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  • Atenção! WEBCONF2

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  • Aviso: AVA institucional

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  • Guia do Webconf

    Guia do Webconf

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  • Guia rápido para comprovação de vacinação

    Guia Rápido para comprovação de vacinação

     

    Veja também o Comunicado da PRE sobre o retorno das atividade presenciais () () ()

  • Comunicado da PRE sobre retorno às atividades presenciais

    Comunicado sobre retorno as atividades presenciais – Orientações aos estudantes

     

    Veja também o  Guia Rápido para comprovação da vacinação

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  • Oficina e-AULA para Educadores

    O NUPED abriu inscrições para o curso Moodle para Educadores da UFPel. O curso é disponibilizado no formato Mooc (autoinstrucional) e tem como objetivo o aperfeiçoamento das competências e habilidades dos docentes e/ou educadores nos ambientes remotos, em especial o Moodle/AVA da UFPel.

    Para realizar a inscrição na Oficina, preencha o formulário no link: https://forms.gle/PxarqQuYbsS7j1N86 () () ()

  • Oficina e-AULA para Alunos

    O NUPED abriu inscrições para o curso Ambientando-se com o e-AULA para Acadêmicos da UFPel. O curso é disponibilizado no formato Mooc (autoinstrucional) e tem como objetivo promover a ambientação dos acadêmicos no AVA/Moodle – plataforma e-AULA UFPel.
    Para realizar a inscrição na Oficina, preencha o formulário no link: https://forms.gle/BPJG4Sh5n6vq23KN9 () () ()

  • Histórico do Núcleo de Polícias de Educação a Distância – NUPED/UFPEL

     

    O ano de 2020 foi marcado pela eclosão da pandemia de COVID-19, que impôs severos desafios em diversos âmbitos, entre eles a educação. Com a suspensão das atividades presenciais em março de 2020, devido à pandemia, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel iniciou um processo de migração do ensino presencial para uma modalidade emergencial, mediada por tecnologias digitais, denominada como Ensino Remoto Emergencial – ERE. O intuito dessa medida foi diminuir os danos no processo educacional dos discentes da instituição, além de instituir um calendário acadêmico alternativo.  

    No sentido de auxiliar no processo de transição e implementação do ERE e do calendário acadêmico alternativo, dois importantes comitês foram criados em março de 2020: o “Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia” e o “Comitê Acadêmico”. Por meio das discussões desses dois comitês, foi criado um terceiro comitê – o “Comitê UFPel Digital” –, que tinha como objetivos qualificar e ampliar as ferramentas e a plataforma de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Uma das ações primordiais do Comitê UFPel Digital foi a cocriação do e-AULA, a plataforma moodle das disciplinas, além da integração dessa plataforma com o sistema de gestão acadêmica – Cobalto e o de webconferências – WebConf. Esses processos já estavam sendo trabalhados antes da pandemia de 2020. 

    Fruto das discussões dos comitês, principalmente do “Comitê UFPel Digital”, foi criado em junho de 2020 o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais – NATE, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino – PRE/UFPEL. A criação do Núcleo objetivou estimular e orientar sobre as ferramentas e plataformas digitais educacionais, além de buscar manter a proximidade entre docentes e discentes que, naquele período, estavam sem contato presencial. O NATE, em pouco tempo e por meio do esforço conjunto de colaboradores, coordenadores e bolsistas, além dos servidores da área de Tecnologia de Informação – TI/UFPel, criou diversos materiais que foram importantes para aquele período de ensino remoto emergencial e que continuam tendo validade mesmo após a pandemia. Alguns dos trabalhos que foram desenvolvidos na época ainda podem ser acessados em: https://docs.google.com/document/d/1Lx-rip3PaGu9nPHjREta5SsVlM0ScigHko8XnnDIcZM/edit?usp=sharing).

    Em 2021, o NATE se tornou Núcleo de Políticas de Educação a Distância – NUPED, após debates internos e reunião do Conselho Universitário – CONSUN. Mais importante do que a mudança na nomenclatura, a criação do NUPED simbolizou a compreensão de que o Ensino a Distância – EaD e a utilização de ferramentas pedagógicas digitais, seja no EaD ou no ensino presencial, devem ser entendidas como realidades permanentes. Naquele momento, foi incorporado um suporte para a UAB, e técnicos administrativos foram lotados no Núcleo. Dessa forma, o NUPED tem como um dos objetivos, além daqueles propostos em 2020, auxiliar a UFPel como um todo no enfrentamento dos desafios da educação no século XXI.  Atualmente, o NUPED fornece suporte a todo o ensino mediado por tecnologia digital na UFPel, tanto nos cursos na modalidade EaD ligados à Universidade Aberta do Brasil – UAB, como em componentes curriculares a distância no ensino presencial (Portaria Nº 2.117/2019). Possui em seu quadro de colaboradores de 20 pessoas, entre coordenadores, técnicos, equipe multidisciplinar e bolsistas de graduação e de pós-graduação. 

    A estrutura do NUPED é composta por:

    Seção de Apoio a Tecnologias Educacionais – SATE: presta apoio na utilização de tecnologias para o ensino na universidade, assim como na preparação de materiais didáticos e na formação de docentes e discentes para o contato com ferramentas educacionais digitais. 

    Seção de Políticas Institucionais para EaD – SPIEAD: responsável pela proposição e implantação de políticas institucionais relativas ao EaD.

    Unidade Universidade Aberta do Brasil – UAB: presta atendimento administrativo e pedagógico aos cursos do Programa Universidade Aberta do Brasil.

    Além dos materiais que já foram feitos durante o período de existência do NATE, o NUPED oferece uma série de outros documentos para auxiliar tanto discentes quanto docentes sobre as ferramentas digitais educacionais, como cursos, moocs e e-books. Uma parte desses materiais está disponibilizada no espaço de “curadoria” no site do NUPED – https://wp.ufpel.edu.br/nuped/curadoria-2/. Também no canal do NUPED no YouTube estão disponíveis diversos vídeos tutoriais e informativos, assim como palestras sobre temas diversos relacionados ao ensino mediado por tecnologias digitais: <https://www.youtube.com/@nuped__ufpel/featured>. No site do NUPED também está disponível o e-book “Relatos de práticas exitosas no ensino remoto” desenvolvido pelo NUPED: <https://wp.ufpel.edu.br/nuped/relatos-de-praticas-exitosas-no-ensino-remoto/>. O e-book consiste em um compilado de experiências exitosas associadas aos processos educacionais realizados durante o Ensino Remoto Emergencial entre os anos de 2020 a 2022. Também estão disponíveis no site inúmeros materiais de apoio, além de informações sobre vestibulares e processos seletivos para tutores e docentes. 

    A modalidade de EaD faz parte da UFPel desde 2006 e foi ampliada em 2008 com a vinculação junto à UAB e também com a inclusão de componentes EaD no ensino presencial. Dos 100 cursos ativos da UFPel, 30 possuem uma parte de sua carga horária associada ao EaD. Atualmente, a UFPel, em parceria com a UAB, possui quatro cursos de licenciatura e quatro cursos de especialização EaD, e a tendência é que esse número aumente com novos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior VCAPES e, também, devido aos esforços da instituição e daqueles que estão envolvidos de forma direta com a modalidade a distância de ensino. 

     

    Abaixo os links para acessar conteúdos e entrar em contato com o NUPED: 

    Site – https://wp.ufpel.edu.br/nuped/ 

    Youtube – https://www.youtube.com/@nuped__ufpel/featured

    Instagram – https://www.instagram.com/nuped.ufpel/

    Facebook –  https://www.facebook.com/nupedUFPel

    X (Twitter) – https://twitter.com/NUPEDUFPel  () () ()

  • SEJAM BEM-VINDOS

    Em 2020, fomos pegos de surpresa, um vírus que mudou tudo e tivemos que nos adaptar. Em 2021, acreditávamos que tudo voltaria ao normal, mas a pandemia ainda não permite que nos encontremos no campus, na biblioteca, no R.U, no laboratório e para aquele bate-papo gostoso na hora do cafezinho. Mas este tempo vai passar, enquanto isso, sigamos de mãos dadas, fazendo o possível para tornar a UFPel uma universidade cada vez melhor.

    A Pró-reitoria de ensino tem desenvolvido diversas iniciativas para minimizar os impactos da modalidade remota de ensino-aprendizagem na nossa qualidade de ensino, produção de conhecimento, ciência e tecnologias.

     

     Está com dúvida? 

    Procure o atendimento online, acompanhe através do seu ticket todo o andamento de sua demanda.

    Acesse: www.atendimento.ufpel.edu.br

    Sejam todas e todos bem-vindos!

    Esta é uma mensagem da pró-reitoria de ensino e do NUPED, núcleo de apoio a tecnologias educacionais.

    Apoio: Federal FM () () ()

  • COMEÇAM HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO SOBRE “LIVRO DE NOTAS”

    CONHEÇA A ESTRATÉGIA DOS CURSOS ABERTOS E A OFERTA REALIZADA PELO NÚCLEO SOBRE “LIVRO DE NOTAS”

    Criado pelo Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE), sendo vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da UFPel, o Mooc, que tem início dia 28 deste mês, orientará docentes participantes sobre a configuração do “livro de notas”. O curso foi criado em virtude da grande demanda apresentada pelos professores para a configuração do mesmo.

    Período de inscrição: 22/06 até 28/06 às 12h.

    Início do curso: 28/06 às 16h da tarde. 

    Término do curso: 05/07 às 12h.

    Realizar inscrição: Clique aqui

    Um MOOC nada mais é que um formato de curso que tem se popularizado muito na internet. MOOC é a sigla oriunda das iniciais do verbete em inglês Massive Open Online Courses, ou seja, cursos online abertos e massivos. Estes cursos combinam vídeos online com outros elementos interativos. Os participantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos e acessar materiais complementares. Os mantenedores dos cursos podem acompanhar os participantes através das plataformas online escolhidas.

    O NATE visando dar suporte aos docentes da universidade  disponibilizou um “MOOC” sobre livro de notas. No livro de notas são colocadas as notas dos alunos matriculados em uma disciplina ou curso. É um grande aliado para os professores que realizam atividades na forma remota,  pois permite automatizar a computação das notas fazendo com que o sistema entregue para o aluno, no final do curso ou disciplina, uma nota final fechada, sem ter que realizar cálculos pessoalmente.

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