Início do conteúdo
    Notícias
  • Você sabe o que é FAQ?

    São as iniciais de Frequently Asked Questions, isto é: Questões Perguntadas Frequentemente, ou o mais usual: PERGUNTAS FREQUENTES.

    Visando dar fluidez ao atendimento da comunidade acadêmica da UFPel durante o Calendário Alternativo, o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais da UFPel (NATE-UFPel) elaborou nossa própria FAQ.

    Quer saber as dificuldades mais comuns no início do primeiro semestre de 2020? Acesse a matéria e o gráfico que montamos pra você: https://wp.ufpel.edu.br/nate/2020/08/05/as-duvidas-surgem-no-caminho/

    Mas se quiser ir para nossa FAQ e encontrar as respostas que procura é só clicar na imagem:

    Imagem do FAQ

    Divulgacão NATE-UFPel
  • As dúvidas surgem no caminho!

    Sabemos que o acesso à tecnologia digital em nossa sociedade, mesmo no meio acadêmico, ainda é limitado. Além disto, o bom uso das ferramentas na plataforma usada pela universidade (Moodle) será fruto do próprio exercício de produção de conhecimento. No entanto, as dúvidas surgem no caminho e é neste momento que o NATE pode lhe ajudar. Acesse o atendimento.ufpel.edu.br! Este é o canal para quem quer encontrar soluções para seus questionamentos.

    Confira no gráfico de nosso suporte às principais dúvidas do início do semestre:

    Gráfico de ações do NATE

    FAQ Atendimento

    Munidos com estas informações montamos um sistema de perguntas frequentes (FAQ) que contém a solução para as dúvidas que mais recebemos, visando dar agilidade e comodidade para os professores e estudantes que precisem de ajuda.

    Acesse nossa FAQ pelo link: https://wp.ufpel.edu.br/nate/suporte/perguntas-freq-faq/

    Divulgacão NATE-UFPel
  • Curadoria Digital

    Você sabe o que é curadoria digital? É o processo de encontrar, selecionar, agrupar, organizar e compartilhar material relevante sobre assunto específico (CAMAS; FOFONCA; HARDAGH, 2020).

    Na curadoria é possível selecionar conteúdos específicos e científicos para a composição e desenvolvimento de uma aula interessante e criativa com ênfase no ensino-aprendizagem e construção do conhecimento científico. Tal estratégia, proporciona que o acadêmico possa construir, co-criar e ressignificar os conteúdos compartilhados pelo docente.

    Etimologicamente, a palavra curadoria tem origem do latim “curator”, que quer dizer “aquele que administra”, “aquele que tem cuidado e apreço”. O ato de “curar” está relacionado com o zelo, cuidado e atenção com alguma coisa.
    A curadoria parecer ser um assunto novo no meio acadêmico digital, mas é relevante e se bem elaborado torna-se parte da didática-pedagógica digital. O intuito da curadoria são os conteúdos digitais, possibilitar os múltiplos formatos e linguagens como estratégias no ensino-aprendizagem.

    O NATE tem essa preocupação em propiciar aos formandos do curso do NATE digital, este aporte diversificado de materiais didático-pedagógicos para uma melhor prática no ensino-aprendizagem. Motivar aos docentes do ensino superior, a investigar a prática da curadoria, para otimização de seus processos pedagógicos, para diversificação dos conteúdos digitais e para um ensino-aprendizagem mais interativo, colaborativo e científico. Propiciar aos discente este aprendizado crítico-reflexivo, criativo, inovador, tecnológico, versando sempre com o ensino-aprendizagem científico.

    A curadoria é uma temática que pode auxiliar os docentes em suas práticas pedagógicas e tecnológicas, por isso, é uma abordagem convidativa que sugere investigação e análise para melhor conhecer os processos para a implantação da curadoria. Neste sentido, o NATE Formação pode ajudá-los, nos processo pedagógicos e tecnológicos e no desenvolvimento da curadoria digital. Caso você tenha interesse em conhecer os projetos e ações do NATE, entre em contato conosco, teremos o privilégio de ajudá-los através desse sentimento e prática colaborativa.

    Divulgacão NATE-UFPel

  • Novo canal de atendimento

    Consultou nossa FAQ (perguntas frequentes) e não encontrou uma reposta para sua dúvida? O Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE) possui um novo canal de atendimento disponível em: https://atendimento.ufpel.edu.br/, abra um ticket para que possamos lhe ajudar.

  • Materiais de Apoio

    Acesse os documentos orientadores produzidos pelo Comitê UFPel Digital, Pró-Reitorias e o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE) neste link aqui. Novos materiais são incluídos diariamente!