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  • AVALIAÇÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO COM ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ACONTECERÁ ENTRE 23 E 30 DE NOVEMBRO

    A Universidade estará consultando docentes e estudantes com disciplinas no calendário remoto. O objetivo será avaliar as ferramentas utilizadas nesta modalidade de ensino.

    Uma das preocupações é que a comunidade entenda a importância de responder ao instrumento de avaliação.

    A universidade começou em outubro de 2020 um novo calendário, ainda mantendo a modalidade remota. Sendo assim, pensando em avaliar o uso dos recursos oferecidos e qualificar o serviço prestado à comunidade acadêmica, o NATE/PRE elaborou uma pesquisa que visa melhorar o suporte das atividades remotas e avaliar as ferramentas utilizadas.

    Nesta etapa, os questionários serão direcionados para docentes e estudantes de Graduação e Pós-Graduação com disciplinas no calendário remoto e serão enviados diretamente para os endereços de e-mail de professores e estudantes pelo serviço de formulários e questionários da UFPel (LimeSurvey).

    Os questionários estarão disponíveis entre 23 E 30 DE NOVEMBRO! Participe!

    Qualquer dúvida pode ser encaminhada para o e-mail:  nate.adm@ufpel.edu.br

  • COM AS ATIVIDADES REMOTAS O CANAL DE ATENDIMENTO DA UFPEL É O MELHOR MEIO PARA SE RESOLVER PENDÊNCIAS E DIFICULDADES

    O canal de atendimento da UFPel se mostrou um espaço ágil e eficiente de comunicação. Só através do NATE (Núcleo de apoio a tecnologias educacionais) foram mais de mil atendimentos relacionados ao Ambiente e-AULA, Graduação e Pós-Graduação.

    Você pode procurar primeiramente na FAQ e caso não encontre uma resposta faça seu login e abra um “Ticket”.

    A pandemia, já é consenso, e trouxe uma situação que revolucionou o processo produtivo e a comunicação entre as pessoas, logo, na universidade não foi diferente. Em meio ao desafio do calendário remoto a UFPel padronizou nas suas mais diferentes áreas o atendimento via um canal exclusivo.

    Os famosos “Tickets” são abertos através do site atendimentoufpel onde o usuário direciona sua área de atendimento, preenche seus dados pessoais e apresenta o seu problema ou dúvida. É importante que expresse da melhor e mais detalhada forma possível o seu problema. Mensagens descritivas, código do erro se houver e print da tela são dicas de como otimizar o sucesso para sua requisição.

    Uma das principais dificuldades para os usuários – segundo algumas reclamações, bem como na opinião de bolsistas e profissionais da UFPel que atuam no atendimento – tem sido a forma de acompanhamento dos “Tickets”.

    ACESSE SEU TICKET E ACOMPANHE SEU ATENDIMENTO, EMAILS DO ATENDIMENTO NÃO ACEITAM RESPOSTAS

    Existem duas formas de acompanhar seu atendimento: via e-mail, acessando seu ticket, ou através do site.

    No acompanhamento via e-mail é IMPORTANTE lembrar que o retorno de qualquer atendimento aberto será direcionado para o endereço cadastrado no COBALTO. Aparecerá na sua caixa de entrada, em forma de um e-mail, a resposta de sua solicitação.

    Para verificar e dialogar com o seu atendente é necessário entrar em sua conta conforme instrui a imagem

    Nesta primeira mensagem/resposta consta o número de seu ticket e na parte inferior um link para acessar sua caixa de diálogo com o atendente. A mensagem não aceita respostas, a única forma é acessando seu “ticket”.

    Através do site https://atendimento.ufpel.edu.br/osticket/view.php você pode entrar com seu Login e senha e da mesma forma acompanhar a caixa de diálogo com seu atendente.

    Inserindo “atendimento ticket UFPel” em qualquer site de busca irá lhe aparecer a opção: “Verificar status do ticket” clique ali, faça seu login e acompanhe seu atendimento.

     

    Faça seu Login e interaja com o atendente através da caixa de diálogo

     

    ATENDIMENTOS DO NATE

    O NATE mantém atendimento aos tickets em três turnos, de segunda a sexta. Normalmente as questões são respondido no mesmo dia, exceto quando trata-se de problemas de acesso ligados a questões tecnológicas ou de registro acadêmico, nestes casos são necessários testes e/ou o suporte de outras unidades como a Progic e CRA.

    Ainda, existem as salas de atendimento síncrono. Os atendimentos são marcados via ticket e o solicitante recebe os dados de acesso para a sala solicitada, nestes casos normalmente dois bolsistas efetuam, em tempo real, o atendimento.

  • OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA MONITORES – UFPel

    Nos dias 20, 23, e 27/10 foram realizados os encontros síncronos da Oficina de Capacitação para Monitores. A iniciativa promovida pela PRE através do NATE buscou atender os monitores bolsistas e voluntários selecionados via dois editais em setembro e outubro. Participaram das oficinas 106 estudantes que serão certificados no curso segundo as 20 horas de atividades.

    Os cursos aconteceram via LIVE’s através do YouTube

    Os estudantes que realizaram a formação nestas Oficinas de Capacitação para “Monitores em ação virtual”, estão diretamente ligados ao suporte das disciplinas das quais são bolsistas. Visto a necessidade de não apenas  prepará-los para  operar a plataforma e-AULA (espaço virtual de ensino e de aprendizagem), mas também de acolher colegas e professores nesse complicado  contexto, a oficina foi pensada, planejada, desenvolvida e executada detalhadamente, de modo que também, os monitores se sentissem acolhidos nesse espaço online de capacitação interativo/colaborativo.

    Na imagem, respondendo ao princípio da interatividade e cooperação, temos o print da tela na qual dois cursistas estão participando ativa e propositivamente do encontro de encerramento.

    Os cursistas  foram capacitados  para atuar junto aos estudantes e ao professor da disciplina, dando suporte e auxiliando nas mais diversas situações que possam surgir. Ligeiramente salientam-se conteúdos do tipo: como se comportar no ambiente virtual (Netiqueta); como assessorar o docente para que sua aula não se torne massiva; e, sobretudo, como desenvolver questões e superar problemáticas tecnológicas advindas do uso da plataforma para a construção do conhecimento online. 

    Enquanto os bolsistas do NATE ministravam os conteúdos do curso o espaço de comentários garantiu o diálogo e a troca simultânea no processo de ensino-aprendizagem.

    É importante ressaltar que o NATE dispõe de Princípios que devem ser conhecidos e são seguidos em todas as ações propostas, são eles: 

    • ACOLHIMENTO E CUIDADO; 
    • INTERATIVIDADE E COOPERAÇÃO;
    • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA;
    • REUSO DE CONTEÚDOS;
    • AUTONOMIA;
    • CRIATIVIDADE.
  • EDUCAÇÃO ABERTA

    O que poderia ser só um conceito hoje já se tornou um movimento global! A Educação Aberta é uma maneira de ver e praticar a educação de forma democrática e progressiva.

    Esta visão pensa que o Conhecimento é um bem comum e para isso a educação deve ser um espaço participativo e aberto. Logo, estas iniciativas promovem os principais valores da cultura digital: interatividade e colaboração.

    No Brasil esta discussão se implementou inicialmente a partir de 2017 através da Iniciativa Educação Aberta. Esta iniciativa é fruto da parceria entre a Cátedra UNESCO de Educação a Distância da UNB e o Instituto EDUCADIGITAL.

    Diversos projetos de formação de mentoria de docentes e gestores no Brasil e no exterior são promovidos, como: cursos e materiais formativos, estudos, mapeamentos e análises, guias e mapeamentos digitais. São atendidas tanto instituições públicas quanto privadas.

    Neste sentido visa desenvolver atividades de caráter Plural e Multidisciplinar, implementando políticas e práticas educacionais colaborativas.

     As iniciativas estão em consonância com a Agenda2030 da ONU

    Buscando abranger o, 4° objetivo apresentado na Agenda 2030 da ONU – que visa o desenvolvimento sustentável para o mundo nos próximos dez anos – a Educação Aberta fomenta a visão de uma Educação equitativa, inclusiva e de qualidade, com práticas pedagógicas que buscam valorizar a autoria e a autonomia de educadores e estudantes.

    Protegendo Direitos digitais a Educação Aberta prioriza tecnologias e softwares abertos e o software livre promovendo e fomentando o acesso à informação, liberdade de expressão, e privacidade.

    Esta prática só é possível a partir da garantia de liberdades fundamentais no processo de ensino aprendizagem online:

    BAIXAR, USAR, ALTERAR, COMBINAR E REDISTRIBUIR

     Conheça mais sobre o tema no site:

    aberta.org.br/

    http://https://vimeo.com/470599547

  • CONHEÇA O PADLET E QUALIFIQUE SEU MURAL

    Murais são ferramentas versáteis para organização escolar e acadêmica e também um espaço de compartilhamento de produções. São amplamente utilizados no ensino presencial, mas se restringem a uma sala ou instituição. O padlet é o mural virtual onde se extrapola o fenômeno espaço-tempo e explora-se seu caráter plurimidiático, contribuindo para o multiletramento e para tornar atividades mais atraentes.
    Na imagem um passo a passo para lhe ajudar com essa ferramenta:

  • Manual de Permanência

    O Manual de Permanência tem o objetivo de auxiliar os(as) docentes no acompanhamento dos(as) estudantes no ambiente e-AULA. Conheça os relatórios e as formas de comunicação que podem auxiliar a reduzir a evasão no Calendário Alternativo. Acesse em: Manual de Permanência

  • AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE SUPORTE AOS DOCENTES DESENVOLVIDAS PELO NATE-UFPel

    Frente ao calendário remoto e as atualizações feitas nas plataformas digitais destinadas à oferta de disciplinas, o NATE desenvolveu uma série de ações visando auxiliar os professores e dar suporte técnico e pedagógico durante este período excepcional.

    O Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais tem enfrentado o desafio de, neste curto espaço de tempo, garantir suporte, atendimento, materiais e canais de apoio aos docentes que estão ofertando disciplinas ou qualquer outro componente curricular durante o calendário remoto. As atividades de apoio são fruto de uma intensa discussão promovida partir da Pró-Reitoria de Ensino onde articula-se uma gama de parceiros, como: o Núcleo de Formação Docente (NUFOR), o Núcleo de Acessibilidade e inclusão (NAI), o Centro de Engenharias (CEng), o comitê UFPel DIGITAL, as Unidades que compuseram desde o início da discussão a Rede NATE e o conselho do NATE.

    Destacam-se sete ações que garantem atendimento personalizado ou acesso a informações para capacitação do docente frente às possibilidades e desafios no ensino online. Conheça quais são:

     

    O “GUIA DOCENTE”

    O “Guia Docente” é um material de apoio que reúne informações sobre o e-AULA. Esta peça constitui um tutorial, passo a passo, das principais funções disponíveis ou necessárias de serem executadas dentro da plataforma:

    https://wp.ufpel.edu.br/nuped/files/2020/09/Guia-Docente.pdf

     

    O “ATENDIMENTO”

    O Atendimento é um canal institucional de suporte no qual o docente pode ter suas dúvidas atendidas individualmente. Neste canal, a equipe de suporte do NATE oferece assistência individual aos docentes e discentes da UFPel. As solicitações devem ser feitas pelo link abaixo:

    https://atendimento.ufpel.edu.br/

     

    As “SALAS DE ATENDIMENTO”

    Quando as demandas levadas até o canal de atendimento não podem ser resolvidas por meio de atendimento assíncrono, ou mesmo por uma questão de preferência do docente, pode ser agendado um atendimento via web conferência, onde há sempre dois bolsistas disponíveis para tirar dúvidas e dar suporte técnico e pedagógico aos docentes de uma forma mais acolhedora e com um feedback instantâneo.

     

    As “OFICINAS DE CAPACITAÇÃO”

    A partir do mês de setembro deste ano, iniciou-se a oferta de oficinas de capacitação aos docentes de cada unidade da universidade. Estas oficinas consistem em encontros síncronos nos quais os docentes acompanham uma exposição preparada pela equipe do NATE e podendo sanar suas dúvidas específicas. Já foram realizadas quatorze oficinas, outras atividades do mesmo cunho já estão previstas neste início de segundo semestre. Em média foram atendidos cinquenta professores por oficina. As oficinas foram notícia no Portal da UFPel:

    http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/09/23/familiarizando-se-com-o-e-aula-e-tema-de-capacitacao-para-docentes/

     

    A “CURADORIA”

    A curadoria é um tipo de suporte que tem ganhado destaque nas metodologias de ensino online. O NATE, que acompanha esta discussão bem de perto, preparou a “Curadoria” voltada para as principais dúvidas identificadas em nossa comunidade. Acesse no link abaixo:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/curadoria/

     

    A “PLAYLIST DO NATE”

    O NATE possui uma Playlist dentro do canal da UFPel no Youtube. Através desta playlist estão ofertados os links de acesso aos principais vídeos tutoriais de suporte ao e-AULA. Confira:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/playlist/

     

    A “CHECKLIST DO NATE”

    A Checklist do NATE é uma publicação de nosso site com uma checklist que deu suporte às oficinas para os docentes. Neste rápido documento apresenta-se uma lista de tarefas básicas que devem ser realizadas sempre que um docente oferece uma disciplina no e-AULA. Segue o link de acesso:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/2020/09/28/checklist-do-nate/