Informações importantes de procedimentos para docentes
Para facilitar os procedimentos administrativos do corpo docente, reunimos algumas informações importantes sobre atestados, afastamentos e outras questões do dia a dia.
Atestados e Licenças
- Atestados de saúde (Pelotas): Se a consulta ou atendimento for realizado na cidade, basta enviar o atestado por e-mail para o Departamento, para fins de registro: dep.nutricao.ufpel@gmail.com.
- Atestados de saúde (fora de Pelotas): É necessário cadastrar o atestado no sistema sou.gov em até cinco dias após a data do documento. Além disso, envie um e-mail ao Departamento para informar sobre o registro.
- Licença para tratamento de saúde (mais de 15 dias): Nesses casos, é preciso informar sobre a perícia médica. Para detalhes sobre o procedimento, consulte a página da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (PROGEP) » Licença para tratamento de saúde- Servidor/a.
- Horas para consultas: Os docentes têm direito a um total de 54 horas anuais para consultas médicas.
Ausências e Afastamentos
- Ausência por motivo particular: A ciência de ausências por motivos particulares não é de competência da chefia de departamento. O docente pode informar por e-mail, mas a responsabilidade pela falta é exclusiva do servidor, sem anuência da chefia imediata.
- Afastamento a serviço: Para solicitar o afastamento a serviço, é necessário abrir um processo no SEI com os respectivos formulários. Lembrando que, para os casos de renúncia de diárias e passagens, é preciso anexar o Formulário de afastamento a serviço e o Formulário de renúncia de diárias/passagens.
Outros Procedimentos
- Cadastro de dependentes: Para acompanhamento de saúde de familiares (mãe, pai, filho(a), etc.), inclua seus parentes no Cadastro de Dependentes no sistema sou.gov.