No último sábado (7) foi realizada pela FEMINI (Feira de Mulheres Empreendedoras Negras e Indígenas) em parceria com a Casa Rendez-Vous um Sarau de Dia das Mães. O evento ocorreu na Praça Domingos Rodrigues em frente à Cotada, no bairro do Porto em Pelotas. A ocasião contou com a presença de mulheres empreendedoras de Pelotas que fizeram exposição e comercialização dos seus trabalhos, além da realização de shows locais com colaboradoras. 

Em sua parceria com o evento, o NUGEN (Núcleo de Gênero e Diversidade) da UFPel colocou em prática a sua nova proposta “Absorva a Ideia: precisamos falar sobre dignidade menstrual” que tem por objetivo promover uma campanha de sensibilização e educação sobre a menstruação. As alunas que fazem parte do NUGEN Daniele Spilmam, Gisiane Carvalho, Fabiane Silveira, Janaina Barbosa, Jayne Gabriela Rodrigues e Marcela Lima, conversaram com o público presente no evento e realizaram a distribuição de aproximadamente 200 absorventes para fomentar a conscientização da necessidade do acesso a produtos e condições adequadas de higiene.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o acesso à higiene menstrual é reconhecido como uma questão de saúde pública e, fundamentalmente, de direitos humanos.

Texto e Fotos: Marcela Lima