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  • Comunicação no NATE

    Para vencer da melhor forma os desafios colocados pelo distanciamento social o NATE no desenvolvimento de sua estratégia de ação sempre soube que a comunicação teria um papel determinante. Por melhor que fossem os produtos e serviços desenvolvidos se não tivéssemos capacidade de dar visibilidade e acessibilidade a eles acabaríamos tornando inócuo todo o esforço da equipe. Para garantir que este quadro não se efetivasse apostou-se na organização de uma equipe de comunicação ampla e em uma parceria forte com a Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Universidade.

    Os primeiros dois meses foram intensos, marcados por muitas reuniões e discussões nas quais conseguimos estabelecer desde nossa identidade visual, método organizativo e estratégia de ação até o atendimento das questões pungentes que surgiam a todo momento, tendo em vista o calendário letivo que já encontrava-se em curso.

    Desta forma, a proposta de comunicação do NATE visa oferecer acesso aos espaços do NATE, promovendo discussões e ações em torno da educação online, produzindo peças publicitárias, notícias e comunicação através da busca ativa e das mídias sociais, mitigando dúvidas e antecipando a solução de futuras questões.

    Orientada pelos princípios da observância da legalidade; dinamicidade; comunicação rápida e eficiente; e da acessibilidade a equipe em acordo e via a CCS estabeleceu sua comunicação através dos canais oficiais da UFPel (Playlist no Youtube, Federal FM, Portal da UFPel e Instagram) e desenvolveu seus próprios canais (Site e Fanpage).

    Contudo, sempre tivemos presente dentro de nossa estratégia de comunicação que todos são potencialmente comunicadores e fomentou-se uma cultura de comunicação viral onde toda a equipe, conselho e parceiros estratégicos do NATE participaram da distribuição dos conteúdos e anúncio dos serviços do núcleo.

    Destacam-se as seguintes ações:

    FAN PAGE

    A experiência do NATE nas redes sociais está marcada pela distribuição de nossos conteúdos e anúncio das atividades através de nossa Fan page no Facebook. Com conteúdos produzidos exclusivamente para esta rede, pensando no público alvo, suas métricas e demais especificidades, manteve-se uma assiduidade de três postagens diárias.

     

    SITE DO NATE

    Fundamentalmente pensado para ser, em primeiro lugar, um provedor de conteúdos o site possui uma funcionalidade ampla abrigando notícias, destaques (promovidos através de artes abrigadas em um plugin específico que garante mais visibilidade), e um menu lateral que dá acesso a espaços como o da Curadoria e FAQ do NATE. 

     

    PORTAL DA UFPel

    Através do portal da UFPel visou-se atingir a mídia externa e dar visibilidade aos conteúdos próprios do NATE, foram produzidas matérias em parceria com a CCS anunciando nossas ações. O destaque do Portal, na página de entrada do site da UFPel cumpriu um papel tático importante neste processo abrigando o conteúdo dos “compartilhaços”, ou seja, que seriam irradiados por nossa rede viral.

     

    Rádio Federal FM

    Nossa equipe também subsidiou a Rádio da UFPel com spots e conteúdos em áudio que foram distribuídos em sua programação.

     

    Matérias e reportagens

    A manutenção de um núcleo de jornalismo próprio garantiu mais dinamicidade e conteúdo com assertividade na linguagem produziu-se dezenas de notas, reportagens e matérias que foram distribuídas nos canais mencionados.

  • Vem aí…

     

    Dos dias 8 a 10 de dezembro teremos um encontro muito legal!!
    O evento “Experiências no ensino não presencial: dimensões para o pós-pandemia” contará com a presença de diversos profissionais da área da educação tanto do Brasil quanto da Europa.
    Buscando trazer uma perspectiva ampla e real a Pró-reitoria de Ensino e o NATE/UFPel juntamente com NAAT/CaVG, Unirede e Proedu oferecem para a comunidade e todos interessados esta experiência de troca e aprendizagem, observando diferentes cenários e buscando soluções.
    Venha conosco fazer parte deste momento de união e compartilhamento de vivências.

  • AVALIAÇÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO COM ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ACONTECERÁ ENTRE 23 E 30 DE NOVEMBRO

    A Universidade estará consultando docentes e estudantes com disciplinas no calendário remoto. O objetivo será avaliar as ferramentas utilizadas nesta modalidade de ensino.

    Uma das preocupações é que a comunidade entenda a importância de responder ao instrumento de avaliação.

    A universidade começou em outubro de 2020 um novo calendário, ainda mantendo a modalidade remota. Sendo assim, pensando em avaliar o uso dos recursos oferecidos e qualificar o serviço prestado à comunidade acadêmica, o NATE/PRE elaborou uma pesquisa que visa melhorar o suporte das atividades remotas e avaliar as ferramentas utilizadas.

    Nesta etapa, os questionários serão direcionados para docentes e estudantes de Graduação e Pós-Graduação com disciplinas no calendário remoto e serão enviados diretamente para os endereços de e-mail de professores e estudantes pelo serviço de formulários e questionários da UFPel (LimeSurvey).

    Os questionários estarão disponíveis entre 23 E 30 DE NOVEMBRO! Participe!

    Qualquer dúvida pode ser encaminhada para o e-mail:  nate.adm@ufpel.edu.br

  • COM AS ATIVIDADES REMOTAS O CANAL DE ATENDIMENTO DA UFPEL É O MELHOR MEIO PARA SE RESOLVER PENDÊNCIAS E DIFICULDADES

    O canal de atendimento da UFPel se mostrou um espaço ágil e eficiente de comunicação. Só através do NATE (Núcleo de apoio a tecnologias educacionais) foram mais de mil atendimentos relacionados ao Ambiente e-AULA, Graduação e Pós-Graduação.

    Você pode procurar primeiramente na FAQ e caso não encontre uma resposta faça seu login e abra um “Ticket”.

    A pandemia, já é consenso, e trouxe uma situação que revolucionou o processo produtivo e a comunicação entre as pessoas, logo, na universidade não foi diferente. Em meio ao desafio do calendário remoto a UFPel padronizou nas suas mais diferentes áreas o atendimento via um canal exclusivo.

    Os famosos “Tickets” são abertos através do site atendimentoufpel onde o usuário direciona sua área de atendimento, preenche seus dados pessoais e apresenta o seu problema ou dúvida. É importante que expresse da melhor e mais detalhada forma possível o seu problema. Mensagens descritivas, código do erro se houver e print da tela são dicas de como otimizar o sucesso para sua requisição.

    Uma das principais dificuldades para os usuários – segundo algumas reclamações, bem como na opinião de bolsistas e profissionais da UFPel que atuam no atendimento – tem sido a forma de acompanhamento dos “Tickets”.

    ACESSE SEU TICKET E ACOMPANHE SEU ATENDIMENTO, EMAILS DO ATENDIMENTO NÃO ACEITAM RESPOSTAS

    Existem duas formas de acompanhar seu atendimento: via e-mail, acessando seu ticket, ou através do site.

    No acompanhamento via e-mail é IMPORTANTE lembrar que o retorno de qualquer atendimento aberto será direcionado para o endereço cadastrado no COBALTO. Aparecerá na sua caixa de entrada, em forma de um e-mail, a resposta de sua solicitação.

    Para verificar e dialogar com o seu atendente é necessário entrar em sua conta conforme instrui a imagem

    Nesta primeira mensagem/resposta consta o número de seu ticket e na parte inferior um link para acessar sua caixa de diálogo com o atendente. A mensagem não aceita respostas, a única forma é acessando seu “ticket”.

    Através do site https://atendimento.ufpel.edu.br/osticket/view.php você pode entrar com seu Login e senha e da mesma forma acompanhar a caixa de diálogo com seu atendente.

    Inserindo “atendimento ticket UFPel” em qualquer site de busca irá lhe aparecer a opção: “Verificar status do ticket” clique ali, faça seu login e acompanhe seu atendimento.

     

    Faça seu Login e interaja com o atendente através da caixa de diálogo

     

    ATENDIMENTOS DO NATE

    O NATE mantém atendimento aos tickets em três turnos, de segunda a sexta. Normalmente as questões são respondido no mesmo dia, exceto quando trata-se de problemas de acesso ligados a questões tecnológicas ou de registro acadêmico, nestes casos são necessários testes e/ou o suporte de outras unidades como a Progic e CRA.

    Ainda, existem as salas de atendimento síncrono. Os atendimentos são marcados via ticket e o solicitante recebe os dados de acesso para a sala solicitada, nestes casos normalmente dois bolsistas efetuam, em tempo real, o atendimento.

  • OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA MONITORES – UFPel

    Nos dias 20, 23, e 27/10 foram realizados os encontros síncronos da Oficina de Capacitação para Monitores. A iniciativa promovida pela PRE através do NATE buscou atender os monitores bolsistas e voluntários selecionados via dois editais em setembro e outubro. Participaram das oficinas 106 estudantes que serão certificados no curso segundo as 20 horas de atividades.

    Os cursos aconteceram via LIVE’s através do YouTube

    Os estudantes que realizaram a formação nestas Oficinas de Capacitação para “Monitores em ação virtual”, estão diretamente ligados ao suporte das disciplinas das quais são bolsistas. Visto a necessidade de não apenas  prepará-los para  operar a plataforma e-AULA (espaço virtual de ensino e de aprendizagem), mas também de acolher colegas e professores nesse complicado  contexto, a oficina foi pensada, planejada, desenvolvida e executada detalhadamente, de modo que também, os monitores se sentissem acolhidos nesse espaço online de capacitação interativo/colaborativo.

    Na imagem, respondendo ao princípio da interatividade e cooperação, temos o print da tela na qual dois cursistas estão participando ativa e propositivamente do encontro de encerramento.

    Os cursistas  foram capacitados  para atuar junto aos estudantes e ao professor da disciplina, dando suporte e auxiliando nas mais diversas situações que possam surgir. Ligeiramente salientam-se conteúdos do tipo: como se comportar no ambiente virtual (Netiqueta); como assessorar o docente para que sua aula não se torne massiva; e, sobretudo, como desenvolver questões e superar problemáticas tecnológicas advindas do uso da plataforma para a construção do conhecimento online. 

    Enquanto os bolsistas do NATE ministravam os conteúdos do curso o espaço de comentários garantiu o diálogo e a troca simultânea no processo de ensino-aprendizagem.

    É importante ressaltar que o NATE dispõe de Princípios que devem ser conhecidos e são seguidos em todas as ações propostas, são eles: 

    • ACOLHIMENTO E CUIDADO; 
    • INTERATIVIDADE E COOPERAÇÃO;
    • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA;
    • REUSO DE CONTEÚDOS;
    • AUTONOMIA;
    • CRIATIVIDADE.
  • EDUCAÇÃO ABERTA

    O que poderia ser só um conceito hoje já se tornou um movimento global! A Educação Aberta é uma maneira de ver e praticar a educação de forma democrática e progressiva.

    Esta visão pensa que o Conhecimento é um bem comum e para isso a educação deve ser um espaço participativo e aberto. Logo, estas iniciativas promovem os principais valores da cultura digital: interatividade e colaboração.

    No Brasil esta discussão se implementou inicialmente a partir de 2017 através da Iniciativa Educação Aberta. Esta iniciativa é fruto da parceria entre a Cátedra UNESCO de Educação a Distância da UNB e o Instituto EDUCADIGITAL.

    Diversos projetos de formação de mentoria de docentes e gestores no Brasil e no exterior são promovidos, como: cursos e materiais formativos, estudos, mapeamentos e análises, guias e mapeamentos digitais. São atendidas tanto instituições públicas quanto privadas.

    Neste sentido visa desenvolver atividades de caráter Plural e Multidisciplinar, implementando políticas e práticas educacionais colaborativas.

     As iniciativas estão em consonância com a Agenda2030 da ONU

    Buscando abranger o, 4° objetivo apresentado na Agenda 2030 da ONU – que visa o desenvolvimento sustentável para o mundo nos próximos dez anos – a Educação Aberta fomenta a visão de uma Educação equitativa, inclusiva e de qualidade, com práticas pedagógicas que buscam valorizar a autoria e a autonomia de educadores e estudantes.

    Protegendo Direitos digitais a Educação Aberta prioriza tecnologias e softwares abertos e o software livre promovendo e fomentando o acesso à informação, liberdade de expressão, e privacidade.

    Esta prática só é possível a partir da garantia de liberdades fundamentais no processo de ensino aprendizagem online:

    BAIXAR, USAR, ALTERAR, COMBINAR E REDISTRIBUIR

     Conheça mais sobre o tema no site:

    aberta.org.br/

    http://https://vimeo.com/470599547

  • CONHEÇA O PADLET E QUALIFIQUE SEU MURAL

    Murais são ferramentas versáteis para organização escolar e acadêmica e também um espaço de compartilhamento de produções. São amplamente utilizados no ensino presencial, mas se restringem a uma sala ou instituição. O padlet é o mural virtual onde se extrapola o fenômeno espaço-tempo e explora-se seu caráter plurimidiático, contribuindo para o multiletramento e para tornar atividades mais atraentes.
    Na imagem um passo a passo para lhe ajudar com essa ferramenta: