EDUCAÇÃO ABERTA

O que poderia ser só um conceito hoje já se tornou um movimento global! A Educação Aberta é uma maneira de ver e praticar a educação de forma democrática e progressiva.

Esta visão pensa que o Conhecimento é um bem comum e para isso a educação deve ser um espaço participativo e aberto. Logo, estas iniciativas promovem os principais valores da cultura digital: interatividade e colaboração.

No Brasil esta discussão se implementou inicialmente a partir de 2017 através da Iniciativa Educação Aberta. Esta iniciativa é fruto da parceria entre a Cátedra UNESCO de Educação a Distância da UNB e o Instituto EDUCADIGITAL.

Diversos projetos de formação de mentoria de docentes e gestores no Brasil e no exterior são promovidos, como: cursos e materiais formativos, estudos, mapeamentos e análises, guias e mapeamentos digitais. São atendidas tanto instituições públicas quanto privadas.

Neste sentido visa desenvolver atividades de caráter Plural e Multidisciplinar, implementando políticas e práticas educacionais colaborativas.

As iniciativas estão em consonância com a Agenda2030 da ONU

Buscando abranger o, 4° objetivo apresentado na Agenda 2030 da ONU – que visa o desenvolvimento sustentável para o mundo nos próximos dez anos – a Educação Aberta fomenta a visão de uma Educação equitativa, inclusiva e de qualidade, com práticas pedagógicas que buscam valorizar a autoria e a autonomia de educadores e estudantes.

Protegendo Direitos digitais a Educação Aberta prioriza tecnologias e softwares abertos e o software livre promovendo e fomentando o acesso à informação, liberdade de expressão, e privacidade.

Esta prática só é possível a partir da garantia de liberdades fundamentais no processo de ensino aprendizagem online:

BAIXAR, USAR, ALTERAR, COMBINAR E REDISTRIBUIR

Conheça mais sobre o tema no site:

aberta.org.br/

Publicado em 05/11/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Agenda 2030, Educação Aberta, NATE-UFPel.