto: Rowan Romeiro)

BALLET TIERRA ADENTRO – MONTEVIDEO – URUGUAI

Firmando suas bases nas raízes folclóricas do Rio de La Plata, fundado em Janeiro de 2010, o Ballet Tierra Adentro se estrutura como uma companhia de danças independente, buscando resgatar o que há de mais valioso de nossas tradições regionais. Esta companhia é dirigida pelo coreografo e dançarino Carlos Borthagaray e apresenta em seus espetáculos uma fusão entre diversos estilos. O Ballet tem como objetivo promover e difundir a integração da cultura regional e internacional através de um repertório que inclui o folclore uruguaio em suas três formas de manifestação: tradicional, estilizado e livre expressão. Suas coreografias mesclam dança contemporânea e elementos de dança de raiz africana, diretamente relacionadas com as lendas mais antigas das terras uruguaias.

Apresentação no auditório do IFSul – Campus Pelotas (Foto: Rowan Romeiro)

VOLKSTANZGRUPPE SCHUETZEN AM GEBIRGE – SCHUETZEN AM GEBIRGE – ÁUSTRIA

Da cidade de Schuetzen am Gebirge, o grupo “Volkstanzgruppe Schuetzen am Gebirge” foi fundado em 1977 por Hansjoerg Kos, que ainda é o presidente honorário. Seu principal objetivo era manter as danças tradicionais, que eram tipicamente dançadas no distrito de Burgenland, que fazia parte do reino húngaro dentro da monarquia austro-húngara até 1921. Desde 1977, mais de 150 homens e mulheres se juntaram ao grupo para aprender nossas danças tradicionais. O Volkstanzgruppe Schuetzen am Gebirge participou em vários festivais em todo o mundo, visitando quase todos os países da Europa. Um dos destaques foram duas turnês para o Brasil e outros países da América do Sul em 1994 e 1996, e para os EUA 2012. No momento, o Volkstanzgruppe Schuetzen am Gebirge é composto por cerca de 30 dançarinos. Basicamente as danças realizadas pelo Volkstanzgruppe Schuetzen am Gebirge são coreografias tradicionais dançadas na região por muitos anos.

Apresentação no auditório IFSul – Campus Pelotas (Foto: Rowan Romeiro)

BALLET FOLCLÓRICO MUNICIPAL DE LAUTARO – LAUTARO – CHILE

O Ballet foi criado em fevereiro de 2008, a fim de dar espaço para que os jovens de nossa comunidade possam desenvolver suas habilidades artísticas na preservação e divulgação do nosso folclore, projetando um show através da dança.Em seus 10 anos de vida, o Ballet mostrou seu trabalho em diferentes cidades do Chile, Peru e Colômbia.Atualmente este ballet está sob a direção geral e coreográfica do Sr. Marcelo Alvarado Sepúlveda.O grupo irá apresentar danças de diversas regiões do chile, como o “carnaval do norte”, “Rapa Nui” (ilha localizada no meio o oceano pacífico), Huasos (danças e costumes da vida rural) e “Capatazes” (dança afro-boliviana que chega ao Chile, marcando festiviais do extremo norte do país).

Apresentação no Mercado Público de Pelotas.  (Foto: Rowan Romeiro)

Publicado em 02/08/2018, na categoria Notícias.